POR QUE MINHA ORAÇÃO NÃO É ATENDIDA?

Existem muitas pessoas fazendo essa pergunta. Algumas ficam com raiva de Deus, achando que Ele é injusto. Só que se esquecem que o erro está nelas e não em Deus. “Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que Ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações. O Senhor está longe dos maus, porém ouve a oração de quem é correto.” (ISAÍAS 59 v. 2 / provérbios 15 v. 29)

Existem vários motivos para sua oração não ser atendida por Deus:

- a falta de fé: sem fé ninguém agrada a Deus. Se você não tem fé mostra que não confia (acredita) em Deus. E como Ele pode dar algo à alguém que não confia Nele? Certamente essa pessoa vai se perder por não dar atenção ao que Deus lhe ensinar.

As pessoas não acreditam que Deus pode agir diretamente na vida delas. Por exemplo: se a pessoa deseja alguma coisa (carro, casa, casamento, emprego...) ela vai atrás do que ela quer, sem esperar pela ação de Deus. Todos pensam que devem correr atrás do que querem, e por isso se precipitam e depois vêm os problemas. As pessoas acham que Deus precisa de uma “ajudinha” para fazer as coisas acontecerem. Estão erradas! O servo de Deus sabe esperar e acredita que o Todo- Poderoso lhe dará o que for melhor.

- a falta de amor: se você não ama a Deus, não será dedicado a Ele nem obedecerá ao que Ele ensinou: ser humilde, misericordioso e amar aos outros. Deus quer que você seja correto para que Ele trabalhe sempre em sua vida, atendendo suas orações.

- precisa amadurecer espiritualmente: você deve ter consciência de que não é melhor do que os outros, porque Deus te atendeu; nem que é bom e por isso Deus te abençoou e não pode ficar orgulhoso porque Deus te curou ou te libertou de alguma coisa. Deus ajuda, mas espera que Seus filhos sejam humildes e obedientes.

- está pedindo coisas que não te farão bem: muitas vezes estamos cegos por causa dos desejos da natureza humana e não paramos para ouvir a voz do Espírito de Deus. Por exemplo: você pede um carro, mas Deus sabe que você não tem calma e sabedoria para dirigir; você quer fazer uma faculdade, mas Deus sabe que a área que você escolheu não é a que você vai trabalhar... Deus sabe de todas as coisas! Por isso algumas orações não são atendidas, pois Deus estará preparando coisas melhores se a pessoa procurar ser obediente e paciente.

- estamos exigindo as coisas de Deus: muitos acham que Deus tem obrigação de dar tudo o que pedem. A falta de humildade e de respeito nos afasta de Deus e por isso muitos não são atendidos.

- a impaciência: o ser humano pensa que é só orar e imediatamente Deus atenderá sua oração. Está enganado! Devemos lembrar que tudo tem o seu tempo e que Deus prepara as pessoas para receber um presente Dele, para que depois elas não se desviem do caminho certo e se esqueçam Dele. Não faça nada por conta própria. Seja paciente! Ouça a voz de Deus e Ele cuidará de você.

- não somos merecedores: se você maltrata as pessoas, xinga, fala mal, faz fofoca, é orgulhoso, invejoso, o que espera receber de Deus? Corrija-se, pedindo a Deus para te libertar dessas coisas e quando Ele perceber que você está se esforçando e se libertando desses maus costumes, Ele atenderá suas orações.

Você deve aprender a falar com Deus. Deve lembrar que é um pecador e deve se dirigir a Deus com humildade, e não achando que é bom e merecedor. Vá a Ele sempre com humildade e respeito. Muitas vezes vocês não obtêm resposta das suas orações porque oram mal, sem sabedoria dada pelo Espírito Santo. “Vocês querem muitas coisas; mas, como não podem tê-las, estão prontos até a matar para consegui-las. Vocês cobiçam, mas, como não podem conseguir o que querem, brigam e lutam. Não conseguem o que querem porque não pedem a Deus. E, quando pedem, não recebem porque pedem mal. Vocês pedem coisas para usá-las para os seus próprios prazeres.” (TIAGO 4 v. 2-3)

As pessoas não sabem pedir nada a Deus, pois pedem futilidades para satisfazerem suas naturezas humanas ou coisas que vão prejudicá-las. Esse é o trabalho do Espírito Santo: conscientizar sobre o que realmente devemos pedir a Deus. Por isso você deve pedir ao Espírito Santo que te ensine a saber o que pedir a Deus e principalmente, a compreender porque sua oração não é atendida.   

Para ir a Deus em oração você deve pedir ao Espírito Santo para limpar seu coração, orar com humildade reconhecendo seus erros, nunca acusar Deus por situações difíceis que você passa e lembrar que o sofrimento é fruto das suas más ações.

Para que você consiga a resposta de sua oração, precisa ser sincero com Deus, dizendo o porquê do pedido, pois Ele julga as suas intenções.

Nunca peça coisas para exibir aos outros, pois com certeza Ele não te dará. Alguns podem até pensar: “Isso é mentira! Tem tanta gente orgulhosa que pisa e humilha os outros, que conseguem as coisas e dizem que foi Deus quem deu”. As pessoas dizem que foi Deus, mas Deus não vai dar nada aos filhos Dele que vá levá-los ao inferno, pois uma pessoa que age desse jeito, é para lá que está caminhando. Devemos lembrar que tudo que acontece nesse mundo é permitido por Deus, mas não quer dizer que é da vontade de Deus. Para que um filho de Deus receba algo Dele, primeiro será preparado por Ele para não sair por aí se exibindo nem humilhando os outros, pois se fizer isso será castigado. E não é isso que o nosso Pai quer. Ele quer que Seus filhos sejam abençoados e não amaldiçoados.

Uma serva dando seu testemunho disse:
“Quando conheci o Senhor, eu era muito simples, não tinha quase nada.
Deus me deu condições de comprar o que precisava para viver com conforto. Mas eu não soube ter o que Ele estava me dando. Comecei a ficar orgulhosa e confiante de que Deus estava comigo; comecei a me achar melhor do que os outros e fiz muitas coisas erradas. Então Deus parou de me ajudar. Meu marido perdeu o emprego e eu voltei ao fundo do poço. Só não passei fome porque Deus é bom e misericordioso.
Quando as coisas começaram a desabar sobre mim, fiquei com raiva de Deus; orava e não era atendida. Fiquei sem entender porque Deus não respondia as minhas orações. Passei muitos anos amargurada e revoltada com Deus, por causa do meu sofrimento. Foi então, que um dia eu cheguei para Deus e disse:
- Senhor perdoa os meus pecados e me faça enxergar o que está acontecendo e o que fiz de errado.
Aí veio a resposta: Deus mostrou como eu estava agindo. Fiquei alegre por Ele ter me respondido e lhe disse:
- Se o Senhor achar que sou merecedora, me ajude, mas não me deixe ir para o inferno.
Deus abriu as portas: meu marido arrumou um trabalho e pagamos nossas dívidas. E Deus tem dado o suficiente para vivermos bem. Hoje o meu comportamento é totalmente diferente: quando oro, agradeço e peço perdão todos os dias por ter agido mal com meus irmãos e com Deus”.       

Sempre que orar reconheça que é um pecador e que Deus é bom e sábio; seja humilde e peça para Deus te ensinar a ter uma vida correta; peça para te libertar da fofoca, da inveja, do ódio, da cobiça, da falsidade, do orgulho, do desejo de ter as coisas que agradam aos olhos... Todas essas coisas te afastam de Deus. Por isso peça ao Espírito Santo sabedoria e discernimento para entender os ensinamentos de Deus e se conformar com o que Deus te der. Se você pedir todos os dias, Deus te ajudará. Quando não temos sabedoria, chegamos a ter a capacidade de achar que Deus é injusto. Por isso quando orar, peça coisas que vão te aproximar de Deus e não, coisas inúteis. Como disse Jesus: o nosso Pai sabe do que precisamos para viver. “O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas essas coisas.(MATEUS 6 v. 32)

“É pecado orar pedindo uma casa ou um carro?” Não. Pecado é você ficar triste ou aborrecido com Deus se não receber o que pediu e deixar que isto te faça ficar revoltado e amargurado.   
Se você mora de aluguel, ore ao Pai com humildade e exponha sua situação, fale o porquê de você querer uma casa. Ele verá no teu coração as tuas intenções e responderá. “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.” (FILIPENSES 4 v. 6)

Tem pessoas que nem uma casa nem um carro podem ter, porque senão vão se perder. Por isso, Deus vê o coração e as intenções. Vocês devem lembrar que têm uma natureza humana rebelde e desobediente e por isso Deus dará o que pedirem aos poucos para ver como vão se comportar, se vão se achar melhores que os outros, se vão ficar orgulhosos... “Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete.” (HEBREUS 10 v. 36)

Um rapaz orava todos os dias e em suas orações dizia: “Senhor se esta é a Tua vontade e se o Senhor achar que sou merecedor, me dê condições para que eu possa comprar um carro para trabalhar”. Deus respondeu sua oração e lhe deu um carro. O rapaz ficou muito alegre.
Quando encontrou um amigo contou o que Deus tinha feito. Aí o amigo disse:
- É mesmo, quero ver esse carro.
Quando ele mostrou, seu amigo disse:
- Ah! Pensei que era um carro zero.
E o rapaz respondeu:
- Para mim é, pois nunca tive um. Estou muito agradecido a Deus, pois Ele me leva aonde um carro do ano levaria.
Irmãos, Deus se agrada quando recebemos com alegria o que Ele nos dá. Muitos oram e quando não recebem da forma que desejaram ficam aborrecidos. Isso deixa Deus triste. Temos que ser agradecidos por tudo que Deus nos dá, pois Ele sabe o que é bom. Deus dá aos seus filhos coisas que não farão se desviar de seu caminho e observa como cada um age. De acordo com a conformação, satisfação e obediência, Deus dará coisas cada vez melhores.

Temos vários exemplos de servos de Deus na Bíblia que nos trazem inspiração e nos ensina a nos conformar com o que temos e a buscar o que não vemos. “E Deus não se envergonha de ser chamado de o Deus deles, porque Ele mesmo preparou uma cidade para eles. Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que Ele havia prometido. Pois Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, isto é, que eles e nós, juntos, nos tornássemos perfeitos”
(HEBREUS 11 v. 16, 39-40)

Tenha paciência e seja perseverante para que Deus responda suas orações. Agradeça a Deus todos os dias pela bondade e a misericórdia Dele em sua vida. Peça coisas que te aproximem de Deus: o amor, a paciência, a tranqüilidade, a fé e ajuda para vencer os ataques do inimigo e vencer os desejos de sua natureza humana. Pois Deus sabe do que você precisa para viver.

Preste atenção nessa oração:
“Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de Ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o Teu nome, ó meu Deus.”  (PROVÉRBIOS 30 v. 7-9)

Muitas vezes pedimos coisas que julgamos ser boas e não recebemos, porque nosso Pai está nos protegendo de algo que vai nos trazer sofrimentos e dores de cabeça. Por isso irmão, peça sempre que seja feita a vontade de Deus,  pois orando dessa forma você dá liberdade para Deus fazer coisas boas em sua vida.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS