AJUDE SEUS IRMÃOS

No mundo todo existem milhares de pessoas precisando de ajuda. Se todos pensassem como nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo, não existiria miséria nesse mundo.
“Jesus disse ao homem que o havia convidado:
- Quando você der um almoço ou um jantar, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os seus vizinhos ricos. Porque certamente eles também o convidarão e assim pagarão a gentileza que você fez. Mas, quando você der uma festa, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos e você será abençoado. Pois eles não poderão pagar o que você fez, mas Deus lhe pagará no dia em que as pessoas que fazem o bem ressuscitarem.” (LUCAS 14 v. 12-14)

Muitos de vocês têm um lar para morar, comida, roupas... uma vida boa. Mas muitos irmãos estão passando fome; outros estão dormindo na rua, estão na prisão, estão se drogando, se prostituindo. E é nessa hora que o nosso Pai, o Deus Todo-Poderoso pergunta: “Onde estão Meus filhos que não ajudam seus irmãos?”
“- Se houver um israelita pobre em qualquer cidade da terra que o Senhor, nosso Deus, vai dar a vocês, tenham pena dele e o ajudem. Sejam generosos e emprestem todo o dinheiro que ele precisar. Se isso acontecer quando estiver perto o sétimo ano, o ano em que as dívidas são perdoadas, talvez você pense em não ajudar o necessitado. Afaste esse mau pensamento e ajude o seu patrício israelita; se não, ele gritará a Deus contra você, e você será culpado de pecado.
Não dê com tristeza no coração, mas seja generoso com ele; assim o Senhor, nosso Deus, abençoará tudo o que você planejar e tudo o que fizer.
- Sempre haverá pobres e necessitados no meio do povo, e por isso Eu ordeno que vocês sejam generosos com todos eles.” (DEUTERONÔMIO 15 v. 7-11)

A igreja de Cristo segue Seus ensinamentos: as pessoas dedicam suas vidas ao Deus Eterno e procuram ajudar seus irmãos. Se você vê seu irmão passando fome e não procura ajudar, que tipo de servo é você?

 A igreja de Cristo cuida dos pobres, dá assistência aos doentes, veste os que estão nus e os irmãos se ajudam: aqueles que têm melhor condição financeira procuram repartir com os que não têm nada.
“Irmãos, queremos que vocês saibam o que a graça de Deus tem feito nas igrejas da província da Macedônia. Os irmãos dali têm sido muito provados pelas aflições por que têm passado. Mas a alegria deles foi tanta, que, embora sendo muito pobres, eles deram ofertas com grande generosidade. Afirmo a vocês que eles fizeram tudo o que podiam e mais ainda. E, com toda a boa vontade, pediram com insistência que os deixássemos participar da ajuda para o povo de Deus da Judéia e eles insistiram nisso. E fizeram muito mais do que esperávamos. Primeiro, eles deram a si mesmos ao Senhor e depois, pela vontade de Deus, eles se deram a nós também. De modo que pedimos a Tito, que começou a recolher essas ofertas, que continuasse e ajudasse vocês a completarem esse serviço especial de amor. Vocês mostram que, em tudo, são mais ricos do que os outros: na fé, na palavra, no conhecimento, na vontade de ajudar os outros e no nosso amor por vocês. E nesse novo serviço de amor queremos também que façam mais do que os outros. Não estou querendo mandar em vocês. O que eu estou querendo é que conheçam o entusiasmo com que as igrejas da Macedônia deram ofertas, para que assim vocês vejam se o amor de vocês é verdadeiro ou não. Porque vocês já conhecem o grande amor do nosso Senhor Jesus Cristo: Ele era rico, mas, por amor a vocês, Ele se tornou pobre a fim de que vocês se tornassem ricos por meio da pobreza Dele.
Porque, se alguém quer dar, Deus aceita a oferta conforme o que a pessoa tem. Deus não pede o que a pessoa não tem.
Não estou querendo aliviar os outros e pôr um peso sobre vocês. Já que agora vocês têm bastante, é justo que ajudem os que estão necessitados. Em alguma outra ocasião, se vocês precisarem, e eles tiverem bastante, aí eles poderão ajudá-los. Assim todos são tratados com igualdade. Como dizem as Escrituras Sagradas:

‘Ao que muito pegou, nada sobrou;
ao que pouco pegou, nada faltou.’

Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que vocês tenham sempre tudo o que necessitam e ainda mais do que o necessário para fazerem todo tipo de boas obras. Como dizem as Escrituras Sagradas:

‘Ele dá generosamente aos pobres,
e a Sua bondade dura para sempre.’

E Deus, que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que vocês precisam. Ele fará com que elas cresçam e dêem uma grande colheita, como resultado da generosidade de vocês. Ele fará com que vocês sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade. E assim muitos agradecerão a Deus a oferta que vocês estão mandando por meio de nós. Porque isso que vocês fazem não somente ajuda o povo de Deus que está necessitado, mas também faz com que eles façam muitas orações de gratidão a Deus. Eles darão glória a Deus, pois esse serviço que vocês estão prestando mostra a eles como vocês são dedicados ao evangelho de Cristo, que vocês aceitam e seguem. E eles também darão glória a Deus pela oferta generosa que vocês estão dando a eles e a todos os outros. E eles orarão com muito carinho por vocês, por causa do imenso amor que Deus tem mostrado a vocês.  Agradeçamos a Deus o presente que ele nos dá, um presente que palavras não podem descrever.” (II CORÍNTIOS 8 v. 1-9, 12-15 / 9 v. 7-15)

Jesus não se importou com Sua vida nem com Sua natureza humana. Ele desceu dos céus para fazer a vontade de Deus e ajudar o povo. E foi isso que Ele ensinou aos Seus discípulos e às pessoas que o seguiam. Muitos dizem que fazem parte do corpo de Cristo e que são seguidores de Jesus. Mas por que não agem como Ele ensinou? “Todos os que creram pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e Deus derramava muitas bênçãos sobre todos. Não havia entre eles nenhum necessitado, pois todos os que tinham terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro e o entregavam aos apóstolos. E cada pessoa recebia uma parte, de acordo com a sua necessidade.” (ATOS 4 v. 32-35)
Está na hora, meus irmãos, de nos unirmos em clamor e buscar ajuda do nosso Soberano Deus e Pai em favor dos nossos irmãos.
Quando for fazer suas orações lembre-se de pedir por aqueles que precisam de ajuda divina.

“Pai estamos aqui reunidos para pedir por nossos irmãos que não conhecem Teus ensinamentos e por aqueles que conhecem, mas estão no caminho errado. Assim como o Senhor nos libertou das mãos de satanás, curou nossas enfermidades, nos deu um lar para morar, condições para nos alimentarmos bem, pedimos a Ti Pai: liberta os que estão sobre o domínio de satanás sendo usados para matar, roubar, sequestrar, estuprar, mentir, falar mal dos outros, usar de falsidade; cura os enfermos, os viciados em drogas.                                                                                                                                                                                              Tenha misericórdia daqueles que por não Te conhecer pedem ajuda aos santos, pois foi assim que eles aprenderam. Olha com bondade para aquelas terras que não chove há anos. Dê uma ordem para que aquelas terras produzam o alimento que os nossos irmãos necessitam para viver.                                                                                                                                                                  Toca no coração dos nossos irmãos que têm riquezas nesse mundo para que eles as usem para ajudar os famintos. Abra os olhos dos Teus filhos que se deixaram levar pela ambição e a ganância e em vez de fazerem a Tua obra estão luxando com o dinheiro que pertence a Ti. Mostra a essas pessoas que Tu estás vendo o que eles estão fazendo usando Teu Santo Nome para tirar dinheiro dos fracos e abra os olhos dos nossos irmãos que estão sendo enganados por esses falsos pastores.
Pai, em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Teu Filho amado, pedimos que atenda nossa oração e ajude nossos irmãos. Amém!

Orem todos os dias por seus irmãos.
“Se algum de vocês está sofrendo, ore. Se alguém está contente, cante hinos de agradecimento. Se algum de vocês estiver doente, que chame os presbíteros da igreja, para que façam oração e ponham azeite na cabeça dessa pessoa em nome do Senhor. Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder. O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita.
Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade, e outro o fizer voltar para o bom caminho, lembrem disto: quem fizer um pecador voltar do seu mau caminho salvará da morte esse pecador e fará com que muitos pecados sejam perdoados.”            (TIAGO 5 v. 13-20)

“Jesus terminou, dizendo:
- Quando o Filho do Homem vier como Rei, com todos os anjos, Ele se sentará no Seu trono real. Todos os povos da terra se reunirão diante Dele, e Ele separará as pessoas umas das outras, assim como o pastor separa as ovelhas das cabras. Ele porá os bons à Sua direita e os outros, à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, vocês que são abençoados pelo Meu Pai! Venham e recebam o Reino que o Meu Pai preparou para vocês desde a criação do mundo. Pois Eu estava com fome, e vocês Me deram comida; estava com sede, e Me deram água. Era estrangeiro, e Me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e Me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar.’
- Então os bons perguntarão: ‘Senhor, quando foi que o vimos com fome e Lhe demos comida ou com sede e Lhe demos água? Quando foi que vimos o Senhor como estrangeiro e o recebemos na nossa casa ou sem roupa e o vestimos? Quando foi que vimos o Senhor doente ou na cadeia e fomos visitá-lo?’
- Aí o Rei responderá: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: quando vocês fizeram isso ao mais humilde dos Meus irmãos, foi a Mim que fizeram.’
- Depois Ele dirá aos que estiverem à Sua esquerda: ‘Afastem-se de Mim, vocês que estão debaixo da maldição de Deus! Vão para o fogo eterno, preparado para o Diabo e os seus anjos! Pois Eu estava com fome, e vocês não Me deram comida; estava com sede, e não Me deram água. Era estrangeiro, e não Me receberam na sua casa; estava sem roupa, e não Me vestiram. Estava doente e na cadeia, e vocês não cuidaram de Mim.’
- Então eles perguntarão: ‘Senhor, quando foi que vimos o Senhor com fome, ou com sede, ou como estrangeiro, ou sem roupa, ou doente, ou na cadeia e não o ajudamos?’
- O Rei responderá: ‘Eu afirmo a vocês que isto é verdade: todas as vezes que vocês deixaram de ajudar uma destas pessoas mais humildes, foi a Mim que deixaram de ajudar.’
E Jesus terminou assim:
- Portanto, estes irão para o castigo eterno, mas os bons irão para a vida eterna.” (MATEUS 25 v. 31-46)

Leia no livro EU SOU QUEM SOU os capítulos COMO AJUDAR SEUS IRMÃOS e A IGREJA.

Que Deus os abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS