ÊXODO

O nome do segundo livro significa saída. É onde se conta a libertação do povo que Deus escolheu para ser Seu.

Os israelitas viviam como escravos no Egito e depois de serem maltratados por muitos anos, decidiram pedir ajuda ao Deus dos seus antepassados. E o Deus Eterno ouvindo suas súplicas decidiu libertá-los. Para isso Deus escolheu Moisés, um homem humilde que aprendeu a conhecer e a acreditar em Deus e no Seu poder de fazer aquilo que é impossível, pois um dos trechos mais conhecidos é a abertura do Mar Vermelho. Moisés não podia fazer nada diante daquele mar. Mas ao obedecer a Deus, ele viu duas paredes enormes de água se erguerem e em terra seca atravessar o povo escolhido e após isso viu morrer aqueles que o perseguiam. Porque é isso que Deus faz, meus irmãos: Ele faz o impossível acontecer para ajudar aqueles que o obedecem.

É neste livro que Deus deixa registrado os Dez Mandamentos e várias ordens e ensinamentos para colocar ordem no mundo. Esses ensinamentos se fossem obedecidos hoje, trariam a paz e a ordem.
“Deus falou, e foi isto o que Ele disse:
‘Meu povo, Eu, o Senhor, Sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo.
- Não adore outros deuses; adore somente a Mim.
- Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois Eu, o Senhor, Sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que Me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém Sou bondoso com aqueles que Me amam e obedecem aos Meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.
- Não use o Meu nome sem o respeito que ele merece, pois Eu Sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o Meu nome.
- Guarde o sábado, que é um dia santo, como Eu, o Senhor Deus, mandei. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a Mim, o Senhor, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de você. Em seis dias Eu, o Senhor, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que Eu, o Senhor, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo.
 - Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você na terra que estou lhe dando.
- Não mate.
- Não cometa adultério.
- Não roube.
- Não dê testemunho falso contra ninguém.
- Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele”’  (ÊXODO 20 v. 1-17)

A religião que cria santos e ensina as pessoas a adorar e pedir a esses santos que intercedam por elas a Deus, está ensinando o povo a pecar contra Deus. Então você está sendo enganado por satanás, e pecando contra o Pai, o Deus Todo-Poderoso, quando se ajoelha diante de uma imagem e pede alguma coisa a esses santos criados pelo homem. A adoração de ídolos é pecado assim como a cobiça, a inveja, o adultério, a mentira, o roubo, homicídio, desrespeito aos pais, o ódio, a falação da vida alheia... e tudo que faz mal ao seu próximo.

Leia mais em Textos Bíblicos, Êxodo.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS