OS MANDAMENTOS DE DEUS

Deus criou leis para que o mundo tivesse ordem. Ele faz com que Sua Lei seja cumprida. Quem desobedece a Seus mandamentos, paga o preço. São estes os mandamentos de Deus:

(ÊXODO 20 v. 3-6) - Não adore outros deuses; adore somente a Mim. Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois Eu, o Senhor, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que Me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém Sou bondoso com aqueles que Me amam e obedecem aos Meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações.” Quem adora deuses (santos, entidades...) ou idolatra qualquer coisa se torna escravo disso, pois tem que acender velas, ir em procissões, pagar promessas, comprar várias coisas para agradá-los e acabam sofrendo por causa dessa escravidão, porque fazem pedidos a quem não pode ajudar. É perda de tempo e de dinheiro adorar e servir a essas imagens feitas pelo homem. O pior é que satanás engana o povo fazendo o que pedem, mas ele volta para cobrar o que fez.

(ÊXODO 20 v. 7) - Não use o Meu nome sem o respeito que ele merece; pois Eu sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o Meu nome.” O Deus Altíssimo merece todo respeito, toda honra e glória. Muita gente usa o nome de Deus, de Jesus e dos anjos para fazer brincadeiras e piadas. De repente são atingidos por doenças, acidentes, assaltos e ficam perguntando por que essas coisas acontecem.

(ÊXODO 20 v. 8-10)- Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a Mim, o Senhor, seu Deus.”  Por causa da ordem de um homem o sábado deixou de ser o dia de descanso. Deus deu uma ordem e preferiram obedecer ao homem. É por isso que hoje em dia muitas pessoas trabalham direto, sem descanso, vivem esgotadas, estressadas, os patrões exploram cada vez mais e ninguém pode fazer nada.

(ÊXODO 20 v. 12) - Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.” Muita gente paga o preço por não ter dado atenção aos conselhos dos pais: casamentos infelizes, filhos rebeldes, se metem em coisas erradas, sofrem com escolhas ruins e pagam um preço alto pela desobediência aos pais.

(ÊXODO 20 v. 13)- Não mate.” Muitos vão para cadeia por tirar a vida dos outros; outros vivem atormentados com peso na consciência, vivem fugindo e se escondendo. Deus sabe como é a vida de cada um, pois Ele cobra a todos. As pessoas podem escapar da correção humana, mas de Deus ninguém escapa.

(ÊXODO 20 v. 14) - Não cometa adultério.” Com a modernidade nos relacionamentos quem trai acaba sendo traído. Mas tem muita gente que trai seu companheiro (a) que o trata com amor e carinho e quando perde essa pessoa, sofre com a perda e alguns sofrem a vida toda. Com a mesma espada que tu feres, serás ferido.

(ÊXODO 20 v. 15)- Não roube.” Há muitas maneiras de roubar: levar sem pagar, desviar dinheiro, fazer “gatos”, enganar as pessoas para ganhar dinheiro, usar medidas e pesos falsos, pirataria... Deus observa tudo e se você acha que ficará impune, cuidado: nada ficará encoberto. Ninguém engana nem suborna o Deus Todo-Poderoso.

(ÊXODO 20 v. 16) - Não dê testemunho falso contra ninguém.” Uma mentira sobre uma pessoa pode destruir a vida dela. Deus abomina a mentira, a fofoca, a falsidade. Sua vida pode virar um inferno por causa da sua língua.

(ÊXODO 20 v. 17) - Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.” A Bíblia diz que a cobiça é um tipo de idolatria. Quando você deseja alguma coisa você vive em função desse desejo: trabalha como louco, não aproveita a vida, não tem sossego. Muita gente passa por cima dos outros para conseguir o que quer e isso Deus não admite.        

Deus criou o mundo e os seres humanos e fez leis para que houvesse a justiça, a ordem e o respeito a Ele e uns pelos outros. Mas a astúcia de satanás e a natureza humana tem feito a humanidade desobedecer a Lei e receber o castigo pela desobediência. E de quem é a culpa? Do próprio ser humano que deixa de acreditar na Lei de Deus, que são Seus ensinamentos, para acreditar nas enganações deste mundo. Por que o ser humano não obedece a Lei de Deus? Porque dá prioridade aos desejos de sua natureza humana.

- Por que o ser humano adora deuses? Porque deixaram de acreditar nos ensinamentos de Jesus, para acreditar nas mentiras de satanás que usa os líderes de religiões para enganar e escravizar o povo.

- Por que o ser humano não respeita o nome de Deus? Porque é orgulhoso e não sabe quem é Deus nem aprendeu a temê-lo.

- Por que o ser humano não respeita o sábado? Porque nos dias em que vivemos é o dinheiro que movimenta o mundo. E por isso nem aos domingos as pessoas podem deixar de trabalhar. É cada vez mais comum as pessoas trabalharem sem ter dias de folgas e quando têm nem podem aproveitar porque é nesse dia que precisam resolver seus problemas.
As pessoas também não conseguem se desligar do mundo, pois não conseguem deixar de assistir televisão ou usar a internet para dedicar esse dia a Deus e ao seu descanso espiritual.

- Por que o ser humano não respeita seu pai e a sua mãe? Porque hoje crescem sem limites e por causa da dureza de coração não os respeitam porque se acham sábios e são orgulhosos. E isso é muito comum hoje em dia, principalmente na adolescência.

- Por que o ser humano mata? Na maioria das vezes para se livrar de um problema. Se uma pessoa faz algo errado com outra (rouba, estupra, engana, xinga) o ser humano acha que morrer será uma punição para o outro. Quantos crimes já aconteceram por causa de brigas tolas entre vizinhos, parentes ou no trânsito? E quantos traficantes ou chefes de algum tipo de máfia já mandaram matar pessoas que atravessaram seu caminho? Essas coisas acontecem porque o ser humano tem o coração duro e é cego espiritualmente. Satanás usa a dureza de coração para enganar o povo e a cegueira não o deixa perceber que tirar a vida de alguém pode levá-lo a prisão, ao sofrimento de um peso na consciência e à punição de Deus que vê todas as coisas.

- Por que o ser humano adultera? Para satisfazer o desejo da carne e porque não tem respeito pelo companheiro (a), por si mesmo nem pela Lei de Deus. Se uma pessoa não é obrigada a ficar com a outra, ela só adultera por causa dos desejos incontroláveis da natureza humana e da falta de amor e respeito. Deus sabe da situação de cada pessoa, mas Ele julga nossas intenções.

- Por que o ser humano rouba? Para satisfazer sua cobiça. Existem muitas pessoas que roubam em lojas e supermercados porque desejam comer ou ter aquilo que estão vendo. E as pessoas passam a achar normal, porque se tornou uma doença. Se você faz o que é errado, sabendo que é errado será punido por Deus. Por isso liberte-se desse mau costume antes que ele te ponha em má situação. Os assaltantes roubam para ter dinheiro de uma forma fácil ou manter seus vícios. Satanás atiça a cobiça das pessoas para que elas façam coisas que trarão o castigo. Muitos políticos roubam o dinheiro destinado ao povo, para ficarem cada vez mais ricos.
Cuidado porque Deus é o Juiz Justo e está vendo tudo que vocês estão fazendo.

- Por que o ser humano mente? Porque virou um vício as pessoas esconderem a verdade para saírem de uma situação, para mostrarem que são melhores que as outras, para esconderem suas maldades ou para enganar as outras. O falso testemunho é uma abominação para Deus porque pode causar o mal às pessoas e porque satanás é o “pai da mentira”.

- Por que o ser humano cobiça? Porque nunca está satisfeito com o que tem. Por isso sente inveja dos outros dando oportunidade para satanás agir, fazendo o mal a ela e ao próximo. A pessoa cobiçosa é escrava e infeliz porque sofre até conseguir o que deseja e sempre está querendo mais.

Quando Jesus veio a terra, Ele ensinou a obedecermos a Lei de Deus:- Não pensem que Eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu. Pois Eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.” (MATEUS 5 v.17-20)

Por que Jesus resumiu toda a Lei de Deus nesses dois mandamentos?
- Ame o Senhor seu Deus com todo o coração, com toda a alma, e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo’. Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos profetas estão resumidos nesses dois mandamentos.” (MATEUS 22 v.  37-40) Para entendermos o verdadeiro significado da Lei de Deus e para que dessa forma vivamos em paz com todos e principalmente com Deus.

Amar ao próximo significa respeitar as pessoas, olhar as pessoas com misericórdia. Quem ama os outros não vai mentir, enganar, roubar, julgar, discriminar, oprimir, invejar, odiar ou falar mal dos seus irmãos (seu próximo).

Quem ama a Deus com todo o coração, o coloca em primeiro lugar em sua vida, o respeita como Pai, o teme como o Deus Todo-Poderoso, obedece aos Seus ensinamentos e serve somente a Ele.

Muitos dizem que amam a Deus, mas adoram outros deuses, como por exemplo, os orixás do candomblé que as pessoas têm como pai e protetores. Irmãos, o Pai de vocês é Deus e Ele é o único que pode te proteger. Essas entidades não podem fazer nada, pois são espíritos malignos escravos de satanás. A única coisa que eles fazem por você é torná-lo escravo do diabo. O que ele faz é te enganar, porque a Bíblia diz: “... no mundo inteiro jaz o maligno” e se você não obedece a Deus está sujeito a todo tipo de maldade: traições, roubos, seqüestros, bala perdida, sofrimentos...

Abram seus olhos e conheçam a verdade. Prestem atenção nesse ensinamento: - E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu.

Passarão vergonha todos aqueles que dizem a um pedaço de madeira: ‘Você é o meu pai’, e a uma pedra: ‘Você é a minha mãe’. Isso vai acontecer porque vocês Me viraram as costas, em vez de virarem o rosto para o Meu lado. No entanto, quando estão em dificuldades, vocês vêm Me pedir que os salve. Onde estão os deuses que vocês fizeram para vocês mesmos? Quando vocês estão em dificuldades, que eles os salvem, se é que podem.” (MATEUS 23 v. 9 / JEREMIAS 2 v. 27-28)

Deus sabia que satanás ia iludir e escravizar os seres humanos, por isso deixou vários avisos na Bíblia para que não caíssemos nas armadilhas do inimigo: “Não deixem que no meio do povo haja adivinhos ou pessoas que tiram sortes; não tolerem feiticeiros, nem quem faz despachos, nem os que invocam os espíritos dos mortos. O Deus Eterno detesta os que praticam essas coisas nojentas. Se alguém procurar a ajuda dos que invocam os espíritos dos mortos e dos que adivinham o futuro, Eu ficarei contra essa pessoa por causa desse pecado e a expulsarei do meio do povo. Dediquem-se completamente a Mim e sejam santos, pois Eu Sou o Senhor, o Deus de vocês.” (DEUTERONÔMIO 18 v. 10-12 / LEVÍTICOS 20 v. 6-7)

Outros se ajoelham diante de imagens, fazem promessas, andam vários dias a pé, sobem escadarias de joelhos, maltratam o corpo e fazem sacrifícios para “santos” criados pelo homem (Padre Cícero, Maria, Fátima, Aparecida...). Quem ama a Deus não faz essas coisas, pois sabe que Ele detesta esses santos criados pelo homem.

Irmãos, vocês não têm culpa, pois foram ensinados desde crianças pelos falsos mestres da igreja a amar e respeitar esses “santos”. Mas está na hora de vocês abrirem os olhos e enxergarem o que estão fazendo. Vocês entristecem o coração de Deus quando rezam pedindo ajuda a esses “santos”, quando fazem procissões para eles, quando maltratam o corpo por causa deles.         
Quando Deus diz: “Não faça isso ou aquilo” é porque Ele sabe que aquilo vai te trazer sofrimento. Temos vários exemplos na Bíblia que servem para hoje. Por isso prestem atenção no que estão fazendo para que a ira de Deus não caia sobre vocês. Pois quando erramos sem saber, Deus alivia o castigo, mas a partir do momento que sabemos o que é certo e o que é errado, para Deus não temos desculpa.       

Deus mandou Moisés escrever os mandamentos em tábuas e mandou que o povo não se esquecesse de Suas leis, para que fossem obedecidas também nos dias de hoje. “Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões.” (DEUTERONÔMIO 6 v. 6-9)

Por isso tome cuidado meu irmão: ame somente a Deus e não se desvie do caminho que Jesus te ensinou. Tudo que você quiser pedir a Deus peça em nome de Jesus, pois Ele é o único que pode interceder por você diante de Deus. “Ele quer que todos sejam salvos e venham a conhecer a verdade. Porque existe um só Deus e uma só pessoa que une Deus com as pessoas – Cristo Jesus, o ser humano que Se deu a Si mesmo para que todos fiquem livres dos seus pecados. Esta foi a prova, dada no tempo certo, de que Deus quer que todos sejam salvos.” (I TIMÓTEO 2 v. 4-6)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS