SÓ DEUS É BOM!

Por causa da infinita bondade e misericórdia de Deus, o ser humano tem o dever de ser bondoso um com o outro. Deus mandou o Seu único Filho para salvar a todos. Então por que as pessoas se acham no direito de maltratar alguém?

Quem ensina a fazer o bem é Deus. É através dos seus erros que Ele te ensina a perdoar os outros. O ser humano sem Deus age de acordo com sua natureza humana: com arrogância, maldade, raiva e vingança. Só Deus pode dominar essa natureza humana má e violenta e fazer que Seus filhos ajam como Ele ensina.

Deus dá oportunidade a todas as pessoas todos os dias de se arrependerem e de fazerem o bem aos outros. Mas o coração humano é duro para enxergar essa bondade: preferem acreditar na “bondade” dos outros do que na bondade de Deus. As pessoas não enxergam que tudo que Ele faz é para o bem de todos e para que possam um dia descansar com Ele. Por isso “procure saber, por você mesmo, como o Eterno é bom!” (SALMOS 34 v. 8)

Deus é quem ensina a perdoar, ser misericordioso, amar e respeitar nossos irmãos, ser paciente, honesto e fazer o que é correto. Com Sua sabedoria, Deus nos conscientiza que somos fortes em umas coisas, mas fracos em outras. Ele abre seus olhos quando você faz coisas que maltratam seus irmãos e te ensina a ser misericordioso quando alguém faz maldades com você. Ele está sempre te lembrando que você também é falho e comete erros assim como os outros. Por isso você não deve ser duro com as pessoas.

Deus é bom, justo e misericordioso. O ser humano é mau, pecador, injusto e egoísta, porque só pensa em si mesmo. E isso só poderá ser mudado com a obediência aos ensinamentos de Deus.

Se algumas vezes você faz o que é bom não deve se orgulhar nem se achar justo e correto, porque não existe um ser humano que seja bom e que faça o bem a todos, pois sempre despreza alguém.

Muitas pessoas se dizem boas, porque ajudam os outros quando precisam. Mas vivem dizendo para os outros o que fazem e humilhando àqueles a quem ajudou dizendo que se fosse outro não ajudaria, cobraria juros e outras coisas mais. Esse tipo de pessoa é o pior de todas, pois não admite quem é e sempre diz: “se eu fosse outro não faria isso ou aquilo.”

“Quando você der alguma coisa a uma pessoa necessitada, não fique contando o que fez, como os hipócritas fazem nas sinagogas e nas ruas. Eles fazem isso para serem elogiados pelos outros. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eles já receberam a sua recompensa. Mas você, quando ajudar alguma pessoa necessitada, faça isso de tal modo que nem mesmo o seu amigo mais íntimo fique sabendo do que você fez. Isso deve ficar em segredo; e o seu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.” (MATEUS 6 v. 2-4)

Se você não fizer as coisas como as pessoas querem, pode ter certeza que elas se levantarão contra você. Pois o ser humano é assim: se você faz a vontade da pessoa, ela é educada, amiga e te trata muito bem. Mas quando você não faz, ela se vira contra você. Quando as pessoas estão com algum problema, ficam nervosas, sem paciência e descontam nas outras. Quando alguém faz algo que as ofende, ficam com raiva e querendo se vingar. Quando não gostam de alguém, podem não fazer o mal, mas também não fazem o bem.

Um exemplo para que você enxergue que não há ninguém bom é a falsa amizade que existe entre as pessoas: se você esquece uma data que seu amigo acha importante, ele fica com raiva e te cobra. Ou se por algum motivo você não for a uma festa dada por um amigo (aniversário, casamento, bodas...) acontece a mesma coisa. Isso mostra que o ser humano não tem a bondade e a misericórdia dentro do coração e só sabem cobrar aos outros. Às vezes a pessoa não estava bem para ir a sua festa ou tem uma religião diferente ou um outro motivo qualquer. E só por isso você vai ficar com raiva e deixar de ter amizade com ele? Por isso vocês tem que aprender a respeitar os outros. Um verdadeiro amigo não é aquele que vive na sua casa e nas suas festas, e sim, aquele que te respeita e gosta de você do jeito que você é, sem querer nada em troca. Lembre-se que Judas estava em todos os lugares com Jesus, no entanto foi o traidor.

Deus te ama de verdade e é o único que você pode contar a qualquer momento. O ser humano é ingrato e teimoso. Por isso preste atenção em quem você chama de bom e de amigo e, pense se você é um amigo de verdade. As pessoas costumam dizer: “Fulano é bom, misericordioso, tem um bom coração.” Nenhum ser humano é bom. Bom é Deus que faz o bem a todos. Devemos fazer o bem, porque esse é o nosso dever como servos do Deus Altíssimo. Fazer o bem significa não falar mal dos outros, não desprezar, humilhar, não odiar nem ser grosseiro. Os que têm condições devem ajudar aos que não têm. Todos devem ter como exemplo o Mestre Jesus, que só fazia o bem, mas sempre dava as honras a Deus:

“Certo líder judeu perguntou a Jesus:
- Bom Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
- Por que você Me chama de bom? – disse Jesus. – Só Deus é bom, e mais ninguém.” (LUCAS 18 v. 18-19)

Abra seus olhos e veja o quanto Deus é bom. Ame e respeite seus irmãos, mas não os idolatre, nem diga que são bons.      

Se alguém lhe fizer o bem, retribua com o bem e se lhe fizerem o mal, retribua também com o bem. Lembre-se da bondade de Deus e tenha misericórdia dos outros assim como Deus tem de você.

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS