O QUE É FÉ?

“A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não vemos.”
(HEBREUS 11 v. 1)

Para ter fé em Deus é preciso ter amor, pois se você não tiver amor no coração não acreditará em Deus nem obedecerá. “Foi pela fé que as pessoas do passado conseguiram a aprovação de Deus. Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor.” (HEBREUS 11 v. 2, 6)

A fé é uma arma poderosa que pode ser usada para o bem todos os dias, todas as horas, principalmente nas horas mais difíceis que achamos que não tem mais solução. Passamos por muitas situações que nos deixam tristes e o inimigo aproveita para tentar roubar a fé que temos no nosso Pai, o Deus Todo-Poderoso.

Para que sua fé em Deus tenha resultado é preciso ser paciente e orar todos os dias; é preciso crer que Deus e Jesus são poderosos e podem fazer qualquer coisa tanto possível como impossível.
A Bíblia conta a história de muitas pessoas que tiveram fé em Deus e em Jesus Cristo e seus pedidos foram atendidos. Nos dias de hoje, meus irmãos, se vocês tiverem fé e fizerem o que é correto, Deus atenderá suas orações assim como fez com o povo do passado.   

Mesmo que para você seja impossível resolver seu problema, você deve lembrar que serve ao Deus Eterno, o Criador dos céus e da terra e o único que pode te ajudar: é só ter humildade para orar e reconhecer que a falha está em você.          

A fé e a paciência devem andar juntas, porque para pedir alguma coisa a Deus é preciso ter fé e para receber é preciso ter paciência. Então você deve ser paciente, saber esperar a hora de Deus sempre orando e pedindo a ajuda do Senhor Jesus, pois Ele passou por muitas aflições, foi provado, tentado e venceu porque respeitou o tempo de Deus, não perdeu a confiança no Pai e o amava acima de todas as coisas.

Por mais que o inimigo tente te convencer de que não há uma saída, lembre-se que o seu Pai é o Deus Todo-Poderoso.

Não desanime nunca; mantenha acesa a chama do Espírito Santo que Deus pôs em você. A desistência é prova de que você não tem fé. Se você não tiver fé, Deus não age em sua vida e quando Ele não age, satanás te ilude com as bobagens desse mundo e pode destruir sua vida. “Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer.” (TIAGO 1 v. 6-8)

Esse é o ensinamento de Jesus: “Portanto, ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas as outras coisas.” (MATEUS 6 v. 33)

Use sua fé para alcançar o espiritual: a sabedoria, entendimento, paz e o principal, o amor, pois sem ele não chegamos perto de Deus. Quando você recebe o espiritual, passa a enxergar que tudo aquilo que você pediu a Deus para satisfazer os desejos de sua natureza humana, não tem poder de te ajudar nas horas difíceis. O que uma casa, um carro, um móvel podem fazer por você? Nada. Mas o amor, a fé, o entendimento e a sabedoria divina podem mudar sua vida, pois trazem paz ao seu espírito.

Quando temos amor, temos fé e confiança em Deus; temos satisfação de servir e obedecer aos Seus ensinamentos. Quando temos entendimento enxergamos que o sofrimento é o resultado das más ações e agradecemos a Deus quando nos corrige por enxergar que Ele está dando oportunidade de sermos salvos. Quando temos sabedoria reconhecemos que tudo que Deus faz é para o nosso bem e entendemos que para Deus tudo tem seu tempo.

Muitos dizem que têm fé, mas quando chega a hora de serem testados por Deus, enfraquecem. Pois a fé que dizem ter não é verdadeira. Hoje vemos muitos crentes desesperados, ansiosos, impacientes, preocupados com o dia de amanhã. Isso acontece por falta de fé em Deus. Eles dizem que crêem, que têm fé, mas são como as ondas do mar: são levados pelos problemas da vida.

A pessoa que obedece, crê e tem fé no Poderoso Deus não tem preocupação, pois confia Nele e sabe que Ele pode resolver qualquer imprevisto que acontecer em sua vida.

Lembre-se que a fé deve estar acompanhada de boas ações. Para obter resposta da sua fé em Deus você não pode fazer coisas que desagradam a Ele: falar mal dos outros, julgar, mentir, enganar, odiar, xingar, invejar ou ser orgulhoso.

As Escrituras Sagradas nos dão exemplos de servos que foram fiéis a Deus e não deixaram satanás roubar sua fé. Preste atenção nessa passagem bíblica:

“O rei Nabucodonosor mandou fazer uma estátua que media vinte e sete metros de altura por dois metros e setenta de largura e ordenou que a pusessem na planície de Durá, na província da Babilônia. Depois, ordenou que todos os governadores regionais, os prefeitos, os governadores das províncias, os juízes, os tesoureiros, os magistrados, os conselheiros e todas as outras autoridades viessem à cerimônia de inauguração da estátua. Todos eles vieram e ficaram de pé em frente da estátua para a cerimônia de inauguração. Aí o encarregado de anunciar o começo da cerimônia disse em voz alta:
- Povos de todas as nações, raças e línguas! Quando ouvirem o som das trombetas, das flautas, das cítaras, das liras, das harpas e dos outros instrumentos musicais, ajoelhem-se todos e adorem a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor mandou fazer. Quem não se ajoelhar e não adorar a estátua será jogado na mesma hora numa fornalha acesa.
Assim, logo que os instrumentos começaram a tocar, todas as pessoas que estavam ali se ajoelharam e adoraram a estátua de ouro. Foi nessa hora que alguns astrólogos aproveitaram a ocasião para acusar os judeus. Eles disseram ao rei Nabucodonosor:
- Que o rei viva para sempre! O senhor deu a seguinte ordem: ‘Quando ouvirem o som dos instrumentos musicais, todos se ajoelharão e adorarão a estátua de ouro.  Quem desobedecer a essa ordem será jogado numa fornalha acesa.’ Ora, o senhor pôs como administradores da província da Babilônia alguns judeus. Esses judeus - Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - não respeitam o senhor, não prestam culto ao deus do senhor, nem adoram a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.
Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram levados para o lugar onde o rei estava, e ele lhes disse:        
- É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer? Pois bem! Será que agora vocês estão dispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logo que os instrumentos musicais começarem a tocar? Se não, vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar? 
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam assim:
- Ó rei, nós não vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, Ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer.
Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso com os três jovens e, vermelho de raiva, mandou que se esquentasse a fornalha sete vezes mais do que de costume. Depois, mandou que os seus soldados mais fortes amarrassem Sadraque, Mesaque e Abede-Nego e os jogassem na fornalha. Os três jovens, completamente vestidos com os seus mantos, capas, chapéus e todas as outras roupas, foram amarrados e jogados na fornalha. A ordem do rei tinha sido cumprida, e a fornalha estava mais quente do que nunca; por isso, as labaredas mataram os soldados que jogaram os três jovens lá dentro. E, amarrados, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego caíram na fornalha.
De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros:
- Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha?
- Sim, senhor! - responderam eles.
- Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? - perguntou o rei. - Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo.
Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou:
- Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça.
O rei gritou:
- Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o Seu Anjo e salvou os Seus servos, que confiam Nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este.
Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.” (DANIEL 3 v. 1-30)

Esses três homens demonstraram uma fé tão grande no Deus Todo-Poderoso que serve de exemplo para todos nós, pois por qualquer situação difícil que apareça a fé de vocês enfraquece e se esquecem que Deus existe e cuida de vocês.

- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês tivessem fé, mesmo que fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a este monte: ‘Saia daqui e vá para lá’, e ele iria. E vocês teriam poder para fazer qualquer coisa!”
(MATEUS 17 v. 20-21)

Vocês devem fazer como o servo de Deus, Habacuque, pois muitas vezes deixam de acreditar em Deus, mas ele não deixou:
- Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não dêem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro.” (HABACUQUE 3 v. 17-19)

Procure andar sempre com a verdade, seja honesto em tudo que fizer, leia e medite na Palavra de Deus e coloque em prática o que o Espírito Santo te ensinar. Não dê oportunidade ao diabo de entrar e destruir sua vida.         

          PALAVRAS DE CONFORTO QUE AJUDAM  A MANTER VIVA A NOSSA FÉ:

“Deus disse: ‘Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei.’ Portanto, sejamos corajosos e afirmemos: ‘O Senhor é quem me ajuda, e eu não tenho medo. Que mal pode alguém me fazer?’ Lembrem dos seus primeiros líderes espirituais, que anunciaram a mensagem de Deus a vocês. Pensem como eles viveram e morreram e imitem a fé que eles tinham. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.” (HEBREUS 13 v. 5-8)

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.” (SALMOS 23 v. 1)

“Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque Eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (JOSUÉ 1 v. 9)       

Preste atenção no pedido que o nosso amado Senhor Jesus fez ao Pai, o Deus Todo-Poderoso por nós: “Agora estou indo para perto de Ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da Minha alegria. Eu lhes dei a Tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como Eu também não sou. Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em Mim por meio da mensagem deles.(JOÃO 17 v. 13-15, 20)

Tanto Deus como Jesus se preocupa com você, por isso confie no Senhor em qualquer situação, não perca a fé, não desanime, tenha paciência nas horas difíceis; lute contra todas investidas de satanás. Lembre-se que o nosso Senhor venceu o inimigo e nós poderemos vencê-lo também se formos obedientes e tivermos fé. Coloque sua fé em ação e creia que o Senhor está te ouvindo e espere com fé e paciência pela resposta de sua oração.

“Olho para os montes e pergunto: ‘De onde virá o meu socorro?’
O meu socorro vem do Senhor Deus, que fez o céu e a terra.
Ele, o seu protetor, está sempre alerta e não deixará que você caia
O protetor do povo de Israel nunca dorme, nem cochila.
O Senhor guardará você; Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo.
O sol não lhe fará mal de dia, nem a lua, de noite.
O Senhor guardará você de todo perigo; Ele protegerá a sua vida.
Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.” (SALMOS 121)      

O MAU USO DA FÉ

A fé pode ser usada para o bem ou para o mal. Depende da sua intenção e do seu coração.

Quando você tem maus sentimentos em seu coração quem atende seus pedidos é satanás, pois é ele quem está por perto. Ele usa o ódio e a raiva para que as pessoas desejem o mal às outras. Se você faz um pedido de vingança ou desejando que aconteça o mal a uma pessoa, satanás ganha forças para agir. E se Deus não intervir, ele destrói a vida das pessoas. Deus protege àqueles que não têm um coração mau.

Muita gente diz que sua fé em Deus é muito grande e já fez acontecer muitas coisas em suas vidas. Quando você é orgulhoso e se acha muito correto quem age na sua vida não é Deus e sim satanás.

Certa vez uma moça levou uma bronca no seu trabalho e soube que foi uma de suas colegas de trabalho que a entregou para o chefe. Então ela disse: “Eu tenho fé em Deus que isso não vai ficar assim. Fulana vai pagar pelo que fez.”

No outro dia ela soube que essa colega sofreu um acidente de carro e teve ferimentos leves. E pensou: “Deus é justo! Aqui se faz, aqui se paga!”

Deus é justo, mas Ele não age movido pelo seu sentimento de vingança. Quem age assim é satanás e é nele que você deposita sua fé quando quer se vingar ou fazer mal a alguém. Cuidado, pois se agir dessa forma a justiça e a ira de Deus cairão sobre você!

Se acontece uma coisa ruim na sua vida e você ora a Deus na intenção de que Ele castigue o culpado, tenha certeza que Ele não agirá. Quem atende pedidos de vingança, de maldade e de raiva é satanás. Jesus nos ensinou que nós devemos perdoar, ter misericórdia dos outros e acreditar na justiça de Deus. Todos nós pecamos e por isso não temos o direito de pedir punição para ninguém. Como dizem as Escrituras Sagradas:

- Mas Eu digo a vocês que estão Me ouvindo: amem os seus inimigos e façam o bem para os que odeiam vocês. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que maltratam vocês.
Se vocês amam somente aqueles que os amam, o que é que estão fazendo de mais? E, se vocês fazem o bem somente para aqueles que lhes fazem o bem, o que é que estão fazendo de mais? Até as pessoas de má fama fazem isso. Façam o contrário: amem os seus inimigos e façam o bem para eles. Façam isso porque Ele é bom também para os ingratos e maus. Tenham misericórdia dos outros, assim como o Pai de vocês tem misericórdia de vocês.(LUCAS 6 v. 27-28, 32-33, 35-36)

Deus não se agrada quando você deseja vingança ou fica com raiva. Por isso tome muito cuidado com seus pedidos e em quem você está depositando sua fé. Lembre-se que quando você ora pedindo punição para os outros está pedindo para você também, pois todos pecam, então todos devem ser punidos. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não há uma só pessoa que faça o que é certo.” Por isso: “Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que Ele abençoe e não que amaldiçoe. Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem fazer o que todos acham que é bom. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz uns com os outros. Meus irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que o castigo de Deus faça isso. Porque as Escrituras Sagradas dizem: ‘Eu Me vingarei, Eu acertarei contas com eles, diz o Senhor.’ Mas façam como dizem as Escrituras: ‘Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha.’ Não deixe que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.”
(ROMANOS 3 v. 10 / 12 v. 14, 17-21)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS