JONAS

Havia uma cidade naquela época chamada Nínive, onde seus habitantes faziam muitas coisas que desagradavam a Deus. Então Ele disse a Jonas:
“- Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos Meus ouvidos.” (JONAS 1 v. 2)

A mensagem que Deus mandou à cidade através de Jonas era que seria destruída em quarenta dias. Mas Jonas se recusou a ir porque sabia que com esse aviso as pessoas poderiam se arrepender e sua profecia não seria cumprida. Então decidiu fugir de Deus. Mas qual ser humano poderia fugir do Deus Todo-Poderoso, que comanda os céus e a terra e tudo o que neles há?

Aconteceu que Jonas ia de barco em meio a uma enorme tempestade causada por sua desobediência e ao cair na água foi engolido por um peixe que o levou para onde ele deveria ter ido.

Jonas anunciou a mensagem de Deus ao povo de Nínive e eles se arrependeram. Assim Deus realmente não castigou a cidade como Jonas queria.

Meus irmãos, como um pai, nosso Deus nos alerta de nossas maldades e espera que tomemos a decisão de obedecê-lo.
Deus mostrou a Jonas que ele deveria ter misericórdia do povo. Um servo de Deus tem amor e humildade em seu coração por isso é misericordioso.

Deus tem misericórdia de todos que ouvem Seus avisos e se voltam para Ele.

Hoje existem muitas pessoas iguais a Jonas que não têm misericórdia de seus irmãos. E ainda pedem ao Pai, o Deus Todo-Poderoso que castigue seus irmãos (seu próximo). Devemos lembrar que quando pedimos a Deus para castigar nosso irmão (nosso próximo), estamos pedindo castigo para nós mesmos e com isso adquirimos maldições para nossa vida.

Hoje você está tendo a oportunidade de conhecer esse Deus bom e justo. Obedeça a Seus ensinamentos e tenha sua vida salva como o povo de Nínive.

Leia mais em Textos Bíblicos, Jonas.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS