RUTE

Foi uma moça do país de Moabe. Deus demonstra sua bondade e amor com quem passa a conhecê-lo e obedecer. Mesmo que Rute não tenha nascido em Israel, ela tem sua vida transformada por Deus, porque foi a Ele que ela decidiu servir. As bênçãos são para aqueles que obedecem a Deus, independente de onde nasceram, do que já fizeram em suas vidas, a qual religião pertencem, de qual cor é a sua pele, independente de qualquer coisa. Serão abençoados aqueles que confiarem e fizerem o que Deus manda.

As atitudes boas das pessoas é que dirão se elas vão receber bênção ou maldição.
“Aí Rute ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e disse:
- Por que é que o senhor reparou em mim e é tão bom para mim, que sou estrangeira?
Boaz respondeu:
- Eu ouvi falar de tudo o que você fez pela sua sogra desde que o seu marido morreu. E sei que você deixou o seu pai, a sua mãe e a sua pátria e veio viver entre gente que não conhecia. Que o Senhor a recompense por tudo o que você fez. Que o Senhor, o Deus de Israel, cuja proteção você veio procurar, lhe dê uma grande recompensa.
Rute disse a Boaz:
- O senhor está sendo muito bom para mim. O senhor me dá ânimo, falando comigo com tanta bondade, pois eu mereço menos do que uma das suas empregadas.
Na hora do almoço, Boaz disse a Rute:
- Venha aqui, pegue um pedaço de pão e molhe no vinho.
Então ela sentou-se ao lado dos trabalhadores, e Boaz lhe deu cevada torrada. Ela comeu até ficar satisfeita, e ainda sobrou.”
(RUTE 2 v. 10-14)

Esse livro ressalta o amor que ela tinha por sua sogra. Hoje as pessoas acham normal o ódio e as desavenças com a sogra e pessoas da família. E por isso as relações são difíceis e complicadas. Mas Deus diz que isso não é normal: devemos respeitar as pessoas e não criar guerras entre família.

Leia mais em Textos Bíblicos, Rute.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS