A NOVA VIDA EM CRISTO

Os servos de Deus são pessoas humildes, misericordiosas, satisfeitas, obedientes, alegres e cheias de amor no coração. Eles são desse jeito porque fizeram morrer os desejos de suas naturezas humanas e deixaram que a natureza de Cristo os guiasse nesse mundo. São pessoas que assumiram um compromisso com Cristo de viver uma nova vida onde o pecado, a maldade, a desonestidade, a fofoca, a inveja, o ódio, o orgulho, a ambição, a falsidade e a desobediência não têm lugar, pois aprenderam com Cristo que tudo isso não agrada a Deus. Isso quer dizer que você deve deixar o que é errado e os maus costumes e aprender a fazer o que agrada a Deus. “Quando eram escravos do pecado, vocês não faziam o que é direito. Porém o que é que vocês receberam de bom quando faziam aquelas coisas de que agora têm vergonha? Pois o resultado de tudo aquilo é a morte. Mas agora vocês foram libertados do pecado e são escravos de Deus. Com isso vocês ganham uma vida completamente dedicada a Ele, e o resultado é que vocês terão a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o presente gratuito de Deus é a vida eterna, que temos em união com Cristo Jesus, o nosso Senhor.” (ROMANOS 6 v. 20-23)

A pessoa que vive a nova vida em Cristo é muito diferente: seu semblante reflete o brilho do Espírito Santo. Mas infelizmente são poucos os que vivem a nova vida. Hoje as pessoas são religiosas e mal ensinadas. Sabe por quê? Porque deixaram o amor esfriar: não amam a Deus, nem a Cristo nem aos seus irmãos. Vivem como os descrentes e a única diferença é que vão para a igreja. Não estão dando valor ao sofrimento que Jesus passou para nos salvar. Estão ocupadas demais com suas vidas aqui na terra. Por isso não se esforçam para viver uma vida que agrada a Deus.

Quando o amor esfria, as pessoas não enxergam os erros que cometem e a vida que estão levando. Tudo que fazem, acham normal e não percebem que o que parece ser normal para elas, para Deus não é.        

Satanás convence os seres humanos de que estão fazendo o que agrada a Deus. Mas ninguém consegue agradar a Deus se não tiver amor em seu coração, pois é através do amor que poderão enxergar o que fazem de errado e se arrependerem.

Jesus pregou o amor, a bondade e a misericórdia e nos ensinou a fazer o que agrada a Deus. Mas tudo isso está sendo esquecido, porque as pessoas são más e deixam suas velhas naturezas pecadoras conduzir suas vidas; olham para seus irmãos sem misericórdia, julgam, discriminam, odeiam, invejam, cobiçam e ainda se acham merecedoras do Reino de Deus.

Se olharem para dentro de vocês e perceberem no que estão se tornando, verão que não estão vivendo uma vida que agrada a Deus, assim como Jesus viveu.

Para ter uma vida que agrada a Deus, você não pode fazer o que a natureza humana deseja. Você deve dar atenção aos ensinamentos do Espírito Santo. Você deve ler e levar a sério o que ensinam as Escrituras Sagradas:

“Deixem que o Espírito de Deus dirija suas vidas e não obedeçam aos desejos da natureza humana. Porque o que a nossa natureza humana deseja é contra o que o Espírito quer, e o que o Espírito quer é contra o que a natureza humana deseja. Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que querem.
As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Ela produz imoralidade, impureza, ações indecentes, adoração de ídolos, feitiçarias, inimizades, brigas, ciumeiras, acesso de raiva, ambição egoísta, desunião, paixão partidária, invejas, bebedeiras, farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
Mas o Espírito produz amor, alegria, paz, paciência, humildade e domínio próprio. E contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a sua própria natureza humana, junto com todas as paixões e desejos. Que o Espírito, que nos deu a vida, controle também a nossa vida. Não devemos ser orgulhosos, nem provocar ninguém, nem ter ciúmes uns dos outros.” (GÁLATAS 5 v. 16-26)

Preste bastante atenção no que você fala, no que faz e com quem anda, pois muitos por causa de más companhias acabam fazendo coisas que desagradam a Deus: falar da vida dos outros, julgar, xingar, participar de bebedeiras, imoralidades... Se o seu comportamento é bom, vão acontecer coisas boas em sua vida, porque Deus estará contigo. Mas se o seu comportamento é mau, acontecerão coisas más em sua vida porque Deus se afastará. Preste atenção nesse ensinamento: “A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram. Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.” (PROVÉRBIOS 4 v. 18-19, 23-24, 27)

Muitos crentes ainda não vivem a nova vida em Cristo porque não se comportam da maneira que Ele ensinou. Não basta entrar para a igreja achando que assim você mudará sua vida. A mudança deve começar em seu coração e então você mudará de vida.
Viver a nova vida em Cristo não é simplesmente ir à igreja todos os domingos, participar de todas as atividades de sua igreja e ignorar as pessoas que não seguem sua religião, pois as pessoas que agem dessa forma não conhecem os ensinamentos de Deus nem podem ser chamadas de servas de Deus.        

A Bíblia nos ensina a ter uma vida dirigida pelo Espírito Santo de Deus, a sermos servos fiéis e obedientes. Infelizmente muitos irmãos não lêem a Bíblia ou quando lêem usam os ensinamentos para condenar os outros, mas deveriam usar para viver uma vida que agrada a Deus. Todos nós já cometemos muitos erros em nossas vidas. É por isso que quando decidimos seguir a Deus devemos ter misericórdia daqueles que não o conhecem, pois todos pecam e estão afastados de Deus. Mas Deus com Sua misericórdia, nos perdoa e nos ajuda a andar em Seu caminho quando decidimos obedecê-lo. Preste atenção nesses ensinamentos:

“Por terem desobedecido a Deus e por terem cometido pecados, vocês estavam espiritualmente mortos. Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus. Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto Dele pela morte de Cristo na cruz. Agora vocês são cidadãos que pertencem ao povo de Deus e são membros da família Dele.” (EFÉSIOS 2 v. 1-2, 13, 19)

Se somos cidadãos que pertencem ao povo de Deus devemos colocar em prática Seus ensinamentos. “Portanto, em nome do Senhor eu digo e insisto no seguinte: não vivam mais como os pagãos, pois os pensamentos deles não têm valor, e a mente deles está na escuridão. Eles não têm parte na vida que Deus dá porque são completamente ignorantes e teimosos. Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes.
Mas não foi essa a maneira de viver que vocês aprenderam como seguidores de Cristo. Com certeza vocês ouviram falar Dele e, como Seus seguidores, aprenderam a verdade que está em Jesus. Portanto, abandonem a velha natureza de vocês, que fazia com que vocês vivessem uma vida de pecados e que estava sendo destruída pelos seus desejos enganosos. É preciso que o coração e a mente de vocês sejam completamente renovados. Vistam-se com a nova natureza, criada por Deus, que é parecida com a Sua própria natureza e que se mostra na vida verdadeira, a qual é correta e dedicada a Ele.
Por isso não mintam mais. Que cada um diga a verdade para o seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo! Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não dêem ao diabo oportunidade para tentar vocês. Quem roubava que não roube mais, porém comece a trabalhar a fim de viver honestamente e poder ajudar os pobres. Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem. E não façam com que o Espírito Santo de Deus fique triste. Pois o Espírito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará. Abandonem toda amargura, todo ódio e toda raiva. Nada de gritarias, insultos e maldades! Pelo contrário, sejam bons e atenciosos uns para com os outros. E perdoem uns aos outros, assim como Deus, por meio de Cristo, perdoou vocês.” (EFÉSIOS 4 v. 17-32)

Irmãos prestem atenção e vejam se vocês estão vivendo realmente para Cristo ou para satisfazer os desejos de suas naturezas humanas. Viver a vida que Jesus ensinou é ser bom exemplo para as pessoas por meio de suas ações: ser calmo, tranqüilo, humilde, não se aborrecer com facilidade, não falar dos outros, não mentir, estar sempre pronto a ajudar as pessoas, ser honesto, saber respeitar seus irmãos e a religião de cada um, ler a Bíblia para saber o que agrada e desagrada a Deus e sempre buscar a orientação do Espírito Santo para saber como agir neste mundo. Pois com a orientação do Espírito de Deus você tomará decisões certas que trarão coisas boas para sua vida. Você não terá medo do futuro, porque confiará em Deus. Tudo na sua vida vai mudar, porque Deus te dará direção: toda situação que para você não tem solução, Deus te dará sabedoria para resolver.

Acredite que este livro foi dirigido pelo Espírito Santo de Deus para ajudar a todos que desejam ter uma nova vida em Cristo. Siga suas instruções e receba a benção de Deus em sua vida.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS