O PODER E A SABEDORIA DE DEUS

O maior problema do ser humano é não acreditar que existe um Grande Deus que pode resolver qualquer situação.

Muitas pessoas vão à igreja e dizem que acreditam e servem a Deus. Mas na verdade não o conhecem e não sabem como chegar perto Dele; não têm noção do poder que Ele pode mostrar em suas vidas e não imaginam o que Sua sabedoria pode fazer.

A primeira amostra do poder e da sabedoria de Deus foi a criação do Universo. Por mais que o homem estude e tente mostrar através da ciência como tudo foi parar no seu devido lugar, muitas coisas ainda ficam sem explicação. A formação dos seres humanos com seus órgãos, músculos, ossos, suas veias, seu sangue, e tudo que o compõe, funcionando de uma forma perfeita é outra demonstração do poder e da sabedoria de Deus.

Só Deus tem poder. Os seres humanos tentam de muitas formas dominarem os outros e fazem qualquer coisa para estar no comando. Aqui nesta terra, estar no comando significa ter poder. Mas o que um ser humano pode fazer quando o mar se revolta, quando há um incêndio espalhado pelo vento ou uma tempestade que alaga e destrói cidades? Essas e outras coisas mostram que o ser humano é nada! Deus, o Todo-Poderoso, comanda todas as coisas. Ele tem o poder sobre as forças da natureza, sobre a vida de um ser humano e sobre as forças malignas, pois só agem até onde Deus permite.

“Desde que Deus criou o mundo, as Suas qualidades invisíveis, tanto o Seu poder eterno como Sua natureza divina, têm sido vistos claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso no que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma. Embora conheçam a Deus, não lhe dão a honra que merece e não são agradecidos. Ao contrário, acabam pensando só em tolices, e as suas mentes vazias estão cheias de escuridão.” (ROMANOS 1 v. 20-21)

O ser humano se tornou orgulhoso, teimoso, desobediente e se esqueceu de Deus. Vocês não imaginam o que Deus pode fazer em suas vidas. Se Deus tem poder e domínio sobre todo o Universo, Ele também tem poder para mudar sua vida. Mas não é a mudança que as igrejas estão pregando, que você terá riquezas, carros, casas... Deus te dará a paz de espírito, tranqüilidade para dormir bem à noite, acordar com disposição e alegria, sabedoria para resolver qualquer situação difícil em sua vida. Deus pode realmente transformar sua vida.

Deus mostrou Seu poder ao povo do passado fazendo coisas impossíveis. Enviou Seu filho Jesus para ensinar ao povo a se aproximar Dele e ter uma vida transformada. Mas não deram atenção e hoje continuam assim: teimosos e incrédulos.

Irmão, Deus sabe o que você está passando. Acredite nisso: Ele tem poder para mudar sua vida. Muitos estão aflitos, sem esperança, desempregados, tristes, angustiados, desorientados, passando por situações difíceis, buscando solução em religiões, negócios desonestos e outros caminhos. Estão cegos! A humanidade paga o preço de não ter acreditado em Jesus Cristo e sofre por não crer no Espírito Santo, pois Jesus veio ensinar o povo a viver melhor e o Espírito Santo hoje veio nos relembrar tudo aquilo que Jesus ensinou.

Tem pessoas que dizem: “Eu bebo, fumo, gosto de me divertir. Sou um pecador! Deus jamais se aproximará de mim!” Todos são pecadores. O único que passou aqui na terra sem cometer pecados foi o Filho de Deus, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O que você deve fazer para ser aceito por Deus é reconhecer diante Dele que comete erros e que precisa de ajuda. Preste atenção nesse ensinamento:

“‘A mensagem de Deus está perto de você, nos seus lábios e no seu coração’ - isto é, a mensagem de fé que anunciamos. Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos. Porque as Escrituras Sagradas dizem: ‘Quem crer Nele não ficará desiludido.’ Isso vale para todos, pois não existe nenhuma diferença entre judeus e não-judeus. Deus é o mesmo Senhor de todos e abençoa generosamente todos os que pedem a Sua ajuda. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Todos os que pedirem a ajuda do Senhor serão salvos.’
Mas como é que as pessoas irão pedir, se não crerem Nele? E como poderão crer, se não ouvirem a mensagem? E como poderão ouvir, se a mensagem não for anunciada?” (ROMANOS 10 v. 8-14)

Então, meu irmão, comece a ler a Bíblia, pois nela tem todos os ensinamentos que você precisa para servir a Deus. Ore e peça a Jesus que te ensine a andar segundo a vontade de Deus para que Ele use Seu poder para transformar sua vida e resolver seus problemas. Jesus te conscientizará das coisas erradas que você faz, e você aceitará, pois quando o Espírito Santo se unir com o teu espírito, você aprenderá a amar, respeitar e obedecer a Deus. Preste atenção nesse ensinamento: “Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor.” (ROMANOS 8 v. 26)

Deus nos ama tanto que enviou Seu Filho para nos salvar. Então abra seu coração para Ele e creia que o Senhor enviará o Espírito Santo para te orientar a viver corretamente. “Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. Tenho dito isso enquanto estou com vocês. Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em Meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que Eu disse a vocês.” (JOÃO 14 v. 16, 25-26)

Muitas coisas foram descobertas pelo homem, graças à sabedoria que Deus lhe deu. Mas o ser humano se achou muito sábio e poderoso. Por isso existem coisas sem explicação, desgraças que não podem ser evitadas e doenças sem cura. Vocês buscam sabedoria em livros, estudos, registros, palestras, faculdades dirigidas por fracos seres humanos. A sabedoria que o mundo precisa é a que vem de Deus. A sabedoria divina solucionaria os problemas da humanidade com facilidade se todos se dedicassem a buscá-la. Mas preferem acreditar em mentiras a acreditar no Deus que os criou.

“Pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos.’
Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura. Pois Deus, na Sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles.” (I CORÍNTIOS 1 v. 19-21)

Com a sabedoria divina você resolverá todos os seus problemas, pois saberá educar seus filhos, cuidar de seu casamento, solucionar os problemas de seu trabalho e do dia-a-dia. Mas a sabedoria dada por Deus é para aqueles que são humildes e reconhecem que precisam da Sua ajuda.

O ser humano com seu orgulho, arrogância e cegueira espiritual prefere buscar a sabedoria e as ilusões deste mundo. O resultado é que não sabem administrar seu tempo, pois acabam tendo dificuldades em alguma coisa. Todos buscam progredir financeiramente, vivem correndo atrás do sucesso e dos desejos da natureza humana e se esquecem da família, do lado afetivo, de cuidar do coração (sentimentos) e do principal: cuidar de sua vida espiritual e os ensinamentos de Deus. Por isso existem muitas pessoas bem sucedidas no trabalho e fracassadas com relação ao amor (da família, do namoro e de Deus). São pessoas vazias e infelizes, mas acham que são felizes e abençoadas porque conseguiram progredir materialmente.    

Deus ensina as pessoas a amar para viverem bem. E só com a sabedoria de Deus você saberá ser um bom profissional, um bom esposo (a), um bom pai ou mãe. Por exemplo: o que adianta ser um bom administrador de empresas e sua vida ser um fracasso: filhos carentes, esposa solitária e ter o coração vazio? Por isso busque o que é realmente importante: o amor e a sabedoria de Deus. “Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria. Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios. Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica. Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más. A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.” (TIAGO 3 v. 13-17)

Você pode deixar de ser cego neste mundo. É só acreditar no poder de Deus e buscar a sabedoria divina. Ore com humildade, abra seu coração para o amor de Deus; abra sua mente para os ensinamentos de Jesus e abra sua vida para o Espírito Santo te orientar. Veja o que dizem as Escrituras Sagradas e se curve diante do poder e da sabedoria de Deus:

“Depois disso, do meio da tempestade, o Senhor deu a Jó a seguinte resposta:
- As suas palavras só mostram a sua ignorância; quem é você para pôr em dúvida a Minha sabedoria? Mostre agora que é valente e responda às perguntas que lhe vou fazer.
Onde é que você estava quando criei o mundo? Se você é tão inteligente, explique isso. Você sabe quem resolveu qual seria o tamanho do mundo e quem foi que fez as medições? Em cima de que estão firmadas as colunas que sustentam a terra? Quem foi que assentou a pedra principal do alicerce do mundo? Quando o mar jorrou do ventre da terra, quem foi que fechou os portões para segurá-lo? Fui Eu que cobri o mar com as nuvens e o envolvi com a escuridão. Marquei os seus limites e fechei com trancas as suas portas. E Eu lhe disse: ‘Você chegará até este ponto e daqui não passará. As suas altas ondas pararão aqui.’
Jó, alguma vez na sua vida você ordenou que viesse a madrugada e assim começasse um novo dia? Jó, você já visitou as nascentes do mar? Já passeou pelo fundo do oceano? Alguém já lhe mostrou os portões do mundo dos mortos, aquele mundo de escuridão sem fim? Você tem alguma idéia da largura da terra? Responda, se é que você sabe tudo isso. Você conhece as leis que governam o céu e sabe como devem ser aplicadas na terra? Será que a sua voz pode chegar até as nuvens e mandar que caia tanta chuva, que você fique coberto por um dilúvio? Você pode fazer com que os raios apareçam e venham dizer-lhe: ‘Estamos às suas ordens?’
Quem deu sabedoria às aves, como o íbis, que anuncia as enchentes do rio Nilo, ou como o galo, que canta antes da chuva? Quem é capaz de contar as nuvens? Quem pode derramar a sua água em forma de chuva, que faz o pó virar barro, ligando os torrões uns aos outros?
Como batem rápidas as asas da avestruz! Mas nenhuma avestruz voa como a cegonha. A avestruz põe os seus ovos no chão para que a areia quente os faça chocar. Ela nem pensa que alguém vai pisá-los ou que algum animal selvagem pode esmagá-los. Ela age como se os ovos não fossem seus e não se importa que os seus esforços fiquem perdidos. Fui Eu que a fiz assim, sem juízo, e não lhe dei sabedoria. Porém, quando ela corre, corre tão depressa, que zomba de qualquer cavalo e cavaleiro.
Jó, você desafiou a Mim, o Deus Todo-Poderoso. Vai desistir ou vai Me dar uma resposta? 
Então, em resposta ao Senhor, Jó disse:
- Eu não valho nada; que posso responder? Prefiro ficar calado. Já falei mais do que devia e agora não tenho nada para dizer.”
(JÓ 38 v. 1-6, 8-12, 16-18, 33-38  /  39 v. 13-18 / 40 v. 2-5)

Deus pode mudar sua vida irmão. Acredite Nele, ore e peça Sua ajuda; arrependa-se dos seus erros e deixe de fazer o que desagrada a Ele. Seja obediente e se esforce para se libertar do mal e o Deus Eterno lhe mostrará o Seu poder e Sua sabedoria.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS