SEJAM SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO!

Ser santo significa ser fiel, bondoso, obediente a Deus, justo, correto, misericordioso, humilde e manso de coração.

O cristão, servo de Deus, não pode ter duas maneiras de agir. Existem pessoas que na frente do pastor são como cordeirinhos, amigos de seus irmãos e educados. Mas fora da igreja são completamente diferentes: vemos mulheres crentes mal-humoradas, estressadas, fofoqueiras e julgadoras, mas na igreja são professoras da escola bíblica, ministras e se fazem de bondosas e carinhosas; os homens se acham muito instruídos na Palavra de Deus, são orgulhosos e arrogantes, mas na igreja são diáconos, pastores e acham que  são exemplos como homens de Deus; os jovens são rebeldes, respondões, apegados às coisas deste mundo e não mostram diferença nenhuma dos jovens descrentes, mas na igreja são bênçãos, obedientes e calmos.

“Hipócritas! Isaías estava certo quando disse o seguinte a respeito de vocês: ‘Este povo - disse Deus - honra-Me com as suas palavras, mas na verdade o seu coração está longe de Mim.’” (MATEUS 15 v. 7-8)

Preste atenção: de uma mesma fonte não pode jorrar água doce e salgada; ou vocês obedecem a Deus ou não obedecem.        

Muitos irmãos fora da igreja se comportam mal, dão mau exemplo; não falam com quem não pertence a sua igreja, odeiam e falam mal de seu próximo, pois dizem que eles são do mundo. Irmão, se você é assim pode ter certeza que você não serve a Deus. E não se esqueça que ninguém engana a Deus! Pois Ele é o único que conhece o seu coração e sabe muito bem quem você é dentro e fora da igreja. “O Senhor Deus vê o que acontece em toda parte; Ele está observando todos, tanto os bons como os maus.”
(PROVÉRBIOS 15 v. 3)

Jesus não discriminava o povo. Ele amava e ajudava a todos. Na Lei de Moisés, quem cometesse adultério deveria ser morto. Porém, Jesus não condenou a mulher adúltera.

“Os professores da Lei e os fariseus levaram a Jesus uma mulher apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. Eles disseram:
- Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, essa mulher deve ser morta a pedradas. Agora, que diz o Senhor sobre isso?
Eles fizeram essa pergunta para pegarem Jesus em contradição, pois queriam acusá-lo. Mas Ele se curvou e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles continuaram a perguntar, Jesus endireitou o corpo e disse:
- Quem estiver sem pecado que atire a primeira pedra nesta mulher!
Depois curvou-se outra vez e continuou a escrever no chão. Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali de pé. Então Jesus endireitou o corpo e disse:
- Mulher, onde estão eles? Ninguém ficou aqui para condenar você?
- Ninguém, Senhor - respondeu ela.
- Eu também não a condeno. Vá e não peque mais! - disse Jesus.” (JOÃO 8 v. 3-11)

Jesus deu uma resposta sábia porque ouviu o Espírito Santo, que andava com Ele por ser obediente a Deus. É isso que você deve fazer: ouvir o Espírito Santo e obedecer a Deus. Você não pode discriminar, desprezar nem julgar as pessoas, porque se fizer isso está se achando melhor que Jesus. “A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz.” (ROMANOS 13 v. 12)

O servo de Deus deve saber como se comportar em cada situação. Para dar um bom exemplo:

- deve ser paciente: muitas pessoas dizem ser servas de Deus, mas são impacientes, nervosas e perdem o controle facilmente.
Uma senhora crente estava conversando com outra e disse: “Se alguma coisa não está de acordo com o que quero, eu perco a paciência e armo um escândalo. Não admito que os outros me façam de boba!”

Com certeza essa senhora não serve ao Deus Eterno. Ele tem paciência infinita e dá paciência e tranqüilidade a Seus servos. E se acontece alguma injustiça com esse servo, Ele toma providências para ajudá-lo.

- deve ser misericordioso e bondoso: Deus é infinito em misericórdia e bondade e ensina a Seus servos a respeitar as pessoas.

Algumas vezes você é humilhado por pessoas orgulhosas e más e Deus diz para você ter misericórdia delas. Como ser humano você não entende, mas Deus mostra que se você agir como aquela pessoa, “pagando na mesma moeda” ou armando vingança, você não é merecedor da proteção Dele. Ele deixará que você resolva sozinho. E quando isso acontece você só piora as coisas, pois é isso que satanás quer: que você desobedeça a seu Pai, o Todo-Poderoso. Lembre-se que você já cometeu muitos erros e por isso deve ter misericórdia dos outros.

Irmão, você não perde nada tendo o coração bondoso e misericordioso, porque Deus estará ao seu lado te livrando do mal e das injustiças.

Se vocês tiverem amor em seus corações vão parar de julgar os outros. Por isso peça amor a Deus: olhe para as pessoas com misericórdia e não com ódio e desprezo. Seja realmente um servo de Deus! Jesus não desprezava ninguém, porque Ele tinha amor no coração e ouvia a voz do Pai.

Ter amor não quer dizer aprovar nem participar do que as pessoas fazem de errado e sim, não condená-las, não se achar melhor do que elas, pois todos são pecadores! O próprio Deus entregou Seu único filho por todos, sem exceção. Sendo assim nós devemos ter amor por todos, pois somos todos irmãos.

Quando você tiver amor no coração tenha certeza que você trará as ovelhas perdidas de volta para Seu Pai que está no céu, pois vivendo uma vida correta, você será um bom exemplo. “Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros.” (PROVÉRBIOS 16 v. 21)

Aprenda a entregar tudo nas mãos de Deus, a ter paciência e misericórdia dos outros para que Deus aja em sua vida. Ore sempre pedindo para Deus te purificar, te libertar dos maus costumes e de todo tipo de escravidão.

Irmão, não é fácil se libertar do mal. Mas Deus é o Todo-Poderoso e o único que pode te ajudar. Ele quer que você seja santo para que você tenha total proteção Dele; Ele quer que você seja bom e misericordioso para que o nome Dele seja exaltado através de suas atitudes.

Muitas pessoas não querem saber de Deus por causa do mau exemplo dos crentes. Se uma pessoa diz que é serva de Deus e age com maldade, está envergonhando o nome de Deus e será cobrado por isso. Então santifique-se irmão: limpe seu coração e ponha em prática os ensinamentos de Jesus. Seja correto para que as pessoas vejam em você a diferença de ser um servo de Deus. Se você agir com bondade e amor, todos vão querer conhecer o Deus que te ensina a ser assim. Mas se você for arrogante, julgador e estúpido, as pessoas não vão querer se aproximar de você e não terão interesse em conhecer a Deus.

Como servos de Deus vocês têm a responsabilidade de apresentá-lo às pessoas através da sua maneira de agir com elas. Quem não tem essa consciência não serve ao Deus que Jesus serviu, pois Ele através de Seus atos fez o povo saber que o Deus a quem Ele serve é poderoso, bondoso, sábio, misericordioso, paciente e fiel. Por isso sejam santos porque Deus é Santo, para que as pessoas queiram conhecer o Deus a quem você serve.      

Seja um servo fiel e obediente a Deus, não se envolva com as coisas más desse mundo, respeite e ame seus irmãos, pois se você agir assim Deus ficará feliz contigo. “Sejam obedientes a Deus e não deixem que as suas vidas sejam dominadas por aqueles desejos que vocês tinham quando eram ignorantes. Ao contrário, sejam santos em tudo o que fizerem, assim como Deus, que os chamou, é Santo.” (I PEDRO 1 v. 14-15)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS