OS MAUS EXEMPLOS

Muitas pessoas dizem que são servas de Deus, mas não têm respeito por Ele nem obedecem a Seus ensinamentos. Essas pessoas envergonham o nome de Deus quando dão mau exemplo, falando mal dos outros, julgando, xingando, fazendo fofoca, mentindo, enganando, usando de má fé com as pessoas, se sentindo melhor do que os outros, quando se vestem de um modo que não agrada a Deus...

O mau exemplo do crente, além de envergonhar o nome de Deus, também faz as pessoas não se interessarem em conhecer a Ele.

Muitos homens na frente do pastor agem como cordeirinhos, mas em casa são ignorantes e batem na mulher. Muitos casais crentes vivem discutindo, têm filhos rebeldes que não os respeitam. E tem mulheres que se dizem ser servas de Deus que fazem o marido passar vergonha, pois são autoritárias e estressadas. Imagine o que as pessoas vão pensar de você que age desse jeito.

No trabalho, muitos crentes em vez de se comportarem como verdadeiros servos de Deus fazem brincadeiras desagradáveis, falam mal dos outros, julgam e se sentem melhores que os não-crentes.

Um moço crente trabalhava numa obra como pintor. E ele sempre trabalhava de calças e blusas de mangas compridas. Os outros trabalhadores perguntaram a ele por que se vestia daquele jeito para trabalhar e se ele não sentia calor. E ele respondeu: “Me visto assim em respeito ao Deus Todo-Poderoso.” Mas esse mesmo homem era desonesto com as pessoas, sempre dava um golpe em alguém e quando a dona da obra lhe pagou o restante do valor combinado, ele foi embora sem terminar o serviço. Que exemplo esse homem dá às pessoas agindo dessa forma? Você acha que as roupas que ele veste o fazem ser um servo de Deus? Assim como este homem, existem muitas pessoas que vivem falando de Deus, de Jesus, da Bíblia e são desonestas, roubam no troco, enganam, mentem, são egoístas, reparadoras, fofoqueiras, invejosas e julgadoras.

Por causa dos maus exemplos a igreja está cada vez mais desacreditada. Quem é que vai querer fazer parte de um lugar onde há discriminação, fofoca, desunião e um pastor que prega uma coisa que ele mesmo não segue? Em vez de mudar essa situação ousam dizer que as pessoas não deveriam olhar o mau exemplo do pastor ou dos irmãos da igreja. Falam para as pessoas se espelharem em Jesus. Sendo assim, o que este povo está fazendo na igreja? Então que cada um se espelhe em Jesus em suas casas.

Quando uma pessoa vai à igreja pela primeira vez, ela espera ser bem recebida pelos irmãos. Mas muitos além de não receberem bem, reparam as vestes e sempre aparece um para falar palavras que a ofende. Agindo assim vocês estão envergonhando o Santo nome de Deus.

Se vocês desprezam, discriminam e condenam as pessoas, elas não voltarão a sua igreja e muitos não vão querer saber de Deus por causa dos maus exemplos que vocês estão dando. Vocês acham isso certo?

Se vocês lessem a Bíblia e ouvissem o Espírito Santo, o Consolador que Jesus prometeu enviar, vocês seriam bons exemplos; seriam pessoas que qualquer ser humano teria o prazer de estar perto. Mas, as pessoas fogem de vocês por causa desse mau comportamento. Vocês humilham os outros, discriminam, se sentem melhores do que aqueles que não são de sua igreja e querem obrigar as pessoas a freqüentar a igreja. Deus se envergonha de ser chamado o Deus de vocês.

Se vocês acreditassem que Jesus é o filho de Deus, o Messias enviado por Ele para ensinar a verdade, vocês obedeceriam ao que Ele ensinou. Vocês não amam, não respeitam e não obedecem a Jesus, porque se amassem e respeitassem seriam luz para os que estão na escuridão; seguiriam o exemplo do seu Mestre.       

O povo de Deus deve servir de bom exemplo para as pessoas. Deve se destacar das pessoas deste mundo assim como Jesus se destacou pela calma, honestidade, amor, respeito e humildade. A conduta do servo de Deus tem que ser exemplar, ele tem que ser humilde, paciente, deve tratar a todos com educação, pois foram esses exemplos que ele recebeu do seu Mestre Jesus Cristo. Mas infelizmente é raro ver um servo assim.

Hoje o que mais vemos são pessoas crentes mal educadas, orgulhosas e julgadoras. Pessoas que estão envergonhando o Santo nome de Deus. Isso é resultado de ensinamentos vindos da natureza humana. E como não lêem a Bíblia, o povo não sabe se comportar. Hoje a maioria dos crentes são pessoas sem nenhum testemunho de vida. Por falta de ensinamentos vindos do Espírito Santo, as pessoas se convertem e continuam com os mesmos maus costumes mundanos: gírias, fofoca, orgulho, falsidade, palavrões, mentiras... Alguns só mostram que são crentes pelas vestes ou por carregar a Bíblia e não porque dão bom exemplo.

O que se vê hoje são pessoas religiosas, orgulhosas e com o coração cheio de podridão que se dizem servas de Deus. Você acha que o Espírito Santo vai habitar num coração impuro? O verdadeiro servo de Deus não se julga melhor do que os outros, não discrimina aqueles que não conhecem a Palavra, não fala da vida alheia, não tem inveja, ódio, rancor, mágoa, não xinga e não diz que seu próximo vai para o inferno por não fazer parte de uma igreja.

Quando a pessoa entra para a igreja em vez de aprender a ser humilde, respeitadora, a olhar a todos como irmãos, a ter misericórdia e aprender abandonar os maus costumes, elas aprendem que são deuses, que vão julgar os anjos, julgar o mundo, nasceram para ser cabeça e que já estão salvas... E as pessoas começam a ficar orgulhosas se sentindo melhores que as outras.

Está difícil achar um servo de Deus. Mas crentes achamos aos montes. Tudo isso porque as pessoas têm preguiça de ler a Bíblia e quando lêem em vez de usarem os ensinamentos para corrigir seus erros usam para condenar os outros. As Escrituras Sagradas ensinam como um servo de Deus deve ser e o comportamento que ele deve ter em qualquer situação. O bom exemplo do servo de Deus é que vai ajudar na hora de trazer o seu irmão para luz. Quem é que vai querer servir a um deus que transforma as pessoas em orgulhosas, julgadoras e discriminadoras? Preste atenção nesses ensinamentos:

“Faça todo o possível para conseguir a completa aprovação de Deus, como um trabalhador que não se envergonha do seu trabalho, mas ensina corretamente a verdade do evangelho. Evite os falatórios contrários aos ensinamentos cristãos, pois eles fazem com que as pessoas se afastem de Deus.”  (II TIMÓTEO 2 v. 15-16)

Se o pastor fizer o trabalho como o Espírito Santo ensina, as pregações ensinarão ao povo a abandonar os maus costumes adquiridos no mundo. E desse jeito, o povo aprenderá a servir a Deus de um modo que o agrada e deixarão de envergonhar o Santo nome de Deus. Mas, infelizmente alguns não estão preocupados em agradar a Deus e sim, em tirar dinheiro do povo e ter fama.

Veja como você age, que tipo de servo você é. Não adianta estar na igreja, vestir roupas que cubram todo o corpo, se você não for humilde, não respeitar o seu próximo, não tiver amor em seu coração e não souber controlar sua língua.

Deus disse: “Esse povo ora a Mim com a boca e Me louva com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. A religião que eles praticam não passa de doutrinas e ensinamentos humanos que eles só sabem repetir de cor.” (ISAÍAS 29 v. 13)

E hoje Deus diz: “Esse povo traz vergonha para o Meu Santo Nome.”   

Por isso meu irmão, se você quiser agradar a Deus e honrar Seu santo nome seja um servo humilde e obediente, pois quem diz que é servo de Deus deve obedecer ao que Ele ensina. Leia a Bíblia, busque o Espírito Santo e ponha em prática os ensinamentos de Jesus. E assim você será um bom exemplo.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS