OS PIORES INIMIGOS DO SER HUMANO

Inimigo é aquele que age para trazer sofrimento para a vida de alguém. As pessoas não percebem, mas seus piores inimigos são: a língua e a natureza humana com seus maus desejos e maus costumes.

Enganam-se aqueles que pensam que satanás é o nosso pior inimigo, porque ele só age em sua vida por causa dos maus desejos da natureza humana.

Quando você fala mal dos outros e julga, satanás recebe a permissão para te fazer cair na mesma situação daquela pessoa que você julgou. E na maioria das vezes você fará exatamente aquilo que condenou no outro. Por isso se você não souber controlar a língua, ela te fará passar por situações e sofrimentos que poderiam ser evitados. “A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas. Mas ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar.” (TIAGO 3 v. 6, 8)

O ser humano fala muitas bobagens e se gaba de coisas que deveria sentir vergonha. Uma hora está orando pedindo a Deus para que tudo dê certo em sua vida. Em outra está amaldiçoando os outros, falando mal, julgando, fazendo fofoca ou dizendo coisas que ofendem seus irmãos. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Da mesma boca saem palavras tanto de agradecimento como de maldição. Meus irmãos, isso não deve ser assim. Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos? Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce.” (TIAGO 3 v. 10-12)

Assim são todos vocês: não podem dizer que são servos de Deus se falam coisas más e obedecem à natureza humana.

Tudo que você semear durante a sua caminhada (adolescência, juventude e na idade adulta) é o que vai colher na velhice. Por isso veja bem o que você anda fazendo com teu irmão, porque tudo será cobrado.

Quando vemos pessoas idosas passando fome, sendo vítimas de maus tratos ou abandonadas pelos parentes, ficamos com pena dessas pessoas. Mas isso não significa que é injustiça, pois o nosso Pai, o Deus Todo-Poderoso não comete injustiça com ninguém. As pessoas colhem o mal que plantam ao longo de suas vidas. Todos já foram jovens, adultos e já fizeram muitas coisas que prejudicaram ou ofenderam os outros. E tem coisas que trazem graves conseqüências e uma delas é a falta de respeito aos pais.

Muitos se acham injustiçados, outros se fazem de vítima colocando a culpa nos outros ou em satanás e até mesmo em Deus pelas aflições e dificuldades que passam em suas vidas. Tudo de mau que acontece em sua vida é resultado da desobediência da natureza humana e por isso ela se torna sua inimiga. A natureza humana faz o ser humano se afastar de Deus porque as pessoas passam a vida tentando satisfazer seus desejos e por isso não têm tempo para se dedicar a Deus nem o interesse de ouvir Suas orientações. E não percebem que assim se tornam vulneráveis às armadilhas de satanás. A natureza humana é má, egoísta e desobediente; deseja tudo que agrada aos olhos e quando não consegue, fica frustrada e com raiva.

A natureza humana além de ser má e egoísta, pode te levar para o inferno, pois satanás através dela te leva a fazer coisas que não agradam a Deus, pois são prejudiciais a você ou ao seu irmão. Muitas vezes você faz coisas que sabe que vai te prejudicar ou prejudicar seus irmãos (seu próximo). Mas por que as pessoas agem assim? Porque estão acostumadas a viver de acordo com a natureza humana e fazem tudo para conseguirem o que querem sem pensar nas conseqüências.

Quando o ser humano se deixa conduzir pela natureza humana, só faz o que é errado: se julga melhor do que os outros, se acha sábio e inteligente, fala muitas bobagens, é orgulhoso, não tem respeito pelas pessoas, acha que nunca vai precisar dos outros e o pior de tudo, não ama, não respeita e não obedece a Deus. E aquele que não obedece a Deus se torna escravo de satanás!

Deus nos deu livre-arbítrio para escolhermos viver conforme Suas leis e ensinamentos ou de acordo com a natureza humana. A escolha é sua!

Então a conclusão é esta: se conseguir controlar sua língua e a natureza humana, você receberá a proteção de Deus contra as armadilhas de satanás.        

Se você quiser viver segundo os ensinamentos de Deus, deixe o Espírito Santo dirigir sua natureza humana. Deixe de ser seu inimigo e seja seu amigo. Não entregue a satanás o que Jesus conseguiu na cruz com tanto sofrimento: a vida eterna (a salvação de sua alma)! Peça a Deus para ter domínio próprio. Lute contra sua natureza humana e saia vencedor. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.
Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo.”
(GÁLATAS 6 v. 8 / PROVÉRBIOS 13 v. 3)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS