A DISCRIMINAÇÃO

As pessoas têm o mau costume de discriminar as outras por causa da aparência, cor da pele, condição financeira, religião, opção sexual... Mas não deveriam agir dessa forma, pois isso não vem de Deus e sim de satanás. “Deus trata a todos de modo igual, pois Ele aceita todos os que o temem e fazem o que é direito, seja qual for a sua raça.” (ATOS 10 v. 34-35) 

Hoje vivemos em um mundo de preconceitos. Mas se somos filhos de Deus, devemos agir diferente, amando a todos igualmente.

Uma patroa observou que sua empregada precisava sair todos os dias para ir à feira, ao mercado, buscar seus filhos na escola e ainda fazer as tarefas da casa. Então para facilitar, ela comprou um carro e deixou à disposição de sua empregada. Mas, os moradores do prédio começaram a reclamar, dizendo que por ela ser uma empregada não poderia estacionar numa vaga do estacionamento do prédio. E a patroa vendo isso, reclamou e disse que tinha direito a duas vagas como todos os outros moradores, e sua empregada iria continuar colocando o carro em uma dessas vagas.     

Os ricos criam uma barreira contra os pobres, achando que não podem estar juntos. A prova disso é que nos prédios e condomínios de luxo, as entradas e os elevadores são separados. Por que isso? Só por que você usa roupas e perfumes caros, você é melhor do que os outros? Eles são seus funcionários; ajudam você a ter uma qualidade de vida melhor e tranqüila: o segurança trabalha para manter a ordem em seu condomínio; o porteiro vigia, limpa, te dá recados; as empregadas mantém sua casa limpa, lava, passa e cozinha para você; a babá de seu filho cuida dele com dedicação, pois nem para isso você tem tempo. Por isso trate-os com o mesmo respeito que você gosta de ser tratado. Eles são seus irmãos, são iguais a você. “Não existe diferença entre o rico e o pobre porque foi o Senhor Deus quem fez os dois.” (PROVÉRBIOS 22 v. 2)

Muitos se acham melhores que os outros porque fizeram uma faculdade. Em muitas obras os engenheiros menosprezam os trabalhadores. Mas o que adianta todo o seu estudo se você não tiver quem execute seus projetos? No hospital é a mesma coisa: muitos médicos desprezam um servente ou um auxiliar de enfermagem, só porque não têm uma faculdade. Assim como o médico é importante em um hospital, também são importantes os recepcionistas, os motoristas de ambulância, enfermeiros, faxineiros e todos que ali trabalham.

Todos os dias Deus dá oportunidade às pessoas de deixarem de fazer o que é mau para fazer o que é correto. Por isso preste muita atenção em como você age com as pessoas. Não deixe que satanás tome conta de seu coração. Você que trata os outros com ignorância, discrimina por causa das vestes e se julga superior ao seu próximo, tenha certeza que satanás está no comando de sua vida, pois ele é orgulhoso e gosta de pisar e humilhar os outros. Todos devem lembrar que o nosso amado e querido irmão Senhor e Salvador Jesus Cristo nunca discriminou ninguém.

Uma senhora foi com sua filha em uma loja para comprar roupas. Mas perceberam que a vendedora estava tratando-as de qualquer jeito. Chegou uma moça branca, bem vestida, cheia de arrogância e todos a trataram muito bem. Na hora de pagar, a senhora pagou em dinheiro, mesmo assim colocaram suas roupas em uma sacola qualquer. Mas para a outra moça, embrulharam tudo e colocaram na bolsa da loja. Isso acontece em muitos lugares: pessoas simples são tratadas de qualquer jeito, enquanto pessoas arrogantes e orgulhosas que olham os outros com desprezo, são bem tratadas.

Devemos olhar para nossos irmãos com amor e misericórdia, não com desprezo. O nosso Deus e Pai nos ensina que devemos amar uns aos outros e se fizermos isso Deus viverá unido conosco. Mas se discriminarmos nossos irmãos, Deus se afastará de nós. Pois “quem caçoa do pobre insulta a Deus, que o fez.” (PROVÉRBIOS 17 v. 5)

Procure olhar as pessoas com amor assim como Deus olha para você. Lembre-se que você não é melhor do que ninguém. Então por que se julgar melhor do que os outros? Só por que você tem uma boa condição financeira, estudo ou beleza física? Isso é tolice, pois se você age dessa forma não passa de um tolo e ignorante.

O nosso dever é amar e não discriminar. Se você tem o amor de Deus em seu coração olhará as pessoas com misericórdia e respeito. A Bíblia nos dá uma grande lição a respeito da discriminação. Preste atenção nesse ensinamento:

“Meus irmãos, vocês que crêem no nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, nunca tratem as pessoas de modo diferente por causa da aparência delas. Por exemplo, entra na reunião de vocês um homem com anéis de ouro e bem vestido, e entra também outro, pobre e vestindo roupas velhas. Digamos que vocês tratam melhor o que está bem vestido e dizem: ‘Este é o melhor lugar; sente-se aqui’, mas dizem ao pobre: ‘Fique de pé’ ou ‘Sente-se aí no chão, perto dos meus pés.’ Nesse caso vocês estão fazendo diferença entre vocês mesmos e estão se baseando em maus motivos para julgar o valor dos outros.
Se vocês obedecerem à Lei do Reino, estarão fazendo o que devem, pois nas Escrituras Sagradas está escrito: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo.’ Mas, se vocês tratam as pessoas pela aparência, estão pecando, e a Lei os condena como culpados. Porque quem quebra um só mandamento da Lei é culpado de quebrar todos. Pois o mesmo que disse: ‘Não cometa adultério’ também disse: ‘Não mate’. Mesmo que você não cometa adultério, será culpado de quebrar a Lei se matar.”
(TIAGO 2 v. 1-4, 8-11)

Tem muitos crentes que discriminam as pessoas que não freqüentam uma igreja. Você já parou para pensar, que aquela pessoa que você tanto discrimina pode estar servindo a Deus melhor do que você? Cuidado com os julgamentos que você anda fazendo. Só Deus pode julgar, pois só Ele conhece o coração dos seres humanos. Se seu irmão peca, você também peca; se seu irmão deve a Deus, você também deve.  

O servo de Deus obedece ao que Jesus ensinou: ama seus irmãos e não os discrimina.

A maioria dos crentes discrimina e critica também os que servem a Deus em casa, dizendo que eles não estão em comunhão com Deus e não fazem parte do corpo de Cristo. Isso é falta de sabedoria divina: como podem afirmar que os nossos irmãos não estão em comunhão com Deus? Só por que eles não fazem parte de uma igreja? Você que está na igreja, tem certeza que vive em comunhão com Deus? Quem julga, fala mal e discrimina os outros não tem comunhão com Deus. Aquele que vive com amor no coração, com alegria e não se mete na vida dos outros, esse sim, vive em comunhão com Deus.

Vocês têm muito que aprender com o Espírito Santo de Deus para não falarem bobagens. Vocês não têm o direito de julgar nem discriminar uma pessoa, seja ela quem for. “Deus é o único que faz as leis e o único Juiz. Só Ele pode salvar ou destruir. Quem você pensa que é para julgar o seu irmão em Cristo?” (TIAGO 4 v. 12)

Todas as pessoas são iguais diante de Deus. Então elas devem ser iguais diante de vocês também. Não importa se ela é da sua igreja ou se não freqüenta nenhuma igreja, se ela é branca ou negra, rica ou pobre... Você deve olhar cada pessoa com os olhos de Deus, porque muitas vezes quem você acha que é bom é cheio de podridão no coração; quem você acha inteligente é ignorante, não sabe de nada; quem você acha que é uma benção é uma maldição.

E não discrimine a si próprio: seja feliz sendo você mesmo e satisfeito com o que Deus te der. Pois tem pessoas que estão sempre se maldizendo, se achando feio, magro, gordo... e deixam de ser felizes por causa de bobagens. Busquem o Espírito de Deus e peçam para que Ele mude o seu coração e faça uma mudança em sua vida.

Foi por causa da discriminação que o Filho de Deus foi rejeitado. Lembre-se que o povo que estava esperando o Messias não deu atenção a Ele, pois achava que o escolhido de Deus seria rico, viria como um rei e não como um homem simples vindo da Galiléia. “Pois o Senhor quis que o Seu servo aparecesse como uma plantinha que brota e vai crescendo em terra seca. Ele não era bonito nem simpático, nem tinha nenhuma beleza que chamasse a nossa atenção ou que nos agradasse. Ele foi rejeitado e desprezado por todos.” (ISAÍAS 53 v. 2-3)

Irmãos, antes de vocês discriminarem os outros, leiam a Bíblia e tenham conhecimento dos seus próprios erros. Muitos irmãos ainda não leram a Bíblia e falam um monte de bobagens. Vivem discriminando seus vizinhos, parentes e conhecidos. Vivem criticando e com raiva daqueles que fazem tudo que querem.

Lembrem-se: as farras, a imoralidade, a bebida, o cigarro... fazem mal e podem causar a morte. Mas a língua faz um mal ainda pior: causa a morte e leva a alma para o inferno. Por isso pare de discriminar os outros e controle sua língua para que ela não te leve para o fogo eterno! “Alguém está pensando que é religioso? Se não souber controlar a língua, a sua religião não vale nada, e ele está enganando a si mesmo.” (TIAGO 1 v. 26)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS