TIAGO

O livro de Tiago aborda assuntos que eram importantes em sua época e que continuam sendo para nós nos dias de hoje.

Ele fala sobre o servo ter fé e demonstrar essa fé por meio de suas ações. Em meio a toda essa crise, nós como servos de Deus, não podemos ter atitudes de desespero, preocupação ou ficarmos apavorados com o futuro. Devemos sim, dobrar nossos joelhos e pedir a Deus em oração que Ele intervenha em nossas vidas de maneira que não sejamos abalados pelo que acontece nesse mundo. A confiança no Deus a quem servimos deve ser muito maior do que os problemas que acontecem no mundo.

Meus irmãos, Deus provou por muitas vezes ao longo dos relatos da Bíblia e em relatos de alguns irmãos que Ele é fiel aos seus servos e que Ele está conosco. E então vem a pergunta: “E você? Está com Ele? Está confiante que Ele te ajudará a passar por essa situação difícil? Pois então, fortaleça sua fé, pedindo perdão a Deus por seus erros e clamando todos os dias para que Ele mostre como deve agir.

Nós não vemos Deus, mas sabemos que Ele existe e pode nos ajudar porque temos fé. Sem fé não se acredita no que não se pode ver. Mas à medida que nos entregamos ao Pai, que nos limpamos dos males deste mundo que habita nossos corações e acabamos com toda a cobiça de nosso ser, podemos sentir a presença divina do Pai, Todo-Poderoso. E é pela que fé que acreditamos nas palavras da Bíblia e ouvimos o Espírito Santo ensinar a nos mantermos firmes no caminho certo.

Aqueles que não acreditam na Bíblia ou que não têm fé são facilmente manipulados pelos demônios. A cobiça leva as pessoas a se afastarem de Deus para alcançarem o que tanto desejam. E quando se afastam de Deus, os demônios tomam conta da mente e do coração do ser humano. O problema de tudo isso é que aquilo que tanto desejam, na verdade não lhes fará o bem que esperam, mas trará maldições para suas vidas: muitas pessoas desejam ficarem ricas, e quando conseguem essa riqueza vivem infelizes porque deixaram de lado o convívio e o amor entre família, já magoaram amigos que tentaram ajudá-los e já abandonaram ao seu Deus e Pai que tentou orientá-lo. E acabam como Salomão: o rei mais rico que já existiu sofreu muito, antes de entender que o amor e a obediência a Deus são as coisas mais importantes deste mundo. Pois quem ama e obedece a Deus tem tudo que é preciso para viver tranquilamente. Muitas pessoas cobiçaram ter beleza física, querendo fazer cirurgias e procedimentos arriscados e o que conseguiram foi a morte ou seqüelas por causa desse desejo. Outras pessoas cobiçaram pessoas e quando conseguiram se relacionar com elas descobriram quem realmente eram essas pessoas, que as trataram com desprezo e violência. Vemos tantos casos de morte e agressões entre casais que fica claro que por causa da cobiça e dos desejos da carne as pessoas ficam cegas e não dão ouvidos a quem quer ajudar.

O inimigo de nossas almas usa tudo aquilo que podemos ver e cobiçar para nos afastar de Deus. Cabe a você, meu irmão, orar e pedir a Deus que afaste de você aquilo que te faz mal, aquilo que te afasta do Pai, aquilo que de alguma maneira te escraviza. Em suas orações peça a Deus para que você tenha coisas para seu uso e conforto e não para mostrar para os outros nem se achar melhor do que ninguém por conseguir isso ou aquilo. Não deixe que os desejos do seu coração façam você cair em más situações.
A mensagem que Deus planta em nossos corações pode nos salvar, pode trazer paz ao nosso espírito e a nossa mente. Quando nos entregamos a Deus e fazemos o possível para agradá-lo, Ele nos recompensa com aquilo que será bom para nós. Deus quer ver Seus filhos felizes e vivendo bem nesta terra, sendo protegidos e cuidados por Ele. Mas para isso é preciso fé e boas ações.

As palavras que Jesus disse quando esteve aqui nesta terra, entrou no coração de muitas pessoas e as salvaram da morte espiritual, desviaram seus pensamentos deste mundo para o mundo espiritual e as transformou de cidadãs desta terra em cidadãs dos céus. Assim nós hoje com as palavras desses textos, enviados por Deus devemos também passar por essa transformação.

A fé em Deus traz a sabedoria divina que tanto precisamos para seguir os ensinamentos do Espírito Santo. Quem realmente é sábio não sai por aí falando bobagens nem se gabando, porque o verdadeiro sábio controla sua língua e só diz coisas orientadas por Deus, assim como Jesus, que disse que a boca fala do que está cheio o coração. Então como servos de Deus, devemos limpar e iluminar nossos corações para que nossas palavras sejam de luz, sejam de filhos de Deus, que tragam paz e não contendas e discussões.

Toda palavra inútil e grosseira traz maldição para sua vida. Por isso ser sábio é saber controlar a língua e tratar bem as pessoas independente de quem seja.

O livro termina falando sobre Elias que orou a Deus e por três anos e meio não choveu sobre a terra. Ora, se através da oração um servo de Deus conseguiu algo tão poderoso, nós também com dedicação e oração alcançaremos aquilo que for nos fazer bem.

Como Jesus e os discípulos sempre diziam, digo isso a vocês: mantenham-se firmes na fé!

Aprenda mais em Textos Bíblicos, Tiago.

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS