COMO VIVER BEM

Nos dias de hoje é muito difícil encontrar uma pessoa que viva bem. Quando se fala em viver bem as pessoas pensam que significa ter dinheiro para comprar o que querem, ter um casarão, carros, bens materiais... Estão enganadas! Muitas pessoas que têm muito dinheiro e tudo o que desejam, não são felizes e sabem que viver bem não depende disso.

Viver bem é ter alegria, ânimo, paz de espírito, ser livre de preocupações e aborrecimentos. Se você acha que é impossível viver assim é porque não conhece o Deus Eterno. O que você conhece são ensinamentos errados tanto da mídia quanto de igrejas que ensinam as pessoas a viverem iludidas e sempre inconformadas.

Irmãos, o Espírito Santo através deste livro mostrará que Deus quer o seu bem, quer mudar sua vida, trazer a solução desse seu problema para que você volte a sorrir e a ter dias melhores. Mas para isso você precisa aprender a viver como Ele ensina.

Ter uma vida melhor não é difícil se você conseguir controlar sua língua. Muitos irmãos têm o terrível hábito de falar da vida dos outros, de reparar, de apontar o erro das pessoas, esquecendo seus próprios erros. Enquanto você fiscaliza a vida dos outros, satanás prepara armadilhas e você cai facilmente, pois reparando a vida dos outros, você se esquece da sua vida e de ter cuidado para também não cometer erros. Deus observa tudo o que você faz e Ele não te protegerá nem ajudará se você vive fazendo o que desagrada a Ele.

Muitos estão cheios de problemas em suas vidas, mas não deixam de fazer mal nem de julgar os outros.

Irmãos, Deus quer que as pessoas vivam bem e como Pai deseja que Seus filhos se ajudem e que obedeçam ao que Ele ensina. Como você pode ser feliz em sua vida conjugal, se deseja a separação dos outros? Como é que você quer que seus filhos sejam abençoados, se repara e deseja mal aos filhos dos outros? Tudo que você fizer e desejar de mau ao teu próximo com certeza acontecerá com você. “Aqueles que planejam o mal acabarão mal, porém os que trabalham para o bem dos outros encontrarão a felicidade.” (PROVÉRBIOS 12 v. 20)

O nosso Deus e Pai nos ensina a sermos humildes, misericordiosos, mansos de coração, a respeitar, a amar nossos irmãos (nosso próximo) e a tratar bem a todos. Mas infelizmente não é isso que vemos hoje em dia. As pessoas tratam mal as outras, são orgulhosas, humilham e pisam os mais simples e por isso não conseguem conviver bem.

Hoje o que mais vemos no mundo é a falta de amor e respeito pelo próximo: as pessoas quando passam umas pelas outras em vez de dar “bom dia,” cumprimentar uns aos outros, olham com a cara feia, com desprezo. O ser humano anda com o semblante feio e isso é o reflexo do que vem do coração. Pois se você tem o coração cheio de raiva, rancor e inveja, como poderá ter um semblante bonito e olhar as pessoas com amor?

Por causa da falta de amor os seres humanos não se toleram mais; os casais vivem desunidos; os irmãos vivem brigando; os parentes se tornam os piores inimigos; os colegas são falsos e querem se aproveitar uns dos outros; as pessoas não têm paciência no trânsito, nas filas, em casa. Ou seja, em nenhum lugar as pessoas encontram paz ou se dão bem, já que até nas igrejas a situação está ruim.

E a tendência é que as coisas piorem ainda mais, pois as novas gerações se comportam ainda pior. Vemos jovens sem educação e respeito pelos mais velhos. Por exemplo: se uma pessoa idosa ou grávida entra no ônibus, não se levantam para dar o lugar, debocham das pessoas. Nas escolas as crianças põem apelidos umas nas outras e já aprendem a desprezar umas as outras. Tudo isso é falta da educação que deveriam receber em casa e do amor de Deus em seus corações. Mas como poderão ser boas pessoas se seus próprios pais são ignorantes, soberbos e sem educação? Todos devem orar e pedir a Deus para serem corretos e que satanás não os use para maltratar os outros.   

É muito importante tratar bem as pessoas. Comporte-se como um filho de Deus, tenha misericórdia dos seus irmãos, trate a todos com educação e respeito, obedeça ao que Deus lhe ensinou e tenha paz com todos. Pois “a pessoa que é de Deus escuta as palavras de Deus.” (JOÃO 8 v. 47)

A humanidade não está dando atenção aos ensinamentos de Deus. Mas isso precisa mudar porque se quiserem mudar de vida, a maneira de agir precisa ser muito diferente.

Por isso faça o que Deus ensina: não responda mal seja qual for a situação, não xingue e não se aborreça. Peça a Deus para saber se controlar. Cumprimente as pessoas, não despreze ninguém. Se alguém precisar da sua ajuda, ajude sem esperar nada em troca. Se alguém te fizer algum mal, entregue nas mãos de Deus e não deixe sua natureza humana ter raiva dessa pessoa. Lembre-se que você é um pecador e também comete erros com os outros. Não fale mal dos outros, não seja falso nem maltrate as pessoas, não seja grosseiro. Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, Ele transforma os nossos inimigos em amigos. (PROVÉRBIOS 16 v. 7)

Ore todos os dias pedindo a Deus para saber se comportar em cada situação e saber lidar com cada pessoa. O inimigo pode levantar as pessoas contra você, mas Deus te ensinará a ser calmo e fará com que as pessoas te respeitem se você não se exaltar e for obediente a Ele. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer.” (ROMANOS 13 v. 11)

Por causa da dureza de coração e da falta de sabedoria divina, muitos entram em vários tipos de más situações que poderiam ter sido evitadas se fossem humildes e consultassem a Deus. Hoje você pode estar vivendo uma situação difícil, porque não pediu os conselhos de Deus ou não deu atenção àqueles que tentaram te ajudar e abrir seus olhos.

O ser humano não confia em Deus e acha que pode resolver tudo sozinho. E com isso acabam escravos dos desejos da natureza humana.

Muitos de vocês vivem preocupados com contas a pagar e não sabem administrar seu próprio dinheiro. Tem pessoas que gastam muito mais que recebem e por isso são obrigadas a pegar empréstimos com os outros ou com financeiras onde vemos que há juros muito altos. Mas a pessoa desesperada, não acha outra saída. Isso acontece porque vocês não conhecem Deus e quem comanda suas vidas é a natureza humana enganada por satanás. Principalmente as mulheres têm apenas a compulsão de comprar e acabam gastando seu dinheiro com futilidades. Compram coisas, na maioria das vezes parceladas, passam sufoco para pagar e daqui a algum tempo nem usam mais. O que realmente precisam comprar para sua casa ou para seu bem-estar, não compram.

Uma moça contou que nunca tinha dinheiro. Orou a Deus e pediu que Ele ajudasse a ela a administrar seu dinheiro. Então Deus disse: “Abra uma poupança e guarde sempre uma quantia para que depois Eu te mostre o que você deve comprar.” E ela fez isso. Mas quando chegou uma época de liquidação, ela pegou o dinheiro e comprou sapatos, roupas e várias coisas, sem consultar a Deus.

Chegando o verão, fazia muito calor e ela tinha que lavar muitas roupas. Então ela pensou: “Seria tão bom se eu tivesse uma máquina para lavar essas roupas, mas não tenho dinheiro suficiente.” E Deus disse: “Minha filha, Eu lhe disse para guardar seu dinheiro, porque Seu Pai mostraria que essa máquina seria útil para você. Mas o que você fez? Gastou o dinheiro com coisas que você nem usa mais.” E ela perguntou: “Mas por que o Senhor não me disse isso antes, meu Pai?” O Senhor respondeu: “Primeiro que você não me perguntou se deveria comprar essas coisas. E depois Eu fiz você guardar o seu dinheiro e queria que você confiasse em Mim e esperasse a hora certa.”

E é isso que acontece com muita gente. Deus sabe das suas necessidades e Ele sabe a hora certa para comprar roupas, sapatos, eletrodomésticos e outras coisas. Mas o que acontece é que vocês pensam que podem resolver tudo. E aí vivem desse jeito: endividados, preocupados, não têm o que realmente precisam e o dinheiro nunca é suficiente.

Outros economizam tanto o dinheiro, que vivem sempre fazendo contas e controlando cada centavo. Irmãos, o inimigo com isso faz que vocês sofram e vivam sempre estressados achando que seu dinheiro não vai ser suficiente.

O que vocês precisam entender é isto: satanás está no mundo para escravizar as pessoas. Uns ele escraviza para gastarem todo o dinheiro com bobagens; outros ele escraviza com o medo de comprar coisas e ficar sem dinheiro. E o que acontece: todos vivem estressados e sendo escravos de satanás.

Deus ensinará a todos a viver bem se derem atenção a Seus ensinamentos e acreditarem que Ele pode administrar suas vidas. Todo aquele que decide seguir os ensinamentos de Deus, passa a ter uma vida melhor nesta terra: Deus o protegerá aonde ele for; dará o suficiente para viver sem dever nada as pessoas; ensinará como deve agir para que as pessoas não tenham nada de mal a falar a seu respeito. Deus será seu amigo, Pai e conselheiro e por isso sua família o respeitará, no seu trabalho as coisas darão certo, pois você agirá com humildade e Deus o abençoará.

Coloquem em prática os ensinamentos de Jesus e vivam em paz com todos, pois se fizerem isso, conseguirão viver bem. “Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a Sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você.” (SALMOS 128 v. 1-2)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS