PROSPERIDADE

Muitos confundem prosperidade com riqueza, mas na verdade são coisas bem diferentes.

Prosperidade significa ter condições de se alimentar bem, se vestir, calçar, ter dinheiro para pagar suas contas, ir ao médico, comprar seus remédios e o suficiente para você viver bem. Se você tem condições para tudo isso, você é uma pessoa próspera.

O que uma pessoa deve fazer para ter prosperidade? Primeiramente amar a Deus, pois quem ama a Deus obedece a Seus ensinamentos e Ele dá o suficiente para viver uma vida abundante. Amar ao próximo, para que possa repartir e ajudar a quem Deus ordenar.

A pessoa que é próspera é uma pessoa abençoada por Deus, pois é feliz com aquilo que tem. A prosperidade traz a paz ao seu espírito porque você não se apega aquilo que você tem, pois seus bens materiais são apenas para seu conforto e tudo aquilo que você adquire é simplesmente para viver melhor.

As pessoas vivem endividadas, passando necessidades porque não têm a orientação de Deus. O que leva uma pessoa a se endividar? A cobiça e a falta de sabedoria divina para administrar seu dinheiro e saber como viver com o que ganha.

A Bíblia nos dá grandes lições para termos uma vida abundante:

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará”
 (SALMOS 23 v. 1)
Por que estão faltando coisas para vocês? Porque vocês não têm Deus, o Senhor como seu pastor.

“Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor, e vive de acordo com a Sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você.” (SALMOS 128 v. 1-2)
Por que você não tem o suficiente para viver? Porque não teme e não obedece a Deus.

“Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e deitando tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que Ele ama, mesmo quando estão dormindo.” (SALMOS 127 v. 2)
Por que você não está recebendo essa benção de Deus? Porque você não está se esforçando para ser merecedor.

Irmão, se você for um servo fiel a Deus, tenha certeza que não faltará a comida, a roupa, o calçado e o dinheiro para você pagar suas contas e para todas as suas necessidades.

Muitas pessoas expandem seus negócios de maneira muito rápida sem perguntar a Deus, e quando percebem, deixaram de viver para trabalhar e ganhar dinheiro e pagam um preço alto com isso: muitos adoecem, ficam sem tempo para estar com a família, não dormem direito preocupados com as dívidas e problemas que aparecem.

A pessoa rica não tem felicidade se não se aproximar de Deus e por isso seu dinheiro só lhe serve para trazer maldições: todo o luxo que pode desfrutar não lhe traz alegria, porque com o tempo tudo enjoa, não tem mais graça.

Então podemos resumir que uma vida próspera é uma vida com Deus e uma vida rica é uma vida para o mundo. As pessoas querem ter riquezas para mostrar para os outros e satisfazer seus desejos momentâneos.

Se uma pessoa é rica, não quer dizer que ela é próspera, pois a prosperidade vem de Deus e a riqueza muitas vezes é alcançada de maneiras que Deus não aprova.

Ser próspero é muito melhor do que ser rico, pois o mais importante é o que você tem no coração. A prosperidade traz a paz, tranqüilidade, satisfação, alegria, confiança de que nada lhe faltará. E a riqueza traz a inveja das pessoas, preocupações, medo de perder o que tem, aborrecimentos, desunião e muitas coisas malignas.

Como dizia Salomão, ter dinheiro sem Deus é como correr atrás do vento: você está sempre querendo mais, sempre buscando formas de acumular mais riquezas e nunca ficará satisfeito. Mas ter prosperidade em seu lar é ter Deus no comando da sua vida, e tudo aquilo que você alcançar você vai saber compartilhar, aproveitar e ser sempre agradecido ao Deus Pai, Todo-Poderoso.

A vida é uma ilusão quando buscamos por coisas erradas, pois quando alcançamos não nos traz a satisfação que esperávamos. Mas quando buscamos o que vem de Deus, somos surpreendidos pelo que recebemos Dele. Por isso, não deseje ser rico, deseje que a prosperidade esteja em sua vida para que tudo corra bem sem você se preocupar.

Quem sonha em ser rico se afasta de Deus, porque fica cego e fará qualquer coisa para conseguir isso. Quem quer ter prosperidade, quer ter Deus em sua vida e em seu coração e por isso Ele honrará a sua busca.

No meio cristão não é diferente. Hoje vemos pessoas nas igrejas passando fome, cheias de dívidas, porque estão aprendendo erradamente os ensinamentos de Deus: dão o dízimo, vão aos cultos, dão ofertas, mas não conseguem ter prosperidade, pois fazem tudo por interesse e não por amor e respeito a Deus. Lembre-se que crente qualquer um pode ser. Mas servo obediente, que ama a Deus e ao próximo são poucos.

Aprenda mais no livro EU SOU QUEM SOU no capítulo COMO VIVER BEM.

Que a paz do Senhor fique em seus corações!
Que Deus os abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS