PROVAS E TENTAÇÕES

O que são provas? São oportunidades dadas por Deus de nos tornarmos novas criaturas. Deus nos coloca em várias situações para mostrar se realmente estamos arrependidos e aprendemos a lição.

Você deve estar pensando: “Mas Deus precisa nos colocar à prova para saber se nós mudamos?” Deus faz isso para nos ajudar. Por exemplo: se você foi ignorante com uma pessoa e diz que se arrependeu, Deus te põe naquela situação novamente e se você comete o mesmo erro, isso quer dizer que você ainda não conseguiu mudar. Então Deus te orientará para que você comece a vigiar e se corrija desse erro.

Quando uma pessoa comete erros conosco e depois pede perdão dizendo que se arrependeu, nós temos o costume de observar as ações dessa pessoa para ver se ela realmente mudou. Deus também observa e analisa o comportamento das pessoas para corrigi-las naquilo que ainda estão errando.

“Alegrem-se por isso, se bem que agora é possível que vocês fiquem tristes por algum tempo, por causa dos muitos tipos de provações que vocês estão sofrendo. Essas provações são para mostrar que a fé que vocês têm é verdadeira. Pois até o ouro, que pode ser destruído, é provado pelo fogo. Da mesma maneira, a fé que vocês têm, que vale muito mais do que o ouro, precisa ser provada para que continue firme. E assim vocês receberão aprovação, glória e honra, no dia em que Jesus Cristo for revelado.      
Por isso, assim como Cristo sofreu no corpo, vocês também devem estar prontos, como Ele estava, para sofrer. Porque aquele que sofre no corpo deixa de ser dominado pelo pecado.” (I PEDRO 1 v. 6-7 / 4 v. 1)

Para termos felicidade nesta terra e ter a proteção de Deus, todos precisam vencer os desejos e maus costumes da natureza humana. E é para isso que servem as provas: para mostrar o que você ainda precisa mudar. Ninguém vence essas batalhas sozinho. Por isso peça ajuda de Jesus que Ele te ensinará a ser aprovado por Deus, assim como Ele foi.

Deus sabe como corrigir a cada um. Quando estudamos aprendemos muitas coisas, mas se não forem colocadas em prática, logo serão esquecidas e para mudar de série na escola você precisa ser dedicado e prestar atenção no que o professor ensina, senão no final do ano fica reprovado. Da mesma forma, em sua vida você precisa ser dedicado a Deus, procurando colocar em prática o que Jesus ensinou; procure ver o que você faz que desagrada a Deus, o que está te afastando Dele e procure orar para saber o porquê de não estar passando pelas provas do Senhor. Ore para se livrar daquilo que está te impedindo de ser uma nova criatura aprovada por Deus. Preste atenção nesse ensinamento: “Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com uma só mão do que ter as duas e ir para o inferno, onde o fogo nunca se apaga. Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o! Pois é melhor você entrar no Reino de Deus com um olho só do que ter os dois e ser jogado no inferno. Ali os vermes que devoram não morrem, e o fogo nunca se apaga.”
(MARCOS 9 v. 43-48)

Essa passagem, meus irmãos, quer dizer que por mais difícil que seja deixar os maus costumes, você precisa se livrar deles, pois só entrará no Reino de Deus aqueles que se arrependerem e se esforçarem para obedecê-lo. Dá trabalho, se libertar da velha natureza rebelde e desobediente. Mas nada para Deus é impossível! Deus não desiste de seus filhos, por isso, não desanime e persista até o fim.

Quando você não passar nas provas de Deus pode ter certeza que você será provado até ser aprovado, porque Deus quer demonstrar Seu poder cuidando de cada um de vocês. Mas é preciso que vocês obedeçam a Ele. E é por isso que Deus nos coloca à prova: para aprendermos a obedecê-lo. “Muitos serão postos à prova, e com isso se purificarão, e se aperfeiçoarão.”
(DANIEL 12 v. 10) 

Uma irmã dando o seu testemunho contou:

“Depois que conheci o Senhor me tornei uma nova pessoa. Mas para isso acontecer, Deus me pôs à prova. Perdi o emprego, perdi meu carro e fiquei cheia de dívidas. Orei e perguntei ao Senhor por que estava acontecendo tudo aquilo, pois a minha vida em vez de melhorar estava piorando. Deus respondeu:
- Na verdade sua vida está melhorando. O que estou fazendo é para que você se corrija e não vá para o inferno. Você precisa ser humilde e se arrepender do que fez com os outros.
Então perguntei:
- O que foi que eu fiz de tão grave?
E Deus me fez enxergar os meus erros. Cometi muitas injustiças com meus irmãos. Era orgulhosa, mandava em todos no meu local de trabalho e nunca gostei de receber ordens de ninguém. Tinha uma natureza humana rebelde e desobediente. Senti vergonha e tristeza pelas coisas horríveis que fiz contra meus irmãos. Pedi perdão a Deus e pedi que me desse uma nova oportunidade de me tornar uma nova pessoa.

Arrumei um emprego e a minha chefe agia da mesma forma que eu no passado. Aí senti na pele o que fiz com os outros e entendi que Deus estava me corrigindo e me dando uma oportunidade de me arrepender. Quando a chefe agia com arrogância, eu me lembrava do que fiz aos meus irmãos e pedia ao Senhor que me desse forças para passar pelos maus momentos causados pela minha ignorância. Suportei tudo durante cinco anos porque Deus me ajudava, sempre lembrando que Deus estava me corrigindo e me ensinando a ser uma nova pessoa.

Eu agradeço a Deus de coração porque mereci o que passei, pois era muito orgulhosa e má. Mas Deus teve misericórdia de mim e até hoje sou provada e mesmo assim agradeço de todo o coração pela oportunidade que Ele está me dando de entrar no Reino Dele.”        

Cada pessoa precisa se livrar de algum mau costume, mas tem pessoas que são mais difíceis, pois demoram a enxergar seus defeitos por causa do orgulho.

Até você aprender a colocar em prática esses ensinamentos, Deus te colocará à prova: cada vez que você não passar, vão acontecer coisas desagradáveis para que você lembre que Deus não participa das coisas erradas que você faz.

Quando Deus permiti que um servo seja posto à prova, Ele espera que esse servo lute e peça Sua ajuda. Mas muitos ficam reclamando, em vez de orar e buscar o Pai para saber o que está acontecendo.

A maioria dos crentes é assim: em vez de lutar, pedir a ajuda de Deus para saber o que está acontecendo, se precisa mudar alguma coisa ou se está cometendo algum erro, só sabem ficar reclamando.

Deus quer que você seja vitorioso. E para isso você precisa orar sem cessar pedindo a Deus que te mostre o porquê de cada situação difícil que está passando: se está cometendo erros, se está apenas sendo testado em batalhas espirituais, se está sendo corrigido e o que pode fazer para mudar.

O Espírito Santo de Deus te ensinará a ser paciente, calmo, misericordioso, obediente, a ter fé e a confiar Nele. Vai te ensinar muitas coisas boas, para você ter uma vida melhor. E é através das provas que você vai aprender.

Faça como Jesus: não se lamente, lute para vencer sua natureza humana. Aprenda com os ensinamentos de Jesus, leia a Bíblia e medite no que Ele ensinou para que você seja aprovado por Deus.

O que é tentação? Tentação é a maneira que satanás tem de te induzir a fazer o que ele quer, usando os maus desejos do seu coração (querer tudo que agrada aos olhos, raiva, inveja, orgulho, ódio, obedecer à natureza humana, acreditar em fracos seres humanos, a desobediência a Deus...)

“Quando alguém for tentado, não diga: ‘Esta tentação vem de Deus.’ Pois Deus não pode ser tentado pelo mal e Ele mesmo não tenta ninguém. Mas as pessoas são tentadas quando são atraídas e enganadas pelos seus próprios maus desejos. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.” (TIAGO 1 v. 13-15)

Todos os dias as pessoas são tentadas, porque o maligno aproveita os maus desejos da natureza humana de cada um. Preste atenção nesses exemplos:

- querer tudo que agrada aos olhos (a cobiça) é um defeito comum a muitos seres humanos. Todos desejam bens materiais e nunca estão satisfeitos com o que têm e, por causa desse mal muitos caem na tentação de roubar, matar, fazer macumba e esquecem de Deus para conseguirem o que querem.

- a raiva te prejudica e prejudica também teu próximo, pois quando você sente raiva de alguém é tentado a se vingar e é através da raiva que o inimigo entra no seu coração.

- o orgulho faz você desprezar, humilhar e pisar os outros. A pessoa orgulhosa se sente melhor do que os outros e é dominada, escravizada e sempre tentada pelo inimigo, porque Deus se afasta dessa pessoa e o inimigo tem liberdade de agir em sua vida.

- o ódio é um sentimento usado pelo maligno para fazer as pessoas cometerem crimes bárbaros e tomar atitudes terríveis contra seus irmãos. Quem odeia não é filho de Deus.

- a inveja é outro sentimento usado pelo inimigo. A pessoa invejosa é doente e tentada a querer tudo que a outra tem, por isso nunca está satisfeita. A inveja pode ser pior do que o ódio.

- julgar os outros: se você não ama seu irmão, você é tentado pelo mal para se achar melhor do que os outros e se achar no direito de dizer que fulano faz isso ou aquilo de errado. Enquanto você se ocupa com a vida dos outros, esquece de corrigir a si mesmo. Por isso “não julguem os outros para vocês não serem julgados por Deus.” (MATEUS 7 v. 1)

- fofoca: a língua é um mundo de maldades e as pessoas gostam de falar umas das outras e por isso caem na tentação de fofocar, que é uma das coisas que Deus detesta. “Assim como o vento norte traz chuva, os mexericos trazem ódio.”(PROVÉRBIOS 25 v. 23)

Muitos vivem com esses maus desejos em seus corações; são pessoas escravas de suas naturezas humanas, só vivem perturbadas, insatisfeitas, amarguradas, impacientes, cheias de doenças, porque satanás através desses desejos teve oportunidade de dominar suas vidas. 

O ser humano é tentado por causa dos maus desejos que existem em seu coração. Mas nem todos aceitam: acham que são tentados por serem seguidores de Jesus. Nós não podemos nos comparar a Jesus. Ele tinha uma grande obra a ser feita a mando de Deus e por isso satanás tentou desviá-lo do caminho do Pai. Mas o sofrimento do ser humano é causado pelos seus próprios erros e maus desejos.    

Satanás fica alegre quando um servo cai em tentação e desobedece ao que Deus ensinou. Por isso você deve vigiar para não dar permissão ao inimigo de te tentar e dominar sua vida. Ele só consegue te vencer porque sabe quem você é e do que é capaz. Se você é desobediente e faz coisas que desagradam a Deus, ele vai fazer com que você continue agindo do mesmo jeito.

A grande diferença de prova e tentação é esta: a prova vem de Deus e é a ajuda para aqueles que querem vencer os desejos de suas naturezas humanas e serem novas criaturas. A tentação vem do maligno para atiçar os maus desejos da natureza humana para que você desobedeça a Deus e não consiga mudar.

Deus dá oportunidades a todos os seres humanos de começar a ter uma vida correta, mas são poucos que dão atenção aos Seus ensinamentos. Por isso não dê oportunidade para satanás te tentar, deixando você impaciente, ansioso, com raiva e longe de Deus. Deseje que o Espírito Santo te ensine a fazer a vontade de Deus. Pois só dessa forma você deixará de fazer o que é mau e será uma nova criatura.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS