VIGIAR

Vigiar é ter cuidado com o que você faz e diz, porque satanás está sempre tentando encontrar uma brecha para fazer você errar e te acusar diante de Deus.

Imagine um vigia que toma conta de uma cidade e os inimigos ao longe tramando uma estratégia para tomar a cidade. É exatamente assim a nossa vida espiritual. A cidade é o seu coração, o vigia é você e os inimigos são satanás e sua legião de espíritos malignos. Então, para que o inimigo não invada seu coração e habite nele, você deve vigiar. 

Jesus disse para vigiar, porque Ele sabia que os seres humanos têm uma natureza humana que os leva ao pecado. E satanás sabendo disso usa a natureza humana de cada um para fazerem o que é errado: falar mal dos outros, julgar, mentir, cobiçar, discriminar, odiar, invejar, ser orgulhoso, xingar... Por isso vocês devem estar sempre alertas, vigiando suas ações, sua língua, seu coração, seu comportamento e suas intenções.

Todos devem tomar muito cuidado com a língua, pois falam muitas bobagens e se gabam de várias coisas. As pessoas usam a língua para ferir os outros, mentir, acusar, fazer fofoca e por isso trazem maldições para suas vidas.

As pessoas se juntam para falar mal e fazer comentários da vida dos outros. Mas isso não agrada a Deus. Por isso você deve estar atento nessa hora, para entrar em espírito de oração (orar mentalmente pedindo a orientação de Deus), para controlar a língua: quando você estiver em algum lugar que as pessoas se juntarem para falar da vida dos outros, saia de perto. Se não der para sair, fique calado, não participe. Enquanto você fala ou repara o outro, satanás está diante de Deus te acusando. Por isso, vigie! “Vigiem e orem para que não sejam tentados.” (MATEUS 26 v. 41)

Outra coisa que todos fazem que desagrada a Deus é a discriminação: quando você olhar para alguém e pensar: “Eu não vou com a cara de fulano!” entre em espírito de oração, pois é outra armadilha que o inimigo está preparando para você. Nunca deixe o inimigo te usar para ter raiva, rancor, ódio ou inveja dos outros. Pois isso o faz ter forças para atingir seu próximo. Por que você não gosta de fulano se ele nunca te fez nenhum mal? E mesmo que ele tenha feito, lembre-se que você também já ofendeu os outros e que Deus só te perdoará se você perdoar os outros.

Muitas vezes você não sabe o porquê de estar passando por situações difíceis. Mas essas situações são avisos de que você não está fazendo o que agrada ao Pai, o Deus Todo-Poderoso. Então vigie e tome cuidado com o que faz. Você precisa vigiar sua língua e verificar o que tem dentro do seu coração, pois é dele que sai o bem e o mal. Quando você odeia, despreza, fala da vida alheia, faz fofoca, tem inveja, raiva, você está fazendo mal ao seu irmão (seu próximo) e a você mesmo, pois você receberá o que plantar. Esteja sempre alerta e cuidado com o que sua natureza humana deseja.

A cobiça é outro mal que você deve se libertar para não cair na armadilha do inimigo. Tem pessoas que desejam tanto alguma coisa que quando não conseguem ficam com raiva ou tristes. Tudo isso faz você se afastar de Deus. Porque enquanto seu coração e sua mente estão ocupados cobiçando as coisas desse mundo, você esquece de buscar comunhão com Deus.

Satanás sabe de tudo a seu respeito, ele conhece sua personalidade. E quando ele encontra uma pessoa com o coração duro, ele aproveita para usá-la. Por isso, você precisa estar em comunhão com o Espírito Santo para poder vencer essa batalha. Procure se livrar dessa dureza de coração para fazer a vontade de Deus. Esteja sempre alegre e quando vier alguma coisa que tire essa alegria (desânimo, falta de paciência, raiva, preguiça...) ore e peça a Deus para te livrar desse mal.“Estejam alertas e fiquem vigiando porque o inimigo de vocês, o diabo, anda por aí como um leão que ruge, procurando alguém para devorar.”
(I PEDRO 5 v. 8)

Vigie, pois o inimigo é astuto e só Deus pode te ajudar a vencê-lo.

A obediência aos ensinamentos do nosso amado e querido Senhor e Salvador Jesus Cristo é a arma contra tudo que é mau. “Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.” (EFÉSIOS 6 v. 13)

Devemos estar sempre alertas, porque o ser humano é tentado a fazer o que é errado todos os dias: a mentir, enganar, falar mal e julgar os outros, roubar, adulterar, a ter inveja, ódio e cobiça. Não deixe o inimigo te cegar: ele está sempre preparando armadilhas para te enganar e te acusar diante de Deus! Peça ao Espírito Santo para ver tudo com os olhos de Deus, pois assim você saberá o que é bom e o que é mau. Viva sua vida, procurando sempre fazer o que é correto e com certeza, Deus te ajudará.

Lembre-se que Deus vai te colocar à prova. Esteja alerta! Por isso irmão, vigie:

- tenha humildade acima de tudo, pois só com humildade se chega perto de Deus. “Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda.” (HEBREUS 4 v. 16)
- permita que o amor brote em seu coração. Tenha seu pensamento ligado em Deus e em coisas boas.
- peça ao Espírito Santo para saber diferenciar o que é bom do que é mau.
- não dê importância ao que há no mundo e cuidado com sua natureza humana e sua língua.
- peça a Deus para ter sempre o amor em seu coração, para não ter brechas por onde o inimigo possa entrar e para que Deus te transforme numa nova criatura.
- onde você estiver, se preocupe em buscar a Deus e se sentirá melhor. Pois Ele alegrará seu coração.“O Senhor não demora a fazer o que prometeu, como alguns pensam. Pelo contrário, Ele tem paciência com vocês porque não quer que ninguém seja destruído, mas deseja que todos se arrependam dos seus pecados.” (II PEDRO 3 v. 9)

A batalha é grande, mas a ajuda que Deus dá é muito maior. Dê graças a Deus por tudo que tem e não se esqueça de vigiar! “Fiquem vigiando, pois vocês não sabem em que dia vai chegar o seu Senhor. Lembrem disto: se o dono da casa soubesse quando ia chegar o ladrão, ficaria vigiando e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso vocês também fiquem vigiando, pois o Filho do Homem chegará na hora em que vocês não estiverem esperando.” (MATEUS 24 v. 42-44)

Que Deus o abençoe!

©2011 ALL RIGHS RESERVED / TODOS OS DIREITOS RESERVADOS