CONSELHOS PARA OS JOVENS

“Eu, o Sábio, fui rei de Israel, em Jerusalém. E resolvi examinar e estudar tudo o que se faz neste mundo. Que serviço cansativo é este que Deus nos deu!

Eu tenho visto tudo o que se faz neste mundo e digo: tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. Ninguém pode endireitar o que é torto, nem fazer contas quando faltam os números. E pensei assim: ‘Eu me tornei um grande homem, muito mais sábio do que todos os que governaram Jerusalém antes de mim. Eu realmente sei o que é a sabedoria e o que é o conhecimento.’ Assim, procurei descobrir o que é o conhecimento e a sabedoria, o que é a tolice e a falta de juízo. Mas descobri que isso é o mesmo que correr atrás do vento. Quanto mais sábia é uma pessoa, mais aborrecimentos ela tem; e, quanto mais sabe, mais sofre.

Então resolvi me divertir e gozar os prazeres da vida. Mas descobri que isso também é ilusão. Cheguei à conclusão de que o riso é tolice e de que o prazer não serve para nada. Procurei ainda descobrir qual a melhor maneira de viver e então resolvi me alegrar com vinho e me divertir. Pensei que talvez fosse essa a melhor coisa que uma pessoa pode fazer durante a sua curta vida aqui na terra.

Realizei grandes coisas. Construí casas para mim e fiz plantações de uvas. Plantei jardins e pomares, com todos os tipos de árvores frutíferas. Também construí açudes para regar as plantações. Comprei muitos escravos e além desses tive outros, nascidos na minha casa. Tive mais gado e mais ovelhas do que todas as pessoas que moraram em Jerusalém antes de mim. Também ajuntei para mim prata e ouro dos tesouros dos reis e das terras que governei. Homens e mulheres cantaram para me divertir, e tive todas as mulheres que um homem pode desejar. Sim! Fui grande. Fui mais rico do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, e nunca me faltou sabedoria. Consegui tudo o que desejei. Não neguei a mim mesmo nenhum tipo de prazer. Eu me sentia feliz com o meu trabalho, e essa era a minha recompensa. Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrás do vento.

Então comecei a pensar no que é ser sábio e no que é ser tolo ou sem juízo. Por exemplo: será que um rei pode fazer alguma coisa que seja nova? Não! Só pode fazer o que fizeram os reis que reinaram antes dele. E cheguei à conclusão de que a sabedoria é melhor do que a tolice, assim como a luz é melhor do que a escuridão. Os sábios podem ver para onde estão indo, mas os tolos andam na escuridão. Porém eu sei que o mesmo que acontece com os sábios acontece também com os tolos. Aí eu pensei assim: ‘O que acontece com os tolos vai acontecer comigo também. Então, o que é que eu ganhei sendo tão sábio?’ E respondi: ‘Não ganhei nada!’ Ninguém lembra para sempre dos sábios, como ninguém lembra dos tolos. No futuro todos nós seremos esquecidos.  Todos morreremos, tanto os sábios como os tolos.

Por isso, a vida começou a não valer nada para mim; ela só me havia trazido aborrecimentos. Tudo havia sido ilusão; eu apenas havia corrido atrás do vento. Tudo o que eu tinha e que havia conseguido com o meu trabalho não valia nada para mim. Sabia que teria de deixar tudo para o rei que ficasse no meu lugar. E ele poderia ser um sábio ou um tolo - quem é que sabe? No entanto, ele seria o dono de todas as coisas que eu consegui com o meu trabalho e ficaria com tudo o que a minha sabedoria me deu neste mundo. Tudo é ilusão.  Então eu me arrependi de ter trabalhado tanto e fiquei desesperado por causa disso. A gente trabalha com toda a sabedoria, conhecimento e inteligência para conseguir alguma coisa e depois tem de deixar tudo para alguém que não fez nada para merecer aquilo. Isso também é ilusão e não está certo! Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso? Tudo o que fazemos na vida não nos traz nada, a não ser preocupações e desgostos. Não podemos descansar, nem de noite. É tudo ilusão.

A melhor coisa que alguém pode fazer é comer e beber e se divertir com o dinheiro que ganhou. No entanto, compreendi que mesmo essas coisas vêm de Deus. Sem Deus, como teríamos o que comer ou com que nos divertir? Ele dá sabedoria, conhecimento e felicidade às pessoas de quem Ele gosta. Mas Deus faz com que os maus trabalhem, economizem e ajuntem a fim de que a riqueza deles seja dada às pessoas de quem Ele gosta mais. Tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. (ECLESIASTES 1 v. 12-18 / 2 v. 1-26)

O autor acima, afirma que a vida é ilusão. Mas ele não chegou a essa conclusão da noite para o dia, pois descreve nestes dois capítulos decisões que tomou na vida e sua busca por um objetivo de vida melhor que trabalhar e juntar dinheiro.

Numa certa fase da vida, o ser humano tem que tomar várias decisões como: que carreira seguir, que faculdade cursar, com quem namorar e casar. E é nesta mesma fase que o ser humano se torna vulnerável às armadilhas da vida, pois se tomar uma decisão errada ou precipitada terá muitas dificuldades em todo o seu futuro.

Por causa da quantidade de escolhas que devem fazer na juventude, da falta de experiência, da falta de humildade para ouvir os conselhos dos mais velhos e principalmente da falta de conhecimento para ouvir a voz e os ensinamentos de Deus, o ser humano não enxerga o que é mais importante na vida: ter amor! Não falo desse sentimento que aprendemos a sentir com o mundo, mas do amor que vem de Deus. Você já parou para pensar nisso? Ou você acha que ter um emprego, uma boa condição financeira e casar-se com alguém, é tudo que você precisa para ser feliz?

Meu jovem, é por causa de pensamentos assim que o mundo está do jeito que está! O medo, a violência, as guerras, a infelicidade entre casais são conseqüências da falta de amor entre os seres humanos.

Todo mundo diz que é normal ser rebelde na adolescência, mas saiba que para Deus não é. Ele ensina que Seus servos devem ser mansos, humildes e pacientes, não importa a idade. E que o sofrimento do ser humano é causado pelas más ações do passado. Por isso não queira acumular sofrimentos em sua vida e passe a se comportar de forma que acumule coisas boas, pois aquilo que você plantar é isso mesmo que colherá. Se você não quer que sua vida se transforme num caminho cheio de espinhos, é bom você pensar e pedir a Deus a direção que você deve seguir. “Não deixe que ninguém o despreze por ser jovem. Mas, para os que crêem, seja exemplo na conversa, na conduta, no amor, na fé e na pureza. Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse o seu pai. Trate os mais jovens como irmãos, as mulheres mais idosas como mães e as mais moças como irmãs, com toda a pureza.” (I TIMÓTEO 4 v. 12 / 5 v. 1-2)

Os jovens e os adolescentes são muito ansiosos, desobedientes, impacientes e acabam sempre em más situações. A Bíblia diz que você deve respeitar seus pais para que tudo vá bem em sua vida. E é claro que se você não respeita seus pais, está desobedecendo ao mandamento de Deus. Muitas vezes seus pais lhe dão conselhos para que você não sofra ou caia numa má situação. Mas o que você faz? O ignora e acaba trazendo problemas para sua vida que poderiam ser evitados.

Muitos de vocês não têm educação para falar com seus pais, os tratam de igual para igual, respondem mal, falam bobagens, são grosseiros e impacientes. E aí, sabe o que vai acontecer? Seu namorado, seu patrão ou qualquer outra pessoa te tratará do mesmo jeito: com grosseria, desrespeito, não dando importância quando você fala, virando a cara quando você quer ajudar e tudo mais que você faz de errado com aqueles que querem te ajudar. Por isso, preste atenção em tudo o que você diz e na maneira que você é com seus pais, pois o Deus Eterno não está para brincadeiras e não tolera essa rebeldia.

“Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.
Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem.
Quem tem juízo aceita os bons conselhos. Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém. Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles e quase caí na desgraça diante de todos.” (PROVÉRBIOS 1 v. 8-9 / 4 v. 13 / 5 v. 12-14)

Se você quiser ser diferente e aprender a ser um ser humano seguro, paciente e feliz, você precisa ter Deus em sua vida!

“Mas como é que eu vou pedir alguma coisa a Deus?” Falando com Ele. O que você precisa para falar com Deus é acreditar que Ele está te ouvindo. Sabe por quê? Porque Ele ouve tudo que pedimos em oração.

“Mas eu não sei orar!” A oração não é uma reza que o povo faz por aí. Uma oração para ser atendida por Deus, deve ser feita com palavras simples vindas do coração e principalmente com muita humildade: nunca se esqueça que Ele é o Deus Todo-Poderoso e que você é um pecador.

Deus quer que tenhamos respeito e amor por Ele, pois Ele é o nosso Pai e Senhor. Por isso, tudo o que você precisar resolver em sua vida, entregue nas mãos de Deus. Mas não ache que é simplesmente dizer assim: “Senhor entrego a minha vida nas Tuas mãos,” da boca para fora e achar que está tudo resolvido. Se você quer aprender a ter Deus como seu Pai e melhor amigo, você precisa dedicar uma hora para Deus todos os dias, para orar, conversar e ler a Bíblia, pois é um livro que traz todos os ensinamentos necessários para você se tornar um servo dedicado e obediente. Hoje existem Bíblias com nova linguagem, que facilitam bastante a leitura e também tem as Bíblias que podem ser instaladas no computador.  

Peça ao Espírito Santo para que te ensine a chegar perto de Deus e a dizer tudo o que sente a Ele. Tenha certeza que o Espírito Santo vai te ensinar a ter comunhão com Deus.

“Deus é muito ocupado para me ouvir.” Ele não é um ser humano. Ele é o ser Supremo do Universo. Foi Ele quem criou a terra e tudo que nela há.

- Eu sou o Deus que está em toda parte e não num só lugar. Sou Eu, o Senhor, quem está falando. Ninguém pode se esconder num lugar onde Eu não possa ver. Então vocês não sabem que estou em toda parte, no céu e na terra?” (JEREMIAS 23 v. 23-24)

Por isso, tenha certeza de que onde você estiver Ele estará ouvindo sua oração.

“Eu posso falar com Deus sobre sexo, desejos, ou sobre aquele garoto (a) que estou pensando em namorar?” E por que não?  Você fala da sua vida e dos seus desejos para colegas que saem falando para todo mundo e que não podem te ajudar, pois são tão inexperientes quanto você. Então por que não pode contar tudo que se passa com você, o que sente e o que pensa para seu Pai, o Deus Todo-Poderoso? Ele é o único que pode dar solução para seus problemas, tirar suas dúvidas e te ensinar a verdade. Só em você pensar, Ele já sabe o que você quer. Então não tenha vergonha de conversar com Ele. Abra seu coração: conte tudo que te incomoda, tudo o que você deseja, peça ajuda para resolver seus problemas e fazer a escolha certa... Desabafe!

Quando orar lembre-se que Ele é o Deus Todo-Poderoso, por isso se dirija a Ele com humildade e respeito. Não se esqueça de pedir perdão pelos erros que comete com seus irmãos (seu próximo) e ao terminar agradeça em nome de Jesus.

Jesus é o filho de Deus, que veio ao mundo nos ensinar a ter uma vida correta diante de Deus. Só seremos aceitos por Deus se obedecermos e formos fiéis a Ele e a Jesus Cristo. Você deve ser agradecido a Jesus pelo que Ele sofreu para te salvar. E a sua prova de gratidão é colocar em prática Seus ensinamentos. Os ensinamentos de Jesus te tornam livre da escravidão do mundo, pois tudo que você aprende com o mundo te torna escravo.    

Essas orações abaixo são só exemplos de como orar, mas peça ao Espírito Santo que Ele te ensinará a orar com suas próprias palavras.

“Senhor perdoa os meus pecados! Tenha misericórdia de mim. Sou um pecador e preciso da Tua ajuda. Estou usando drogas e não sei como deixar esse vício. Mas sei que só o Senhor pode me libertar desse mal. Pois para o Senhor nada é impossível. Ajude-me meu Deus em nome de Jesus. Amém!”                                                                               

“Pai peço que me dê sabedoria e entendimento para entender as matérias que são dadas na minha escola, pois tenho dificuldade de aprender e de me concentrar, mas sei que o Senhor pode me ajudar a aprender com facilidade. Agradeço-te em nome de Jesus por ouvir minha oração. Amém!”

“Pai controla minha carne, pois sinto muitos desejos sexuais e gostaria que o Senhor me ajudasse para que eu não cometa loucuras que prejudiquem minha juventude.”

“Pai gostaria de conversar com meus pais, falar a respeito das coisas que se passam pela minha cabeça, mas tenho medo que eles briguem comigo. Peço que o Senhor prepare o coração deles para que eu possa desabafar e pedir ajuda a eles.”

“Pai, ando com uns pensamentos malignos e não sei como me libertar; não respeito meus pais e tudo que eles me falam eu respondo com ignorância. Senhor tenha misericórdia de mim, pois eu quero me transformar numa nova criatura. Ajuda-me a enxergar as coisas erradas que estou fazendo e mostra o que devo fazer para andar no Seu caminho.”

“Pai, estou namorando às escondidas, porque os meus pais não aprovam. Eu sei que estou cometendo um erro grave, pois o Senhor não aprova essas coisas. Por isso venho pedir a Tua ajuda. Sei que o Senhor conhece o coração dos seres humanos, então se esse rapaz (ou essa moça) for uma boa pessoa, que o Senhor toque no coração dos meus pais para que eles aceitem quando eu for falar com eles. Mas se for apenas uma paixão ou se ele (a) não for uma boa pessoa, me liberte desse sentimento maligno.”

“Pai, estou grávida e não sei como contar aos meus pais. Eu sei que toda desobediência tem um preço, mas peço perdão pelo meu erro. Ajude-me a contar a eles, a criar e educar essa criança e me ensine a fazer o que é correto diante de Ti. É em nome do meu Senhor e Salvador Jesus Cristo que eu oro e peço que responda minha oração.”

Depois de sua oração ore o “Pai Nosso”:

“Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o Teu Santo nome. Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas dívidas assim como nós perdoamos os nossos devedores. Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois Teu é o Reino, o poder, a honra e a glória, para todo o sempre. Amém!’”  (MATEUS 6 v. 9-13)

Tudo o que você quiser peça a Deus, mas não esqueça de dizer que seja feita a vontade Dele em sua vida, pois Ele sabe o que é bom para você. Às vezes os seus sonhos podem se tornar pesadelos. Quando você deseja muito uma coisa, não tem a capacidade de enxergar o mal que isso pode te causar, mas Deus tem essa capacidade. Por isso você deve confiar sua vida ao seu Pai, o Deus Todo-Poderoso.

Se você tem dúvidas, pergunte a Deus; se tem problemas, entregue nas mãos Dele; se você não está sabendo controlar seus desejos sexuais, ore e peça a Deus para ter domínio próprio; se está triste com sua vida, peça a Ele que te mostre o lado bom dela; se alguém te magoou, peça para Deus te ajudar a perdoar esta pessoa; se está namorando alguém que você não gosta, peça a Deus para te libertar deste mau relacionamento que só te faz sofrer; se é rebelde com seus pais, peça a Deus para te transformar num filho calmo e obediente.

Deus pode te ajudar. Converse com Ele, diga como você se sente. Deus gosta de honestidade. Quando for orar não esconda nada, tudo que estiver passando pela sua cabeça fale com Deus, traga para luz. Seja qual for sua situação conte para Deus. Não tenha medo, pois o Senhor não vai te discriminar. Ore todos os dias em prol daquilo que deseja receber de Deus. Ele vai te ajudar a resolver o seu problema. “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie Nele, e Ele o ajudará.” (SALMOS 37 v. 5)

Em todas as orações que fizer peça que Deus te ensine a amar, a perdoar, a ser humilde, paciente, respeitador, honesto e a ver as pessoas com misericórdia. Peça sempre o espiritual, que é isso que você precisa ter para viver nessa terra e não cair nas armadilhas do inimigo. Ore com fé e com sinceridade para que Deus abençoe sua vida.

“Ó Senhor Deus, ensina-me a entender a Tuas leis, e eu sempre as seguirei.
Dá-me entendimento para que eu possa guardar a Tua lei e cumpri-la de todo o coração.
Guia-me pelo caminho dos Teus mandamentos, pois neles encontro a felicidade.
Faze com que eu queira obedecer aos Teus ensinamentos, em vez de querer ajuntar riquezas.
Não me deixes ficar pensando em coisas sem valor; sê bondoso para comigo, como prometeste.” (SALMOS 119 v. 33-37)

Neste livro o Espírito Santo de Deus vai te ensinar a ter um comportamento melhor e a conhecer a vontade de Deus. É só você querer, abrir seu coração e sua mente para que estas mensagens te transformem numa nova pessoa. “Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as conseqüências. (PROVÉRBIOS 9 v. 10-12)

A sabedoria desse mundo é enganosa e só nos leva ao pecado. Ore e peça a Deus sabedoria divina para viver nesta terra. Tenha misericórdia de você e fuja das ilusões do mundo.

Por falta de sabedoria divina a maioria dos jovens fala sem pensar e não percebe que está trazendo maldições para sua vida. Pois tudo que você fala ou repara nos outros, pode acontecer com você. Deus vê tudo o que você faz aqui na terra e com certeza mais tarde você verá a cobrança de tudo aquilo que fez ou falou.

Uma jovem contou o seguinte: “Na minha adolescência eu falava muito da vida dos outros e implicava muito com uma menina que eu mal conhecia. As minhas amigas não gostavam dela de tanto que eu falava mal da menina.
Um dia uma colega me disse que a menina de quem eu não gostava perguntou o porquê de eu ter implicância com ela, se ela nunca me fez nada. Eu fiquei surpresa e reconheci que não tinha motivos para agir daquela forma.
Então orei ao Senhor e pedi para me libertar desse mau costume de falar mal dos outros, pois eu estava cada vez mais linguaruda e fazendo inimizades à toa.”

A maioria dos jovens age dessa forma e não percebe que satanás usa a boca das pessoas para falarem mal até de quem não conhecem. Com isso vão acumulando sofrimentos em suas vidas, pois Deus cobrará cada palavra inútil que disserem! Por isso não se junte com seus amigos para falar mal e discriminar os outros. Não despreze as pessoas por serem gordas, magras, brancas ou negras. Preste atenção nesses ensinamentos: “Há pessoas que são tão orgulhosas, que olham os outros com desprezo. Desprezar os outros é pecado.” (PROVÉRBIOS 30 v. 13 / 14 v. 21)

Muitos dizem: “Eu não vou namorar aquele garoto porque ele é feio.” Ou “Deus me livre de namorar aquela garota gorda (ou magra).” Aí o que acontece: muitos deixam de ser felizes por causa de preconceitos tolos. O ser humano dá muita importância à beleza física em vez de dar prioridade ao amor. É por isso que muitos casamentos não dão certo; ninguém vive de aparência, pois uma hora sentirá falta do amor.

Se você colocar em prática o que Jesus ensinou a respeito do amor pelo próximo, você vai enxergar as pessoas de outra forma e não verá a beleza física e sim a beleza interior. Não se engane! Existem pessoas que só são bonitas por fora, mas têm um coração feio e mau, são arrogantes, orgulhosas, violentas e não gostam de ninguém. São essas pessoas que o inimigo tem a facilidade de dominar para enganar os outros, usando a beleza física.

Antes de arrumar um (a) namorado (a), peça a Deus que te mostre o que tem por dentro da pessoa que você gosta.

Outra invenção mundana que apareceu e que leva as meninas a ficarem cada vez mais desvalorizada é o “ficar”. Hoje é muito comum “ficar”. Nas noites de fim de semana os jovens saem para se divertir e para “ficar.” Alguns têm até a intenção de arrumar um namorado (a). Mas acredite: não é da noite para o dia que você vai encontrar a pessoa ideal para ter um bom relacionamento.

“Mas se eu não ficar, como vou saber se a pessoa é legal ou não?” Não é ficando com alguém que você vai conhecer a pessoa, e sim pedindo a Deus para te mostrar quem é aquela pessoa com quem você deseja ter um relacionamento.

Por não conhecer bem uma pessoa com que está “só ficando,” é que você dá oportunidade para o maligno te enganar: ele pode usar uma dessas pessoas, que na maioria das vezes se mostram carinhosas e amigáveis para despertar uma paixão que você pode confundir com amor.

“E como vou saber se estou amando ou se estou apaixonado?” Amor e paixão são dois sentimentos totalmente diferentes:

Paixão é um sentimento enganador que vem do maligno. Esse sentimento está destruindo as pessoas, mas elas não percebem, pois acham que estão amando. A paixão traz todo tipo de sofrimento, brigas, ciúmes, desunião, desconfiança e insegurança. Resumindo: as pessoas ficam cegas quando estão apaixonadas. Tem pessoas que matam por causa da paixão. Muitos quando se apaixonam acham que o outro é propriedade dele, se tornando possessivos. E quando perdem essa pessoa ficam cheios de ódio, desejando que o outro nunca seja feliz. O que essa pessoa puder fazer para destruir o outro, ela fará! Quem tem esse sentimento maligno, não tem paz!

Se no seu relacionamento há alguma dessas coisas, o que você está vivendo é uma paixão. As pessoas acham que paixão é uma coisa passageira. Mas na verdade, muitos casais passam a vida toda apaixonados, pois vemos muitos casais que namoram ou são casados há muito tempo, que vivem brigando, com desconfianças, com raiva ou outros sentimentos malignos.

Amor é um sentimento puro que vem de Deus. Quem ama faz de tudo para ver o outro feliz, mesmo não tendo a pessoa amada do seu lado. Deus é assim. Ele faz de tudo para nos ver feliz, só que nós não enxergamos o que Ele faz.

Quem ama não engana, não briga, não diz palavras que ofendem o outro, não desconfia do outro. O amor é pacífico, seguro e não traz sofrimento. Você deve estar pensando: “É praticamente impossível existir isso hoje! Eu nunca vou ser desse jeito.” O que para você é impossível para Deus não é. Mas tudo isso não acontece num piscar de olhos: é preciso crer, ter fé, paciência e persistência nas orações.

Muitas vezes você se envolveu com pessoas que acreditava ser o amor de sua vida. E quantas vezes se desiludiu ou notou que na verdade aquela pessoa não te fazia feliz? Às vezes a pessoa que você acha que é perfeita e que te ama, tem um coração mau e mais tarde te fará infeliz. O inimigo faz de tudo para te iludir usando as pessoas que se aproximam de você. Peça a Deus que te ensine a amar. Não se iluda com paixões malignas. Peça a Deus para te guiar no caminho do amor e de um futuro feliz.

Deus gosta quando vamos a Ele e pedimos a Sua ajuda. Ele é o nosso Criador e Pai e sabe como nos aconselhar. Por isso “lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: ‘Não tenho mais prazer na vida.’ Lembre Dele antes que chegue o tempo em que você achará que a luz do sol, da lua e das estrelas perdeu o seu brilho e que as nuvens de chuva nunca vão embora. Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente. Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Você quase não conseguirá ouvir o moinho moendo ou a música tocando. E levantará cedo, quando os passarinhos começam a cantar. Então você terá medo de lugares altos, e até caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisas.

O Sábio, usando o seu conhecimento, continuou a ensinar ao povo o que sabia. Ele estudou, examinou e pôs em ordem muitos provérbios. Procurou usar palavras agradáveis, e tudo o que escreveu é verdade. As palavras dos sábios são como pregos bem pregados; são como as varas pontudas que os pastores usam para guiar as ovelhas. Essas palavras foram dadas por Deus, o único Pastor de todos nós.

Filho, há mais uma coisa que eu quero dizer: os livros sempre continuarão a ser escritos; estudar demais cansa a mente.
De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: tema a Deus e obedeça aos Seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.” (ECLESIASTES 12 v. 1-5, 9-14)    

Busque o Espírito Santo de Deus, abra a porta do seu coração para Ele, faça você mesmo um culto para Deus em sua casa: leia uma mensagem bíblica, ou um capítulo deste livro, cante louvores, faça seus pedidos a Deus e depois agradeça. Faça com fé e verá a transformação que Deus fará em sua vida. Se puder se reúna e faça esse culto com sua família. Se não, ore por eles e quem quiser servir a Deus se unirá a você, seja seu irmão, sua mãe, seu pai...

Seja exemplo em seu trabalho, na escola, na faculdade e em casa. Seja humilde, não fale palavrões, não participe de falação da vida dos outros, não faça fofoca, não desrespeite seus pais, professores, patrões nem amigos. Faça de você um instrumento nas mãos de Deus para ajudar os outros. Ame e respeite o seu próximo, ame e obedeça ao seu Pai espiritual o Deus Todo-Poderoso.

“Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. Pois o Senhor Deus lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.” (PROVÉRBIOS 3 v. 21-26)

Meu jovem, você pode ter um futuro feliz: é só querer.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS