ANIMAIS PUROS E IMPUROS

“O Senhor Deus deu a Moisés e a Arão as seguintes leis para os israelitas:
- Vocês poderão comer a carne de qualquer animal que tem casco dividido e que rumina. Mas não poderão comer camelos, coelhos selvagens ou lebres, pois esses animais ruminam, mas não têm casco dividido. Para vocês esses animais são impuros. É proibido comer carne de porco. Para vocês o porco é impuro, pois tem o casco dividido, mas não rumina. Não comam nenhum desses animais, nem mesmo toquem neles quando estiverem mortos. Todos eles são impuros.
Vocês poderão comer qualquer peixe que tem barbatanas e escamas, mas não poderão comer os animais que vivem na água e que não têm barbatanas nem escamas. Esses animais são impuros para vocês; não comam nenhum deles e, mesmo quando eles estiverem mortos, não toquem neles. Qualquer animal que vive na água e que não tem barbatanas nem escamas é impuro.
Também são impuras as seguintes aves: águias, urubus, águias-marinhas, açores, falcões, corvos, avestruzes, corujas, gaivotas, gaviões, mochos, corvos-marinhos, íbis, gralhas, pelicanos, abutres, cegonhas, garças e poupas; e também morcegos.
É impuro todo inseto que anda e que voa; mas vocês poderão comer os insetos que têm pernas e que saltam. Poderão comer toda espécie de gafanhotos e grilos. Mas todos os outros insetos que andam e que voam são impuros.” (LEVÍTICO 11 v. 1-23)

As pessoas não entendem o porquê de Deus proibir comer alguns animais. Os animais que Deus diz que são impuros são contaminados por vermes e bactérias que fazem mal aos seres humanos. Deus deu essa ordem porque Ele sabia disso.

A maioria das doenças veio através da alimentação: se você não lavar corretamente as frutas e as verduras, por exemplo, pode ser contaminado. A gordura faz mal ao coração, estômago, fígado e entope as artérias. Tudo isso Deus já sabia e por isso proibiu o povo de comer a gordura da carne.

“O Senhor Deus mandou que Moisés dissesse ao povo o seguinte: Não comam gordura de gado, de carneiros e de cabritos. A gordura de um animal que tiver morte natural ou que for morto por animais selvagens não poderá ser comida, mas poderá ser usada para outros fins.” (LEVÍTICO 7 v. 22-24)

Tudo que Deus ensina é para o nosso bem. O povo antigo morria já com bastante idade, mas com saúde. “Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu, mas ainda enxergava bem e tinha boa saúde.” (DEUTERONÔMIO 34 v. 7)

Hoje as crianças já nascem doentes por causa da má alimentação da mãe ou de maus hábitos. Se dermos atenção aos ensinamentos de Deus evitaremos muitos males em nossa vida.

Os médicos ensinam que uma alimentação saudável evita muitas doenças. E Deus ensinava isso ao povo. Preste atenção nessa passagem bíblica:

“Daniel resolveu que não iria ficar impuro por comer a comida e beber o vinho que o rei dava; por isso, foi pedir a Aspenaz que o ajudasse a cumprir o que havia resolvido. Deus fez com que Aspenaz fosse bondoso com Daniel e tivesse boa vontade para com ele. Mas Aspenaz tinha medo do rei e por isso disse a Daniel:
- Foi o rei, o meu senhor, quem resolveu o que vocês devem comer e beber. Se ele notar que vocês estão menos fortes e sadios do que os outros jovens, ele será capaz de me matar, e vocês serão os culpados.
Aí Daniel foi falar com o guarda a quem Aspenaz havia encarregado de cuidar dele, de Ananias, de Misael e de Azarias. Daniel disse a ele:
- Quero pedir que o senhor faça uma experiência com a gente. Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber. No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser.
O guarda concordou e durante dez dias fez a experiência com eles. Passados os dez dias, os quatro jovens israelitas estavam mais sadios e mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Aí o guarda tirou a comida e o vinho que deviam ser servidos aos quatro jovens e só lhes dava legumes para comer.” (DANIEL 1 v. 8-16)   

Por que Deus proibiu comer o sangue? Porque a vida está no sangue. 
“Vocês não devem comer é carne com sangue, pois no sangue está a vida. Pois a vida de todo ser vivente está no sangue. É por isso que Deus mandou que o sangue dos animais oferecidos como sacrifício fosse derramado no altar a fim de conseguir o perdão dos pecados do povo. Pois é o sangue, isto é, a vida, que tira os pecados. Por isso o Senhor diz que nenhum israelita e nenhum estrangeiro que vive no meio do povo podem comer sangue.” (LEVÍTICO 17 v. 11-12)

Deus só quer o seu bem: segue os conselhos Dele quem quer. Foi para o seu bem estar que Ele proibiu que comesse certos animais. O problema é que as pessoas ficam doentes e colocam a culpa em Deus. Você é culpado pelas conseqüências da sua desobediência. Por isso peça a Deus para se controlar e te ensinar a se alimentar bem e a interpretar corretamente as Escrituras Sagradas.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS