OS DOIS CAMINHOS

Existem dois caminhos que podem ser seguidos: o de Deus ou o do maligno. O caminho de Deus mesmo com todas as dificuldades sempre tem uma saída. Mas o caminho do maligno não há saída, porque o ser humano se ilude com as coisas deste mundo e se apega a elas de tal forma que fica cego. Na medida em que o caminho de Deus se torna mais difícil, os caminhos do maligno se tornam fáceis e aparentemente melhores. Mas a Bíblia diz: “Entrem pela porta estreita porque a porta larga e o caminho fácil levam para o inferno, e há muitas pessoas que andam por esse caminho. A porta estreita e o caminho difícil levam a vida, e poucas pessoas encontram esse caminho.(MATEUS 7 v. 13-14)

Quem decide seguir o caminho de Deus, será aperfeiçoado pelo Espírito Santo; será colocado à prova para que sua fé e obediência cresçam cada vez mais; será testado em várias situações para aprender a colocar os ensinamentos de Deus em prática. E em cada vitória receberá a alegria e a satisfação vindas de Deus. Nos momentos de fraqueza Ele lhe dará forças e nas horas das batalhas Ele mandará reforços espirituais (conforto ao coração, paciência, ânimo, coragem...).

Para andar no caminho do Senhor você vai precisar ter amor, paciência, perseverança, confiança e fé. Pois nas horas das dificuldades você precisa confiar no Senhor e crer que Ele trará a solução para o seu problema. Terá que ser paciente para esperar que as promessas de Deus se realizem em sua vida. Terá que ser perseverante nas orações e nunca deixar de orar nas batalhas espirituais. Nas horas de tentação você precisa do amor e da fé para resistir às ofertas do maligno.

Muitas pessoas seguem o caminho mais fácil. Uns por falta de conhecimento, outros por orgulho e cegueira espiritual e outros por causa da maldade que age em seus corações.

Quem segue o caminho do maligno, será escravizado por ele. Ele dará tudo aquilo que sua natureza humana deseja; ele fará com que você realize seus sonhos, adquira bens materiais, tenha progresso financeiro... Mas cuidado: ele não faz essas coisas porque quer ver sua felicidade. Ele quer te destruir, meu irmão! Ele quer que você viva ocupado com essas coisas, que você viva correndo atrás de tudo que sua natureza humana deseja. E tudo isso para quê? Para que você viva correndo contra o tempo, estressado com os problemas que esses desejos trazem, para que você viva infeliz com o casamento que você assumiu com a pessoa errada, que viva chateado e triste com a desobediência de seus filhos... Pois tudo isso e muitas outras coisas ruins acontecerão, porque você não terá ajuda divina. Não porque Deus não queira te ajudar, mas porque você não terá tempo nem fé para buscar essa ajuda.

O caminho de Deus é mais difícil de seguir, pois você precisa mudar de vida. Você vive no mundo, mas não pode participar das coisas más que ele ensina. Você precisa se libertar dos maus costumes e dos maus desejos da natureza humana: falar da vida dos outros, julgar, mentir, enganar, orgulho, inveja, ódio, raiva, ressentimento, mágoa, desonestidade... para não dar oportunidade ao inimigo. A dificuldade é grande, porque você está acostumado a fazer tudo que a natureza humana deseja e a agir como acha correto, mas não percebe que a natureza humana está sempre errada, pois tudo que você aprendeu são ensinamentos humanos e não ensinamentos de Deus.

Satanás usou a religião para enganar e afastar as pessoas de Deus, e desse jeito as pessoas estão fazendo coisas erradas achando que estão fazendo a vontade de Deus. Várias pessoas sem saber estão indo pelo caminho errado. O inimigo é inteligente e capaz de enganar os seres humanos, com uma sabedoria que não tem nada a ver com os ensinamentos de Deus. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte.” (PROVÉRBIOS 16 v. 25)

Tem pessoas que seguem o caminho do espiritismo e acham que estão seguindo a Deus. Estão enganadas! Não acredite nessas religiões que nada têm a ver com Deus! Todas as religiões que invocam os espíritos dos mortos ou adoram ídolos (imagens feitas por seres humanos) são invenções do inimigo para tirar você do caminho de Deus.     

Outra grande mentira é das religiões que pregam a reencarnação! Morremos apenas uma vez; nossa existência é única. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus.” (HEBREUS 9 v. 27)

Satanás oferece outros caminhos “fáceis” para as pessoas conseguirem o que desejam: progredir financeiramente à custa dos outros, enganando, explorando, roubando, mentindo, trapaceando. Satanás tem facilidade para desviar as pessoas do caminho de Deus, porque ele usa os desejos de suas naturezas humanas. Enquanto você der prioridade aos desejos de sua natureza humana tenha certeza que satanás está no comando de sua vida. E o pior é que o caminho que você escolher pode te trazer muito sofrimento.

O único caminho para Deus é Jesus.
- Eu sou o caminho, a verdade e a vida; somente por meio de Mim é possível chegar ao Pai. Por isso guardem no coração a mensagem que ouviram desde o começo. Se aquilo que ouviram desde o começo ficar no coração de vocês, então viverão sempre unidos com o Filho e com o Pai.”
(JOÃO 14 v. 6 / I JOÃO 2 v. 24)

Por que Jesus é o caminho? Porque Ele é o exemplo para todo aquele que quer andar no caminho de Deus. Ele se entregou a Deus, não se deixou dominar pela natureza humana, rejeitou as ofertas de satanás, foi obediente e por isso venceu todas as dificuldades que teve em Sua vida. Mas o ser humano se desvia facilmente do caminho do Senhor porque é atraído pelos desejos da natureza humana. Se uma pessoa conseguir anular essas vontades e desejos, satanás deixará de ter armas para tentá-la.

Satanás tentou de muitas maneiras tirar Jesus do caminho do Senhor ou fazê-lo cometer algum erro. Mas Jesus foi forte e sempre tinha uma resposta sábia, porque era guiado pelo Espírito de Deus. Veja na passagem de Mateus 4 v. 1-11:

“Então o Espírito Santo levou Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo. E, depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, Jesus estava com fome. Então o diabo chegou perto Dele e disse:
- Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras virem pão.
Jesus respondeu:
- As Escrituras Sagradas afirmam: ‘O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz.’” Jesus estava com fome e por isso satanás veio tentá-lo, porque queria se aproveitar da situação. E é assim que ele faz com os seres humanos: num momento de fraqueza, ele vem oferecer aquilo que a pessoa acha que vai resolver seu problema e por causa da falta de sabedoria as pessoas aceitam. As ofertas de satanás seriam facilmente rejeitadas pelos seres humanos se acreditassem em Deus, dessem atenção ao que a Bíblia diz e ao que o Espírito Santo hoje ensina.

“Em seguida o diabo levou Jesus até Jerusalém, a Cidade Santa, e o colocou no lugar mais alto do Templo. Então disse:
- Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, pois as Escrituras Sagradas afirmam: ‘Deus mandará que os Seus anjos cuidem de você. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam feridos nas pedras.’
Jesus respondeu:
- Mas as Escrituras Sagradas também dizem: ‘Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.’” Satanás tem enganado muita gente, principalmente os crentes que acham que podem exigir coisas de Deus.
Meus irmãos, ninguém pode exigir nada de Deus, porque Ele sabe de todas as coisas e age da forma que Ele quiser. Mas o povo é orgulhoso e não percebe que satanás arma as situações para que as pessoas blasfemem e desafiem a Deus.

“Depois o diabo levou Jesus para um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e as suas grandezas e disse:
- Eu lhe darei tudo isso se você se ajoelhar e me adorar.
Jesus respondeu:
- Vá embora, Satanás! As Escrituras Sagradas afirmam: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a Ele.’ Então o diabo foi embora, e vieram anjos e cuidaram de Jesus.” Essa é a grande arma de satanás: a mentira. Por acaso ele é dono de alguma coisa? Ele ilude as pessoas e incentiva a todos a buscarem riquezas, a serem cobiçosas e para isso está usando muitos pastores e líderes de igrejas. O resultado é que o povo dá prioridade aos desejos da natureza humana e se afasta do caminho de Deus. Essas pessoas acham que estão seguindo o caminho certo e dizem com firmeza que estão salvas. Cuidado com o excesso de confiança, pois a salvação é pela graça e Deus salva quem Ele quiser.

Preste atenção nessas palavras do apóstolo Paulo:
“É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus. Todos nós que somos espiritualmente maduros devemos ter essa maneira de pensar. Porém, se alguns de vocês pensam de maneira diferente, Deus vai tornar as coisas claras para vocês.

Por isso nunca ficamos desanimados. Mesmo que o nosso corpo vá se gastando, o nosso espírito vai se renovando dia a dia. E essa pequena e passageira aflição que sofremos vai nos trazer uma glória enorme e eterna, muito maior do que o sofrimento. Porque nós não prestamos atenção nas coisas que se vêem, mas nas que não se vêem. Pois o que pode ser visto dura apenas um pouco, mas o que não pode ser visto dura para sempre.

E foi Deus quem nos preparou para essa mudança e nos deu o Seu Espírito como garantia de tudo o que Ele tem para nos dar. Porque vivemos pela fé e não pelo que vemos. Estamos muito animados e gostaríamos de deixar de viver neste corpo para irmos viver com o Senhor. Porém, acima de tudo, o que nós queremos é agradar o Senhor, seja vivendo no nosso corpo aqui, seja vivendo lá com o Senhor. Porque todos nós temos de nos apresentar diante de Cristo para sermos julgados por Ele. E cada um vai receber o que merece, de acordo com o que fez de bom ou de mau na sua vida aqui na terra.”
(FILIPENSES 3 v. 13-15/II CORÍNTIOS 4 v. 1-18/5 v. 5, 7-10)

Por isso, dêem atenção às palavras deste livro, pois Deus enviou o Espírito Santo para resgatar as pessoas que querem mudar suas vidas e seguir o caminho que leva à vida eterna. Então, se esforce para fazer o que é certo. Os ensinamentos de Deus estão ao alcance de todos. Leia a Bíblia e coloque os ensinamentos em prática, pois só assim você estará andando no caminho certo. 

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS