O ORGULHO

O orgulho afasta as pessoas de Deus, porque o ser humano orgulhoso não aceita conselhos e se ouve alguns, tenta achar um meio de mostrar que sabe mais do que os outros. A pessoa orgulhosa acha que não precisa de ninguém para resolver seus problemas.  “Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido.”
(PROVÉRBIOS 12 v. 1)

O que mais agrada a Deus numa pessoa é a humildade. No passado muitas pessoas que tinham riquezas e até reis, reconheceram que eram nada sem Deus. E quando admitiram isso viram o poder de Deus agir em suas vidas como Manassés, Ezequias, Jó, Salomão, Nabucodonosor entre outros.

Satanás tem usado a mídia e a boca de muitos para exaltar e criar ídolos. Hoje o que mais vemos são adorações e elogios a seres humanos que por falta de humildade recebem esses elogios, se engrandecem, se firmam em suas riquezas, em sua fama e se tornam orgulhosos, cheios de si.

Nas igrejas está acontecendo o mesmo: os irmãos por falta de sabedoria divina estão exaltando pessoas dizendo: “Fulano é um grande profeta de Deus” ou “Aquele pastor é uma benção.” “Aquela irmã faz revelações poderosas.” E começam a adorar essas pessoas e se esquecem de adorar a Deus. Nenhum ser humano deve ser adorado, pois são pessoas de carne e osso, são falhos assim como nós. Se o pastor de sua igreja é usado por Deus para fazer a obra, o que tem isso demais? Nada! Ele está fazendo o que Deus está lhe mandando fazer, não é mais que o seu dever. Mas infelizmente o orgulho tem tomado conta do coração dos crentes e por isso caem nas armações de satanás e começam a idolatrar seres humanos.

Outros ficam cheios de orgulho quando conseguem uma boa casa, um bom emprego, um bom carro, falam cheios de si que são abençoados por Deus, pois tudo dá certo em suas vidas. Tudo isso é ilusão. Jesus não teve nada nesse mundo, nem por isso deixou de ser o Filho do Deus Vivo, e hoje está ao lado direito Dele.

Muitos dentro da igreja se julgam melhores que seus irmãos por ter uma condição financeira boa e acha que Deus está com ele, pois tudo que precisa Deus dá. Uma pastora de uma famosa igreja foi a um programa de televisão e disse que só tinha felicidade, pois tudo que ela sonhava em ter, Deus lhe deu e falou isso cheia de orgulho. Não demorou muito e a farsa veio à tona: acharam ela num certo país com uma quantidade de dinheiro alta que ela tinha declarado menos, para não pagar imposto. A vida dessa mulher que dizia ser muito feliz virou um inferno.

Irmãos, Deus está atento ao comportamento dos seres humanos e Ele diz que detesta os orgulhosos.        

Deus quer servos humildes, mas infelizmente o que mais vemos são crentes orgulhosos que não têm misericórdia dos outros. O orgulho leva a pessoa à destruição. Por isso cheguem perto de Deus com o coração arrependido e comecem a fazer coisas que mostrem que se arrependeram. Vocês devem dar atenção aos bons conselhos e nunca achar que sabem tudo.

Você que é orgulhoso, não gosta de ouvir conselhos e não gosta de ser corrigido por achar que sabe tudo, faça uma análise em sua vida e veja o que já perdeu ou deixou de ganhar por causa do seu orgulho. Veja quantas coisas erradas já fez por não ouvir bons conselhos. Para você que é assim, admita isso diante de Deus; admita que é um defeito seu e que por causa disso já cometeu muitos erros. Peça a Ele que te mude, que te ensine a viver e ser humilde! “Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.     
Confie no Senhor de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo.” (PROVÉRBIOS 1 v. 7 / 3 v. 5-6)

Comece ouvindo este conselho do Deus Eterno: “Quando alguém vier falar com você, primeiro ouça tudo com atenção. Deixe a pessoa falar sem interromper, depois analise tudo que foi dito: aprenda o que é bom e coloque em prática.” Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não atrapalhem a ação do Espírito Santo. Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem com o que é bom e evitem todo tipo de mal.” (I TESSALONICENSES 5 v. 19-22)

A Bíblia e este livro têm muitos ensinamentos e conselhos dados pelo Espírito Santo de Deus. Por isso leia e corrija-se.     

Muitas vezes você deixa de ouvir alguém que pode te dar bons conselhos por causa do seu orgulho, por achar que é sábio. Deus pode usar qualquer pessoa para falar com você. Ele pode usar uma pessoa simples, sem instrução para te dar um conselho e você não dar atenção por ser muito orgulhoso. Por isso não se ache melhor nem mais sábio do que os outros, pois Deus pode estar te dando uma oportunidade através do conselho de alguém. 

“Então você dirá:
- Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém. Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles e quase caí na desgraça diante de todos.” (PROVÉRBIOS 5 v. 12-14)

Mas preste atenção: cuidado com as mensagens enganosas! Pois as mensagens de Deus encaixam perfeitamente na sua situação, tocam realmente seu coração, pois só Deus sabe o que há dentro de cada coração. “O que fazer para não ser enganado?” Orar, pois através da oração Deus te mostrará se o que te disseram veio Dele.

Lembre-se, Deus detesta o orgulho. Não seja ignorante. Abra seu coração e deixe Deus te transformar numa pessoa humilde, pois só com humildade se chega perto de Deus. Preste atenção nesse ensinamento:

“Os maus são dominados pelo orgulho e pela vaidade, e isso é pecado. O orgulhoso acaba sendo humilhado, mas quem é humilde será respeitado.” (PROVÉRBIOS 21 v. 4 / 29 v. 23)

Jesus era muito humilde e por isso tinha comunhão com o Pai. Aprenda com os exemplos do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, Ele abriu mão de tudo o que era Seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, Ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte - morte na cruz.”
(FILIPENSES 2 v. 5-8)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS