O QUE É NORMAL PARA OS SERES
HUMANOS PARA DEUS NÃO É!

Os seres humanos têm muitos maus costumes que todos acham normal e por isso fazem muitas coisas que não são do agrado de Deus; têm muita facilidade de aprender coisas que ofendem, maltratam e fazem mal aos seus irmãos e se desviam do caminho de Deus.

A maioria das brincadeiras dos seres humanos é ofensiva e prejudica os outros. As pessoas se reúnem para rir, debochar, colocar apelidos nos outros, achando que isso não é nada demais. Só que elas não percebem que estão ofendendo os outros. Você gostaria de ser chamado de macaco, burro, magricela, dentuço, orelhudo, ser desprezado ou ridicularizado na frente dos outros? Então o que você não gosta que façam com você, não faça com os outros. Tudo que você faz que maltrate ou prejudique o outro, não agrada a Deus e tem um preço alto.

As pessoas costumam dizer: “Eu não roubei, não matei, não adulterei, então não estou pecando.” Engano seu. Se você ofende seu irmão (seu próximo) falando mal dele, julgando, debochando, ridicularizando, discriminado, você está pecando do mesmo jeito que aquele que mata, rouba e comete adultério.

Tem pessoas que dizem: “Eu sempre brinquei com fulano e ele nunca reclamou.” Ele pode ficar calado por ser seu amigo, mas ninguém gosta de ser humilhado na frente dos outros. Essas coisas acontecem em todo lugar: em casa, no trabalho, nas escolas. A situação nas escolas é horrível: os alunos que se acham “bonitos ou populares” se juntam para humilhar e ofender os outros com brincadeiras de mau gosto. Tudo isso Deus detesta. Quem tem amor no coração não ofende os outros, pois quem ama respeita.

Em uma reunião de família, o marido começou a ridicularizar a esposa dizendo que quando ele se casou, ela era bonita e agora estava gorda, com o pé rachado e todos começaram a rir. Mas a moça ficou sem graça e com vergonha. Os outros perceberam que ela ficou triste e pararam de rir. Mas ele continuou com as brincadeiras, zombando de um e de outro. Muitos não enxergam as maldades que fazem. Presta atenção irmão! Você não está vendo que satanás está usando sua boca para magoar os outros? Deus usa Seus servos para ajudar, dar uma palavra de alegria e conforto aos seus irmãos (seu próximo) e satanás usa esse tipo de pessoa para ofender, entristecer e envergonhar os outros.

A roda dos escarnecedores da qual a Bíblia fala são essas coisas que as pessoas fazem: se reúnem para falar mal, julgar, discriminar e ridicularizar os outros. O servo de Deus não faz e não compartilha dessas coisas, pois ele sabe que essas coisas não agradam ao Pai, o Deus Todo-Poderoso. Como dizem as Escrituras Sagradas:

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (SALMOS 1 v. 1)

Não compartilhe com esse tipo de coisa. Se você vê alguém ridicularizando os outros, não faça parte, não ache engraçado. Pois se você ri e acha divertido está fazendo igual ao outro. Preste atenção nesse ensinamento:

“A pessoa boa que se deixa levar por uma pessoa má é como uma fonte de água barrenta ou como um poço contaminado. Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar.”
(PROVÉRBIOS 25 v. 26 / 14 v. 7)

Você que faz esse tipo de brincadeira (debocha, humilha, zomba, ri das pessoas) já parou para pensar que é um tolo? As pessoas que agem dessa forma são vazias, não têm nada a oferecer, são tolas, ignorantes, por isso têm esse tipo de comportamento. Para você que age como um tolo, preste atenção nos ensinamentos de Deus:

“O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz, mas os sábios são protegidos pelas suas próprias palavras. Quem tem juízo toma cuidado a fim de não se meter em dificuldades, mas o tolo é descuidado e age sem pensar. O tolo se diverte com as suas tolices, mas o sábio faz o que é certo. Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras.” (PROVÉRBIOS 14 v. 3 , 16 / 15 v. 21 / 18 v. 7)

Muitas coisas ruins acontecem em sua vida porque seu coração e sua mente estão muito distantes de Deus. Desde pequenos vocês são contaminados com as ilusões e maus costumes que existem neste mundo. E com o passar do tempo se torna muito difícil se livrar de tudo isso porque todos acham normal. Por exemplo:

- as crianças responderem os mais velhos: o povo acha bonito uma criança ter personalidade, ser rebelde e desde criança o ser humano não aprende a respeitar os outros. Crescem sem limites e acham que podem fazer tudo que querem, do jeito que querem. Mas Deus ensina que devemos respeitar as pessoas, ter cuidado com o que falamos para não ofender os outros e não fazer coisas que prejudique nossos irmãos.

- se achar melhor do que os outros: muitas pessoas têm um bom emprego e por isso trabalham muito para conseguir várias coisas, pois tudo o que compram (roupa, sapato, carro, casa, objetos...) são para mostrar para os outros e não apenas para seu bem-estar, porque se a roupa não é de marca você não poderá se exibir, se o carro não for do ano ou novo, você não vai poder se sentir melhor que os outros.  Tudo isso são maus costumes malignos para as pessoas se acharem superiores aos outros. Mas Deus ensina que as pessoas devem ser humildes, independente do que tiverem.

- as mulheres serem orgulhosas e os homens faltarem com respeito com as mulheres: em muitos ambientes, no trabalho ou na escola, as mulheres perderam o respeito dos homens. Sabe por quê? Porque não sabem se comportar: dizem coisas que não devem, fazem brincadeiras indevidas, respondem os homens de igual para igual, falam palavrões e coisas indecentes, querem sempre se meter nas conversas de todo tipo para mostrarem que sabem alguma coisa. Não sabem ficar no seu devido lugar, dá liberdade aos outros e acabam ouvindo coisas ofensivas e humilhantes que não queriam ouvir. E depois querem exigir respeito! Vocês mulheres devem tomar muito cuidado com sua maneira de agir, porque senão nunca serão respeitadas nem chegarão perto de Deus. E os homens devem tomar cuidado com as brincadeiras de mau gosto para não serem dominados pelo inimigo e se tornarem pessoas desagradáveis e insuportáveis.

- falar dos outros: todo mundo tem esse mau costume. Todos os dias as pessoas fazem comentários da vida dos outros. Mas está errado! Deus abomina a fofoca. Você pode achar que fulano é fofoqueiro e que você só faz comentários sem maldade. Mas fique sabendo que a partir do momento que você abre a boca para dizer se fulano fez certo ou errado ou que você faria de outro jeito, já está julgando e dando oportunidade para o inimigo te afastar de Deus. Satanás se aproveita de seus comentários para trazer a inveja, a discriminação, o orgulho e pode fazer ainda pior trazendo conseqüências graves para sua vida. Tem casos de muitas pessoas que fizeram comentários errados com as pessoas erradas e que perderam seu emprego, seu esposo (a), amigo (a) por falta de controle na língua.

- ser desonesto, tirar proveito dos outros: as pessoas têm o costume de querer tirar vantagem em tudo. Por exemplo: no trânsito, muitos trafegam pelo acostamento ou pela seletiva e chegam em certo ponto onde têm que entrar na frente dos outros que estão esperando o trânsito fluir. Isso é querer ser esperto e um desrespeito às normas de trânsito e aos seus irmãos. Do mesmo jeito que você quer chegar ao seu destino, todos os outros também querem. Existem muitas outras formas de desrespeito e desonestidade que as pessoas praticam todos os dias e acham normal, como fazer “gatos” (instalações clandestinas) e muitas outras coisas erradas.

- guardar raiva, mágoas e ressentimentos: todos devem expulsar esses sentimentos de dentro do coração, porque dão forças para satanás agir em suas vidas. Se uma pessoa te fez mal, conte para Deus, não peça punição, mas peça para Ele te livrar desses sentimentos. Assim como você não quer que os outros te odeiem, te tratem mal, te olhem com cara feia, peça a Deus para você não fazer isso com os outros.

- trair as pessoas: Deus julga as nossas intenções e sabe de tudo que fazemos às escondidas. A traição faz as pessoas sofrerem, pois se você confia em alguém, seja seu esposo (a), mãe, irmão, amigo, parente e essa pessoa te trai, você ficará muito triste e decepcionado com essa pessoa. Devemos tomar cuidado com duas coisas: não confiar nossos segredos com pessoas que mal conhecemos e não comentarmos segredos que foram confiados a nós. Só Jesus é o nosso verdadeiro amigo. Só Deus conhece o coração das pessoas, por isso só Eles podem te mostrar quem são as pessoas. Alguns homens estão acostumados a ter muitas mulheres e saem por aí magoando e usando várias delas. E algumas mulheres fazem a mesma coisa. Não se esqueçam que todo o mal que vocês causam aos outros voltará para vocês.

Esses são apenas alguns exemplos de comportamentos que muitos acham normal, mas que para Deus não é.

E o que você deve fazer para evitar essas coisas que aprendeu ao longo de tanto tempo e que faz até mesmo sem perceber? Orar muito, pedindo a Deus que te liberte desses maus costumes e evitar tudo isso. A cada dia que você deixa de fazer alguma coisa que não agrada a Deus, é uma vitória. É um trabalho grande para se libertar de tudo isso. É por isso que a Bíblia diz que devemos nascer de novo, ou seja, abandonarmos os maus costumes e aprendermos somente o que vem de Deus. Se ocupe em fazer coisas que ajudem seu irmão (seu próximo) e não coisas desagradáveis que ofendem aos outros. “As palavras dos maus são uma armadilha mortal, mas as palavras das pessoas corretas salvam os que estão em perigo. O Senhor detesta a maneira de viver dos maus, porém ama a quem faz o que é direito.” (PROVÉRBIOS 12 v. 6 / 15 v. 9)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS