O DEVER DO PATRÃO E O DEVER DO EMPREGADO

O dever do patrão é tratar seus funcionários com respeito, pagar um salário justo, ser correto e nunca explorar ninguém. O empregado deve fazer corretamente seu trabalho, ser honesto e sincero.

Mas na maioria das vezes as pessoas não agem assim porque a ganância, o orgulho, a falta de respeito pelos outros e a maldade tomaram conta da mente e do coração humano. Uns não pensam nos outros.

Deus ensina que todos nós somos iguais diante Dele, que devemos respeitar uns aos outros, não podemos nos sentir melhores que ninguém, devemos agradecer a Ele pelo que temos e sermos satisfeitos com o que Ele nos der.

As pessoas que têm seus negócios, suas empresas, seu dinheiro não se importam com os outros. Não param para pensar que tudo que conseguiram muitas vezes foi com a ajuda de um grupo de funcionários que fizeram seus trabalhos com honestidade e dedicação. A maioria dos patrões exige muito dos funcionários e pagam pouco, não agem com justiça, pois quando um empregado não lhe serve mais é descartado.

Muitos patrões por causa da ganância perdem funcionários honestos e dedicados, pois não pagam o salário digno que esta pessoa merece.

Se você tem um funcionário que é pontual, prestativo, que tem potencial para levantar sua empresa, resolvendo os problemas que aparecem sem te dar dor de cabeça, é justo que ele tenha um bom salário para poder manter a si próprio e a sua família e ficar satisfeito por estar te prestando seus serviços. Pois se você fizer isso, com certeza não perderá esse funcionário. Mas por causa do orgulho, não dão valor a esse funcionário e acabam valorizando àqueles que não merecem.

Quando as pessoas conseguem o que querem ou começam a crescer financeiramente se tornam cada vez mais orgulhosas e desumanas. Exploram os outros, humilham as pessoas, só pensam em si mesmas e em satisfazer seus próprios desejos e não dão valor àqueles que contribuíram para as coisas darem certo. É por isso que muitos de vocês são roubados, assaltados, seqüestrados, infelizes e acontece todo tipo de desgraça e desgosto ao seu redor. Vocês não acreditam que existe um Deus que vê suas atitudes e cobra tudo que vocês fazem de errado com o próximo.

Ter sucesso não é ter uma grande carreira ou um negócio lucrativo. Ter sucesso é você dormir tranqüilamente, ter uma família que te ame, funcionários satisfeitos e principalmente ter a proteção de Deus nesta terra.

O coração do ser humano está cada vez mais perverso. A exploração de pessoas humildes e com pouco conhecimento é muito comum. Pessoas trabalham como escravas em troca de comida. E muitas das pessoas que exploram os outros são milionárias e acham que tudo isso ficará sem punição. É por isso que Jesus disse que é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus.

A Bíblia ensina que todo ser humano deve ser correto e justo para receber a proteção de Deus. Hoje vemos muitas coisas acontecerem e ficamos chocados com a violência, as mortes, as doenças e não paramos para pensar que tudo isso é conseqüência de tudo que as pessoas fazem de ruim, por falta de amor a Deus e ao próximo.

Prestem atenção no que estão fazendo e peçam perdão a Deus. Sejam corretos! Quando seus negócios prosperarem, gratifique seus funcionários que te ajudaram a conseguir isso, trate-os com respeito. Não pense apenas em comprar o carro dos seus sonhos ou uma casa luxuosa ou qualquer outra coisa à custa do trabalho dos outros. Abra seus olhos: um empregado satisfeito fará seus negócios crescerem cada vez mais. Um empregado insatisfeito pode te levar à falência.

Preste atenção naqueles que trabalham para você, na maneira que eles agem com os outros e como fazem seu trabalho. Peça a Deus para abrir os seus olhos e te ensinar a ver seus trabalhadores com misericórdia.

O dever do empregado é fazer o seu trabalho com honestidade, não tratar seu patrão com falsidade e não ser ambicioso, para não deixar satanás invadir sua vida e te corromper.

“Vocês, empregados, sejam obedientes aos seus patrões e os respeitem, não somente os que são bons e compreensivos, mas também aqueles que os tratam mal. Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, Ele abençoará vocês por causa disso. Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso.” (I PEDRO 2 v. 18-20)

Muitas pessoas não sabem lidar com o progresso, pois muitos que são promovidos de seus cargos acabam humilhando e se achando melhores do que os outros. É por isso que muita gente passa anos num emprego, recebendo pouco e trabalhando muito, pois Deus sabe que se tiverem oportunidade de melhorar suas vidas vão humilhar os outros e se tornar pessoas orgulhosas e más.

Por isso meus irmãos, tomem cuidado com sua maneira de agir e de pensar. Se você agir com falsidade e maldade você será descoberto e receberá o que merece. Não se engane, pois se seu patrão não descobrir que você rouba, engana e humilha os outros, o Deus que tudo vê, fará justiça.

Muitas pessoas fazem coisas erradas por muito tempo e de uma hora para outra acabam sendo descobertas e pagando caro por tudo que fizeram.         

Ore e peça a Deus para ser satisfeito com sua vida, não ser explorado pelos outros, não fazer coisas pelas costas de seu patrão e não tratar mal àqueles que são subordinados a você.

Deus pode nos ajudar em todas as situações de nossas vidas e nos ajudar a sermos corretos. Se você é patrão, ore para que Deus te ensine a cuidar de seus funcionários, pagando o salário que eles merecem e fazer aquilo que estiver ao seu alcance para ajudá-los. E se você estiver sendo enganado, Deus abrirá seus olhos. Preste atenção nos ensinamentos de Deus:

- Não explore o empregado pobre e humilde, que é pago por dia, seja ele israelita ou um estrangeiro que mora na cidade onde você vive. Pague o salário dele no mesmo dia, antes do pôr-do-sol, pois ele é pobre e espera ansioso pelo dinheiro. Se você não pagar, ele gritará a Deus, o Senhor, contra você, e você será culpado de pecado.” (DEUTERONÔMIO 24 v. 14-15)

E você que é empregado, ore para fazer seu trabalho com honestidade, pois se você estiver sendo explorado, Deus fará justiça por você.

E que todos se lembrem que nunca devemos pedir a punição de Deus para ninguém, pois todos somos falhos e cometemos erros.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS