PROVÉRBIOS

É um livro de sabedoria prática. Ensina que a religião está ligada aos problemas comuns da vida. Começa lembrando que, “para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus”. Tratar também de assuntos de moral, de bom senso e de boas maneiras. Os provérbios revelam sabedoria dos antigos mestres israelitas sobre o que a pessoa sábia

Deve fazer em certas situações. Alguns provérbios são a respeito das relações de família; outros, sobre o comportamento nos negócios. Alguns tratam de boa educação nas relações sociais; e outros da necessidade de a pessoa saber se controlar. Entre outras coisas, eles ensinam a humildade, a paciência, o respeito pelos pobres e a lealdade para com os amigos.

O VALOR DOS PROVÉRBIOS

"Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel.
Estes provérbios nos ajudam a dar valor à sabedoria e aos bons conselhos e a entender os pensamentos mais profundos. Eles nos ensinam a vivermos de maneira inteligente e a sermos corretos, justos e honestos. Podem também tornar sábia uma pessoa sem experiência e ensinar os moços a serem ajuizados. Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos, fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar." (PROVÉRBIOS 1 v. 1-6)

CONSELHOS PARA OS MOÇOS

"Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus Eterno. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.
Filho, se homens perversos quiserem tentar você, não deixe. Eles poderão dizer: 'Venha, vamos matar alguém! Vamos nos divertir atacando pessoas inocentes! Estarão vivas e com saúde quando as encontrarmos, mas nós acabaremos com elas. Acharemos todo tipo de riquezas e encheremos as nossas casas com as coisas roubadas. Venha com a gente, que nós repartiremos o que roubarmos!'

Filho, não ande com gente dessa laia. Fique longe deles. Eles têm pressa de fazer o mal e estão sempre prontos para matar. Não adianta armar uma arapuca enquanto o passarinho estiver olhando. No entanto esses homens estão preparando uma armadilha onde eles mesmos morrerão. O que acontece com quem fica rico por meio da violência é isto: acaba sendo morto."
(PROVÉRBIOS 1 v. 7-19)

O AVISO DA SABEDORIA

"Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.
Nos portões das cidades e em todos os lugares onde o povo se reúne, ela está gritando alto, assim:
- Gente louca! Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria? Será que nunca aprenderão? Escutem quando eu os corrijo. Eu darei bons conselhos e repartirei a minha sabedoria com vocês. Eu chamei e convidei, mas vocês não me ouviram e não me deram atenção. Vocês rejeitaram todos os meus conselhos e não quiseram que eu os corrigisse. Assim, quando estiverem em dificuldades, eu rirei; e, quando o terror chegar, eu caçoarei de vocês. Zombarei de vocês quando o terror vier como uma tempestade, trazendo fortes ventos de dificuldades. Eu rirei quando estiverem passando por sofrimentos e aflições. Então vocês me chamarão, mas eu, a Sabedoria, não responderei. Vão procurar por toda parte, porém não me encontrarão. Vocês não quiseram a sabedoria e sempre se recusaram a temer ao Deus Eterno. Não aceitaram os meus conselhos, nem prestaram atenção quando os corrigi. Portanto, receberão o que merecem e ficarão aborrecidos com as coisas que fizeram. Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada."(PROVÉRBIOS 1 v. 20-33)

AS RECOMPENSAS DA SABEDORIA

"Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer.  Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisas, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer ao Deus Eterno, e aprenderá a conhecê-lo. É o Eterno quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm Dele. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.

Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras - pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; pessoas que têm prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; pessoas desonestas, em quem não se pode confiar.

Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras - a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão." (PROVÉRBIOS 2 v. 1-21)

CONSELHOS ARA OS MOÇOS

"Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade; guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.

Confie no Deus Eterno de todo o coração e não se apóie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o Eterno e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos. Adore a Deus, oferecendo-lhe o que a sua terra produz de melhor. Faça isso, e os seus depósitos ficarão cheios de cereais, e você terá tanto vinho, que não será capaz de armazenar.

Filho, preste atenção quando o Deus Eterno o castiga e não se desanime quando Ele o repreende. Porque o Eterno corrige quem Ele ama, assim como um pai corrige o filho a quem ele quer bem. Feliz é a pessoa que acha a sabedoria e que consegue compreender as coisas,  pois isso é melhor do que a prata e tem mais valor do que o ouro. A sabedoria é mais preciosa do que as jóias; tudo o que a gente deseja não se pode comparar com ela.
A sabedoria oferece uma vida longa e também riquezas e honras. Ela torna a vida agradável e guia a pessoa com segurança em tudo o que faz. Os que se tornam sábios são felizes, e a sabedoria lhes dará vida.

Com a Sabedoria o Deus Eterno criou a terra; e com o Seu conhecimento colocou o céu no lugar próprio. A Sua sabedoria fez os rios nascerem e fez as nuvens darem chuva à terra.

Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira. Você não ficará preocupado com os desastres que caem de repente como uma tempestade sobre os maus. Pois o Deus Eterno lhe dará segurança e nunca deixará você cair numa armadilha.

Sempre que puder, ajude os necessitados. Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje. Não planeje nenhum mal contra o seu vizinho; ele mora ao seu lado e confia em você. Nunca discuta sem motivo com alguém que não lhe fez nenhum mal. Não tenha inveja dos violentos, nem faça o que eles fazem, pois o Deus Eterno detesta os que praticam o mal, mas é amigo dos que são direitos. O Eterno amaldiçoa a casa dos maus, porém abençoa o lar dos que são corretos. Ele zomba dos que zombam Dele, mas ajuda os humildes. Os sábios ganharão prestígio, mas os que não têm juízo passarão cada vez mais vergonha." (PROVÉRBIOS 3 v. 1-35)

AS VANTAGENS DA SABEDORIA

"Filhos, escutem o que o seu pai ensina. Prestem atenção e compreenderão as coisas. O que eu ensino é bom; portanto, lembrem dos meus conselhos. Quando eu era menino, filho único dos meus pais, o meu pai me ensinava, dizendo:
- Lembre das minhas palavras e nunca as esqueça. Faça o que eu digo e você viverá. Procure conseguir sabedoria e compreensão. Não esqueça, nem se afaste do que eu digo. Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão. Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado. A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.

Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Lembre sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem. Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles. Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado. Os maus não podem dormir sem ter feito alguma coisa má; eles ficam acordados até conseguirem prejudicar alguém. Porque para eles a maldade e a violência são comida e bebida.

A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.

Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.  Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo." (PROVÉRBIOS 4 v. 1-27)

CONSELHO CONTRA OS ADÚLTEROS

"Filho, preste atenção no que eu digo com a minha sabedoria e compreensão. Então você saberá como se comportar, e as suas palavras mostrarão que você tem conhecimento das coisas. Os lábios da mulher imoral podem ser tão doces como o mel, e os seus beijos, tão suaves como o azeite; porém, quando tudo termina, o que resta é amargura e sofrimento. Ela está descendo para o mundo dos mortos; a estrada em que ela anda é o caminho da morte. Essa mulher não anda na estrada da vida; ela caminha sem rumo, mas não sabe disso.

Agora escute, meu filho, e não esqueça o que eu estou dizendo! Afaste-se desse tipo de mulher. Não chegue nem perto da porta da sua casa! Se não, outros passarão a ter o bom nome que você tinha antes, e você morrerá ainda moço, nas mãos de homens cruéis. Sim, pessoas estranhas tomarão toda a sua riqueza, e o que você ganhou com o seu trabalho acabará nas mãos dos outros. Você ficará gemendo no seu leito de morte enquanto todo o seu corpo vai sendo destruído pouco a pouco. Então você dirá:
- Como eu tinha raiva de conselhos! Nunca aceitei conselhos de ninguém. Não ouvi os meus mestres, nem dei atenção a eles e quase caí na desgraça diante de todos.

Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela. Os filhos que você tiver com outras mulheres não lhe farão nenhum bem. Os seus filhos devem crescer para ajudar você e não para ajudar os outros. Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, amorosa como uma corça, graciosa como uma gazela. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz! Filho, por que dar o seu amor a uma mulher imoral? Por que preferir os encantos da mulher de outro homem? Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz. As injustiças que um homem mau comete são uma armadilha; ele é apanhado na rede do seu próprio pecado. Morre porque não se controla: a sua grande loucura o levará à cova." (PROVÉRBIOS 5 v. 1-23)

OUTROS CONSELHOS

"Filho, você é fiador de alguém? Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez? Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação. Não durma, nem descanse; saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.

Preguiçoso, aprenda uma lição com as formigas! Elas não têm líder, nem chefe, nem governador, mas guardam comida no verão, preparando-se para o inverno. Preguiçoso, até quando você vai ficar deitado? Quando vai se levantar?

Então o preguiçoso diz: 'Eu vou dormir somente um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco.'

Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado.

Os homens maus e sem valor vivem dizendo mentiras. Piscam e fazem gestos para enganar os outros. As suas mentes perversas estão sempre planejando o mal, e eles espalham confusão por toda parte. Por isso a desgraça cairá de repente sobre eles, e não poderão escapar.

Existem sete coisas que o Deus Eterno detesta e que não pode tolerar:
o olhar orgulhoso,
a língua mentirosa,
mãos que matam gente inocente,
a mente que faz planos perversos,
pés que se apressam para fazer o mal,
a testemunha falsa que diz mentiras
e a pessoa que provoca brigas entre amigos." (PROVÉRBIOS 6 V. 1-19)

OS PERIGOS DO ADULTÉRIO

"Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou. Guarde sempre as suas palavras bem gravadas no coração. Os seus ensinamentos o guiarão quando você viajar, protegerão você de noite e aconselharão de dia. As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver. Elas livrarão você da mulher imoral e das suas palavras sedutoras. Não seja tentado pela sua beleza, nem caia na armadilha dos seus olhos tentadores. Qualquer homem pode ter uma prostituta por pouco dinheiro, mas o adultério custará a ele a sua própria vida.

Será que você pode carregar fogo no colo sem queimar a roupa? Será que você pode andar em cima de brasas sem queimar os pés? O homem que dorme com a mulher de outro corre esse mesmo perigo. Quem fizer isso terá de sofrer muito. Quem rouba comida para matar a fome não é desprezado. Porém, se é apanhado, tem de pagar sete vezes mais: ele precisa entregar tudo o que tem. No entanto o homem que comete adultério não tem juízo; ele está se destruindo a si mesmo. Passará vergonha, levará uma surra e ficará desmoralizado para sempre. Porque o ciúme faz o marido ficar furioso, e a sua vingança não tem limites. Ele não aceitará nenhum pagamento; e mesmo uma porção de presentes não acabará com a sua raiva.

Filho, lembre do que eu digo e nunca esqueça os meus conselhos. Faça o que eu digo e você viverá. Siga as minhas instruções com o mesmo cuidado com que você protege os olhos. Guarde sempre os meus ensinamentos bem gravados no coração. Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo. Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras." (PROVÉRBIOS 6 v. 20-35 / 7 v. 1-5)

A MULHER IMORAL

"Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo. Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela, ao anoitecer, quando já estava escuro. E aconteceu que essa mulher foi encontrar-se com ele, vestida como uma prostituta e cheia de malícia. Ela era espalhafatosa e sem-vergonha e estava sempre andando pelas ruas. Ficava esperando em alguma esquina, às vezes numa rua, outras vezes na praça. Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:
- Paguei hoje os meus votos, e a carne dos sacrifícios de gratidão está comigo. Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui! Já forrei a minha cama com lençóis de linho colorido do Egito. Eu a perfumei com mirra, aloés e flor de canela. Venha, vamos amar a noite toda. Passaremos momentos felizes nos braços um do outro. O meu marido não está em casa; ele foi fazer uma longa viagem. Levou bastante dinheiro e só voltará daqui a alguns dias. Assim, ela o tentou com os seus encantos, e ele caiu na sua conversa. E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha,  onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.

Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer. Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela. Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto." (PROVÉRBIOS 7 v. 6-27)

ELOGIO A SABEDORIA

"Escutem! A Sabedoria está gritando:
Compreensão está chamando em voz alta.
A Sabedoria está no alto dos morros,
na beira da estrada
e nas encruzilhadas dos caminhos.
Está na entrada da cidade, perto dos portões, gritando:

'Eu estou falando com todos vocês
e faço um pedido a todos os moradores da terra.
Você é jovem e sem experiência?
Aprenda a ser prudente.
Você é tolo? Aprenda a ter juízo.
Escutem, pois digo coisas importantes;
tudo o que eu digo é certo.
O que eu digo é verdade, pois odeio a mentira.
Tudo o que afirmo é verdadeiro;
nada do que falo é enganoso ou falso.
Para a pessoa que tem compreensão,
tudo é claro;
tudo é fácil de entender
para quem é bem informado.
Aceite os meus ensinamentos
em vez de prata
e o meu conhecimento,
em lugar de ouro puro.

Eu sou a Sabedoria;
sou mais preciosa do que as jóias.
Tudo o que você deseja
não pode se comparar comigo.
Eu sou a Sabedoria;
tenho compreensão,
conhecimento e juízo.
Temer ao Deus Eterno
é odiar o mal.
Eu odeio o orgulho
e a falta de modéstia,
os maus caminhos
e as palavras falsas.
Faço planos e os ponho em prática;
tenho inteligência e sou forte.
Eu ajudo os reis a governarem
e os governantes a fazerem boas leis.
Os governadores governam
com a minha ajuda,
e também todas as autoridades
e pessoas importantes da terra.

Eu amo aquele que me ama;
e quem me procura acha.
Tenho riquezas e honras,
prosperidade e justiça.
O que eu ofereço
vale mais do que o ouro fino
e é melhor do que a prata mais pura.
Eu ando no caminho da honestidade
e sigo os passos da justiça,
dando riqueza aos que me amam
e enchendo as suas casas de tesouros.

O Deus Eterno me criou antes de tudo,
antes das suas obras mais antigas.
Eu fui formada há muito tempo,
no começo, antes do princípio do mundo.
Nasci antes dos oceanos
quando ainda não havia fontes de água.
Nasci antes das montanhas, antes de os morros
serem colocados nos seus lugares, antes de Deus
ter feito a terra e os seus campos
ou mesmo o primeiro punhado de terra.
Eu estava lá quando Ele colocou o céu no seu lugar
e estendeu o horizonte sobre o oceano.
Estava lá quando Ele pôs as nuvens no céu
e abriu as fontes do mar, e quando ordenou às águas
que não subissem além do que Ele havia permitido.
Eu estava lá quando Ele colocou os alicerces da Terra.
Estava ao Seu lado como arquiteto
e era a Sua fonte diária de alegria,
sempre feliz na Sua presença - feliz com o mundo
e contente com a raça humana.

Agora, moços, escutem!
Façam o que eu digo e serão felizes.
Aprendam o que é ensinado a vocês.
Sejam sábios; não abandonem esses
ensinamentos.
Aquele que me ouve será feliz:
aquele que fica todos
os dias na minha porta,
esperando na entrada da minha casa.
Pois quem me encontra encontra a vida,
e o Deus Eterno ficará contente com ele.
Mas quem não me encontra
prejudica-se a si mesmo;
todos os que me odeiam amam a morte.'" (PROVÉRBIOS 8 v. 1-36)

A SABEDORIA E A FALTA DE JUÍZO

"A Sabedoria construiu a sua casa sobre sete colunas.Mandou matar animais para uma festa, preparou vinho e pôs a mesa. Aí mandou as suas empregadas gritarem do lugar mais alto da cidade: 'Entre, gente tola!' E disse às pessoas sem juízo: 'Venham, comam a minha comida e bebam o vinho que eu preparei. Deixem a companhia dos tolos e vivam. Sigam o caminho do conhecimento.'

Se você repreender uma pessoa vaidosa, a única coisa que vai conseguir é ser insultado. Se tentar corrigir um homem mau, o que vai conseguir é ser humilhado. Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. Qualquer coisa que você ensina a uma pessoa sábia torna-a mais sábia ainda. E tudo o que você diz a uma pessoa direita aumenta a sabedoria dela.

Para ser sábio, é preciso primeiro temer ao Deus Eteno. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.

A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa. Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as conseqüências. A falta de juízo é como uma mulher espalhafatosa, tola e sem-vergonha. Ela senta-se à porta da sua casa ou num banco no lugar mais alto da cidade e grita aos que passam preocupados com os seus negócios: 'Entre, gente tola!' E diz às pessoas que não têm juízo: 'A água roubada é mais gostosa; o pão furtado é mais saboroso.' Mas os convidados dela não sabem que aqueles que vão à sua casa morrem e que os que entraram já estão nas profundezas do mundo dos mortos."
(PROVÉRBIOS 9 v. 1-18)


 

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS