DEUS E A RIQUEZA

- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.” (MATEUS 6 v. 24)

O ser humano sonha em ficar rico, mas não sabe o que está querendo. A riqueza é uma ilusão: quanto mais rica é a pessoa, mais pobre espiritualmente ela é. Pois a pessoa se apega totalmente aos seus bens materiais, se entrega às ilusões do mundo e quer satisfazer todos os desejos de sua natureza humana. Por estar ocupada com sua vida aqui na terra, se esquece de buscar o espiritual: a paz de espírito, o amor, a paciência, a misericórdia, a humildade e a comunhão com Deus. “Não ajuntem riquezas aqui na terra, onde as traças e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e roubam. Pelo contrário, ajuntem riquezas no céu, onde as traças e a ferrugem não podem destruí-las, e os ladrões não podem arrombar e roubá-las. Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês.” (MATEUS 6 v. 19)

Existem muitas pessoas ricas que gastam seu dinheiro com banalidades. Uns redecoram a casa dezenas de vezes: compram objetos de decoração caríssimos e fazem reformas só pelo prazer de gastar. Tudo isso porque se sentem chateados e insatisfeitos com a vida que têm. Outros saem para comprar roupas que não precisam, jóias que custam uma fortuna e assim vão desperdiçando seu dinheiro com bobagens. Mas na hora de pagar um salário digno aos seus empregados, são miseráveis. Alguns devem aos outros e não pagam.

Muitos exibem suas riquezas e dizem: “Tenho que aproveitar já que Deus me deu tudo isso!” Sim, aproveite, mas saiba como aproveitar o que Deus permitiu que você tenha. Você já parou para pensar por que Deus permitiu que tivesse toda essa riqueza? É para que você ajude os que necessitam. Deus permite que as pessoas tenham riquezas e observa seu comportamento. A maioria se torna orgulhosa, humilha os outros e não ajuda ninguém. “Aos que têm riquezas neste mundo ordene que não sejam orgulhosos e que não ponham a sua esperança nessas riquezas, pois elas não dão segurança nenhuma. Que eles ponham a sua esperança em Deus, que nos dá todas as coisas em grande quantidade, para o nosso prazer! Mande que façam o bem, que sejam ricos em boas ações, que sejam generosos e estejam prontos para repartir com os outros aquilo que eles têm. Desse modo eles juntarão para si mesmos um tesouro que será uma base firme para o futuro. E assim conseguirão receber a vida, a verdadeira vida.”
(I TIMÓTEO 6 v. 17-19)

Uns vão para televisão e dizem: “Eu tenho quatrocentos pares de sapatos.” Ou “Eu comprei uma jóia de um milhão de dólares.” ou “Eu tenho seis carros na garagem.” Para que você quer quatrocentos pares de sapatos, se só tem dois pés? E para que quer seis carros se só vai usar um de cada vez? Como você pode se orgulhar de ter tantas coisas que você não usa, sabendo que seus irmãos não têm nem o que comer?

Pense bem: você é um ser humano como outro qualquer. O que você precisa é comer todos os dias, ter roupas para vestir e uma casa para morar. Muitas outras coisas que você tem são inúteis. Deus não quer que você fique pobre e passe necessidade. Ele quer que você enxergue que está vivendo com muito mais do que você realmente precisa, enquanto seus irmãos estão vivendo na miséria.

Um homem muito rico soube que em uma cidade havia pessoas sofrendo muito, passando por dificuldades, necessitando de remédios, roupas, comidas e outras coisas. Então ele deu uma ordem ao seu empregado:
-Vá àquela cidade e leve esse dinheiro para ajudar aquelas pessoas. Cuidado e não se esqueça do que estou mandando fazer. Não deixe que os maus desejos corrompam seu coração.
E o empregado respondeu:
- Farei tudo conforme o senhor está mandando.
Mas chegando na cidade o empregado ficou deslumbrado com tantas coisas que viu que se esqueceu da ordem do patrão. E resolveu possuir tudo que tinha naquela cidade: comprou mansões, carros, iate, jatos e tudo que agradou sua natureza humana.

Este homem rico é Deus e o empregado é você que tem riqueza nesse mundo e não faz o que Deus manda. Por isso, tome muito cuidado, pois no Grande Dia você terá que prestar contas ao Senhor de toda riqueza que Ele permitiu que você tivesse para ajudar seus irmãos e você usou para desfrutar de tudo que o mundo oferece.

Nada neste mundo acontece sem a permissão de Deus. Muitas vezes é preciso que aconteça algo grave na vida de um ser humano para que ele desperte e enxergue a realidade. Muitas pessoas já sofreram acidentes graves e depois começaram a ver a vida com outros olhos, a valorizar as pessoas e mudaram sua maneira de agir. Outras pessoas tiveram problemas com familiares e por isso quebrantaram seus corações. É preciso que Deus permita que certas coisas aconteçam para que as pessoas acordem.

Quando acontece alguma coisa com uma pessoa rica ou famosa, desperta a atenção das pessoas. Por exemplo: se uma pessoa famosa morre de alguma doença, todos começam a alertar para prevenção e tratamento dessa doença; se uma pessoa rica sofre um acidente e fica com seqüelas, começam a querer a ajudar as pessoas que estão na mesma situação. Será que é preciso acontecer uma tragédia em sua vida para que você use sua riqueza e conhecimento para ajudar os seus irmãos? Se for preciso, tenha certeza que Deus permitirá que aconteça alguma coisa para quebrantar seu coração.

Irmão, não deixe a ignorância, a ganância e o egoísmo tomarem conta do seu coração. Pois você pode perder toda sua riqueza quando menos esperar: doenças incuráveis, roubos, negócios ruins, crises econômicas... Deus vê todas as coisas e sabe como atingir cada ser humano para que faça o que é certo. Por isso use seu dinheiro para ajudar as pessoas e não para humilhar, se orgulhar e desperdiçar.

Se você tem riqueza pegue uma parte e faça a obra que Deus lhe ensinou: ajude seus irmãos. Ore e peça a Deus que Ele te mostre a quantia que você deve dar e o que deve fazer. Tenha certeza que nada lhe faltará, pois você está fazendo a vontade do seu Pai, o Deus Todo-Poderoso. Se você tiver um bom coração e quiser que Deus tenha misericórdia de você com certeza agirá desse modo. Faça a vontade de Deus e receba a vida eterna. Quando você morrer não levará sua riqueza, lembre-se disso enquanto há tempo.

Deus não quer o seu dinheiro. O que Ele quer é que você ajude seus irmãos e seja salvo. Se você pensa que é rico por ter tudo o que o dinheiro pode comprar, está enganado. Você não passa de um pobre miserável! A verdadeira riqueza é o amor de Deus e essa riqueza só consegue aqueles que amam a Deus mais do que tudo nessa vida. Esses sim são verdadeiramente ricos! Essa vida de luxo que você tem aqui terá um preço alto se você não ajudar os teus irmãos. Por isso seja rico em misericórdia e tenha amor pelo seu próximo.

Por causa da ansiedade, da solidão e da falta de amor em seus corações, vocês vivem sempre procurando alguma coisa para se distrair, por isso gastam seu tempo com bobagens. Deus não quer isso para sua vida. Se você quiser ter uma vida diferente com a orientação do Espírito Santo de Deus, obedeça ao que Jesus ensinou, faça coisas que agradam o coração de Deus. Peça sabedoria para usar seu dinheiro com o que realmente te trará satisfação: ajudar o próximo. Não tenha medo de ficar pobre. Deus não deixará que você fique numa situação difícil se estiver fazendo a vontade Dele. Ao contrário, serão sempre ricos para poder ajudar seus irmãos que precisam. Preste atenção nesse ensinamento: “Que cada um dê conforme resolveu no coração, não com tristeza nem por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria. E Deus pode dar muito mais do que vocês precisam para que tenham sempre tudo que necessitam e ainda mais do que o necessário para toda boa causa. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Ele dá generosamente aos pobres, e a Sua bondade dura para sempre.’
E Deus que dá a semente para semear e o pão para comer, também dará a vocês todas as sementes que precisam. Ele as fará crescer e dar grandes colheitas, como resultado da generosidade de vocês. Ele fará que sejam sempre ricos para que possam dar com generosidade.” (II CORÍNTIOS 9 v. 7-11)

Muitos pobres ajudam os outros mesmo sem ter o que dar. Por isso se você pode gastar com tantas coisas inúteis, poderá usar muito mais para ajudar seus irmãos (seu próximo).

“Jesus estava no pátio do Templo, sentado perto da caixa das ofertas, olhando com atenção as pessoas que punham dinheiro ali. Muitos ricos davam muito dinheiro. Então chegou uma viúva pobre e pôs na caixa duas moedinhas de pouco valor. Aí Jesus chamou os discípulos e disse:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para viver.” (MARCOS 12 v. 41-44)

Muitos dirão: “Cuidar do povo é obrigação do governo.” É verdade. Mas os filhos de Deus devem obedecer a Ele. Por que esperar pelo governo enquanto nossos irmãos estão passando fome? Não se preocupe com os governantes: faça sua parte! Assim você não será atingindo quando vier o castigo de Deus sobre aqueles que governam, roubam e viram as costas para os necessitados.         
Veja a situação do povo do nosso país. Vocês têm tudo nas mãos para ajudar esse povo. Por isso não feche os olhos, nem tape os ouvidos para o que o Espírito Santo de Deus ensina. Hoje você está aqui desfrutando de tudo. Amanhã você não sabe onde pode estar! Preste atenção nesse ensinamento:

“Jesus continuou:
- Havia um homem rico que vestia roupas muito caras e sempre dava grandes festas. Havia também um homem pobre e cheio de feridas, chamado Lázaro, que costumavam deixar perto da casa do rico. Lázaro ficava ali, procurando matar a fome com as migalhas que caiam da mesa do rico. E até os cachorros vinham lamber as suas feridas. O pobre morreu e foi levado pelos anjos para junto de Abraão, na festa do céu. O rico também morreu e foi enterrado. Ele sofria muito no mundo dos mortos. Quando olhou viu lá longe Abraão e Lázaro ao seu lado. Então gritou: ‘Pai Abraão, tenha pena de mim! Mande que Lázaro molhe o dedo na água e venha refrescar a minha língua porque estou sofrendo muito neste fogo!’
Mas Abraão respondeu: ‘Meu filho, lembre-se de que você recebeu na sua vida todas as coisas boas, porém Lázaro só recebeu o que era mau. E agora ele está aqui gozando tudo isso, enquanto você está sofrendo. Além disso, há um grande abismo entre nós, de modo que os que querem atravessar daqui até vocês não podem, como também os daí não podem passar para cá.’
- Nesse caso, Pai Abraão, – disse o rico – peço que mande Lázaro até a casa do meu pai porque tenho cinco irmãos. Deixe que ele vá e os avise para que assim não venham para este lugar de sofrimento.
Mas Abraão respondeu: ‘Os seus irmãos têm Moisés e os profetas para os avisarem. Que os escutem!’
- Isso não basta, Pai Abraão! – respondeu o rico. Mas, se alguém ressuscitar e for falar com eles, aí se arrependerão dos seus pecados.
E Abraão respondeu: ‘Se eles não ouvirem Moisés nem os profetas, não crerão, mesmo que alguém ressuscite.’”
(LUCAS 16 v. 19-31)

Isso não quer dizer que todo rico vai para o inferno ou todo pobre vai para o céu. Todos, ricos ou pobres, devem lembrar que para entrar no Reino de Deus precisam obedecer aos Seus ensinamentos.

Sabe por que Jesus disse que é mais difícil um rico entrar no Reino do Céu do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha? Porque o rico não tem coragem de repartir o que tem para ajudar a quem precisa; porque ele é apegado a sua riqueza; porque acha que nunca vai precisar de Deus. Por isso são seqüestrados, assaltados, morrem por causa da ganância e são infelizes. Se você tem riqueza e não faz o que Deus ensina, essa riqueza trará maldição para você e para sua família. Pois pelos ensinamentos de Deus, todo rico deveria dividir sua riqueza com os necessitados. Mas qual é o rico que faz o que Deus manda?

Tudo que Deus deixou nas Escrituras Sagradas serve de exemplo para nós. Por isso dê importância e comece a colocar em prática o que Deus ensina.

Lembre-se: faça você a obra de Deus e não dê dinheiro nas mãos dos outros. Ore e peça a Deus que Ele mostrará como você deve ajudar. Pois tem muita gente mau caráter usando o nome de Deus e de Jesus para ficar rico.    

Movimente-se! Sua vida será diferente e seu dinheiro, que antes era desperdiçado, será usado para fazer o bem.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS