SOU NOVA CRIATURA!

A maioria dos crentes costuma dizer: “Eu aceitei Jesus, sou nova criatura, o velho homem morreu.” Mas, continua agindo do mesmo modo, com os mesmos maus costumes e desejos malignos que tinham quando ainda não eram da igreja. Só quem pode afirmar se somos realmente novas criaturas é o Senhor Deus Todo-Poderoso.

Quando a pessoa não conhece os ensinamentos de Deus, faz muitas coisas ruins e acha normal: odeia os outros, fala da vida alheia, julga, fala palavras obscenas (palavrões), vive mentindo, fofocando, sendo egoísta, impaciente, não tem misericórdia dos outros e gasta seu tempo com coisas más e inúteis. Mas para se tornar um servo de Deus, você deve se livrar de todos esses maus costumes, você precisa mudar suas atitudes. Por exemplo: se antes de conhecer o Senhor você falava um palavrão toda vez que se aborrecia, agora você deve orar para num momento de aborrecimento controlar sua língua e pedir a Deus para ser mais calmo; se antes você só falava alto com as pessoas, agora você deve ter modos e ter mais cuidado com o seu tom de voz; se antes você adorava falar mal e julgar os outros, agora você não pode participar da falação da vida alheia. Se alguém estiver falando dos outros, você como servo decente e obediente, deve dizer: “Gente, não fale dos outros, pois Deus não gosta dessas coisas. Vamos falar de coisas que nos tragam bênçãos e não maldições”.

É isso que Deus espera dos servos Dele: uma completa mudança em seu modo de ser e agir para que recebam as bênçãos espirituais que é o amor, a paciência, a tranqüilidade, a paz e aprenderem com o Espírito Santo a confiar em Deus. Porque quando confiamos em Deus, Ele protege de todos os perigos deste mundo, te ajuda nas batalhas espirituais e traz a felicidade que você tanto precisa.

Vocês devem ser humildes, admitir que cometem erros e que precisam melhorar como pessoas. “Portanto, abandonem tudo o que é mau, toda mentira, fingimento, inveja e falatório da vida alheia.” (I PEDRO 2 v. 1)

A natureza humana deseja muitas coisas e faz muitos planos e quando não consegue ou não têm condições de ter o que deseja, as pessoas ficam aborrecidas, irritadas, impacientes e começam a exigir que Deus as ajude a conseguir realizar os planos da natureza humana. Quando você aprende a conhecer Deus, as coisas não podem ser assim: sua vida precisa ser dirigida por Deus e não pela natureza humana, porque Deus sabe o que é bom, mas a natureza humana só deseja coisas más e sem valor.

A impaciência e a ansiedade são males que prejudicam muito as pessoas. Por não saber esperar em Deus, o ser humano comete muitos erros tomando atitudes em horas impróprias. O servo de Deus não pode ser impaciente, ansioso, raivoso, porque desse jeito não houve mudança em seu coração: continua sendo a velha criatura.

Você precisa se libertar de todo mal que te impede de ser uma nova criatura nascida do Espírito. Saiba por que:

- Falar palavrões (palavras indecentes): afasta completamente o Espírito Santo de você e quando o Espírito de Deus se afasta, satanás toma conta. Cuidado com o que fala, pois o nosso Deus é santo. Se é feio para o descrente xingar, imagine para um servo xingar palavrões! “Não usem palavras indecentes nem digam coisas tolas ou sujas, pois isso não convém a vocês.”(EFÉSIOS 5 v. 4)

- A mentira é outra coisa que Deus detesta, pois quem mente engana os outros. Não acredite nessa conversa que é só uma mentirinha inocente. Satanás é o pai da mentira e quem vive mentindo é filho dele. Pare de mentir e ande com a verdade.

- A fofoca e a falsidade: Deus abomina pessoas falsas e fofoqueiras, pois vivem causando inimizades entre irmãos. Livre-se desses males.

- O orgulho: a pessoa orgulhosa não admite que erra com os outros; ela sempre é a vítima. Quando não admitimos que somos errados não nos arrependemos. E na nova vida em Cristo temos que nos arrepender dos erros que cometemos com os nossos irmãos e pedir perdão a Deus ou à pessoa que prejudicamos. Se você é orgulhoso não vai fazer o que Deus quer. “O orgulho leva a pessoa à destruição.” (PROVÉRBIOS 16 v. 18)

- A avareza: se você é apegado ao dinheiro não vai conseguir fazer as vontades de Deus, pois precisamos ajudar aos irmãos necessitados e se você é avarento não obedecerá esses ensinamentos:“Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e abram as suas casas aos estrangeiros. Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas.” (ROMANOS 12 v. 13 / LUCAS 12 v. 15)

- A inveja destrói o ser humano. Por causa da inveja Caim matou Abel, Saul quis matar Davi, satanás quis tomar o trono de Deus. 

- O ódio não deixa você fazer o que Jesus ensinou: perdoar seu irmão. Esse sentimento maligno tem destruído muita gente. Quando você permite que o ódio tome conta do seu coração, você está abrindo as portas para satanás dominar sua mente e comandar sua vida. Não guarde ódio, rancor, mágoas em seu coração. Pois você estará dando forças ao inimigo e trazendo todo tipo de enfermidade para sua vida. Liberte-se desse sentimento maligno!

- A vingança ficou para Deus. Não devemos nos vingar de ninguém. Lembre-se que é um pecador e deve muito a Deus. Já imaginou se Ele quiser se vingar de você? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Não seja vingativo; confie em Deus, o Senhor, e Ele fará justiça a você.” (PROVÉRBIOS 20 v. 22)

- Brigas só trazem inimizades; seja calmo, não se irrite e entregue tudo nas mãos de Deus. “As pessoas revoltadas estão sempre criando problemas; por isso a morte virá para elas como um mensageiro cruel.” (PROVÉRBIOS 17 v. 11)

Olhe para dentro de você e veja se realmente houve transformação em seu ser. Se algum desses males age dentro do seu coração e na sua vida é porque não houve mudança e você continua sendo a velha criatura dominada pela natureza humana.

Então lembre-se: seja paciente, humilde, misericordioso, manso de coração, respeite a todos, ame a Deus e obedeça Seus ensinamentos. Faça morrer a velha natureza pecaminosa e deixe nascer uma nova natureza dirigida pelo Espírito Santo. Isso quer dizer que você deve deixar os maus costumes deste mundo e fazer aquilo que agrada a Deus. Pois quando sua mente é dirigida pelo Espírito Santo, você olha para trás e vê tudo que fez de errado e percebendo o mal que causou aos seus irmãos (seu próximo) sente vergonha e arrependimento. Mas quando você é dirigido pela sua natureza humana, acha que tudo que fez ao seu irmão é normal e continua fazendo o que é errado. “Jesus disse:
- Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. Quem nasce de pais humanos é um ser de natureza humana; quem nasce do Espírito é um ser de natureza espiritual. Por isso não fique admirado porque Eu disse que todos vocês precisam nascer de novo. (JOÃO 3 v. 5-7)

Hoje vemos pessoas que se dizem servas de Deus, cheias de orgulho, mal-humoradas, impacientes, fofoqueiras, mentirosas, faladoras da vida dos outros, invejosas, desonestas e que perdem seu tempo atrás de coisas inúteis. Essas pessoas não dão atenção ao Espírito Santo. Pensam que passam por certas situações porque são boazinhas e que sofrem injustamente.

Uma irmã deu seu testemunho e disse:

“Passei dez anos da minha vida na ignorância, achando que sofria injustamente. Mas esse sofrimento era causado pelos maus desejos que havia dentro do meu coração, que falavam mais alto que os ensinamentos de Deus.
Eu ia para a igreja e em vez de prestar atenção no que o pastor pregava, eu ficava reparando os outros, falava mal e julgava as pessoas que não eram da igreja. Era uma pessoa cobiçosa, tinha inveja dos meus irmãos, reclamava de tudo; só vivia doente, preocupada e insatisfeita. Começaram a acontecer muitas coisas ruins em minha vida. A pregação que eu sempre ouvia é que todos que aceitam Jesus passam por perseguições, e por isso eu achava que era vítima das perseguições de satanás. Um dia Deus usou um irmão para abrir meus olhos. Eu contei o que estava acontecendo comigo e ele disse:
- Irmã, a senhora precisa nascer do Espírito. A senhora continua sendo a velha criatura, fazendo tudo que sua natureza estava acostumada a fazer antes de conhecer o Senhor. A senhora não mudou, só virou crente!
Eu fiquei muito brava e respondi ao irmão com ignorância:
- Você quer dizer que eu não sirvo a Deus, que não faço o que é certo? Quem é você para falar assim comigo?
O irmão com toda a paciência disse:
- Sou seu irmão em Cristo e só desejo o seu bem. Quero vê-la calma e com a presença do Espírito Santo.

Eu fiquei sem ação! Aquelas palavras tocaram meu coração, pois em nenhum momento ele se aborreceu falando comigo. E eu fui muito ignorante com ele.

Cheguei em casa, pedi perdão a Deus e pedi para Ele me mostrar como eu era. Fiquei envergonhada, pois Deus me fez enxergar a pessoa que era. Procurei me corrigir, pedi perdão àqueles que ofendi, me desculpei com as pessoas que maltratei, sempre falando que o Deus a quem sirvo mandou que eu fizesse isso.

Comecei a ouvir dos meus irmãos em Cristo e dos meus vizinhos que eu estava mudada. Isso me deixou muito feliz. Oro todos os dias buscando o Espírito Santo e peço que me transforme numa nova pessoa.

Ainda faltam muitas coisas que desejo me libertar, mas tenho fé em Jesus que vou conseguir!”

Meu irmão, você precisa esquecer de tudo que aprendeu com o mundo e recomeçar sua vida aprendendo os ensinamentos de Deus, assim como uma criança que vai pela primeira vez ao colégio. Por isso, amado irmão, peça a Deus para que envie o Espírito Santo para dirigir sua vida e comece a fazer coisas que agradam a Deus para que você se torne uma nova criatura orientada por Ele.

“Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que estão no céu, onde Cristo está sentado no Seu trono, ao lado direito de Deus. Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. Façam morrer os desejos desse mundo que agem em vocês: a imoralidade, a indecência, as paixões baixas, os maus desejos e a cobiça, pois a cobiça é um tipo de idolatria. Por causa dessas coisas virá o castigo de Deus sobre os que não lhe obedecem. Antigamente vocês mesmos costumavam viver de acordo com esses desejos, quando as suas vidas eram dominadas por eles. Mas agora deixem tudo isto: a raiva, a paixão e os sentimentos de ódio. E que nenhum insulto ou conversa indecente saia da boca de vocês. Não mintam uns aos outros, pois vocês já abandonaram a natureza velha com seus costumes e se vestiram com a nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu Criador, está renovando constantemente para que ela se torne semelhante a Ele, a fim de trazer vocês ao completo conhecimento Dele mesmo.

O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem fazendo para o Senhor e não para as pessoas. Lembrem-se de que o Senhor os recompensará. Vocês receberão o que Ele guardou para o Seu povo, pois o verdadeiro Senhor que vocês servem é Cristo. E quem faz o mal, seja quem for, pagará pelo mal que faz. Porque Deus julga todos do mesmo modo, isto é, sem diferença de pessoas.” (COLOSSENSES 3 v. 1-2, 5-10, 23- 25)

Que Deus os abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS