PARA QUE SERVE A BÍBLIA?

Serve para nos ensinar a viver segundo a vontade de Deus. A Bíblia não é apenas um livro. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por isso, este livro contém muitas passagem bíblicas para que você perceba o quanto a Bíblia é útil nos dias de hoje.

As histórias que estão na Bíblia aconteceram há milhares de anos, mas servem de exemplo para nós, como a obediência e a fé de Abraão, a dedicação de Noé, a coragem e a submissão de Davi, a humildade de Moisés, o poder da oração dos profetas... E o grande exemplo de todos: o amor de Jesus Cristo.

Irmão, se você ler a Bíblia e pedir para que o Espírito de Deus te revele o verdadeiro significado das mensagens e das histórias, você verá o quanto a Bíblia é importante para sua vida.

Nela você vai encontrar todos os ensinamentos que precisa para viver uma vida correta que agrada a Deus. A Bíblia nos ensina a sermos humildes, misericordiosos, pacientes, honestos, a termos fé, a tratar as pessoas com educação, a educar nossos filhos, a ter um bom relacionamento conjugal, a amar e respeitar nossos irmãos (nosso próximo) e o principal: amar, respeitar, temer e obedecer ao nosso Deus e Pai. Nos ensina também a não sermos orgulhosos, falsos, mentirosos, fofoqueiros, avarentos, cobiçosos, gananciosos, desonestos, egoístas, a não termos ódio, inveja, raiva, ciúmes, paixões, ressentimentos...

Cada igreja prega sobre Deus de uma forma diferente. As Escrituras Sagradas mostram como Deus é realmente, que Ele é misericordioso, que tem muita paciência conosco, que Ele nos ama, mas nos corrige quando fazemos o que é errado. É através da Bíblia que você vai conhecer Deus e o que Ele quer de você.

Muitos lêem a Bíblia para se exibirem ou como um passatempo, como se fosse um livro qualquer. Irmão, você deve examinar a Bíblia com respeito, sempre pedindo ao Espírito Santo para te dar discernimento para entender os ensinamentos. Deve usar a Bíblia para corrigir seus erros e não os dos outros. Deve ler com a intenção de aprender e colocar em prática os ensinamentos de Deus. Se você colocar em prática e seguir com respeito os ensinamentos de Deus, você terá uma grande mudança em sua vida.

Sem fé e sabedoria divina você não entenderá o que está escrito. Se você ler as Escrituras se achando intelectual, seus olhos não serão abertos pelo Espírito Santo e você vai achar que são ensinamentos e histórias sem valor. Mas se você ler querendo aprender os ensinamentos para colocá-los em prática, seus olhos serão abertos pelo Espírito Santo de Deus.

Deus fala conosco de várias formas: em sonho, no subconsciente,  através da Bíblia. E é através dela que você vai entender o porquê do seu sofrimento e por que você passa por certas situações.

O antigo testamento nos dá grandes lições sobre obediência e desobediência. Todos aqueles que obedeceram a Deus foram protegidos por Ele e todos que desobedeceram, receberam o castigo. A Palavra de Deus é única: tudo que Ele ensinou aos israelitas serve de lição para nós.

Tem pessoas que dizem: “A Bíblia foi escrita por seres humanos, por isso não vou acreditar no que está escrito.” Isso é uma desculpa, pois muitos lêem livros de auto-ajuda que foram escritos por seres humanos. Outros acreditam em astrologia e não saem de casa sem ler o horóscopo. Baseiam suas vidas em ensinamentos humanos com livros de homens e mulheres que não sabem de nada e têm os mesmos problemas que elas. Então por que não crêem na Palavra de Deus? “Cuidado para que nenhum de vocês tenha um coração tão mau e descrente, que o leve a se afastar do Deus vivo.” (HEBREUS 3 v. 12)

Qual ser humano seria capaz de enviar seu filho a um lugar de gente má, para lhes ensinar a fazer o bem sabendo que algumas dessas pessoas iriam se juntar para crucificá-lo? Então ao invés de acreditar nesse povo e em seus livros, acreditem em Deus e na Bíblia. A Bíblia foi escrita por seres humanos, mas Deus guiou os pensamentos deles.

“Nós não estávamos contando coisas inventadas quando anunciamos a vocês a vinda poderosa do nosso Senhor Jesus Cristo, pois com os nossos próprios olhos nós vimos a Sua grandeza. Nós estávamos lá quando Deus, o Pai, lhe deu honra e glória. Ele ouviu a voz da Suprema Glória dizer: ‘Este é o Meu Filho querido, que Me dá muita alegria!’ Nós mesmos ouvimos essa voz que veio do céu quando estávamos com o Senhor Jesus no monte sagrado.
Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês. Acima de tudo, porém, lembrem disto: ninguém pode explicar, por si mesmo, uma profecia das Escrituras Sagradas. Pois nenhuma mensagem profética veio da vontade humana, mas as pessoas eram guiadas pelo Espírito Santo quando anunciavam a mensagem que vinha de Deus.” (II PEDRO 1 v. 16-21)

Muitos acham que a Bíblia é algo ultrapassado e não serve para os dias de hoje. Estão enganados, pois tudo que está acontecendo hoje já havia sido anunciado nela.

Irmãos, Deus nos ama e não quer que nenhum de nós se perca. Por isso deixe de ser teimoso e tire uma hora todos os dias para seu Pai, o Deus Todo-Poderoso e leia as Escrituras Sagradas (Bíblia) com humildade e respeito. Porque assim durante a leitura, seus olhos serão abertos pelo Espírito Santo e você enxergará muitas coisas erradas no seu comportamento diante de Deus, pois as coisas que você faz com os outros e acha normal, descobrirá que para Deus são erros graves.

Você perde seu tempo com muitas coisas que não têm valor. Então aproveite bem esse tempo lendo as Escrituras Sagradas e veja como sua vida vai melhorar.        

Muitos usam as Escrituras Sagradas para tirar dinheiro dos mais fracos, para escravizar e enganar com interpretações enganosas. Por isso vocês devem ler a Bíblia para aprender andar no caminho de Deus e não serem enganados.

COMO LER A BÍBLIA:

A Bíblia deve ser lida desde o início para você entender toda a história da humanidade e o porquê do sofrimento humano.

Para que você compreenda o que está escrito é preciso de amor, dedicação e humildade, pois Deus só revela Sua sabedoria aos humildes de coração.

Antes de iniciar a leitura, faça uma oração pedindo ao Espírito Santo discernimento para entender o que está lendo. Leia todos os dias capítulos inteiros, para entender o sentido das histórias e ponha em prática o que aprendeu. “O evangelho é a lei perfeita que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer.” (TIAGO 1 v. 25)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS