CONSELHOS PARA OS HOMENS

“Assim Deus criou os seres humanos; Ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher e os abençoou, dizendo:
- Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem. E tenham poder sobre os peixes do mar, sobre as aves que voam no ar e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Para vocês se alimentarem, Eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu.
Depois o Senhor disse:
- Não é bom que o homem viva sozinho. Vou fazer para ele alguém que o ajude como se fosse a sua outra metade.
Então o Senhor Deus fez com que o homem caísse num sono profundo. Enquanto ele dormia, Deus tirou uma das suas costelas e fechou a carne naquele lugar. Dessa costela o Senhor formou uma mulher e a levou ao homem. Então o homem disse: ‘Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.’”
(GÊNESIS 1 v. 27-30 / 2 v. 18, 21-23)

Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança, lhe deu domínio sobre todas as coisas e lhe deu uma ajudadora. Mas o homem com seu orgulho se afastou de Deus e perdeu o respeito da mulher. O homem pensa que é sábio e por isso acha que não precisa de Deus.

O homem precisa readquirir o respeito da mulher. Mas não é com ignorância ou com violência e sim com sabedoria divina.

Você deve ser um homem calmo, educado e carinhoso, mas quando sua mulher estiver fazendo coisas que desagradam a Deus ou a você, repreenda-a seriamente e com educação. Nenhuma mulher gosta de homens que não têm atitude. Mulher gosta de homens educados, carinhosos e que lhe passem segurança. Se o homem passa insegurança, ela não o respeitará e fará tudo que quiser, pois sabe que o homem não vai fazer nada.

O homem servo de Deus é seguro, humilde, paciente, amoroso e obediente a Deus assim como Jesus é. Um homem que obedece a Deus sabe cuidar de sua mulher e educar seus filhos. E ele tem meios de se sustentar e manter sua família.        

Por causa da desobediência do homem, satanás tomou conta de seu coração. O homem além de ter perdido o respeito da mulher, está sendo dominado e enganado por ela.

Outros agem com arrogância, falsidade e só querem satisfazer seus desejos sexuais. Quando conhecem uma mulher fazem de tudo para terem relações sexuais com ela: mentem, agradam, iludem e fazem tudo isso com astúcia de satanás. Conseguindo o que querem deixam a mulher de lado, não ligam, não procuram e a faz sofrer.

Tem aqueles que além de fazerem isso se juntam com os outros para falar mal e espalhar boatos das mulheres com quem saíram. Isso é uma vergonha e uma criatura dessas é desprezível aos olhos de Deus. Será que você não percebe que isso só traz desgraça e sofrimento para sua vida? Por causa dessa maneira de agir acontece tudo de ruim em sua vida: se apaixona por mulheres erradas, tem amigos falsos, está sempre rodeado de pessoas más, é roubado, enganado e nunca poderá ser feliz se não se arrepender.

Deus vê todas as coisas e cobra pelas coisas más que você faz.

O homem deve ser cavalheiro, gentil, amoroso e dar atenção a quem ama. Deve saber tratar bem a mulher, conhecê-la, saber quem ela é e do que gosta. Não deve achar que todas são iguais, senão nunca enxergará quem realmente é correta.

Um rapaz teve um relacionamento de seis anos com uma moça. Ele dava tudo que ela queria. Quando o namoro terminou, ele descobriu que ela o traía e só queria se aproveitar dele.
O rapaz ficou arrasado, entrou em depressão e depois de algum tempo começou a sair com várias mulheres, muitas numa mesma noite. Aonde ele ia tinha que ficar com alguém. Sempre cantava as mulheres que o rodeava no trabalho, na rua, nas festas.
Certo dia uma amiga perguntou: “Por que você age assim e trata todas as mulheres desse jeito?”
E ele contou sobre o seu relacionamento de seis anos e disse: “Hoje eu só quero sexo, não quero mais sofrer por ninguém.”

Deus mostra que muitas pessoas agem dessa forma: por causa de um relacionamento ruim saem descontando suas mágoas nos outros. Essas pessoas não percebem que agindo desse jeito, magoam e usam pessoas que não têm nada a ver com seu sofrimento. E por isso terão que prestar contas a Deus e pagar pelo sofrimento que causarem aos outros. Tudo que acontece em nossa vida existe um porquê, ninguém é santo. Todos contam suas histórias, mas Deus é quem sabe quem é cada um.

Se você for correto terá boas pessoas ao seu lado e se houver alguém com má intenção, Deus te defenderá.

O homem precisa de apoio, carinho, amor e cuidados, por isso Deus criou a mulher. Mas se você for grosseiro, ignorante e orgulhoso que tipo de mulher espera ter ao seu lado?

Muitos homens não têm responsabilidade: têm relações com várias mulheres, engravidam algumas e depois não querem assumir seus filhos. Vocês precisam ter caráter e responsabilidade. Muitos têm boas condições financeiras, mas não querem assumir seus atos. Mesmo que você não queira ficar com a mãe de seus filhos, assuma a responsabilidade de sustentar essa criança. Se no momento você não tem condições, procure estar presente e não deixe de buscar o sustento de seu filho.

Pensem bem irmãos: controlem seus impulsos sexuais para que não sofram e não façam os outros sofrerem. Peçam a Deus que tenham controle de suas mentes e de seus desejos sexuais para que depois não sofram as conseqüências.

Aos que são casados, Deus diz: “Tenham cuidado, pois não terei misericórdia de quem engana e causa o mal a suas esposas”. Muitos enganam suas esposas, têm outras famílias às escondidas e, além disso, não se previnem nas relações sexuais com suas amantes e acabam trazendo doenças e sofrimentos para suas esposas. Preste atenção nesse ensinamento: “Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento. Não seja tentado pela sua beleza, nem caia na armadilha dos seus olhos tentadores. Qualquer homem pode ter uma prostituta por pouco dinheiro, mas o adultério custará a ele a sua própria vida. Será que você pode carregar fogo no colo sem queimar a roupa? Será que você pode andar em cima de brasas sem queimar os pés? O homem que dorme com a mulher de outro corre esse mesmo perigo. Quem fizer isso terá de sofrer muito. Quem rouba comida para matar a fome não é desprezado. Porém, se é apanhado, tem de pagar sete vezes mais: ele precisa entregar tudo o que tem. No entanto o homem que comete adultério não tem juízo; ele está se destruindo a si mesmo.(PROVÉRBIOS 5 v. 3-4 / 6 v. 25-32)

Deus vê tudo que você faz em segredo. Se você não ama sua esposa, você não é obrigado a viver com ela, você tem o direto de viver sua vida. O que não é certo é você enganar, fingir, maltratar e trair. Deus não tolera injustiça e Ele cobra a todos, seja você quem for. Preste atenção nesse ensinamento: “Maridos amem as suas mulheres e não sejam grosseiros com ela, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito.    
Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério.” (COLOSSENSES 3 v. 19 / I PEDRO 3 v. 7 / HEBREUS 13 v. 4)

Muitos homens se entregam aos vícios e acabam perdendo tudo: esposa, emprego, dinheiro e vivem infelizes e cada vez mais dependentes dos vícios. A bebida, as drogas e o cigarro não te trarão nenhum benefício. Pelo contrário, te trazem prejuízos, acabam com seu dinheiro, com sua vida e o que é pior, não resolvem os seus problemas.

Deus tem o poder de mudar sua vida. Ele sabe que você é um pecador e precisa da ajuda Dele. Mas você precisa pedir a ajuda divina; você precisa reconhecer que é um pecador e pedir socorro ao Todo-Poderoso. Ele é o único que pode te ajudar. Em seu quarto ore ao Deus Todo-Poderoso, converse e desabafe com Ele; conte seus segredos, suas angústias, o que te preocupa e o que te magoa. Peça libertação e uma transformação na sua vida.         

O homem deve ser honesto e trabalhador para que Deus o abençoe financeiramente. Muitos têm oportunidades de ter um bom emprego, mas são preguiçosos e não aceitam serviços simples. Aí ficam desempregados e dizem que Deus é injusto. Se você tem disposição para trabalhar e precisa de um emprego, peça a Deus com humildade, pois só não consegue seu sustento àqueles que têm preguiça e são orgulhosos.

Deus vê a necessidade de cada um. Muitos trabalham desde crianças, mas são humildes e não reclamam da vida. Por isso Deus dá saúde, satisfação e de alguma forma os abençoa. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a Sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo pa

ra você. Quem teme ao Senhor certamente será abençoado assim.” (SALMOS 128 v. 1-2)
Muitos rapazes por causa da cobiça se envolvem com o tráfico e muitas coisas ilícitas. E por isso desde muito jovens não têm sossego, vivem escondidos, com medo, em lugares sujos, nas cadeias ou em unidades de detenção quando são menores. Acham que são inteligentes e poderosos. Que tipo de poder tem uma pessoa que apanha da polícia, tem medo de morrer a qualquer momento, precisa de uma arma para se defender e é escravo do vício ou de seus “superiores”? Preste atenção nesses ensinamentos:

“Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. Eles poderão dizer: ‘Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!’
Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar. Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando. No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão. O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto.”
(PROVÉRBIOS 1 v. 10-19)

Deus observa tudo. Uma pessoa que não se importa com ninguém nem consigo mesma, o que espera receber? Quando vai para cadeia sofrer com a superlotação, humilhação, doenças etc, diz que Deus é injusto. Preste bastante atenção no que você faz e o caminho que você escolhe, antes de abrir a sua boca para falar que Deus é injusto. Como dizem as Escrituras Sagradas: “A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa em Deus, o Senhor.
A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.  Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz. As injustiças que um homem mau comete são uma armadilha; ele é apanhado na rede do seu próprio pecado. Morre porque não se controla: a sua grande loucura o levará à cova.” (PROVÉRBIOS 19 v. 3 / 4 v. 18-19 / 5 v. 21-23)

Meus irmãos, Deus é justo e quer que vocês sejam corretos e decentes, que respeitem as pessoas e façam o que é certo.         “Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, pois o Senhor Deus detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. O Senhor amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. Ele zomba dos que zombam Dele, mas ajuda os humildes. Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha. (PROVÉRBIOS 3 v. 27-35)       

Antigamente ser crente era sinônimo de decência. Mas hoje muitos homens crentes são desonestos, orgulhosos, brigões, hipócritas, adúlteros, mentirosos e acham que são sábios por serem conhecedores da Bíblia. São falsos e ainda se julgam melhores do que os outros porque freqüentam uma igreja. São poucos os que podem ser chamados homens de Deus, pois esses são:

- corretos, humildes, tranqüilos e respeitadores;
- não dizem com orgulho que são crentes: eles mostram através de suas ações que servem a Deus e a Jesus Cristo;
- não discutem sobre o que diz a Bíblia: eles mostram que conhecem os ensinamentos de Deus no seu modo de falar simples e cheio de sabedoria divina;
- não se orgulham em freqüentar uma igreja: eles mostram que servem a Deus porque sabem se controlar e controlar sua família.      
Abram seus olhos! Esses homens que se gloriam e recebem honras não são homens de Deus, são servos de satanás e da natureza humana. É muito fácil escrever livros para ganhar dinheiro e dizer que é para abençoar as pessoas que comprarem; é fácil pregar e dizer que todos que estão na igreja vão para o céu. Difícil é ser obediente a Deus, ensinar a verdade e servi-lo com amor, respeito e humildade.

Deus espera muito mais de vocês meus irmãos. Ele espera que vocês sejam fiéis, humildes, obedientes, que respeitem o nome Dele, que amem e respeitem seus irmãos.

Meu irmão, sendo crente ou não, peça a Deus que controle sua carne, sua língua, sua mente. Peça para ser dirigido pelo Espírito Santo, ser liberto do passado, não ser rancoroso, carrancudo, insatisfeito, orgulhoso, odioso. Ame o Senhor seu Deus e seja um bom marido, bom pai, bom chefe, bom profissional e um bom servo de Deus! Como dizem as Escrituras Sagradas:    “Tema a Deus e obedeça aos Seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados.” (ECLESIASTES 12 v. 13)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS