NÃO TENHA MEDO, TENHA FÉ!

“Aquele que procura segurança no Altíssimo Deus
e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso
pode dizer ao Deus Eterno:
‘Tu és o meu defensor e o meu protetor.
Tu és o meu Deus, e eu confio em Ti.’” (SALMOS 91 v. 1-2)

Por que as pessoas têm medo? Porque não confiam em Deus e não acreditam que Ele pode livrá-las de todos os perigos. Só acreditam em Deus da boca para fora. Muitos dizem cheios de orgulho que “Deus é com eles”, mas na verdade não têm fé nem amam a Deus.
Todo aquele que conhece o Deus Eterno sabe que deve ser humilde para que Ele o proteja.

“Deus livrará de perigos escondidos
e de doenças mortais.
Ele cobrirá você com suas asas,
e debaixo delas você estará seguro.
A fidelidade de Deus o protegerá e defenderá.
Você não terá medo dos perigos da noite
nem de assaltos durante o dia.
Não terá medo da peste que se espalha na escuridão
nem dos males que matam ao meio-dia.” (SALMOS 91 v. 3-6)

As pessoas vivem com medo de assaltos, balas perdidas, seqüestros, doenças e vivem atormentadas por esses males. Muitos saem todos os dias para trabalhar preocupados se voltarão bem para casa. Nas ruas não há tranqüilidade, é só correria, estresse, medo, desconfiança e todo tipo de espírito mau.
O que essas pessoas não sabem é que existe um Grande Deus que pode trazer a paz e a segurança para àqueles que o buscarem.

“Ainda que mil pessoas sejam mortas ao seu lado,
e dez mil ao seu redor,
você não sofrerá nada.
Você olhará e verá
como os maus são castigados.” (SALMOS 91 v. 7-8)

Meus irmãos, o mesmo Deus que salvou o povo de Israel de muitos perigos quando o povo era obediente, está hoje nesta terra (o Espírito Santo de Deus) para livrar e guardar vocês que acreditarem. Por isso orem e aceitem a proteção de Deus fazendo o que agrada a Ele.

“Você fez de Deus o seu protetor
e do Altíssimo o seu defensor;
por isso nenhum desastre o ferirá,
e nenhum mal chegará perto da sua casa.” (SALMOS 91 v. 9-10)

Muitos pais vivem aflitos porque seus filhos precisam sair para trabalhar ou saem à noite. A pessoa que conhece Deus entrega tudo nas mãos Dele (filhos, parentes, casa, seus bens...) para que Ele proteja. E Deus honra essa confiança.

Muitas vezes acontecem coisas ruins por causa da desobediência, seja dos filhos ou dos pais. Então, faça o que Deus ensina e você viverá tranqüilo. Porque “Deus mandará que os Seus anjos cuidem de você para protegê-lo em todos os momentos da sua vida. Eles vão segurá-lo com as suas mãos, para que nem mesmo os seus pés sejam machucados nas pedras. Com os pés você esmagará leões e cobras, leões ferozes e cobras venenosas.
Deus diz: ‘Salvarei aqueles que Me amam e protegerei os que Me conhecem como o Deus Eterno. Quando eles Me chamarem, Eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei que sejam respeitados. Como recompensa Eu lhes darei vida longa e mostrarei que Sou o seu Salvador.”’ (SALMOS 91 v. 11-16)

O medo mostra que estamos afastados do nosso Deus e Pai e que não estamos fazendo o que Ele nos ensinou.No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo.” (I JOÃO 4 v. 18)

Hoje a maldade tomou conta do coração dos seres humanos: as pessoas vivem se odiando, olham com a cara feia para os outros, ninguém se cumprimenta mais, não existe respeito pelo próximo. Tudo isso é falta do amor de Deus em seus corações. Quem ama a Deus, ama seus irmãos e recebe a segurança que tanto precisa.

Se os seres humanos temessem e amassem a Deus, não fariam o que estão fazendo com seus irmãos: tirando a vida, roubando, seqüestrando, falando mal, humilhando, desprezando, explorando, julgando, odiando e usando de falsidade. Isso prova que ninguém obedece aos ensinamentos de Deus. “Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a Lei.” (ROMANOS 13 v. 10)

Por que as pessoas não têm fé? Porque não têm amor no coração. As Escrituras Sagradas desde o começo pregam o amor e o respeito entre os irmãos, a obediência e a confiança em Deus, mas infelizmente a humanidade está contaminada pelos ensinamentos de satanás. Veja o exemplo de Abraão: ele amava, confiava e obedecia a Deus, por isso teve fé e fez o que Deus lhe pediu.

“Algum tempo depois Deus pôs Abraão à prova. Deus o chamou pelo nome, e ele respondeu:
- Estou aqui.
Então Deus disse:
- Pegue agora Isaque, o seu filho, o seu único filho, a quem você tanto ama, e vá até a terra de Moriá. Ali, na montanha que Eu lhe mostrar, queime o seu filho como sacrifício.           
Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar e arrumou a lenha em cima dele. Depois amarrou Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Em seguida pegou a faca para matá-lo. Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do Senhor o chamou, dizendo:
- Abraão! Abraão!
- Estou aqui - respondeu ele.
O Anjo disse:
- Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não Me negou o seu filho, o seu único filho.
Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho. Abraão pôs naquele lugar o nome de ‘O Senhor Deus dará o que for preciso.’ É por isso que até hoje o povo diz: ‘Na Sua montanha o Senhor Deus dá o que é preciso.’” (GÊNESIS 22 v. 1-2, 9-14)        

Isso que Abraão fez foi uma prova de amor, confiança e fé em Deus. Qual ser humano faria isso hoje? Nenhum, porque as pessoas não acreditam nem têm fé em Deus. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Foi pela fé que Abraão, quando Deus o quis pôr à prova, ofereceu o seu filho Isaque em sacrifício. Deus tinha prometido muitos descendentes a Abraão, mas mesmo assim ele estava pronto para oferecer o seu único filho em sacrifício. Deus lhe tinha dito: ‘Por meio de Isaque é que você terá descendentes.’ Abraão reconhecia que Deus era capaz de ressuscitar Isaque, e, por assim dizer, Abraão tornou a receber da morte o seu filho Isaque.”
(HEBREUS 11 v. 17-19)

Você só vai deixar de ter medo quando o amor de Deus for aperfeiçoado em você. Para isso acontecer, você deve se arrepender, confessar seus pecados, pedir perdão, crer, obedecer a Seus ensinamentos e orar com humildade pedindo a Deus que o ensine a amar e a ver as pessoas com misericórdia, a deixar as más ações, os maus costumes e os maus desejos da natureza humana. Como dizem as Escrituras: “Quem quiser gozar a vida e ter dias felizes não fale coisas más e não conte mentiras. Afaste-se do mal e faça o bem; procure a paz e faça tudo para alcançá-la. Pois o Senhor olha com atenção as pessoas honestas e ouve os seus pedidos, porém é contra os que fazem o mal. Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e falatório da vida alheia.” (I PEDRO 3 v. 10-12 / 2 v. 1 )

Se você obedecer aos ensinamentos de Deus, confiar Nele de todo o coração e amá-lo como Pai e Senhor, esse medo acabará. Creia no Deus Vivo e em Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. Ame e respeite seus irmãos (seu próximo) e tenha uma vida com segurança. Pois “o anjo do Senhor fica em volta daqueles que o teme e os livra dos perigos.” (SALMOS 34 v. 7)

Se você tiver que ir a qualquer lugar, por mais perigoso que seja, ore e peça a Deus que Ele te protegerá. Confie no Senhor e Ele honrará sua confiança. Mas lembre-se: só em caso de necessidade, não queira colocar o Senhor Deus à prova.

Não tenha medo dos perigos, da violência, dos assaltos, dos seqüestros, das guerras. Mas tenha medo da sua língua, pois ela pode te colocar em perigo todos os dias e pode te levar ao inferno. “A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.” (TIAGO 3 v. 6)

Deus conhece o coração das pessoas e permite que certas coisas aconteçam. Por isso ore para se libertar do mal que há em seu coração, para que nada de ruim te aconteça.

- Eu afirmo a vocês, meus amigos: não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar a vocês de quem devem ter medo: tenham medo de Deus, que, depois de matar o corpo, tem poder para jogar a pessoa no inferno. Sim, repito: tenham medo de Deus.” (LUCAS 12 v. 4-5)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS