OS ENSINAMENTOS DO ESPÍRITO SANTO

Os ensinamentos do Espírito Santo mostram como as pessoas devem agir para viverem bem, como devem tratar as outras e o que fazer para se aproximarem de Deus.

Deus sempre se preocupou em ensinar os seres humanos a viverem bem consigo mesmos e com os outros. Ele deu a Lei a Moisés para ensinar o povo o que deveria fazer e mostrar que se desobedecesse cairia em má situação. Os profetas deram continuidade a esses ensinamentos e sempre davam novas orientações de acordo com cada situação, baseados nessa Lei.

Jesus Cristo veio a este mundo explicar os ensinamentos de Deus dados a Moisés e aos profetas, porque os professores da Lei estavam fazendo mau uso dessa Lei para condenar as pessoas.

Hoje Deus enviou o Espírito Santo para novamente esclarecer Seus ensinamentos que estão sendo mal interpretados e por isso muita gente está sendo escravizada.

Muitos falam de Deus, mas não acreditam que Ele pode interferir diretamente na vida das pessoas.

Já não existe fé nem amor, pois se existisse fé o povo acreditaria que o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó é o mesmo de hoje e continua fazendo milagres e maravilhas na vida daqueles que crêem e que o amam.

O Espírito de Deus está vendo os ensinamentos que são pregados e a forma errada que as pessoas interpretam a Bíblia. Por isso hoje Ele está nesta terra para ajudar e orientar àqueles que não querem mais ser enganados pela natureza humana e pelas ilusões deste mundo.

Todos vivem em constante luta espiritual e interior sem saber como vencer e melhorar a qualidade de vida com o amor, a paz, a tranqüilidade e a paciência. E tudo isso só o Espírito de Deus pode trazer para sua vida.

O Espírito Santo de Deus fala com todas as pessoas deste mundo todos os dias. Preste atenção como Ele fala: todo ser humano quando está numa situação sabe o que é certo e errado. Muitas vezes faz o que é errado por causa da ganância, do orgulho, da vaidade, da impaciência e de muitas outras coisas. O peso que as pessoas dizem que sentem na consciência acontece quando não obedecem ao que o Espírito Santo mandou fazer. E uma coisa é certa: quando não obedecem ao Espírito de Deus, obedecem a satanás.

Uma decisão errada em sua vida pode trazer conseqüências e sofrimentos por muitos anos. E por isso Deus quer que as pessoas tomem conhecimento de Seus ensinamentos para evitarem o sofrimento e vencerem as lutas espirituais.

Se nas igrejas fosse pregado o que o Espírito Santo ensina, cada um iria fazer sua escolha: servir a Deus ou servir ao mundo (aos desejos da natureza humana). Deus não obriga ninguém a servi-lo, mas mostra o que o mundo é capaz de fazer com o ser humano.

Por causa da natureza humana e da curiosidade, as pessoas passam por situações difíceis que poderiam ser evitadas. Quando são jovens desejam sair e conhecer o mundo, mesmo sabendo que é perigoso e que não oferece nada de bom. “O que fazer para orientar essa juventude, quando querem fazer coisas que sabemos que não são boas?” Ensinar. Essa tarefa é muito difícil para os seres humanos, porque a má influência do mundo sobre os jovens é muito forte. E só Deus pode tocar o coração deles e os fazer acreditar Nele.

Um pastor contou como fazia para ensinar os jovens de sua igreja. Ele disse que era muito rígido, até que um dia conversando com um irmão, percebeu que Deus estava usando aquele servo para falar com ele. O irmão perguntou ao pastor:

- O senhor acredita que Deus pode resolver qualquer tipo de situação?
O pastor disse:
- Sim, acredito.
- Então por que o senhor não pede a Ele para te ensinar a conversar com os jovens de sua igreja? O senhor é muito rígido! Só quem pode fazer a obra na vida desses jovens é Deus. Por agir desse jeito o senhor é enganado pelo povo e as pessoas servem a Deus por obrigação, e não por amor.

Aí o pastor se conscientizou e começou a orar, pedindo a Deus sabedoria para ensinar e não ser enganado pelos jovens, nem pelo povo.
Deus lhe disse: “Ensine a eles o que é certo e mostre o que é errado, mas não exija deles aquilo que você mesmo não consegue cumprir. Não os proíba de nada, pois provarei para eles que Sou Eu quem está ensinando.” O pastor começou a orientar os jovens como Deus ensinou e tudo que ele falava, tinha o resultado. Um jovem irmão chegou para o pastor e disse:

- Pastor, eu fui numa festa que estava muito animada. Mas de repente começou uma briga feia. Saiu até tiro! Então eu lembrei do que o senhor tinha dito na reunião, que nem todo lugar é bom para nós estarmos. Na hora do tiro pedi a Deus para que nada acontecesse comigo. E se eu saísse dali a salvo, contaria tudo ao senhor e não sairia mais para nenhum lugar que Deus mostrasse que não é bom.
Então o pastor respondeu:
- Isso é para você enxergar que não sou eu quem ensina a vocês e sim, o Espírito Santo que me usa para falar e orientar. E o que Ele ensina, Ele prova que é verdade!
E daí em diante eles não esconderam mais nada do pastor. Pois tudo que o pastor ensinava e não era colocado em prática, Deus mostrava para os jovens que era Ele quem estava usando aquele pastor para ensinar.
E o pastor concluiu:
- Antes ninguém chegava perto de mim para falar nada. Deus me mostrou que eu deveria ser amigo das minhas ovelhas, pois eu estava sendo inimigo. Eu achava que todos tinham que ser perfeitos. Então Deus mostrou que ninguém é perfeito, que são seres humanos, que têm lutas como eu também tenho, que têm fraquezas, que são tentados a fazerem o que é errado e que só Ele sabe como ensinar e corrigir o Seu povo. Depois que Deus assumiu a igreja, tudo mudou: o povo ficou unido, os irmãos se respeitam e Deus faz a obra. Quando aparecem os problemas levo a Deus e Ele dá sabedoria para resolvê-los. Como dizem as Escrituras Sagradas: “De modo que nem o que planta nem o que rega têm importância, mas sim Deus, que dá o crescimento.”
(I CORÍNTIOS 3 v. 7)

Muitos pastores acham que podem ensinar aos jovens usando a própria sabedoria, inventando normas, usando o linguajar diferente (gírias), mas estão enganados! O que a juventude precisa é ouvir a verdade e conhecer os ensinamentos do Espírito Santo.

Tanto os pastores quanto os pais precisam confiar e obedecer a Deus, porque só assim Ele vai mostrar aos jovens o que é bom e o que é ruim. Deus sabe como agir com cada um: se o jovem for orientado de acordo com a Lei de Deus, ele saberá o que agrada e desagrada a Deus. E se ele fizer o que desagrada ao Todo-Poderoso, sofrerá as conseqüências.

Se o jovem é proibido de fazer certas coisas, ele é ainda mais tentado a fazer o que é proibido. “E o que devemos fazer? Deixar eles soltos por aí?” De jeito nenhum. Ensine o caminho que ele deve seguir, de acordo com a orientação do Espírito Santo e deixe que ele decida o que vai fazer com a vida dele. Nunca deixe de ensinar! Peça sempre a Deus sabedoria e paciência para orientar, confie Nele e Ele com certeza honrará a sua confiança.

Se você entregar todas as situações nas mãos do Senhor, Ele fará o que for preciso para orientar e mostrar a verdade ao Seu povo. Se vocês derem prioridade ao Espírito Santo, Ele vai ensinar como conversar, conscientizar os jovens de sua igreja e ensinar que eles devem se adaptar a Deus, e não Deus a eles.

Os jovens não estão aprendendo nada que os faça ter uma vida que agrada a Deus: uns estão sendo escravizados e robotizados com leis mentirosas e rígidas. Outros estão tendo tanta liberdade que cometem imoralidade e não respeitam o nome de Deus. Tudo isso por causa da dureza de coração dos homens que querem ter o domínio sobre as pessoas e não têm a orientação do Espírito Santo para pregar.

E como educar os jovens? Reúna esses jovens, preguem os ensinamentos de Deus, ensine-os a amar e respeitar a Deus, aos seus pais e aos seus irmãos (seu próximo), pois quem não respeita seus pais e seus irmãos, não respeita a Deus. Tire todas as dúvidas que eles têm; seja honesto com eles, ensine-os corretamente e Deus os corrigirá.

Os pais, tanto os que são da igreja como os que não são, devem pedir a orientação do Espírito Santo para educar seus filhos. Pois se vocês explicarem para os jovens o porquê de eles não poderem fazer certas coisas ou ir a certos lugares, Deus mostrará que você está falando o que é certo. Ele deixará que aconteça alguma coisa para que eles vejam porque Deus não os quer ali.

Deus não quer que as pessoas se percam no mundo, mas infelizmente, muitas vezes as pessoas precisam passar por certas situações para dar valor ao amor e aos cuidados do nosso Deus e Pai. Preste atenção no que fez o pastor com a orientação que recebeu do Espírito Santo:

O pastor pregava sempre o que Deus ensinava e acompanhava a situação de cada pessoa, pois sempre visitava suas ovelhas. Assim ele sabia como cada uma vivia e do que precisava.

Um dia, o Espírito Santo conversou com ele e lhe mostrou que havia uma jovem que estava cometendo muitos erros. Então o pastor chamou a jovem para conversar:

- O Espírito de Deus não está nada satisfeito com você! Ele diz que você está sendo muito rebelde com sua mãe: responde mal, mente para ela dizendo que vai para um lugar, mas vai para outro. Você é orgulhosa, malcriada, teimosa e não obedece a ninguém. O Espírito Santo mandou te avisar que tudo isso que você está fazendo vai ter um preço, pois você tem todos os ensinamentos de Deus para ter uma vida correta. Sua mãe te trata com amor e carinho, mas você só a maltrata. Você já parou para pensar que amanhã você pode não tê-la para cuidar de você? O Espírito de Deus quer que você saiba que seu comportamento precisa mudar, senão você vai sofrer as conseqüências. Ele é Deus e sabe de tudo que você anda fazendo. Por isso tenha certeza que cada erro seu será cobrado.

A jovem ouviu tudo isso, mas não deu importância. O pastor conversou muitas outras vezes com ela, sempre dizendo que tudo que ela fazia ia ter um preço, mas não via resultado.

A jovem continuou fazendo o que era errado: era uma pessoa que só fazia o que queria e só trazia aborrecimento e sofrimento para sua família.

Um dia, Deus tocou no coração de sua mãe, mostrando que era para o bem de sua filha que ela fosse morar com a avó. Então ela saiu da casa de sua mãe, começou a trabalhar e a namorar. Depois de um tempo, ela viu sua vida mudar: no trabalho era humilhada, trabalhava muito para se sustentar e mesmo assim passava dificuldades. Seu namoro era cheio de brigas e problemas. Sua vida se transformou em um caos: problemas, cansaço, dificuldades, tristeza e solidão.

E ela não sabendo mais o que fazer, orou e pediu a Deus que Ele tivesse misericórdia dela. O Espírito Santo fez com que ela ligasse para o pastor que tentou ajudá-la. Eles se encontraram para uma conversa. E ela disse:

-Pastor, eu não sei mais o que fazer. Minha vida se transformou em um inferno. Pedi a Deus que tivesse misericórdia, mas tudo continuou dando errado.
E o pastor, guiado pelo Espírito de Deus, respondeu:
- O Todo-Poderoso diz que tudo isso que está acontecendo em sua vida é a cobrança Dele caindo sobre você. Ele diz que não teve misericórdia de você, porque você nunca teve misericórdia de ninguém, nem mesmo de sua mãe. Você é humilhada no seu trabalho porque já humilhou muita gente. Seu dinheiro não é suficiente, porque você tinha tudo do bom e do melhor e nunca deu valor. Seu namorado não te trata bem, porque você nunca tratou bem sua mãe nem sua família. Deus te avisou, minha filha: tudo o que você fazia teria um preço. Mas você nunca deu importância.
E ela perguntou:
- O que eu faço para mudar tudo isso?
E ele respondeu:
- O Espírito Santo te ensinou durante muito tempo como você deveria agir: respeitar sua mãe e as outras pessoas, não ser orgulhosa, ser humilde, não se achar melhor que os outros, não mentir, ter misericórdia e paciência com os outros. Mas você nunca deu atenção. Agora Deus te dará uma nova oportunidade: coloque em prática tudo isso que Ele ensinou e peça todos os dias perdão pelos seus pecados. Se Ele ver que você se arrependeu sinceramente de todo mal que fez, Ele te perdoará e te ajudará. Eu digo uma coisa minha jovem: Deus não se alegra em ver as pessoas sofrendo, mas é preciso que aconteçam certas coisas em nossas vidas para que a gente acorde. Por isso, faça o que Ele mandou, e Ele te ajudará.

E pela primeira vez, a jovem ouviu e fez o que Deus mandou: ela pediu perdão a sua mãe e ao pastor e que a aceitassem de volta. Quando ela voltou percebeu que todos a trataram muito bem, tanto sua família como seus irmãos em Cristo. Ela percebeu que mesmo depois de tudo, eles lhe trataram com amor e respeito. E por isso ela pedia muito a Deus que mudasse sua natureza humana para que retribuísse todo aquele amor.     

Somente com a oração você conseguirá aproximação com Deus. Se você orar e vigiar, Deus enviará Seu Espírito para que domine sua natureza humana e fará você viver melhor a cada dia, pois se o Espírito de Deus estiver junto com você, suas decisões serão certas e tudo correrá bem em sua vida.

O Espírito de Deus dá solução para qualquer situação. Ele te ensinará a ter paciência e a confiar em Deus; te mostrará os teus erros para que você se corrija; dará orientação para ser um bom pastor, estudante, dona de casa ou profissional; afastará os espíritos das doenças, da fofoca e de tudo que te faz pecar.

O Espírito Santo tem o poder de mudar completamente sua vida. Cabe a você manter o Espírito de Deus perto de você: obedeça aos ensinamentos de Deus, leia a Bíblia, preste atenção em cada capítulo deste livro, peça para que o Espírito Santo esclareça suas dúvidas e lembre-se sempre de vigiar e orar.

Os ensinamentos do Espírito Santo farão de você uma nova criatura, porque Ele está nesta terra para orientar as pessoas que querem mudar de vida. Por isso, tudo que te incomoda peça a Deus orientação e qualquer coisa que te escravize, peça libertação.         

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS