A LIBERDADE E O AMOR

“Alguns dizem assim: ‘Podemos fazer tudo o que queremos.’ Sim, mas nem tudo é bom. ‘Podemos fazer tudo o que queremos’, mas nem tudo é útil.” (I CORÍNTIOS 10 v. 23)

Deus não quer que você faça coisas para Ele por medo de ser castigado ou por obrigação, pois para Deus isso não tem valor. Deus só aceita aquilo que as pessoas fazem por reconhecimento e amor por Ele, pois se não fizer com amor e aceitação, você ficará uma pessoa oprimida, triste e infeliz. É por isso que existem muitas pessoas amargas dentro das igrejas, pois deixaram de fazer certas coisas porque a igreja proíbe e não porque enxergaram com os olhos de Deus que não eram coisas boas.

Deus não te proíbe de fazer o que quer. Mas Ele te faz enxergar que muitas coisas que você deseja não vai te fazer bem. Deus deu livre-arbítrio ao ser humano, mas você como servo de Deus, precisa ser exemplo e saber como usar a liberdade que Ele te dá. Você deve pedir ao Espírito Santo para enxergar com os olhos Dele tudo aquilo que gosta de fazer e que acha que é bom. Com o tempo você vai perceber que nem tudo que você acha bom é útil.

Um servo precisa amar e querer servir verdadeiramente a Deus para entender que o que Ele ensina é para o seu próprio bem. Precisa aprender a levar tudo a Deus para que Ele ensine e conscientize sobre o que fará bem.

Deus te dá várias opções de divertimento. É só você orar e pedir a Ele que te mostre o que fazer ou aonde ir para aproveitar seu tempo livre. Se você for obediente a Deus, Ele trará alegria ao seu coração.

“Posso ir à praia?” Pode, mas se você enxergar com os olhos de Deus perceberá que não é tão bom. Para algumas pessoas é uma ótima diversão, no entanto pode causar danos à saúde: doenças causadas pela água poluída, micose, câncer de pele, queimaduras, envelhecimento precoce da pele, manchas, dores de cabeça... E, além disso, não fica bem para um servo de Deus exibir seu corpo. As pessoas não têm mais respeito pelas outras. Deus não vai se agradar de ver um servo (a) Dele sendo cobiçado (a), se expondo aos olhares maliciosos e desejosos.

“Posso beber um copo de vinho?” Sim. Pois já foi comprovado que o vinho (com moderação) faz bem à saúde. Porém o que você não pode é perder o controle, deixar que se torne um vício que trará maldições para sua vida. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem é que grita de dor? Para quem são as tristezas? Quem é que vive brigando e se queixando? Quem é que tem os olhos vermelhos e ferimentos que podiam ter sido evitados? É aquele que bebe demais e anda procurando bebidas misturadas. Não fique olhando para o vinho que brilha no copo, com a sua cor vermelha, e desce suavemente. Pois no fim ele morde como uma cobra venenosa. Você verá coisas esquisitas e falará tolices. Você se sentirá como se estivesse no meio do mar, enjoado, balançando no alto do mastro de um navio. Então você dirá: ‘Alguém deve ter batido em mim; acho que levei uma surra, mas não lembro. Por que não consigo levantar? Preciso de mais um gole.’” (PROVÉRBIOS 23 v. 29-35)

“Posso beber cerveja?” Pode, mas só se você tiver o controle de beber sem se embriagar. Se você não tiver esse controle não beba, porque a bebida pode te levar à destruição. Se beber, beba em casa, porque Deus não quer seus servos em bares, botequins, pois há todo tipo de espíritos malignos, palavrões e conversas más.

Responda a si mesmo: qual o benefício que a cerveja te traz? Por que você gosta de beber cerveja? Analise seu comportamento e veja se ela está te transformando em uma pessoa irresponsável, brigona, alterada, dependente ou outras coisas ruins. Você não pode deixar que nada te escravize ou te vicie.

Deus não condena a bebida. Ele condena a embriaguez. Tem pessoas que não podem beber porque perdem o controle, por isso Deus aconselha que não beba.Deus não proíbe a bebida aos que têm controle de seus atos, mas aos que não têm controle Ele proíbe para o seu próprio bem. Deus sabe que o servo que o ama não passará dos limites demarcados por Ele, por isso Deus lhe dá liberdade.          

Se você estiver com algum problema não beba, pois isso te levará ao vício e destruirá sua vida. Satanás ilude as pessoas dizendo que é bom beber para afogar as mágoas, espantar a tristeza, esquecer os problemas... E aí ele consegue duas vitórias: te vicia e te domina com esses sentimentos ruins para que você viva bebendo.“Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus.” (EFÉSIOS 5 v. 18)

Se a sua igreja proíbe a bebida, então você não pode beber, porque você deve obedecer às normas de sua igreja e respeitar o lugar onde você freqüenta.                                 

O servo de Deus pode se divertir, mas sempre lembrando que não pode passar dos limites que Deus dá. Veja o que Moisés disse ao povo de Israel:

“Todos os anos juntem uma décima parte de todas as colheitas e levem até o lugar que o Senhor, nosso Deus, tiver escolhido para nele ser adorado. Ali, na presença do Senhor, nosso Deus, comam aquela décima parte dos cereais, do vinho e do azeite e também a primeira cria das vacas e das ovelhas. Façam isso para aprender a temer a Deus para sempre. Mas, se o lugar de adoração ficar muito longe, e for impossível levar até lá a décima parte das colheitas com que Deus os abençoou, então façam isto: vendam aquela parte das colheitas, levem o dinheiro até o lugar de adoração que o Senhor tiver escolhido e ali comprem tudo o que quiserem comer: carne de vaca ou de carneiro, vinho, cerveja ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do Senhor, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam à vontade.” (DEUTERONÔMIO 14 v. 22-26)

“Posso fumar?” Não! Faz mal a você e aos outros. O inimigo ilude as pessoas dizendo que fumar acalma. Isso é mentira! Pois no mundo de hoje as pessoas estão tão estressadas e sem amor que acabam fumando cada vez mais: vão se destruindo rapidamente e continuam estressadas.

“Posso ir a festas, bailes ou danceterias?” Muitos jovens passam noites em festas, perdendo horas de sono, passando frio, às vezes levando chuva e correndo risco de ficarem doentes. Outros vão para bailes em lugares perigosos que tocam músicas que atiçam as pessoas tanto para o sexo como para violência. Nesses lugares existem pessoas fumando todos os tipos de cigarros e você acaba tragando tudo aquilo, que será prejudicial a sua saúde. As meninas são assediadas, agarradas ou ofendidas. E os rapazes não respeitam ninguém. Muitos só querem arrumar brigas. Por isso pense bem e veja se realmente você se diverte nesses lugares.

Você que é um servo e tem amor por Deus, não irá a esses lugares, pois há todo tipo de espírito mau: beberrões, violentos, imorais... E por isso os anjos de Deus não estarão em um lugar assim. Se você for, estará sozinho, sem a proteção de Deus.

O Senhor tem visto que Seus servos estão sendo ensinados erradamente. Uns são escravos de doutrinas humanas rígidas e sem valor para Deus e outros têm liberdade demais. Irmãos, se vocês perguntarem qualquer coisa ao Espírito Santo de Deus, Ele responderá e te mostrará o porquê do que você pode ou não pode fazer. O que Deus não quer é que você cometa pecados como falar da vida dos outros, julgar, fazer fofocar, discriminar, desprezar, ser orgulhoso, invejoso, avarento, ganancioso, mentiroso, falar coisas indecentes, palavrões ou desobedecer algum de Seus mandamentos. 

A liberdade que Deus dá a Seus servos não deve ser usada para satisfazer os desejos da natureza humana, mas para viverem obedecendo a Seus ensinamentos, evitando tudo aquilo que estavam acostumados a fazer e que na verdade não trazia benefício nenhum. Se hoje você consegue enxergar que muitas coisas neste mundo não têm valor, agradeça a Deus, mas não julgue seus irmãos que ainda não enxergaram.

Peça cada vez mais a orientação do Espírito Santo Deus e não desperdice sua vida e seu dinheiro com coisas inúteis. O amor a Deus nos ensina a termos uma vida tranqüila e cheia de alegria. Deus sabe de tudo que você deseja, mas isso não quer dizer que Ele te dará tudo que você quer. Ele te ama e só te dará aquilo que não for te fazer mal. Tenha cuidado com seus desejos para que eles não te façam desobedecer a Deus, envergonhar o nome Dele e te colocar numa má situação. Deus sabe que você deseja muitas coisas e que foi ensinado pelo mundo a fazer e querer coisas que na verdade são ilusões. Por isso, meu querido irmão, peça ao Espírito de Deus que ilumine seus pensamentos e te liberte de tudo que não será bom para você. Os servos e profetas do passado abriram mão de suas vidas e desejos pessoais por amor a Deus, para viverem de acordo com a vontade do Pai.

Uma serva dando um testemunho contou:
“Minha vida estava muito estressante e eu sentia que estava muito afastada de Deus então resolvi orar e disse: ‘Pai, me ensine a fazer a Tua vontade. Mostre-me tudo o que eu faço que não Te agrada.’ Então percebi uma coisa: eu gostava muito de assistir programas de televisão. De repente comecei a sentir rejeição de certos programas e percebi o quanto aquilo me fazia mal. Quando eu acabava de assistir determinados programas, filmes ou novelas, eu ficava com sentimentos ruins dentro de mim: tristeza, raiva, ansiedade, insatisfação, ódio, cobiça...

Então orei e perguntei ao Senhor por que isso acontecia. E o Espírito Santo respondeu: ‘Quando você vê alguém fazendo maldade com o outro na novela você fica com raiva daquele personagem mau e fica com pena de quem é maltratado. Só que através desses sentimentos, satanás invade seu coração e sua mente.’ Aí entendi que Deus estava me protegendo do maligno e não me proibindo de assistir televisão. Então comecei a ver menos televisão e a escolher programas que não me faziam mal. O Espírito Santo me conscientizou de várias outras coisas que não me faziam bem e que não agradam a Deus.”

A maioria dos programas de televisão só traz coisas malignas para dentro do seu lar: fofoca, desunião, discussão, maldades, adoração aos artistas (idolatria), humilhação... Nada disso agrada a Deus. Muitas novelas que você pensa que é inocente por ter humor, sempre tem alguém fazendo maldade com os outros. Aquilo que você às vezes acha engraçado, na verdade, está humilhando alguém, são brigas, discórdias ou desonestidade. Se você olhar com os olhos de Deus, verá as armações malignas que estão por trás de cada cena. Satanás é astuto e consegue entrar na sua mente sem que você perceba.

Deus deseja ver Seus filhos servindo a Ele com amor e alegria, conscientes que tudo o que o Pai ensina é para o bem deles. Sirva a Deus com amor e tenha certeza que aquele que faz as vontades de Deus nunca ficará desiludido, pois Ele lhe dará divertimentos que realmente lhe trarão alegria. Tudo que você tiver vontade de fazer peça a orientação do Espírito Santo que Ele te mostrará se deves ou não fazer.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS