RESPEITE SEU PAI E SUA MÃE

A maioria dos filhos não respeita seus pais, pois se os respeitassem não cairiam nas armadilhas do inimigo. Quando um pai quer dar conselho ao filho ou quer corrigi-lo, é logo desrespeitado. Uns chamam seus pais de careta, de velhos chatos ou dizem que sabem se cuidar. Outros podem até ficar calados, mas não fazem o que os pais lhe ensinam.

Antes de julgar seus pais, lembre-se que não existe ninguém aqui na terra que te ame mais do que eles e que só querem sua felicidade.

Certa vez um pai chamou sua filha para uma conversa e disse que ela estava tomando um caminho errado e que isso poderia fazê-la sofrer muito. Mas ela respondeu que sabia o que estava fazendo e que não precisava de seus conselhos. Dois anos se passaram e essa moça se casou com um rapaz que não trabalha e para sustentar a casa, precisa trabalhar muito. A menina viu sua vida se transformar num inferno, o que poderia ter sido evitado se desse atenção aos conselhos de seu pai. “Quem despreza o que o pai ensina é tolo, mas quem aceita a sua correção é sábio.” (PROVÉRBIOS 15 v. 5)

Uma mãe disse para sua filha que não namorasse com certo rapaz, porque ele não tinha responsabilidade. E a menina continuou a namorar o rapaz às escondidas. O resultado foi uma gravidez inesperada. O rapaz não quis assumir a criança. E a moça teve que começar a trabalhar para sustentar sua filha.

Esses são alguns exemplos de desobediência que acabaram com muito sofrimento. “Escute, meu filho. Seja sábio e pense seriamente na sua maneira de viver.” (PROVÉRBIOS 23 v. 19)

Os jovens estão se metendo em coisas erradas e caindo em situações difíceis, porque não obedecem aos pais. Tudo que você faz aqui com os seus pais ou com outras pessoas tem um preço. Toda desobediência traz o castigo. Lembre-se que respeitar pai e mãe é um mandamento de Deus.

“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: ‘Respeite o seu pai e a sua mãe.’ E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: ‘Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra.’” (EFÉSIOS 6 v. 1-3)

Tem filhos que escondem muitas coisas de seus pais: uns por medo, outros por vergonha, pois os pais não têm diálogo com esses filhos.

Para obter a confiança de seus pais é preciso que você seja obediente: quando for sair diga aonde vai realmente, não minta, pois é através da mentira que vem a desconfiança. Quando seus pais determinarem um horário para chegar, respeite, chegue no horário marcado e assim você vai obter a confiança deles. 

Peça a Deus para que te ensine a viver, a ter coragem de falar a verdade para os seus pais e que te mostre o caminho certo para seguir.         

Não são só os jovens que devem obediência aos pais, pois o mandamento de Deus é para todos. Se você hoje é adulto e não respeita nem cuida de seus pais que estão idosos, tenha certeza, que mais tarde também sofrerá com o abandono e o desrespeito. “Escute o seu pai, pois você lhe deve a vida; e não despreze a sua mãe quando ela envelhecer.” (PROVÉRBIOS 23 v. 22)

Muitas vezes as pessoas só percebem que seus pais estavam certos quando seus filhos fazem o que é errado, quando eles rejeitam os seus conselhos, quando não obedecem e fazem tudo aquilo que elas faziam com os pais. Por isso honre seu pai e sua mãe para que seus filhos possam honrar você também.

Muitos adolescentes dizem que são rebeldes porque seus pais se separaram ou que não tiveram oportunidades na vida. Isso não justifica. Portanto se você cresce e continua sendo ruim e fazendo o que é errado, não pense que a culpa é de seus pais: a responsabilidade é sua, pois você já tem entendimento. Se uma pessoa te bate, dói. Se uma pessoa te xinga, você se sente mal. Então se você faz o que é errado com os outros, você tem consciência de que vai prejudicar alguém. Tudo que você fizer aqui será cobrado. Por isso não queira culpar seus pais por você ser uma má pessoa, ter virado bandido, ter adulterado, ser viciado ou seja lá o que você for. Deus vê todas as coisas e cobra a todos, tanto pais como filhos.

Respeite seus pais para que tudo corra bem em sua vida, use sempre a verdade, não minta, pois isso pode trazer sérias complicações para você. Quando seus pais lhe pedirem para que faça alguma coisa, faça de bom coração, ajude sua mãe nas tarefas de casa, seja um bom filho que você só tem a ganhar, pois Deus honra aquele que ama, respeita e obedece aos seus pais.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS