Todos o conhecem por ter sido um homem paciente. Mas na verdade, Jó perde totalmente o controle de suas ações quando desafia Deus, usando palavras duras e violentas contra Deus e a si mesmo. Toda a desgraça que caiu sobre Jó e sua família, foi permitida por Deus que esperava que ele clamasse e pedisse a Sua ajuda, mas ao invés disso Jó se maldizia e vivia dizendo que preferia morrer.

Meus irmãos, Deus acima de tudo é justo. Ele não permiti que coisas aconteçam na vida de uma pessoa além do que ela pode suportar. Muitos nas histórias bíblicas foram aperfeiçoados através de seus sofrimentos, a exemplo de José. Então se hoje sua situação é muito difícil, pare um pouco e ore pedindo a Deus que lhe mostre a melhor solução. Não se sinta derrotado e peça a ajuda do Deus Todo-Poderoso, Pai de todos, assim como Jó fez.
“Então, em resposta ao Senhor, Jó disse:
- Eu reconheço que para Ti nada é impossível e que nenhum dos Teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a pôr em dúvida a Tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às Tuas perguntas. Antes eu Te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu Te vejo com os meus próprios olhos.
Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas.
Depois que Jó acabou de orar pelos seus três amigos, o Senhor fez com que ele ficasse rico de novo e lhe deu em dobro tudo o que tinha tido antes. Todos os seus irmãos e irmãs e todos os seus amigos foram visitá-lo e tomaram parte num banquete na casa dele. Falaram de como estavam tristes pelo que lhe havia acontecido e o consolaram por todas as desgraças que o Senhor havia feito cair sobre ele. E cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. O Senhor abençoou a última parte da vida de Jó mais do que a primeira. Ele chegou a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, dois mil bois e mil jumentas. Também foi pai de sete filhos e três filhas. Depois disso, Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos. E morreu bem velho.”
(JÓ 42 v. 1-6, 10-13, 16)

Leia mais em Textos Bíblicos, Jó.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS