O ÓDIO

O ódio é um sentimento contrário ao amor. Deus habita no coração das pessoas que têm amor e satanás habita no coração de quem tem ódio. O amor traz vida, alegria, saúde e bem-estar. O ódio traz amargura, ressentimento, doenças, angústia e tudo que é mau.

Quando você permite que o ódio tome conta de seu coração, você abre as portas para satanás dominar sua mente e sua vida. Ele fará você pecar contra Deus, pois através do ódio você dá forças para o inimigo causar o mal às pessoas e a você mesmo.

Quando satanás te domina através do ódio ele faz você perder o controle: você diz coisas que ofendem os outros, humilha, despreza, sente inveja, guarda rancor e em alguns casos agride fisicamente as pessoas. Tudo isso traz o castigo para a sua vida, porque Deus vê todas as coisas. “Quem odeia fere os outros com mentiras; as palavras bajuladoras causam desgraças.”
(PROVÉRBIOS 26 v. 28)

Quem tem ódio no coração nunca vai ser feliz porque carrega todo tipo de escuridão dentro de si. A pessoa que odeia mostra o mal nos olhos, no modo de falar e de agir. Esse sentimento destrói a vida de qualquer ser humano. “Assim como a água reflete o rosto da gente, o coração mostra o que a pessoa é.” (PROVÉRBIOS 27 v. 19)

A vida de quem ama, por mais difícil que seja, tem momentos de alegria: a pessoa é satisfeita com o que tem e vive bem com as pessoas. Mas a vida de quem odeia, por mais confortável que seja só tem infelicidade, tristeza, maldade; a pessoa não tem sossego, não tem conforto no coração porque é satanás que domina sua vida.

A natureza humana é muito intolerante com as pessoas: não tem paciência, respeito, misericórdia nem compreensão. Por isso é muito fácil ficar com raiva e essa raiva pode crescer de tal forma que se transformará em ódio.

Muitos casais acabam ficando com ódio um do outro porque não resolvem seus problemas conjugais: se têm uma briga, cada um prefere ir para um lado do que sentar para conversar e resolver o problema. E toda vez que há um desentendimento, as pessoas guardam mágoas, ressentimentos e chega um ponto que os dois não se suportam mais. Por isso resolvam seus problemas seja com quem for: marido, pai, mãe, irmão, colega de trabalho, vizinho, parente... “Se vocês ficarem com raiva, não deixem que isso faça com que pequem e não fiquem o dia inteiro com raiva. Não dêem ao diabo oportunidade para tentar vocês.”
(EFÉSIOS 4 v. 26-27)

A força maligna que o ódio exerce sobre uma pessoa é tão grande que satanás pode te usar para fazer mal aos outros. Muitos têm raiva ou inveja uns dos outros sem motivo ou por bobagens. Tome muito cuidado! Você que faz mal aos outros através da feitiçaria e outros meios movidos pela sua raiva, vai pagar muito caro. Pois todo mal que você faz para os outros volta para você. O Grande Juiz te cobrará. Isso é Lei de Deus: ninguém faz o mal nesta terra e fica impune. “Quem semeia a maldade colhe a desgraça e será castigado pelo seu próprio ódio.”(PROVÉRBIOS 22 v. 8)

As pessoas subestimam a capacidade de satanás. Às vezes você se desentende com alguém e guarda mágoas, ressentimentos ou raiva dessa pessoa e acha normal. Satanás usa qualquer bobagem para entrar no seu coração e ali ele vai fazendo essa “bobagem” crescer e quando você se dá conta, ele já dominou seu coração e suas ações, através do ódio.

Você que não sabe se controlar, que perde a calma facilmente, que discute por banalidades, que “não leva desaforo para casa”, tome muito cuidado. Sua vida pode se tornar um inferno por causa da sua falta de domínio próprio. Peça a Deus para te ensinar a ter controle, paciência e a ser dirigido por Ele. Não dê oportunidade para satanás entrar em seu coração, pois se ele achar uma brecha, ele arrasará sua vida.

Fortaleça-se no Espírito Santo: leia a Bíblia, vigie, limpe seu coração, peça socorro ao Deus Altíssimo. Viva melhor com o amor no coração. Tenha cuidado: satanás tem muita facilidade de entrar na sua vida e para se livrar dele dá muito trabalho. Só com amor se vence o inimigo. “O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as ofensas.” (PROVÉRBIOS 10 v. 12)

Não deixe que o ódio tome conta do seu coração. Ore e peça a Deus que te dê forças para lutar contra esse sentimento. Se você deixar que o ódio te domine tenha certeza que tudo de ruim acontecerá contigo. Vença o ódio buscando o amor de Deus.         Quem odeia não é filho de Deus, pois os filhos de Deus não sentem ódio. “Quem diz que vive na luz e odeia o seu irmão está na escuridão até agora. Quem ama o seu irmão vive na luz, e não há nessa pessoa nada que leve alguém a pecar. Mas quem odeia o seu irmão está na escuridão, anda nela e não sabe para onde está indo, porque a escuridão não deixa que essa pessoa enxergue.” (I JOÃO 2 v. 9-11)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS