MIQUÉIAS

Miquéias era da cidade de Moresete, de Judá. Ele foi alertar ao povo de Samaria e de Jerusalém, sobre o perigo que corriam em desobedecer as leis do Deus Eterno.

No início dos tempos, quando as pessoas cometiam pecados, o Deus Eterno dizia o que elas podia oferecer à Ele para que fossem perdoadas. Mas o povo começou a se acostumar em pecar e fazer uma oferta e achar que estava tudo certo. Percebendo isso Miquéias foi bem claro ao dizer o que o Senhor exige de nós.
O que é que eu levarei quando for adorar o Senhor? O que oferecerei ao Deus Altíssimo? Será que deverei apresentar a Deus bezerros de um ano para serem completamente queimados? Será que o Senhor ficará contente se eu oferecer milhares de carneiros ou milhares e milhares de rios de azeite? Será que deverei oferecer o meu filho mais velho como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas maldades?
O Senhor já nos mostrou o que é bom, Ele já disse o que exige de nós. O que Ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.” (MIQUÉIAS 6 v. 6-8)

Hoje acontece o mesmo: as pessoas vão a igreja louvar a Deus, dão ofertas, o dízimo e depois voltam a uma rotina totalmente errada: falação da vida alheia, inveja, cobiça, mentiras, xingamentos, fofoca... Pensam que Deus não vê o que estão fazendo.

As autoridades e os líderes daquela época, exploravam os pobres e faziam muitas coisas ruins aproveitando de seus cargos, exatamente como nos dias em que vivemos. Mas Deus estava atento a tudo isso, assim como hoje.
“Ai daqueles que antes de se levantarem de manhã já fazem planos para explorar e maltratar os outros! E logo que se levantam fazem o que querem, pois são poderosos! Quando querem terrenos ou casas, eles os tomam. Maltratam os outros e não respeitam a família nem a propriedade de ninguém. Por isso, o Senhor diz:
- Vou fazer a desgraça cair sobre vocês, e vocês não escaparão. Será um tempo de sofrimento, e vocês não andarão mais tão cheios de orgulho.” (MIQUÉIAS 2 v. 1-3)

Leia mais em Textos Bíblicos, Miquéias.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS