O QUE CAUSA O SOFRIMENTO HUMANO?

- a falta de amor e respeito por Deus;
- a falta de amor ao próximo;
- o ódio, a inveja, a ganância;
- o hábito de julgar os outros;
- a falação da vida alheia;
- a cobiça.

Todas essas coisas trazem sofrimento para o ser humano. Mas as pessoas não acreditam que sofrem porque fazem o que é errado.

- A falta de amor e respeito por Deus faz as pessoas cometerem erros gravíssimos como a idolatria, não respeitar Seus mandamentos, não acreditar que existe um Deus, que um dia vamos estar diante Dele prestando conta de tudo que fizemos aqui na terra, tanto o bem quanto o mal. Preste atenção nesse ensinamento:
“Moisés disse ao povo de Israel:
- Quando o Senhor, nosso Deus, falou com vocês do meio do fogo no monte Sinai, vocês não viram a forma de ninguém. Portanto, tenham todo o cuidado e não cometam o erro de fazer imagens para adorar. Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo, seja em forma de homem, ou de mulher, ou de animal, ou de ave,ou de animal que se arrasta pelo chão, ou de peixe. E, quando olharem para o céu, não caiam na tentação de adorar o sol, a lua ou as estrelas. Pois o Senhor, nosso Deus, é um fogo destruidor; Ele não tolera outros deuses.” (DEUTERONÔMIO 4 v.1-2, 15-19, 24)

- A falta de amor ao próximo, faz com que as pessoas não tenham misericórdia umas das outras. Hoje as pessoas olham para as outras com desprezo, é cada um por si, o respeito ao próximo acabou: vemos irmão matando irmão, filhos maltratando os pais, pais judiando dos filhos e com isso a violência aumenta na terra.

- O ódio leva à destruição. A inveja e a ganância levam a insatisfação. Uma pessoa odiosa, invejosa e gananciosa só vive infeliz por causa dos maus desejos que agem em seu coração.

- O hábito de julgar os outros só traz maldição para sua vida. Quem julga os outros não vê que está trazendo o sofrimento para sua vida. As pessoas só vivem dizendo: “O que eu fiz a Deus para merecer esse castigo?” É difícil o ser humano enxergar seu erro. Preste bastante atenção nesses ensinamentos e leve a sério.   
- Não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus. Porque Deus julgará vocês do mesmo modo que vocês julgarem os outros e usará com vocês a mesma medida que vocês usarem para medir os outros. Por que é que você vê o cisco que está no olho do seu irmão e não repara na trave de madeira que está no seu próprio olho? Como é que você pode dizer ao seu irmão: ‘Me deixe tirar esse cisco do seu olho’, quando você está com uma trave no seu próprio olho?” (MATEUS 7 v. 1-4)

- A falação da vida alheia, a língua tem destruído muitos lares. E as pessoas que só vivem falando mal dos outros, falando bobagens (jogando piadinhas) acabam trazendo sofrimentos para suas vidas. Como dizem as Escrituras Sagradas: “A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. O ser humano é capaz de dominar todas as criaturas e tem dominado os animais selvagens, os pássaros, os animais que se arrastam pelo chão e os peixes. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar. Usamos a língua tanto para agradecer ao Senhor e Pai como para amaldiçoar as pessoas, que foram criadas parecidas com Deus. Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga?
- Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavrasvão servir para julgar se você é inocente ou culpado.”  (TIAGO 3 v. 6-11 / MATEUS 12 v. 36-37)

- A cobiça é um mal que ataca muita gente. Por causa da cobiça Davi pecou contra Deus e encheu sua vida de sofrimentos. Muitos movidos pelo espírito maligno da cobiça tiveram suas vidas destruídas. A pessoa cobiçosa enquanto não consegue seu objetivo não tem descanso, passa por cima de tudo e de todos para conseguir o que quer. Deus nos ensina que não devemos ser cobiçosos. Preste atenção nesse ensinamento: “Fiquem certos disto: jamais receberá uma parte no Reino de Cristo e de Deus qualquer pessoa que seja imoral, indecente ou cobiçosa (pois a cobiça é um tipo de idolatria).” (EFÉSIOS 5 v. 5)

As pessoas do passado tinham os ensinamentos de Deus, mas não obedeciam, por isso só viviam sofrendo. Está acontecendo o mesmo nos dias de hoje: o povo sofre porque não obedece ao que Deus ensina.

Estão acontecendo muitas tragédias no mundo inteiro, mas o ser humano não enxerga que são avisos de Deus. Quem é que manda a chuva, o vento, o gelo, quem governa a natureza? É Deus, meus irmãos. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Deus troveja com a Sua voz maravilhosa; Ele faz grandes coisas que não podemos compreender. Deus manda que caia neve sobre a terra e também fortes pancadas de chuva. Assim, faz com que as pessoas fiquem em casa, sem poderem trabalhar, para que todos saibam que é Ele quem age. Deus enche de água as nuvens, e elas lançam os relâmpagos. Seguindo a ordem de Deus, as nuvens se espalham em todas as direções. Elas fazem tudo o que Deus manda, em toda parte, no mundo inteiro. Deus faz cair chuva sobre a terra ou para castigar a gente ou para mostrar que tem amor por nós.
Ninguém pode fazer acontecer nada se Deus não quiser. Tanto as coisas boas como as más acontece por ordem do Altíssimo Deus. Por que nos queixarmos da vida quando somos castigados por causa dos nossos pecados?”
(JÓ 37 v. 6-7, 11-13 / LAMENTAÇÕES 3 v. 37-39)

Essas coisas que estão acontecendo é para que o ser humano acorde e veja que sem Deus nada somos. Um dia você está bem em sua casa com sua família e no outro pode acordar sem nada. Por isso irmãos não ponham sua fé em coisas que não podem te dar segurança. Muitos passam a maior parte da vida buscando coisas sem valor, correndo atrás de ter uma casa, um carro, bens materiais e se esquecem do principal, buscar quem pode te dar todas essas coisas e te proteger de todo desastre que está para acontecer.

A Bíblia nos dá vários ensinamentos para termos uma vida com segurança: basta você obedecer ao que Deus ensina. Preste atenção no ensinamento do nosso Mestre Senhor e Salvador Jesus Cristo. “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: ‘Ame os outros como você ama a você mesmo.’ Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.”(MATEUS 22 v. 37-40)

É só isso que Deus quer do ser humano: amor e respeito.

A pessoa que obedece a Deus com certeza Ele honra a fé e o respeito que essa pessoa tem por Ele. Mas muitos não acreditam em Deus ou que Ele vê todas as coisas que fazemos tanto o bem quanto o mal e sabe tudo a nosso respeito. Acham que Deus está lá no céu e não se importa com as pessoas aqui na terra. Estão enganados! Deus sabe de todas as coisas e corrige a todos.
Uma coisa é certa: ninguém sofre se não for merecedor. Só colhemos os frutos que plantamos ao longo de nossa vida. Como dizem as Escrituras Sagradas: “A aflição não brota da terra; a desgraça não nasce do chão: somos nós mesmos que causamos o sofrimento.” (JÓ 5 v. 6-7)

O nosso Pai, o Deus Todo-Poderoso nos ensinou a não adorar outros deuses. Mas o que acontece no mundo hoje? A maioria das pessoas não respeita esse ensinamento. Está na hora de vocês acordarem e acabar com essas idolatrias. Pensem bem no que estão fazendo e vejam se vale a pena seguir essas tradições mundanas. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Examinemos seriamente o que temos feito e voltemos para o nosso Deus.” (LAMENTAÇÕES 3 v. 40)

No livro EU SOU QUEM SOU Deus dá vários ensinamentos e mostra que muitas coisas que fazemos e achamos normal, nos trará graves conseqüências. Leia no livro EU SOU QUEM SOU o capítulo O JULGAMENTO DIVINO e veja como Deus julgará cada um de nós.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS