NÃO BASTA SE CONVERTER É PRECISO SE ARREPENDER

Tem pessoas que pensam que não têm pecados só porque levantaram a mão na igreja e disseram que aceitaram Jesus. Por falta de ensinamentos corretos, essas pessoas se sentem melhores do que as outras, ficam orgulhosas e acham que Deus não cobrará o mal que causaram aos outros antes de aceitarem Jesus.

Quando você reconhece Jesus como seu Senhor e Salvador, seus pecados são perdoados se você se arrepende do mal que causou ao teu próximo e aceita a correção de Deus.     

Muitos dizem que aceitaram Jesus, mas continuam fazendo as mesmas coisas más que sempre fizeram e não se arrependem dos seus pecados. Você acha que Deus vai perdoar quem continua fazendo o que é mau?

E o que é arrependimento? É o reconhecimento de suas más ações, das coisas que fez de errado com as pessoas. A pessoa que se arrepende e que de fato quer ter comunhão com o Senhor, não vive falando mal nem julgando os outros: ela procura se libertar dos velhos maus costumes porque sabe que essas coisas não agradam a Deus.

Quando você se lembrar de seus erros e sentir uma forte dor no coração e vergonha pelo que fez é porque está arrependido. Mas se o mal que você causou aos outros não lhe incomoda e você acha que é correto, não houve arrependimento. E o peso de seus pecados será cada vez maior.

Se um ser humano faz outro sofrer durante dez anos, depois ele diz que aceitou Jesus, você acha que seus pecados foram esquecidos e daí por diante ele só terá alegrias? Não, meu irmão, as coisas não são bem assim. Deus perdoa qualquer um que se arrependa de seus pecados, mas cobra tudo o que as pessoas fazem de errado, porque senão Ele seria um Deus injusto. A cobrança é para que você aprenda a não cometer os mesmos erros.

Todo aquele que aceita Jesus como seu Senhor e Salvador será corrigido por Deus. Será posto à prova para ver se sua fé é verdadeira, se acredita nos ensinamentos de Deus e se lutará contra os maus desejos da natureza humana. Se você humilhou, fez maldades e injustiças, vão aparecer pessoas que façam o mesmo com você. E será nessa hora que Deus te lembrará do que você fez com outros. Ele quer ver se você vai aceitar o que está acontecendo, se vai se arrepender e pedir perdão pelos seus erros ou se revoltará contra Ele. E Deus, como o Justo Juiz dará sua sentença.

Quando Deus te corrige, Ele está te dando oportunidade de se tornar uma nova pessoa e de se arrepender do mal que praticou em palavras e atos. Quando Deus te põe à prova é para te ensinar a vencer sua natureza humana e conseguir o domínio próprio. Essa correção te ensina a ser uma pessoa correta, digna de receber o perdão pelos seus pecados e a salvação de sua alma. Pois quando você aceita Jesus de todo o coração, reconhecendo que Ele deu a vida para te salvar, você fará de tudo para ser aprovado por Deus. Mas se você aceita Jesus por interesse e por causa das propagandas que você vê na televisão e ouve no rádio, você não será aprovado por Deus, porque continuará com os mesmos maus costumes e o coração voltado para o mundo.

Muitos sofrem e acham que são inocentes, que não merecem passar por sofrimentos e ainda dizem que Deus é injusto. Se você se encontra nessa situação, faça uma análise no seu passado e veja os erros, as injustiças e as maldades que já cometeu com teus irmãos (teu próximo); arrependa-se de coração do que já fez, peça perdão a Deus e não cometa mais injustiças com os outros.

Tem muitas pessoas dentro das igrejas que estão sofrendo, mas não admitem que erraram ou cometeram injustiças com os outros e que precisam se arrepender e confessar o que fizeram. Preste atenção nesse ensinamento: “Se dissermos que não temos pecados, enganamos nós mesmos, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Se dissermos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a Sua mensagem não está em nós. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros.” (I JOÃO 1 v. 8-10/TIAGO 5 v. 16)

Todo ser humano precisa se arrepender para que Deus possa perdoar seus pecados. A maior prova de arrependimento que o ser humano pode dar a Deus é procurar consertar seus erros e se esforçar para não errar mais. Peça a Deus que lhe mostre o que você fez que entristeceu o coração do seu irmão (seu próximo) e peça perdão a esse irmão.

As pessoas devem entender que o verdadeiro significado do arrependimento é não continuar cometendo os mesmos erros do passado. Sua vida na presença de Deus e com a orientação Dele, só terá início quando você se arrepender sinceramente dos seus pecados. Pois quando você se arrepende e pede perdão a Deus, Ele conforta seu coração e o Espírito Santo te ensina a viver conforme a vontade de Deus. E do mesmo jeito que Deus é misericordioso com você, perdoando seus pecados, seja misericordioso com seus irmãos. Lembre-se sempre que você também já errou e perdoe àqueles que errarem com você.

Muitos crentes acham que não são pecadores e ainda julgam e condenam os outros, assim como as pessoas que resmungaram porque Jesus ia se hospedar na casa de Zaqueu. Se você age assim, tome cuidado e procure mudar seu modo de agir e de pensar.

Deus é justo. Ele é o Pai de todos, por isso se um filho comete injustiça com o outro, será cobrado. O filho que não é corrigido está sempre aprontando com o pai. É por isso que Deus corrige Seus filhos. Todos cometem pecados, por isso devemos perdoar nossos irmãos (nosso próximo).

A Bíblia ensina que o arrependimento é algo muito importante para Deus e se o ser humano não se arrepender não entrará no Reino de Deus.

“Naquela mesma ocasião algumas pessoas chegaram e começaram a comentar com Jesus como Pilatos havia mandado matar vários galileus, no momento em que eles ofereciam sacrifícios a Deus. Então Jesus disse:
- Vocês pensam que, se aqueles galileus foram mortos desse jeito, isso quer dizer que eles pecaram mais do que os outros galileus?De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram. E lembrem daqueles dezoito, do bairro de Siloé, que foram mortos quando a torre caiu em cima deles. Vocês pensam que eles eram piores do que os outros que moravam em Jerusalém? De modo nenhum! Eu afirmo a vocês que, se não se arrependerem dos seus pecados, todos vocês vão morrer como eles morreram.(LUCAS 13 v. 1-5)

Um servo disse: “Ouvindo alguns testemunhos aprendi muitas coisas e entendi que nada acontece em nossa vida por acaso. Prestando atenção, vi o porquê das coisas que estavam acontecendo em minha vida. Entendi que se eu não me arrependesse dos meus pecados de todo o coração, Deus não começaria Seu trabalho em minha vida. Percebi que se você levanta sua mão numa igreja, dizendo que aceitou Jesus sem saber o que isso significa, não adianta nada. Não basta o pastor ou o líder de uma igreja dizer que seus pecados foram lançados no mar do esquecimento. Pois só quem pode perdoar seus pecados e te livrar do peso deles é Deus. No dia em que nos ajoelharmos diante de Deus em qualquer lugar que estivermos e reconhecermos que somos pecadores e que queremos nos livrar de todo mal, aí sim, o Todo-Poderoso perdoará nossos pecados e nos ajudará a sermos novas criaturas. Mas se não houver o arrependimento e o querer para fazer a vontade de Deus, você pode fazer o que for, meu irmão, que Deus não ouvirá os seus pedidos.”

Deus amava muito Davi. Quando ele pecou, Deus o perdoou. Mas todo mal que causamos aos outros nos traz sérias conseqüências. É Lei de Deus meus irmãos: com a espada que tu feres serás ferido.Davi admitiu que pecou, se arrependeu e por isso foi aprovado por Deus. Mas ele foi cobrado: ele adulterou, causou a morte de um homem (Urias) e por causa deste pecado a desgraça caiu sobre sua família. E mesmo com sua vida sendo cheia de guerras, ele não deixou de amar a Deus. Isso mostra que ele reconheceu e aceitou a correção pelos seus pecados.     

Abra seus olhos irmão! Enquanto você não aceitar o que vem de Deus e não se arrepender, pode ter certeza de que você não terá a paz que tanto deseja.     

Não importa o pecado que você cometeu. Por mais grave que ele seja, se houver o arrependimento sincero, Ele te perdoará. Satanás quer que você carregue o peso de seus pecados o resto de sua vida. Mas Deus quer te perdoar e te livrar desse fardo. Por isso, se alguma coisa te incomoda, ore e pergunte a Deus: “O que devo fazer para me livrar dessa perturbação?”

Em algumas situações Deus mandará você pedir perdão a quem você fez sofrer. E quando isso acontecer, obedeça ao Senhor, para que o castigo de Deus não caia sobre você. Quando se fala em castigo de Deus, quer dizer que Ele se afasta quando você desobedece ao que Ele manda. E aí satanás tem a permissão de causar tudo de ruim em sua vida.

As pessoas só se arrependem de verdade, quando olham para trás e reconhecem as coisas erradas que fizeram com as outras. “Muitos dos que creram vinham e confessavam publicamente as coisas más que haviam feito. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados.” (ATOS 19 v. 18)

Uma irmã dando o seu testemunho contou que durante vinte e cinco anos escondeu da família e do pastor o que ela fez com o ex-marido. Para a família e para os irmãos da igreja ela era a vítima. Quando eles brigavam, ela ia para casa dos pais e contava que ele batia nela, mas era o contrário: ela que agredia ele. Por causa de suas mentiras, seus pais não gostavam dele. Quando ela o chamava para ir aos cultos, ele se recusava, porque os membros da igreja também não gostavam dele, por causa das mentiras dela.

Um dia ele se cansou e se separou dela, deixando-a com os dois filhos. Os pais dela ficaram revoltados com ele e toda a igreja orava para que Deus tocasse o coração daquele homem, quando na verdade, quem precisava mudar era ela. E ela continuou com essa farsa, se fazendo de vítima. Mas as mentiras começaram a pesar sobre ela cada vez mais. Então ela resolveu contar a verdade para seus pais e a toda a igreja. Ela contou que o marido a tratava com muito amor e carinho, mas ela sempre foi autoritária com ele.

Deus a mandou pedir perdão ao ex-marido e ela pediu. Os pais dela pediram desculpas ao rapaz, por terem ficado com raiva dele injustamente.

Atualmente ela diz: “Hoje eu descobri que amo esse homem, mas não posso tê-lo. Esse é o meu castigo por não ter dito a verdade. Várias vezes Deus me mandou contar a verdade, mas eu era orgulhosa, e não obedeci.”

Com certeza a vida dessa irmã melhorou muito, pois um grande peso foi tirado de suas costas. Isso só acontece com aqueles que se arrependem e aceitam a correção de Deus. Por isso, se você ainda não se arrependeu dos seus pecados, cuidado: peça ao Espírito Santo que te lembre de todos os seus erros e peça perdão. E se você está sendo cobrado, dê graças a Deus, pois é melhor pagar tudo o que você deve aqui nesta terra do que ser condenado ao inferno.

A maioria dos seres humanos não se arrepende, porque não admite seus erros. E por isso não se liberta de seus pecados. A Bíblia tem vários exemplos de pessoas que reconheceram suas más ações e se arrependeram. Preste atenção nessa passagem bíblica:

“Manassés tinha doze anos de idade quando se tornou rei de Judá. Ele governou cinqüenta e cinco anos em Jerusalém. Manassés pecou contra Deus, o Senhor, seguindo os costumes nojentos das nações que o Senhor havia expulsado da terra conforme o povo de Israel avançava. Ele construiu de novo os lugares pagãos de adoração que Ezequias, o seu pai, havia destruído. Construiu altares para a adoração do deus Baal, fez postes-ídolos e adorou as estrelas. Construiu altares pagãos no Templo onde, conforme o Senhor tinha dito, Ele devia ser adorado para sempre. Nos dois pátios do Templo, Manassés construiu altares para a adoração das estrelas. Queimou os seus filhos em sacrifício no vale de Ben-Hinom, fazia adivinhações, praticava magia e feitiçarias e consultava adivinhos e médiuns. Pecou muito contra Deus, o Senhor, e fez com que Ele ficasse irado. Manassés levou o povo de Judá e os moradores de Jerusalém a cometerem pecados ainda piores do que aqueles cometidos pelas nações que o Senhor Deus havia expulsado da terra conforme o Seu povo ia avançando.

O Senhor Deus falou com Manassés e com o Seu povo, mas eles não lhe deram atenção. Por isso, Deus deixou que os comandantes do exército assírio invadissem o país de Judá. Eles prenderam Manassés com ganchos, amarraram com correntes e o levaram como prisioneiro para a Babilônia. No seu sofrimento Manassés orou com fervor ao Senhor, seu Deus; cheio de humildade, ele se arrependeu diante do Deus dos seus antepassados. Deus ouviu a sua oração e atendeu o seu pedido, deixando que ele voltasse para Jerusalém e fosse rei de novo. Aí Manassés declarou que o Senhor é Deus.

Ele tirou do Templo as imagens dos deuses pagãos e o ídolo que havia colocado lá, derrubou os altares que havia mandado construir no monte onde ficava o Templo e em outros lugares de Jerusalém e os jogou fora da cidade. Consertou o altar do Senhor, ofereceu nele sacrifícios de paz e ofertas de gratidão e ordenou ao povo de Judá que adorasse o Senhor, o Deus de Israel.”
(II CRÔNICAS 33 v. 1-6, 9-13, 15-16)

Muitas vezes é preciso um grande sofrimento para que o ser humano enxergue que está agindo errado e que precisa de Deus.

Irmão lembre-se: Deus perdoa os pecados, mas Ele corrige a todos! Seria muito fácil entrar para a igreja, dizer que é uma nova criatura, que Jesus o perdoou, que seus pecados foram lançados no mar do esquecimento e daqui para frente tudo será bênção. Devemos lembrar que todo mal que causamos aos outros nos trará conseqüências. Por isso temos que nos arrepender e corrigir nossos erros.

“Eu, o Senhor Deus, estou dizendo a vocês, que vou julgar cada um pelo que tem feito. Arrependam-se de todo mal que estão praticando e não deixem que os seus pecados os destruam. Abandonem todo mal que vêm fazendo e criem dentro de vocês mesmos um coração novo e uma mente nova. Por que vocês querem morrer? Eu não quero que ninguém morra! - diz o Senhor Deus. - Portanto, parem de pecar e vivam.” (EZEQUIEL 18 v. 30-32)

Deus quer que você se arrependa e que tenha uma nova vida. Em todo o ensinamento do Novo Testamento, pregado por João Batista, pelo Senhor Jesus e pelos apóstolos é sempre destacado o arrependimento.

Por isso meu irmão, leia a Bíblia, olhe para trás e veja o que já fez de mau para seu próximo, se arrependa e não cometa mais erros daqui para frente: viva em comunhão com Deus e receba Dele o perdão de seus pecados.

Arrependa-se e tenha uma nova vida!

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS