JEREMIAS

Deus enviou Jeremias para falar ao povo de Jerusalém que se eles não voltassem para o Senhor, a destruição viria. Deus fortaleceu Jeremias para anunciar Sua mensagem e desde o início o Deus Eterno disse que todos ficariam contra Jeremias.

Mesmo Deus sabendo que o povo rejeitaria Suas palavras, Ele mandou Jeremias falar para dar oportunidade àqueles que quiseram ouvir. Exatamente como Ele faz hoje.

Naquela época o povo trocou o Deus Todo-Poderoso por deuses estrangeiros e hoje o povo deixa de acreditar em Deus para acreditar em mentiras de seres humanos.

O povo de Israel ia ao Templo para adorar a Deus, mas não dava atenção ao que Deus mandava dizer assim como os crentes fazem hoje.

Os tempos em que vivemos são difíceis onde a ganância, a corrupção, o ódio, o orgulho tomaram conta do coração humano. Ninguém tem piedade e misericórdia do outro.

O rei Jeoaquim recebeu avisos escritos em um rolo, mas “cada vez que Jeudi terminava a leitura de três ou quatro colunas, o rei cortava com uma faquinha aquele pedaço do rolo e jogava no fogo. Ele continuou fazendo isso até que o rolo inteirinho virou cinza. Mas nem o rei nem nenhuma das autoridades que ouviram todas aquelas coisas ficaram com medo ou mostraram qualquer sinal de arrependimento.” (JEREMIAS 36 v. 23-24)

Infelizmente muitos não acreditam no Pai, o Deus Todo-Poderoso e que Ele vai julgar o mundo. Mas quando esse dia chegar vai pegar muita gente de surpresa assim como pegou o rei Jeoaquim.
“Jeoaquim tinha vinte e cinco anos de idade quando se tornou rei de Judá e governou durante onze anos em Jerusalém. Ele fez aquilo que não agrada ao Senhor, seu Deus. Nabucodonosor, rei da Babilônia, invadiu o país, prendeu Jeoaquim e o mandou preso com correntes para a Babilônia.” (CRÔNICAS 36 v. 5-6)

Jeremias sofreu muito, por fazer a vontade de Deus: foi preso, jogado num poço de lama, mas no final teve a recompensa. O rei Nabucodonosor mandou libertar Jeremias da prisão.
“E Nabucodonosor, rei da Babilônia, deu a Nebuzaradã a seguinte ordem a meu respeito:
- Vá buscar Jeremias e cuide bem dele. Não o trate mal, mas faça por ele o que ele quiser.
O comandante-geral me chamou de lado e disse:
- O Senhor, seu Deus, ameaçou destruir esta terra e agora fez o que tinha dito. Tudo isso aconteceu porque o seu povo pecou contra o Senhor e não lhe obedeceu. Agora, estou tirando as correntes dos seus pulsos e pondo você em liberdade. Se quiser vir comigo para a Babilônia, venha, e eu cuidarei bem de você. Mas, se não quiser, não venha. Você pode ficar em qualquer lugar deste país. Vá para onde quiser e achar melhor.” (JEREMIAS 39 v.11-12 /40 v. 2-4)

Aqueles que confiam no Senhor e que não se desviam do caminho Dele, mesmo que a situação pareça que não tem jeito, nunca ficarão desiludidos, pois o Senhor abençoa e protege àqueles que lhe obedecem. 

Leia mais em Textos Bíblicos, Jeremias.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS