DEUS, O NOSSO PAI

“Será que vocês já esqueceram as palavras de encorajamento que Deus lhes disse, como se vocês fossem filhos Dele? Pois Ele disse: ‘Preste atenção, meu filho, quando o Senhor o castiga, e não se desanime quando Ele o repreende. Pois o Senhor corrige quem Ele ama e castiga quem Ele aceita como filho.’ Suportem o sofrimento com paciência como se fosse um castigo dado por um pai, pois o sofrimento de vocês mostra que Deus os está tratando como seus filhos. Será que existe algum filho que nunca foi corrigido pelo pai? Se vocês não são corrigidos como acontece com todos os filhos de Deus, então não são filhos de verdade, mas filhos ilegítimos. No caso dos nossos pais humanos, eles nos corrigiam, e nós os respeitávamos. Então devemos obedecer muito mais ainda ao nosso Pai celestial e assim viveremos. Os nossos pais humanos nos corrigiam durante pouco tempo, pois achavam que isso era certo; mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da Sua santidade. Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz.” (HEBREUS 12 v. 5-11)

Quando a criança vai fazer alguma coisa errada, a mãe diz: “Meu filho não faça isso, porque você vai se machucar”. Quando a criança não obedece, ela acaba caindo e se machucando. Com os adolescentes os pais falam e ensinam, para que eles não sofram. Mas muitos não dão atenção e acabam sofrendo. Quando se é adulto os pais deixam de corrigir, pois acham que cada um já sabe o que faz. É nessa hora que o nosso Pai espiritual vai nos corrigir. Dele ninguém pode escapar. Mas não pense que Ele faz isso para nos castigar: Ele nos corrige para nos ensinar e para enxergarmos que não estamos sós, pois tem alguém zelando por nós. Deus corrige aquele a quem ama. “Feliz é aquele a quem Deus corrige! Por isso, não despreze o castigo do Deus Todo-Poderoso.” (JÓ 5 v. 17)

Muitas vezes estamos passando por uma situação de enfermidade, desemprego, solidão, fome e outras mais, aí perguntamos a Deus: “Por que estou passando por isso, Senhor?” É nessa hora que você deve fazer uma análise em sua vida e ver o que fez ou anda fazendo de mau aos seus irmãos, pois Deus como Pai não admite que Seus filhos façam mal aos outros. “Mas, se alguns são presos com correntes ou são amarrados com as cordas dos sofrimentos, então Deus lhes mostra que isso é por causa do que fizeram, que é o castigo pelos seus pecados e pelo seu orgulho. Deus faz com que escutem os Seus avisos e manda que abandonem o pecado. Se obedecem a Deus e o adoram, então têm paz e prosperidade até o fim da vida. Mas, se não se importam com Deus, então morrem na ignorância, atravessam o rio e entram no mundo dos mortos.” (JÓ 36 v. 8-12) 

Se você repara a vida dos outros, inventa mentiras, faz macumba, tem ódio, inveja, deseja o mal, age com falsidade, é desonesto, orgulhoso..., você terá que prestar contas a Deus por tudo isso. Errar, todos erram, só que muitos não admitem seus erros. Quem pensa que engana a Deus, está enganando a si mesmo. “Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz.”
(PROVÉRBIOS 5 v. 21)

Por isso aceite a correção de Deus, pois se você se arrepender e aceitar o sofrimento tenha certeza que o Espírito Santo confortará o seu coração. Porém, se não aceitar, sua situação ficará cada vez pior. O único que sofreu injustamente nessa terra foi Jesus, mas Ele suportou tudo com paciência.

Se você faz a vontade do nosso Pai, receberá a proteção e o amor Dele. Mas se você desobedece, o que espera receber? Deus nos ensina que devemos amá-lo acima de todas as coisas e amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Se você obedecer a esses ensinamentos, pode ter certeza que jamais será atingido pelas setas do maligno. Por isso obedeça a Deus e faça o que Ele ensina! Qualquer pessoa pode se aproximar de Deus, basta ter fé, respeito e amor.

Como se aproximar do nosso Deus e Pai? Comece tirando uma hora todos os dias para conversar com Ele, contar seus problemas, o que aconteceu no seu dia, no seu trabalho, na escola..., sobre o que você está pensando fazer, o que deseja, o que precisa. Fale sobre tudo o que estiver te incomodando ou que tenha dúvidas. Com o passar do tempo, você vai se acostumar a perguntar tudo a Deus e essa aproximação fará com que você veja tudo com clareza e Ele nunca te deixará sem resposta. Mas não fique ansioso quando fizer seus pedidos a Deus: procure esperar com paciência, pois tudo tem a hora certa. Confie no Senhor, pois Ele só vai te dar o que for bom para você.

Não existe melhor amigo do que o Senhor nosso Deus. Com Ele você pode conversar sobre qualquer tipo de assunto e pedir a solução para qualquer tipo de problema, pois Ele te dará a resposta certa e solucionará os seus problemas. Tem pessoas que acham pecado falar sobre sua vida sexual com Deus. Não é pecado você confidenciar a Deus sua vida sexual, perguntar qualquer coisa sobre sexo, pois só Ele pode te dizer o que te fará bem e te trará satisfação. Deus pode te responder qualquer pergunta, tirar as suas dúvidas e te mostrar a direção certa. Tenha Deus como um grande Pai bondoso e sábio.

Quando você for pedir alguma coisa a Deus peça que seja feita a vontade Dele, pois muitas coisas que você deseja não irá trazer a felicidade que você imagina, por isso fale com Ele: “Pai se for da Sua vontade que o Senhor ajude a conseguir o que tanto desejo, mas se não for, tire esse desejo do meu coração.”

A oração é o meio que temos para conversar, pedir ajuda e agradecer ao nosso Pai espiritual. Por isso quando você for conversar com Deus, se concentre no que está dizendo e fique atento à resposta Dele. Pois Ele pode te responder usando uma situação, um amigo, seu pai, sua mãe, seu irmão, um sonho ou até mesmo falando diretamente com você. Tenha certeza que a resposta virá!

Por mais graves que sejam seus erros, arrependa-se e peça perdão a Deus. Acredite no amor de Deus pela humanidade e busque a orientação do Espírito Santo. Deus ama a todos e espera que cada um reconheça que precisa Dele para viver melhor nesta terra.

O que nos afasta Dele são os desejos da natureza humana e a desobediência. Mas se dermos prioridade a Deus em nossa vida, obedecendo aos Seus ensinamentos, e agirmos corretamente com nossos irmãos, teremos a aproximação de Deus.

Quando as pessoas estão aflitas, desejam ter alguém para conversar, que as compreenda, que lhes dê conselhos para saírem daquela situação. Mas quem pode ajudá-las numa hora de aflição, de angústia, de depressão, de solidão? O nosso Pai, o Deus Todo-Poderoso. Você deve estar pensando: “Mas como vou conversar com Deus se eu não o vejo, se nem sei como Ele é ou se está me escutando? Falar com alguém que não me responde não vai adiantar nada!” O ser humano não consegue se aproximar de Deus porque não crê Nele, acha que Deus está lá no céu e não participa de nada que acontece aqui na terra. Engano. Deus está mais perto de você do que você imagina: Ele vê tudo que você faz e sabe dos seus segredos mais íntimos.

Muitas pessoas nunca tentaram se aproximar de Deus, porque foram ensinadas a só acreditarem no que pode ser visto ou tocado. Mas, quando querem alguma coisa, correm atrás e se dedicam àquilo até conseguirem. Então tente: converse com Ele e creia que Ele está te ouvindo. Ore pedindo tudo a Deus em nome de Jesus. Deus é o nosso Pai e nos ouve a qualquer hora e em qualquer lugar.

Quando você conhece alguém que te trata bem e te passa confiança, você logo passa a confidenciar sua vida a essa pessoa e daí por diante ela passa a ser seu amigo íntimo. Toda decisão importante que você desejar tomar, você pedirá a opinião do seu amigo e muitas vezes ele não terá a resposta certa para te dar, mas sempre tentará te ajudar. Mas se você fizer isso com o seu Pai, o Deus Todo-Poderoso, confidenciar toda sua vida a Ele pedindo sempre a orientação Dele para tudo que for fazer, como por exemplo, um curso, mudar de trabalho, onde passar as férias, que profissão deve seguir, qual a hora certa para se casar, ter filhos, onde deve morar, Ele vai te dar a resposta certa e vai te ensinar a fazer aquilo que te trará a felicidade. Por isso ore sempre e obedeça ao que seu Pai lhe disser para que tudo vá bem na sua vida.

Busque ter comunhão com seu Pai, o Deus Todo-Poderoso, peça para sentir a presença Dele, esteja sempre em contato com Ele, para que nada te pegue de surpresa. Se você se dedicar a Deus e conversar com Ele todos os dias, sentirá algo que nunca sentiu em sua vida e verá coisas impossíveis acontecerem. Deus te dará segurança, te protegerá dos perigos, te ensinará a ter domínio próprio, ser calmo, humilde, te dará sabedoria, discernimento e te ensinará a tomar decisões certas. Como dizem as Escrituras Sagradas:

“Deus livrará você de perigos escondidos
e de doenças mortais.
Ele cobrirá você com as Suas asas,
e debaixo delas você ficará seguro.
A fidelidade de Deus o protegerá e defenderá.” (SALMOS 91 v. 3-4)         

Os ensinamentos e a correção de Deus nos tornam pessoas decentes, misericordiosas e pacientes. Tudo o que Deus nos ensina é para o nosso bem, para que sejamos felizes e que façamos coisas boas que o agradam. O que Deus ensina não é difícil. Basta você querer e ter força de vontade para obedecê-lo. Se você quer respeitar o seu Pai, o Deus Todo-Poderoso, quem vai te impedir?

Muitos não sabem que Deus nos ama como um Pai. Ele pode nos ajudar no momento de tristeza, nos carregar no colo nas horas de aflições, aliviar as tensões e preocupações do dia-a-dia, nos ensinar a criar nossos filhos e a vivermos bem. Por maior que seja o seu problema, Deus tem a solução! Mas nada disso acontece na vida dos seres humanos, porque preferem acreditar em coisas sem valor: imagens, duendes, feitiços, simpatias e em todo tipo de enganação. E não acreditam no Deus Todo-Poderoso, que é o único que pode ajudar. “Não adianta vocês consultarem os ídolos ou os médiuns, pois eles só dizem bobagens e mentiras. Os que explicam sonhos são falsos, e as suas palavras de consolo não ajudam nada. Por isso, o povo vive aflito e anda sem direção, como ovelhas que não têm pastor.” (ZACARIAS 10 v. 2)

Deus cuidou do povo de Israel, como um pai cuida de um filho, dando leis e ensinamentos para que esse povo fosse feliz e próspero, mas muitos não obedeceram. E Deus, com Sua infinita misericórdia corrigia-os, mas nunca deixou de responder quando pediam Sua ajuda.         

Quando você pensa em ter um filho, você imagina amar e cuidar dele com muita dedicação. E espera que ele cresça e reconheça toda a sua dedicação e lhe retribua com respeito e obediência; que ele confie em você e lhe conte seus problemas para que juntos possam superar todas as dificuldades. Você deseja que ele te ame como você o ama. O mesmo aconteceu com Deus: quando Ele criou os seres humanos, Ele pensou em amá-los e lhes dar tudo o que precisassem. E o que Ele queria em troca era o amor, o respeito e a obediência. Mas infelizmente isso não aconteceu. Ninguém acredita em Deus. Não acreditam que Ele nos criou com todo o cuidado e toda perfeição. Preferem acreditar que vieram de bactérias e de macacos.

Deus fica muito triste com essas coisas! Ele espera mais de nós. Se você que é ser humano e pecador fica triste quando seus filhos não são unidos, quando te desprezam ou preferem confiar em estranhos do que em você, imagine Deus, que só faz o que é bom, como Ele se sente ao ver os filhos Dele desunidos, humilhando, maltratando, se achando melhores uns que os outros, ou até mesmo chorando, suplicando, adorando imagens inúteis que não podem fazer nada por eles.

Acorda irmão! Assim como você gosta de ser amado e respeitado, Deus também gosta. Se arrependa de seus erros, tome posição de filho de Deus, seja obediente e dedicado a Ele. Aceite Sua correção e admita que é um pecador e suplique sempre por Sua misericórdia, para que no Grande Dia, Deus possa te reconhecer e dizer: “Venha Meu filho, descansar na Eternidade com o seu Pai!”

Deixe de fazer o que é mau, peça ajuda a Deus e coloque em prática Seus ensinamentos. Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática. Porque aquele que ouve a mensagem e não a põe em prática é como uma pessoa que olha no espelho e vê como é. Dá uma boa olhada, depois vai embora e logo esquece a sua aparência. O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.(TIAGO 1 v. 22-25)

                  Feliz será aquele que der atenção a estas palavras e respeitar ao Todo-Poderoso como Deus e Pai!

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS