REIS

Depois de Davi, Salomão se tornou rei. E por ser muito jovem fez um pedido que alegrou o coração do Deus Eterno: pediu inteligência e sabedoria para governar Seu povo. E por causa desse nobre pedido, Deus fez de Salomão o rei mais rico e sábio que já houve. No seu reinado construiu o Templo de Deus. Depois de sua morte, o reino de Israel foi divido em duas partes: Judá e o reino das tribos do norte de Israel. Todos os reis do norte desobedeceram as leis e se rebelaram contra Deus adorando outros deuses e levando o povo ao pecado. No reino de Judá, alguns obedeceram e outros não. Uma coisa era certa: aqueles que obedeceram levaram prosperidade e paz ao povo, e os que desobedeceram trouxeram guerra, fome e maldições.

Os governantes de hoje, não fazem diferente dos reinos do Norte do passado: eles trazem a fome, a guerra, as maldições ao povo, porque roubam, se corrompem e não têm nenhum respeito pelas leis de Deus. Mas como no passado, não vão escapar do grande castigo reservado para eles.

Outra pessoa importante que aparece nesse livro é o profeta Elias, que com sua fé e firmeza, mostrou ao povo que Deus é único e poderoso. No duelo contra os profetas de Baal, que era um deus adorado naquela época, Elias orou e pediu que caísse fogo do céu. E assim aconteceu, enquanto que os servidores de Baal pediram ao seu deus durante todo o dia e nada aconteceu.

Então as pessoas deveriam com essa história aprender que existe um único Deus Todo-Poderoso, e que outros deuses e pessoas que se dizem poderosas, não passam de mentiras e enganações.

Depois Deus escolhe Eliseu para ser sucessor de Elias.

Durante o tempo que Elias foi profeta, havia um rei chamado Acabe que juntamente com sua esposa Jezabel cometeu erros terríveis diante de Deus. E Elias tentava abrir seus olhos, mas ele não dava a mínima atenção. Por isso, Deus disse que a desgraça cairia sobre toda sua família. Mas o rei Acabe se humilhou diante de Deus pedindo Sua misericórdia e Deus disse que por causa disso o que estava para acontecer de mau, aconteceria somente após sua morte.

Isso serve de exemplo, para vocês que fazem o mal. Humilhem-se diante de Deus que Ele terá misericórdia de vocês!

As pessoas do passado sofriam porque desobedeciam às leis do Pai, o Deus Todo-Poderoso. Hoje está acontecendo as mesmas coisas: miséria, violência, fome, seca, guerra, governos ditadores e corruptos, mas o povo de hoje não procura a quem pode ajudá-lo assim como o povo do passado. Em vez de pedir ajuda ao Criador, pede a quem não pode ajudar.

No livro de II Reis conta a tomada de Israel pelo rei da Babilônia, Nabucodonosor. O povo foi levado como escravo e a cidade de Jerusalém destruída. Naquela época, aqueles que ouviram os conselhos de Deus, foram poupados e alguns até foram libertados do cativeiro. Apesar dos tempos difíceis e do sofrimento, Deus sempre se mostrou fiel àqueles que se arrependiam e de alguma maneira procuravam agradar a Ele.

Leia mais em Textos Bíblicos, I Reis e II Reis.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS