GÊNESIS

Significa começo. É o primeiro livro da Bíblia. Este livro conta o início do universo, como Deus criou tudo com perfeição, inclusive o ser humano. Conta como o ser humano adquiriu o sofrimento por causa da desobediência e mostra que a inveja é destruidora, como no caso de Caim que matou Abel.

Do capítulo 6 ao 10 é relatada a história de Noé, que por ser obediente a Deus foi poupado da grande destruição que aconteceu no mundo que estava contaminado pela maldade e sujeira da natureza humana. Essa história serve de ensinamento para que hoje sejamos obedientes a Deus, para que também sejamos poupados da maldade e sujeira que predomina nos tempos de hoje.

Depois houve a idéia de se construir uma torre que chegasse até o céu: a torre de Babel. Assim como hoje, aquelas pessoas achavam que poderiam fazer qualquer coisa, ignorando o poder e a autoridade de Deus. Mas os planos daqueles que queriam exaltar seus nomes e fazerem algo para serem notados como poderosos, foram destruídos. Assim hoje, vemos que aqueles que querem engrandecer seus nomes e fazerem coisas para dominar os outros também serão destruídos. É bom deixar claro que toda a arrogância e domínio maligno que domina o mundo hoje, só existe porque as pessoas deixaram de buscar e acreditar em Deus e começaram a adorar e apoiar pessoas arrogantes e mentirosas dominadas por satanás. Porque se as pessoas fossem obedientes a Deus, não estariam sofrendo com o domínio maligno.

A segunda parte do livro, do capítulo 12 em diante, conta a história de pessoas que obedeceram a Deus e nos dão grande exemplo de fé, como Abraão, Isaque e Jacó.

Conta a história de José, um dos filhos de Jacó, que saiu de sua vida confortável para ser escravo no Egito. Que viu sua vida se tornar um inferno sem entender o porquê. Mas depois de anos de sofrimento percebeu que tudo o que aconteceu em sua vida foi para aperfeiçoá-lo, para que no momento certo ele recebesse um altíssimo cargo e fosse usado por Deus para salvar o seu povo da grande seca e fome que estava por vir. Ele se pôs no seu lugar de servo de Deus e não se vingou de seus irmãos que tramaram contra sua vida e o venderam como escravo. Ele não deixou o ódio e a vingança tomar conta de seu coração e por isso recebeu de Deus o que lhe estava reservado:
“Depois os próprios irmãos vieram, se curvaram diante dele e disseram:
- Aqui estamos; somos seus criados.
Mas José respondeu:
- Não tenham medo; eu não posso me colocar no lugar de Deus. É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente. Não tenham medo. Eu cuidarei de vocês e dos seus filhos.
Assim, ele os acalmou com palavras carinhosas, que tocaram o coração deles.” (GÊNESIS 50 v. 18-21)

Hoje, por muito pouco, as pessoas desejam se vingar e ficam com ódio umas das outras, e por isso vivem com seus corações e suas mentes dominados por satanás.

Leia mais em Textos Bíblicos, Gênesis.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS