COMO ORIENTAR O POVO DE DEUS

Você que é pastor deve ensinar o povo ir a Deus, para que todos sejam dependentes do Pai, o Todo-Poderoso. Deve ensinar o que Jesus ensinou: o perdão, a justiça, a bondade, o amor, a humildade e o arrependimento. E ensinar como Ele ensinou: com a orientação do Espírito Santo.

Você deve falar das coisas que impedem o ser humano de chegar perto de Deus: a falta de humildade, a natureza humana, a falação da vida dos outros, a fofoca, a inveja, o ódio, a cobiça, o apego pelas coisas deste mundo, a mentira, julgar e desprezar os outros. Pois todos os dias o povo deve se lembrar dessas coisas até que entendam que nada disso agrada a Deus. Deve ensinar que o sofrimento é resultado da desobediência a Deus. Lembrar que todos são pecadores e que serão julgados por Deus, por isso ninguém está salvo.

Você que ensina as pessoas, deve prestar atenção no que faz e ensina. O povo está acostumado a ouvir palavras doces, como por exemplo: “Vocês não têm pecados!”, “É o povo escolhido; a raça eleita; povo santo”, “Vocês estão salvos”. Tudo isso deixa o povo orgulhoso, se sentindo melhor do que os outros. Muitos por pensarem que estão salvos, vivem de acordo com a natureza humana e acham que Deus tem a obrigação de fazer tudo por eles, porque estão na igreja. Na maioria das igrejas o pastor só fala o que as pessoas querem ouvir e não o que elas precisam ouvir.        

O povo precisa ouvir a verdade: precisa saber que a salvação é um presente que vem de Deus para aqueles que se arrependem e procuram viver como Ele ensina e que Ele dá a quem Ele quer; saber que Deus não quer sacrifícios e sim obediência; que não adianta ir aos cultos, dar o dízimo, ofertas, participar da ceia, sair para evangelizar se não fizerem o que Deus ensina: amar aos outros como você ama a você mesmo.

O pastor deve ensinar o povo a buscar o Espírito Santo, a ler as Escrituras Sagradas do começo ao fim, para que eles aprendam com os exemplos do povo do passado a serem submissos a Deus e aprenderem que toda desobediência traz o castigo. Deve ensinar que o amor precisa ser prioridade em suas vidas; que todos os dias devem prestar atenção no que fazem de errado e se corrigirem; que precisam vigiar a língua e verificar o que tem dentro do coração, pois é dele que sai o bem e o mal; lembrar que quando estão julgando, falando mal, fazendo fofoca, desprezando seu irmão (seu próximo), estão fazendo mal a si mesmos e dando brechas para o inimigo entrar em seus corações; lembrar que a Lei de Deus serve para todos: se você fere, você será ferido.

As pessoas precisam tomar consciência que a Bíblia não é mentirosa. Se você chamar seu irmão de idiota, por exemplo, você vai ser julgado por isso. Sendo assim, todo mal que você causar ao seu próximo, trará conseqüências.

O pastor deve ensinar que o servo de Deus não deve assistir novelas, programas de fofoca, falar da vida dos outros, julgar, mentir, ser falso, desonesto, cobiçoso, orgulhoso, invejoso... É isso que deve ser falado para as pessoas: coisas que elas aprendam e ponham em prática no dia-a-dia para não pecarem contra Deus. A verdade deve ser pregada para que as pessoas mudem seu modo de agir e de pensar. Mas o ser humano infelizmente não está preocupado em buscar o Reino de Deus. Por isso, os maus exemplos fazem com que as pessoas se afastem de Deus.       

Para ensinar as pessoas, você precisa ouvir a voz do Espírito Santo e pedir que Ele domine sua natureza humana. Se você não pede a orientação de Deus e usa sua própria sabedoria, satanás vai te usar para ensinar coisas erradas, que não têm nada a ver com os ensinamentos de Deus.    

Não use sua própria sabedoria para ensinar essa gente. Peça a orientação de Deus, pois Ele sabe como educar o Seu povo. Muitas pessoas se desviam do caminho de Deus, por causa de doutrinas e ensinamentos errados.

O pastor vai para seminários, congressos e reuniões para aprender a pregar. Muitos anotam tudo o que o outro fala e para quê? Para pregar igual? É por isso que não aprendem nada, pois não é o Espírito Santo que está falando: é a própria natureza dos homens. Por que ir tão longe se Deus pode te ensinar onde você está?

O que um pastor vai aprender em um seminário? Nada. Se ele é um pastor chamado por Deus, quem vai ensiná-lo é o próprio Espírito Santo. No seminário é passado um monte de ensinamentos humanos e muitas histórias sem valor espiritual. Só servem para as pessoas se exibirem dizendo que são formadas e cultas, nada mais. “Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura.
Pois Deus, na Sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles.”
(I CORÍNTIOS 1 v. 20-21)

Em vez de ir para seminários, gastar dinheiro, assistir palestras, o pastor deve estar na igreja dele pedindo ao Espírito Santo para ensiná-lo a cuidar das ovelhas. E não perdendo tempo buscando ensinamentos de seres humanos.

Só Deus é quem sabe o que o Seu povo precisa ouvir e aprender. Por isso o que você aprende em seminários com o homem, não serve para orientar o povo.

O pastor deve pregar a verdade e ajudar a cada um nos seus problemas individuais. O ensinamento deve ser um só para todos: o ensinamento que é dado pelo Espírito de Deus. Mas a ajuda e a orientação é diferente para cada pessoa, pois cada pessoa tem um problema diferente e só Deus sabe o que cada um precisa ouvir.

Para cada doença usa-se um remédio; para cada ser humano, Deus usa um método diferente. Dependendo da gravidade da doença, o remédio tem que ser forte e de longa duração. Tem pessoas que Deus dá uma correção e elas logo encontram o caminho de volta para Ele, mas outras precisam passar por várias situações difíceis para voltar ao caminho do Senhor. Por isso só o Espírito Santo é quem sabe disciplinar cada pessoa.

Às vezes o pastor prega um assunto na igreja que não atinge o coração das pessoas. O pastor guiado por Deus não precisa se preocupar com o que vai pregar, pois o Espírito Santo dará sabedoria para ele falar. Numa mesma noite o pastor pode falar sobre dois ou três assuntos diferentes, para atingir o coração daqueles que estão precisando.       

Muitos se acham sábios por terem estudos, mas se esquecem que a verdadeira sabedoria é dada por Deus. Não se comporte como um doutor diante de Deus e sim, como um servo.

Em muitos casos vemos muita rigidez do pastor, porque não pede a orientação de Deus. Para cada assunto que um irmão trouxer, o pastor deve ouvir a resposta do Espírito Santo para saber como agir e não ouvir a sua natureza humana, se basear em coisas do passado e ensinar coisas erradas. Isso acontece muito porque não é o Espírito que responde e sim a natureza humana.

A maioria dos pastores é guiada pela natureza humana e pelo inimigo, porque não tem humildade de buscar a orientação de Deus.

Vocês não devem julgar os outros nem ensinar leis humanas que vocês mesmos não conseguem cumprir. Vocês devem ensinar o que vem de Deus.

Se você acha que sabe tudo, na verdade não sabe nada. Deus ama os humildes de coração e orienta àqueles que se ajoelham diante da Sua Grandeza e Majestade. Quem somos nós para nos acharmos sábios diante de Deus? Quanto mais humildes vocês forem, mais sabedoria divina terão. Mas se forem orgulhosos não terão sabedoria divina e serão facilmente usados pelo inimigo.

Ser humilde para Deus não é ser pobre, pois muitos não têm nada, mas são orgulhosos e humilham os outros. Ter humildade é ser submisso e obediente a Deus como Jesus e não ter apego a bens materiais.

Às vezes você pensa que está agradando a Deus, mas não está. Você já parou para perguntar ao Senhor se Ele se agrada da doutrina e dos ensinamentos que você impõe em sua igreja? Você como orientador do povo, já pregou a humildade, a honestidade, o amor entre os irmãos? Já parou para saber como vive cada membro de sua igreja? Já ensinou o povo que não pode julgar? Será que realmente você conhece o Deus Eterno para ensinar o povo Dele?

Você pode até dizer: “Eu já preguei sobre o amor, a humildade, a união... eu falo sempre sobre esses assuntos!” Tudo o que você falar na igreja usando sua própria sabedoria, o povo não dará atenção e continuará pecando. Pois só as palavras que o Espírito de Deus ensina, toca o coração das pessoas e abre os olhos daqueles que querem mudar de vida e servir a Deus. Não se esqueça que você vai prestar contas de tudo o que fizer e de tudo que ensinar a cada uma dessas ovelhas.

Se entregue a Deus com todo o coração. Dê liberdade para Ele comandar sua vida e te ensinar a ser um orientador correto do povo Dele. Uma pessoa orientada pelo Espírito Santo age de forma diferente e correta.

São poucos os que pregam a verdade e que são realmente guiados pelo Espírito Santo. Por isso as pessoas que desejam freqüentar uma igreja, devem pedir ao Senhor para lhes dar a direção que devem seguir, pois só Ele pode indicar. Não vá atrás das conversas de falsos mestres e de propagandas enganosas. Só Deus conhece o coração do homem. Preste atenção no que dizem as Escrituras:

- Cuidado com os mestres da Lei! Eles gostam de andar para lá e para cá, usando roupas especiais, e gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças; preferem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens; e, para disfarçarem, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda! ” (MARCOS 12 v. 38-40)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS