A INVEJA

A inveja é um sentimento que destrói uma pessoa, pois ela se incomoda, se aborrece com a felicidade ou sucesso de outra pessoa. Esse sentimento escraviza as pessoas porque se você tem inveja, você não é satisfeito com o que tem nem quer que os outros consigam o que querem. Satanás usa esse sentimento para dominar as pessoas trazendo outros sentimentos malignos. A inveja traz:

- a insatisfação: a pessoa está sempre querendo alguma coisa e nunca se contenta com o que tem.

- a raiva e o ódio: se uma pessoa consegue algo que você não pode ter, satanás faz você ficar com raiva dessa pessoa. Se você não lutar contra isso ele te faz ficar com ódio e desejar o mal aquela pessoa. E você também destrói sua vida, pois Deus te cobrará pelo mal que você fizer.

- a discórdia: muita gente tem mania de comprar coisas iguais as dos outros e acabam arrumando brigas por querer imitar os outros. Uma menina trabalhava com outra e sempre comprava roupas iguais a da outra. Um dia a outra se aborreceu e disse que já estava cheia daquela situação. Como trabalhavam juntas, se viam todos os dias, mas não se falavam mais. E isso acontece de várias formas com muita gente: estragam uma amizade por causa da inveja.

- a tristeza e a amargura: quando as pessoas não conseguem ou não podem ter alguma coisa, ficam tristes e com o passar do tempo se tornam cada vez mais invejosas e amarguradas.

- a falação da vida dos outros: muitas pessoas que sentem inveja de outras, saem falando mal e espalhando boatos para que ninguém goste dessas pessoas.

- a infelicidade: as pessoas perdem muito tempo de suas vidas invejando a felicidade das outras, ao invés de buscar sua própria felicidade. Deveriam orar e pedir a Deus que conserte suas vidas, seus corações e suas naturezas humanas e pedir que o amor encha seu coração no lugar da inveja.

- a cobiça: todo mundo quer estar na moda. A mídia faz as pessoas cobiçarem muitas coisas e invejar quem consegue tê-las. Os pais colaboram para que os filhos cresçam cobiçosos e invejosos, porque dão tudo que eles desejam e não ensinam que eles devem ser humildes.

As pessoas não percebem que arrumam problemas em suas vidas por causa da inveja. “O ódio é cruel e destruidor, mas a inveja é pior ainda.” (PROVÉRBIOS 27 v. 4)

Você precisa aprender a amar. O amor afasta todo mal que existe dentro de você; te traz alegria, paz e satisfação; você passa a gostar de sua vida e de ser você mesmo. Por isso o inimigo não terá domínio sobre sua vida.  

No mundo de hoje há uma grande competição entre as pessoas. As crianças aprendem a invejar as coisas que as outras têm. Na adolescência a inveja cresce, pois sentem inveja de tudo: cabelo, corpo, aparência, roupas, amizades, popularidade, namoros, bens materiais, inteligência... Nunca estão satisfeitos com o que têm e como são. E quando não conseguem ter, ficam aborrecidos com os pais, com raiva da vida e das pessoas. Quando são adultos, um quer ser melhor que o outro. As mulheres disputam para ter a melhor casa, melhores móveis, utensílios, roupas, corpo... Pois tudo isso causa inveja nas outras. Os homens disputam carros, mulheres, melhores empregos...

As pessoas não percebem que atiçar a inveja dos outros pode destruir suas vidas. Satanás usa a pessoa orgulhosa para querer ser melhor que as outras e usa as outras para invejar e desejar o mal.

Deus julga suas intenções. Por isso tome muito cuidado: o que você conseguir nessa vida dê graças a Deus e use para viver bem e ajudar as pessoas. Não queira ser melhor do que os outros e não tenha inveja de ninguém.

Uma pequena brecha pode dar oportunidade a satanás para entrar em seu coração sem que você perceba. Tem pessoas que dizem sentir uma “inveja boa” das outras. Isso não existe. Por isso tome cuidado: mesmo que você não tenha raiva da pessoa, a inveja dá oportunidade para satanás entrar em seu coração. E se ele permanecer dentro de você, ele se manifestará te causando mal e aos outros também. Deus abomina a inveja porque Ele sabe o estrago que ela pode causar em sua vida e na vida dos outros.

Peça a Deus para ser satisfeito com sua vida e se alegrar com a alegria dos outros. Seja humilde e Deus te ajudará. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele. Estejam certos disto: nenhuma pessoa imoral, indecente ou cobiçosa (porque a cobiça é um tipo de idolatria) jamais receberá a sua parte no Reino de Cristo e de Deus.” (ÊXODO 20 v. 17 / EFÉSIOS 5 v. 5)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS