O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA

Quando o ser humano desobedece a lei aqui desta terra, ele corre o risco de ser punido. Quando desobedece aos pais, corre o risco de as coisas darem errado. E quando você desobedece aos ensinamentos de Deus, é certo que você sofrerá com as conseqüências.

O perigo da desobediência é o ser humano trazer sofrimentos para sua vida. Aqui nesta terra, aqueles que têm dinheiro e influência se livram das punições da lei. Em alguns casos os pais, podem errar em seus julgamentos e por isso as conseqüências de sua desobediência, podem ser menores. Mas, o Deus Todo-Poderoso nunca erra em Seus julgamentos e por isso o que Ele diz é sempre o certo. E a Deus não se compra e por isso ninguém pode escapar da Sua cobrança. “Não se engane: de Deus não se zomba. Aquilo que uma pessoa plantar é isso mesmo que colherá.” (GÁLATAS 6 v. 7)

Nenhum ser humano passa por nada nessa terra se não for merecedor. As Escrituras Sagradas nos dão vários exemplos daqueles que sofreram por causa da desobediência.

“Irmãos, eu quero que vocês se lembrem do que aconteceu com os nossos antepassados que seguiram Moisés. Todos estiveram debaixo da nuvem e passaram pelo mar Vermelho. Eles foram batizados na nuvem e no mar, como seguidores de Moisés. Todos comeram a mesma comida espiritual e beberam a mesma bebida espiritual. Pois bebiam daquela rocha espiritual que ia com eles, e a rocha era Cristo. Porém a maioria deles não agradou a Deus, e por isso os seus corpos ficaram espalhados no deserto.

Tudo isso aconteceu como exemplo para nós, para não querermos coisas más como eles quiseram nem adorarmos ídolos como alguns deles adoraram. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘O povo sentou-se para comer e beber e se levantou para dançar.’ Não devemos cometer imoralidades como alguns deles fizeram. E, porque eles fizeram isso vinte e três mil pessoas caíram mortas num dia só. Não devemos pôr à prova a paciência do Senhor, como alguns deles fizeram e por isso foram mortos pelas cobras. Vocês não devem se queixar, como fizeram alguns deles e foram destruídos pelo Anjo da Morte.
Tudo isso aconteceu com os nossos antepassados como exemplo para os outros, e estas coisas foram escritas como aviso para nós. Pois estamos vivendo numa época em que o fim dos tempos está chegando.” (I CORÍNTIOS 10 v. 1-11)

O Deus Todo-Poderoso deu leis ao povo de Israel e disse que se eles obedecessem tudo correria bem em suas vidas. E muitas dessas leis servem para nós hoje e se não obedecermos também sofreremos com o castigo. 

Se você estiver passando por algum tipo de sofrimento, procure se lembrar dos seus erros. Se não se lembrar, peça a Deus que Ele te lembrará.

Deus ensinou que os filhos devem respeitar os seus pais. Hoje não vemos isso: os pais ensinam, cuidam, mas os filhos não os respeitam e sempre têm uma resposta para cada coisa que os pais dizem.

Uma mãe disse a sua filha:
- Não vá passar o carnaval fora. É muito perigoso.
E implorou pedindo a filha para não ir. Mas a resposta da filha foi esta:
- Eu sei me cuidar muito bem. Já tenho vinte e cinco anos.
O resultado foi esse: a moça foi estuprada, morta e queimada.

Hoje os filhos não dão atenção ao que os pais dizem, porque acham que sabem de tudo. Se o pai diz que tal lugar é perigoso, o filho não dá atenção. Outros mentem: dizem que vão para um lugar e vão para outro. Aí acontece uma desgraça e as pessoas ainda dizem que Deus é injusto. Mas é Lei de Deus: toda desobediência tem seu preço! “Maldito seja aquele que desrespeitar o pai e mãe!” (DEUTERONÔMIO 27 v. 16)

Deus avisava ao povo tudo o que aconteceria se desobedecessem, mas mesmo assim o povo cometia erros e sofria com o castigo.

O povo de Israel queria um rei para governá-lo e Deus disse:

“- Portanto, atenda o pedido deles. Mas avise essa gente, explicando com toda a clareza como o rei vai tratá-los.
Então Samuel explicou ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha dito. Ele disse:
- O rei os tratará assim: tomará os filhos de vocês para serem soldados; porá alguns para servirem nos seus carros de guerra, outros na cavalaria e outros para correrem adiante dos carros. Colocará alguns deles como oficiais encarregados de mil soldados, e outros encarregados de cinqüenta. Os seus filhos terão de cultivar as terras dele, fazer as suas colheitas e fabricar as suas armas e equipamentos para os seus carros de guerra. As filhas de vocês terão de preparar os perfumes do rei e trabalhar como suas cozinheiras e padeiras. Ele tomará de vocês os melhores campos, plantações de uvas, bosques de oliveiras e dará tudo aos seus funcionários. Ficará com a décima parte dos cereais e das uvas, para dar aos funcionários da corte e aos outros funcionários. Tomará também os empregados de vocês, o melhor gado e os melhores jumentos, para trabalharem para ele. E ficará com a décima parte dos rebanhos de vocês. E vocês serão seus escravos. Quando isso acontecer, vocês chorarão amargamente por causa do rei que escolheram, porém o Senhor Deus não ouvirá as suas queixas.
Mas o povo não se importou com o aviso de Samuel. Pelo contrário, eles disseram:
- Não adianta. Nós queremos um rei. Queremos ser como as outras nações: queremos ter um rei para nos governar, para nos dirigir na guerra e lutar em nossas batalhas.” (I SAMUEL 8 v. 9-20)

E o povo de Israel sofreu as conseqüências de não ter dado atenção aos conselhos de Deus. E hoje no mundo todo ainda acontecem muitas tragédias por causa da desobediência às leis de Deus. Mas, ninguém está dando importância aos avisos de Deus.

Todos cometem erros, mas aquele que reconhece que é um pecador, Deus ajuda nas horas de dificuldades. Davi cometeu pecados, mas quando foi repreendido, ele confessou e aceitou o castigo de Deus.

“Então Natã disse a Davi:
- E é isto o que diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Eu tornei você rei de Israel e o salvei de Saul. Eu lhe dei o reino e as mulheres dele; tornei você rei de Israel e de Judá. E, se isso não bastasse, Eu lhe teria dado duas vezes mais. Por que é que você desobedeceu aos Meus mandamentos e fez essa coisa tão horrível? Você fez com que Urias fosse morto na batalha; deixou que os amonitas o matassem e então ficou com a esposa dele! Portanto, porque você Me desobedeceu e tomou a mulher de Urias, sempre alguns dos seus descendentes morrerão de morte violenta. E também afirmo que farei uma pessoa da sua própria família causar a sua desgraça. Você verá isso quando Eu tirar as suas esposas e as der a outro homem; e ele terá relações com elas em plena luz do dia. Você pecou escondido, em segredo, mas Eu farei com que isso aconteça em plena luz do dia, para todo o povo de Israel ver.’
Então Davi disse:
- Eu pequei contra Deus, o Senhor.
Natã respondeu:
- O Senhor perdoou o seu pecado; você não morrerá. Mas, porque, fazendo isso, você mostrou tanto desprezo pelo Senhor, o seu filho morrerá.
Aí Natã foi para casa.
Quando Davi viu os oficiais cochichando uns com os outros, compreendeu que a criança havia morrido. Então perguntou:
- A criança morreu?
- Morreu! - responderam eles.
Então Davi se levantou do chão, tomou um banho, penteou os cabelos e trocou de roupa. Depois foi à casa de Deus, o Senhor, e o adorou. Quando voltou ao palácio, pediu comida e comeu logo o que lhe foi servido.
Aí os seus oficiais disseram:
- Nós não entendemos isto. Enquanto o menino estava vivo, o senhor chorou por ele e não comeu; mas, logo que ele morreu, o senhor se levantou e comeu!
- Sim! - respondeu Davi. Enquanto o menino estava vivo, eu jejuei e chorei porque o Senhor poderia ter pena de mim e não deixar que ele morresse. Mas agora que está morto, por que jejuar? Será que eu poderia fazê-lo viver novamente? Um dia eu irei para o lugar onde ele está, porém ele nunca voltará para mim.” (II SAMUEL 12 v. 7-15, 19-23)

O amor e a confiança em Deus fizeram de Davi um grande rei e um homem guiado pelo Espírito Santo. Ele teve suas falhas, mas nunca se rebelou contra Deus. E Deus o abençoou muito.

Por isso, meu irmão, não se ache justo nem se orgulhe. Olhe para trás e veja o que já fez de mau ao teu próximo, se arrependa do mal que fez aos outros e aceite a correção de Deus, pois só assim você conseguirá o perdão Dele. E não pense que basta entrar para uma igreja para que Deus perdoe seus pecados. Deus só perdoa quando nos arrependemos e aceitamos os sofrimentos causados pela desobediência. Pois tem pessoas que sofrem, mas não se arrependem do que fizeram e ainda acham que Deus é o culpado. “Agora, vocês que têm juízo, me escutem. Será que Deus faria alguma coisa errada? Será que o Todo-Poderoso cometeria alguma injustiça? Ele nos paga de acordo com o que fazemos e dá a cada um o que merece. Na verdade, o Deus Todo-Poderoso não faz o mal e não é injusto com ninguém.” (JÓ 34 v. 10-12)

Todos são maus, pecadores e desobedientes, mas sempre se fazem de vítimas e colocam a culpa em Deus ou nos outros por causa dos seus erros. Veja o exemplo de Adão e Eva. Nenhum dos dois reconheceu o seu erro: Adão colocou a culpa em Deus e Eva colocou a culpa na cobra. Falta humildade aos seres humanos para aceitarem que são maus, pecadores e desobedientes, que sofrem por causa da língua, do orgulho e por não admitir que o nosso Deus e Pai está certo quando os corrige.

Tome muito cuidado, pois o maior risco que o ser humano corre por ser desobediente é ter sua alma condenada ao inferno.

“Assim, aquele que pensa que está de pé é melhor ter cuidado para não cair. As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentaram; mas Deus cumpre a Sua promessa e não deixará que sofram tentações além das suas forças. Ao contrário, quando vier a tentação, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim poderão sair dela.”
(I CORÍNTIOS 10 v. 12-13)

                                                                                  Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS