NÃO VIVAM COMO IGNORANTES

Por falta de sabedoria divina muitos levam a vida na ignorância: fazem coisas que desagradam a Deus porque não conhecem Seus ensinamentos. E isso traz sofrimento, pois sem sabedoria como vão alcançar a verdadeira felicidade que só se encontra em Deus?

Quando você conhece os ensinamentos de Deus, seus olhos são abertos e você passa a enxergar a vida de escravidão que vivia no tempo da ignorância.

O ser humano dirigido pelo Espírito Santo de Deus sabe discernir o que é verdadeiramente bom e o que lhe causará o mal. Ele receberá do Pai, o Deus Todo-Poderoso a sabedoria que o levará ao conhecimento divino e a compreensão de todas as coisas. Sem essa sabedoria o ser humano não é capaz de entender o porquê do seu sofrimento, nem das coisas más que estão acontecendo no mundo e acha que Deus é injusto, que sofre injustamente e não é capaz de enxergar e entender as obras que Deus faz para resgatar Seus filhos das mãos do inimigo.   

Por causa da ignorância as pessoas não dão atenção aos ensinamentos de Deus, não o respeitam como Pai e não percebem que tudo que Deus faz é para o bem. Quando Deus o corrige Ele está dando uma oportunidade para você se tornar uma nova pessoa e de se arrepender do mal que praticou em palavras e atos. Quando Deus te põe à prova é para te ensinar a vencer a natureza humana e conseguir o domínio próprio.

O ser humano tem uma natureza humana que está mal acostumada a fazer tudo que deseja. Cada pessoa tem uma personalidade e é através dessa personalidade que satanás age te levando a fazer tudo que desagrada a Deus. Por viverem na ignorância, as pessoas querem e fazem coisas que trazem sofrimentos e maldições para suas vidas: falar da vida dos outros, julgar, xingar, odiar, invejar, cobiçar, mentir, se vingar, ser desonesto, falso... A pessoa ignorante acha que tudo isso é normal. Mas quando você conhece os ensinamentos de Deus vê que tudo isso só lhe traz coisas más. “Sejam obedientes a Deus e não deixem que a vida de vocês seja dominada por aqueles desejos que vocês tinham quando ainda eram ignorantes.” (I PEDRO 1 v. 14)

Por causa da ignorância as pessoas dão brechas para satanás entrar em seus corações: quando alguém faz algo errado, o ser humano fica com raiva ou com ódio da pessoa e não enxerga que isso só lhe prejudica, pois quando você deixa esse sentimento maligno (raiva ou ódio) entrar em seu coração, você deixa de aproveitar muitas coisas boas, porque não consegue ter bons sentimentos. E muitas pessoas vivem sempre com raiva, mal-humoradas, brigando com os outros, sem perceber o mal que causam a elas mesmas e aos que estão a sua volta. Preste atenção nesse ensinamento: “Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você. Porque a raiva humana não produz o que Deus aprova. Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não dêem ao diabo oportunidade para tentar vocês.”
(SALMOS 37 v. 8 / TIAGO 1 v. 20 / EFÉSIOS 4 v. 26-27)

No mundo só há enganações: paixões, falsas alegrias, falsa sabedoria. Muitos acham que são inteligentes, mas não passam de tolos enganados por um inimigo astuto que sabe quem são, como agem e o que desejam. Preste atenção nesse exemplo:

Uma moça lutou muito para ter sua independência financeira, pois sempre ouviu que a mulher não deveria depender do marido. Ela cursou uma faculdade, conseguiu um bom emprego e sua independência financeira. Mas ao longo de sua vida, falava mal e desprezava as pessoas que não tinham cursado uma faculdade, que tiveram filhos cedo e as mulheres que não trabalhavam.     

Depois se casou teve dois filhos, mas vive infeliz. Chega em casa do trabalho estressada, não tem paciência com as crianças nem com o marido e só vive de mau humor. Lutou tanto para ter sua independência e o que conseguiu com isso? Isso mostra o quanto o ser humano vive na ignorância e não enxerga que tudo que precisa está no Pai, o Deus Todo-Poderoso. E infelizmente muitos não crêem nisso. Então, como vão receber as bênçãos de Deus se não dão atenção aos Seus ensinamentos e se não têm fé que Ele pode ajudar? “Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a Sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você.” (SALMOS 128 v. 1-2)

Todo mundo fala da alma gêmea, a cara metade. Mas se esquecem de uma coisa: nenhum ser humano admite que tem defeitos, não percebe o que faz nem o que diz, acha sempre que é bonzinho e quer alguém perfeito ao seu lado.

Se você é uma pessoa orgulhosa, dominadora, estressada, insatisfeita como é que espera que sua alma gêmea seja calma, paciente e humilde. Não é justo que uma pessoa correta e amorosa fique com uma pessoa arrogante e grosseira. A sua alma gêmea será como você: orgulhosa, dominadora, estressada, insatisfeita.

Muitos ficam esperando a vida inteira pela alma gêmea, mas nunca vão encontrar uma boa pessoa se continuarem a viver como ignorantes e não enxergarem quem são.

As pessoas vivem escravizadas com os ensinamentos do mundo: trabalham e estudam como loucas para conseguirem uma boa profissão. Tem pessoas que vivem estressadas, sem tempo para viver por causa da correria do dia-a-dia. “Nós trabalhamos e nos preocupamos a vida toda e o que é que ganhamos com isso? Tudo o que fazemos na vida não nos traz nada, a não ser preocupações e desgostos. Não podemos descansar, nem de noite. É tudo ilusão.” (ECLESIASTES 2 v. 22-23)

Enquanto você perder o seu tempo correndo atrás das ilusões desse mundo, deixará de viver para Deus. O mundo passa, mas a Palavra de Deus permanece. Você só está de passagem por aqui. Tudo que esse mundo ensina é bobagem. Tem pessoas que são loucas para fazer uma faculdade, pois acham que só assim vão conseguir um bom emprego. Isso é ilusão. Deus sabe o que é bom para você e sabe do que você precisa para viver. Por causa da afobação, da pressa de fazer as coisas, muitos escolhem uma faculdade e depois percebem que não era aquilo que queriam. Irmão abra seus olhos e pergunte a Deus o que é bom para você. Viva o dia de hoje e entregue seu futuro a Deus.        

Não dê atenção ao que a mídia diz e ao que o mundo ensina. Preste atenção: todos os anos muitos jovens terminam o Ensino Médio e sacrificam sua juventude, horas de sono, diversão, descanso para estudarem como loucos para o vestibular. E tudo por quê? Porque o mundo ensina que você tem que fazer faculdade. Nessa mesma época assistimos reportagens que dizem que os jovens estão estressados, com medo, não dormem, não vivem, por causa de uma prova. Vocês perceberam o que satanás faz com as pessoas? Ele incentiva e afirma que o povo tem que fazer determinada coisa e aproveita para trazer doenças e preocupações numa fase que o ser humano ainda é imaturo e não está preparado para lidar com essa situação.

Você pode estudar, pode trabalhar, mas faça isso com sabedoria. Não seja escravo e não faça nada para mostrar aos outros.

Por acharem que são sábios vocês só vivem caindo nas armadilhas da vida. Muitos fazem a faculdade de seus sonhos e acabam desempregados. Por isso não gaste seu tempo querendo abraçar o mundo, desejando tudo que nele existe. Use seu tempo aprendendo a amar e respeitar a Deus e aos seus irmãos (seu próximo). Procure conhecer os ensinamentos de Deus e coloque-os em prática. Obedeça a Deus e Ele dará tudo que você precisa para viver. Tenha calma e ouça a voz de Deus, porque Ele sabe de todas as coisas. Deus tem o tempo certo para cada coisa. “Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para construí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que Ele ama, mesmo quando estão dormindo.” (SALMOS 127 v. 1-2)

Confie nessa mensagem bíblica, faça o possível para obedecer a Deus e Ele honrará sua confiança. Jesus deu várias lições através de Seus ensinamentos. Tudo que você precisa para ser feliz é colocar em prática o que Ele ensinou. Mas por viverem na ignorância as pessoas preferem ouvir a natureza humana.

Hoje vemos pessoas vazias, infelizes, carentes e que não têm nada de bom para passar para as outras. São pessoas iludidas com o mundo, que buscam coisas sem valor onde deveriam dar prioridade ao espiritual. Se você tem o espiritual vai enxergar as pessoas de um modo diferente; não dará importância ao exterior, verá o que há dentro delas; vai enxergar a vida de outra forma e saberá aproveitar bem os seus dias aqui na terra, pois quando a pessoa busca o espiritual não dá importância às enganações do mundo: ela é feliz com o que tem e coisas simples trazem alegria.

Muitos bebem para se divertir ou para esquecer os problemas, mas depois voltam a sua rotina e os problemas continuam. Fingem ser felizes, mas por dentro estão sofrendo.
Irmão saia da ignorância e se encha do Espírito Santo de Deus.    

A maioria dos crentes também vive na ignorância, são infelizes, vivem correndo atrás de coisas sem valor e não entendem as Escrituras Sagradas, pois estão cegos espiritualmente. São crentes, mas ainda não conheceram a verdadeira felicidade que é ser dirigido pelo Espírito Santo de Deus.

Satanás usa os falsos mestres para dizer que vocês estão salvos para que não se esforcem e não procurem fazer o que é certo. Pois se vocês soubessem o que realmente é certo não agiriam com hipocrisia, reconheceriam que são pecadores e que estão muito longe de conseguir a vida eterna. E eles dizem que seus pecados foram esquecidos e apagados para que vocês não se arrependam sinceramente diante de Deus e não conheçam a verdade.

Assim, as pessoas não lutam para conseguir a vida eterna, pois acham que ela já está garantida e vão atrás de sonhos aqui nesta terra. Aprendem também que Deus deve agradá-los e exigem bênçãos de Deus. Mas na verdade vocês que devem agradá-lo, fazer o que é correto e dessa forma receber a recompensa: a vida eterna.

Com essa história de que estão salvos é que muitos crentes estão cegos e caminhando para o inferno. As Escrituras dizem que todos serão julgados por Deus. Como é que alguém pode afirmar que está salvo, se ainda vai ser julgado? As Escrituras também dizem que a salvação é pela graça, é um presente de Deus. Por isso temos que obedecer aos ensinamentos de Jesus e sermos fiéis até o fim. Mas não é isso que vocês estão fazendo. Para você que é crente e acha que não tem pecado, preste atenção nessa mensagem:

“Se dissermos que não temos pecados, enganamos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a Sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade. Se dissermos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a Sua mensagem não está em nós.”
(I JOÃO 1 v. 8-10)

No dia que você deixar o Espírito Santo de Deus dirigir sua vida, você terá compreensão de tudo, conhecerá a verdadeira felicidade e nada nesse mundo poderá roubá-la de você. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele.” (ROMANOS 12 v. 2)

Coloque Deus em primeiro lugar em sua vida, confie Nele, seja uma pessoa instruída pelo Espírito Santo. Pois só Deus pode mostrar o que é bom e o que traz felicidade. Assim, você vai enxergar como Deus é bom, misericordioso, como Ele te ama, o que Ele faz todos os dias para te ver bem e você será sempre grato a Ele. “Não ajam como pessoas sem juízo, mas procurem entender o que o Senhor quer que vocês façam.” (EFÉSIOS 5 v. 17)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS