Novo Testamento

NOVO TESTAMENTO


Os textos bíblicos estão disponíveis em PDF para que seja possível a leitura de todo o conteúdo de cada livro da Bíblia e para que possa ser compartilhado mais facilmente.


Tudo que o nosso Pai, o Deus Todo-Poderoso ensina neste site não é para você usar para julgar e condenar os outros, mas para se corrigir.


"E peço ao Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai glorioso, que dê a vocês o Seu Espírito, o Espírito que os tornará sábios e revelará Deus a vocês, para que assim vocês o conheçam como devem conhecer.

Peço que Deus abra a mente de vocês para que vejam a luz Dele e conheçam a esperança para a qual Ele os chamou."

(EFÉSIOS 1 v. 17-18)


  • MATEUS

    O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como o Messias, o Salvador que Deus havia prometido enviar ao mundo. O Evangelho começa com a lista dos antepassados de Jesus, ligando-o assim à história do povo de Deus. Jesus é aquele em quem se cumprem as promessas feitas ao rei Davi e a Abrãao, o pai do povo escolhido. Em seguida o autor conta a história do nascimento de Jesus, citando, passo a passo, textos do Antigo Testamento a fim de provar que Jesus é de fato o Messias que Deus enviou.


    Neste Evangelho os fatos da vida de Jesus aparecem na mesma ordem seguida no Evangelho de Marcos. Depois de ser batizado no rio Jordão por João Batista, Jesus é tentado no deserto, e em seguida vai para a Galiléia, onde ensina multidões, cura doentes e expulsa demônios. 


    Mateus dá muita importância aos ensinamentos de Jesus e os junta em cinco grandes discursos:


    1) o sermão do monte, em que Jesus fala a respeito do caráter, dos deveres, dos privilégios e do destino daqueles que pertencem ao Reino do Céu (caps. 5-7); 

    2) instruções dadas aos dozes apóstolos para a sua missão de anunciar a vinda do Reino do Céu e de curar os doentes (cap. 10);

    3) os segredos do Reino do Céu, apresentados em forma de comparações (cap. 13);

    4) ensinamentos a respeito da igreja, a nova comunidade composta dos seguidores de Jesus (cap. 18);

    5) ensinamentos sobre o fim do mundo e a vinda do Reino do Céu (caps. 24-25).


    Leia o livro de Mateus pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Mateus CLIQUE AQUI


  • MARCOS

    O Evangelho de Marcos, considerado o mais antigo de todos os Evangelhos, dá a Boa-Notícia a respeito de Jesus Cristo, fazendo notar principalmente a Sua atividade constante e a Sua autoridade. Jesus vai de um lugar para outro, anunciando a vinda do Reino de Deus, ensinando multidões, fazendo milagres e curando doentes.


    Leia o livro de Marcos pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Marcos CLIQUE AQUI

  • LUCAS

    O Evangelho de Lucas apresenta Jesus não somente como o Messias prometido por Deus ao povo de Israel, mas também como o Salvador de toda a humanidade. Logo no começo o autor diz por que motivo escreveu “a história das coisas que aconteceram entre nós” (1 v. 1-4). Por essa razão ele dá importância ao nascimento e infância não só de Jesus como também de João Batista, aquele que veio antes de Jesus para anunciar a Sua chegada.


    Seguindo a mesma ordem em que os fatos aparecem no Evangelho de Marcos, o autor conta o trabalho de João Batista e o batismo e a tentação de Jesus. Em seguida, vem o trabalho de Jesus na Galiléia, onde Ele ensina multidões, faz milagres, cura doentes e expulsa demônios. Este Evangelho salienta o amor de Jesus pelos pobres e oprimidos, a gente humilde e desprezada. Na casa de oração de Nazaré, no começo do Seu trabalho na Galiléia, Jesus lê o texto de Isaías 61 v. 1-2, que fala do servo que Deus enviou para cuidar dos pobres, dos presos, dos cegos, dos maltratados. Por isso neste Evangelho aparecem os samaritanos, que eram desprezados pelos judeus; aparecem também cobradores de impostos, mulheres, crianças, viúvas, prostitutas. Aqui se encontra também algumas comparações feitas por Jesus que não aparecem nos outros Evangelhos, como, por exemplo, a do filho perdido, a do bom samaritano, a do rico tolo, a do rico e Lázaro. E há belas canções e orações de louvor, como as de Maria (1 v. 46-55), de Zacarias (1v. 67-79) e de Simeão (2 v. 28-32), que enfeitam este Evangelho e lhe dão uma beleza fora do comum.


    O Evangelho de Lucas começa no Templo de Jerusalém, onde o anjo de Deus anuncia ao sacerdote Zacarias que ele e Isabel, a sua mulher, vão ter um filho (1 v. 5-22), e termina também no Templo, onde os seguidores de Jesus passam o tempo todo louvando a Deus (24 v. 53).


    Leia o livro de Lucas pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Lucas CLIQUE AQUI

  • JOÃO

    O Evangelho de João é diferente dos outros. Neste Evangelho Jesus é apresentado como a Palavra de Deus, o Verbo Divino, que existiu desde a eternidade com Deus e que se fez um ser humano, mostrando assim o amor e a verdade de Deus. O autor diz que o propósito deste Evangelho é fazer que os leitores creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e que, por meio desta fé, tenham vida. (20 v. 31)


    Na primeira parte do livro o autor trata principalmente dos milagres que Jesus fez. Esses milagres são sinais, isto é, eles mostram quem Jesus é e a razão por que Ele veio ao mundo.


    A segunda parte desse Evangelho fala da ligação que existe entre Jesus e os Seus seguidores. Fala também dos ensinamentos que Ele lhes deu e da promessa de que, depois que Ele fosse embora, viria o Espírito Santo para ensinar-lhes toda a verdade a respeito de Jesus.


    Leia o livro de João pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de João CLIQUE AQUI

  • ATOS

    Atos dos Apóstolos é o livro que continua a história de Jesus e da Boa-Notícia do Evangelho, história esta que começa no Evangelho de Lucas. O autor conta como a mensagem de Cristo foi anunciada em “Jerusalém como em toda a região da Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” (1 v. 8). Começando na terra dos judeus, o Evangelho chega até Roma, a capital do império romano, tornando-se uma religião para o mundo inteiro, pois Jesus Cristo é o Salvador e Senhor de todos.


    Neste livro destacam-se duas pessoas: o apóstolo Pedro e Paulo. Pedro dirige o trabalho cristão em Jerusalém e na Samaria e também em Lida, Jope e Cesaréia. Do capítulo 13 em diante o livro fala especialmente de Paulo e das suas muitas viagens pelo império romano. Outros líderes são Estevão, o primeiro mártir cristão; Filipe, que anunciou a Boa-Notícia ao oficial etíope; Barnabé, Timóteo e Silas, companheiros de Paulo; e Lídia, da cidade de Filipos.


    Mas o papel principal é do Espírito Santo, pois é Ele quem guia e fortalece os seguidores de Cristo nos trabalhos das igrejas e no serviço de anunciar a Boa-Notícia do Evangelho pelo mundo inteiro.


    Leia o livro de Atos dos Apóstolos pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Atos dos Apóstolos CLIQUE AQUI

  • ROMANOS

    O apóstolo Paulo procurou anunciar a Boa-Notícia de salvação por todo o império romano. Por isso ele fez plano para visitar Roma, a capital do império, onde já havia uma igreja cristã. Dali ele pretendia seguir até a Espanha e esperava que os cristãos de Roma o ajudassem naquela viagem (15 v. 22-24). Paulo queria que eles ficassem sabendo como é que ele entendia a mensagem a respeito de Jesus Cristo. Na Carta aos Romanos aparece a mais completa e ordenada apresentação da mensagem de Paulo. Depois de saudar os leitores e de falar do seu grande desejo de conhecê-los pessoalmente, Paulo anuncia a doutrina básica: o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todos que o aceitam, pois “o Evangelho mostra que Deus nos aceita por meio da fé, do começo até o fim.” (1 v. 16-17)


    Na primeira parte da sua carta (1 v. 18-11, 36), Paulo mostra que todos, judeus e não-judeus, precisam da salvação, pois todos pecaram e estão afastados de Deus. Depois Paulo mostra como Deus, por causa do Seu grande amor, salva as pessoas que crêem em Jesus Cristo. Essas pessoas, libertas do poder do pecado, agora têm uma nova vida, uma vida de paz com Deus e com seus semelhantes. Numa das mais bonitas passagens escritas por Paulo (cap. 8), ele descreve como é a vida que é governada pelo Espírito Santo e como é forte o amor de Deus, amor que é nosso por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor. Depois Paulo procura explicar a parte que cabe aos judeus e aos não-judeus no plano divino de salvação da humanidade.


    Na segunda parte da carta, Paulo mostra como os cristãos devem tratar uns aos outros e quais são os seus deveres para com as autoridades. A carta termina com uma série de saudações pessoais e uma oração de louvor a Deus.


    Leia o livro de Romanos pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Romanos CLIQUE AQUI

  • I CORÍNTIOS

    Paulo escreveu esta carta aos cristãos da cidade de Corinto a fim de tratar de vários e sérios problemas que tinham aparecido na igreja. O próprio Paulo havia fundado a igreja de Corinto na sua segunda viagem missionária, quando passou dezoito meses naquela cidade. Os problemas eram a respeito de doutrinas e da vida cristã. A igreja tinha se dividido em vários grupos, e Paulo procurava levá-los a resolver as suas diferenças e voltarem a ser unidos, como uma igreja de Cristo deve ser.


    Os cristãos de Corinto haviam escrito a Paulo, pedindo a sua opinião sobre vários assuntos, e do capítulo 7 em diante Paulo diz o que pensa a respeito desses assuntos. Uma das questões mais discutidas era a respeito dos dons do Espírito Santo, e nos capítulos 12-14 Paulo trata desse assunto.


    Além de questões a respeito de doutrina, Paulo se preocupa também com a oferta que ele está conseguindo para levar aos cristãos necessitados da Judéia. O apóstolo termina a carta com saudações pessoais.


    Leia o livro de I Coríntios pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de I Coríntios CLIQUE AQUI

  • II CORÍNTIOS

    Paulo escreveu pelo menos quatro cartas aos cristãos de Corinto. Duas delas fazem parte do Novo Testamento. Em I Coríntios 5 v. 9-13, Paulo fala de uma carta que ele havia escrito antes de escrever I Coríntios; e em II Coríntios 2 v. 3 e 7 v. 8 ele faz referência a outra carta, que havia feito os leitores ficarem muito tristes.


    As relações entre Paulo e os membros da igreja de Corinto pioraram depois que eles receberam a carta. Alguns dos elementos mais exaltados de Corinto estavam dizendo que Paulo não era realmente apóstolo e, portanto, não tinha autoridade para resolver os problemas da igreja. Paulo reage com firmeza e, nos capítulos 10-12, ele defende a sua autoridade como verdadeiro apóstolo de Jesus Cristo. Paulo trata de outros assuntos da vida cristã, inclusive a nova relação que Deus, por meio de Jesus Cristo, cria com as pessoas. Ele diz: “Deus nos transforma de inimigos em amigos Dele. E Deus nos dá a tarefa de fazer que os outros sejam também amigos Dele” (5 v. 18). Mais uma vez Paulo insiste na necessidade de ajudar os cristãos necessitados da Judéia (caps. 8-9). Apesar das suas palavras duras, Paulo termina a carta com palavras de amor e carinho.


    Leia o livro de II Coríntios pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de II Coríntios CLIQUE AQUI

  • GÁLATAS

    Quando a Boa-Notícia do Evangelho se espalhou pelo império romano e muitos não-judeus começaram a aceitar Jesus como seu Salvador, surgiram logo discussões sobre a necessidade de os não-judeus seguirem as leis dos judeus, especialmente a  que mandava que todo homem fosse circuncidado. Essa mesma discussão apareceu nas igrejas que o apóstolo Paulo havia fundado na província romana da Galácia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Várias pessoas estavam dizendo àqueles cristãos que eles precisavam obedecer a Lei de Moisés para poderem ser aceitos por Deus.


    A carta aos Gálatas é a resposta que Paulo dá a essa falsa doutrina. Com argumentos fortes e palavras às vezes chocantes, Paulo denuncia esse outro “evangelho” que está sendo anunciado e procura trazer de volta à fé verdadeira aqueles que estão se desviando do caminho certo. Ele fala da sua própria experiência cristã e defende a sua autoridade como apóstolo. Mostra também como, na reunião dos líderes cristãos em Jerusalém, ele tinha recebido aprovação deles para continuar a anunciar a mensagem de que a salvação depende somente da fé e não daquilo que a Lei de Moisés manda fazer. Em defesa da sua posição, Paulo cita o Antigo Testamento e fala da experiência de Abraão, o pai do povo escolhido. Ele mostra que Abraão foi aceito por Deus não por causa das suas obras, mas por causa da sua fé. Na última parte da carta Paulo fala da liberdade que têm aqueles que crêem em Cristo e como essa liberdade se torna realidade na vida cristã.


    Todos os cristãos de todos os tempos devem se lembrar sempre dessa declaração do apóstolo: “Cristo nos libertou para que sejamos de fato livres. Por isso, continuem firmes nessa liberdade e não se tornem novamente escravos.” (5 v. 1)


    Leia o livro de Gálatas pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas 


    Caso queira fazer o download de Gálatas CLIQUE AQUI

  • EFÉSIOS

    Na sua terceira viagem missonária, o apóstolo Paulo passou quase três anos na cidade de Éfeso. Essa cidade se tornou um centro importante do trabalho cristão na província romana da Ásia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. O assunto principal da carta é o plano de Deus de “unir, no tempo certo, debaixo da autoridade de Cristo, tudo o que há no céu e na terra” (1 v. 10). A carta não trata de nenhum problema particular dos leitores, mas fala de um modo geral do que é a Igreja e a vida cristã. E, ao contrário do que acontece nas outras cartas, no fim desta não aparece nenhuma saudação pessoal; é bem possível que a carta tenha sido escrita não somente para os cristãos de Éfeso, mas também para os de outros lugares. A falta da frase “da cidade de Éfeso” (1 v. 1) em alguns dos melhores manuscritos gregos também indica essa possibilidade.


    Na primeira parte da carta (caps. 1-3), o apóstolo fala de como os cristãos são um só povo por causa da morte de Cristo na cruz e de como o Espírito Santo lhes dá poder de continuarem a viver em união. Na segunda parte (caps. 4-6), ele fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com Ele. E fala também de como essa vida se manifesta nas relações que eles têm uns com os outros.


    A fim de ilustrar a união do povo de Deus, o apóstolo usa três figuras para a Igreja; a de um corpo, do qual Cristo é a cabeça (1 v. 22-23); a de um edifício, do qual Cristo é a pedra fundamental (2 v. 20-21); e a de um casal, no qual a Igreja é a esposa, e Cristo é o esposo (5 v. 25-32).


    Leia o livro de Efésios pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Efésios CLIQUE AQUI

  • FILIPENSES

    Filipos era uma cidade que ficava na província romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia. A igreja de Filipos foi a primeira fundada na Europa por Paulo, na sua segunda viagem missionária. Anos depois, quando estava na prisão, Paulo escreve esta Carta aos Filipenses. Ele havia recebido notícias de que havia sérias dificuldades entre os cristãos de Filipos e estava muito preocupado com as falsas doutrinas que alguns ensinavam lá. E estava preocupado também por saber que alguns líderes da igreja tinham ficado contra ele. Ao mesmo tempo, ele havia recebido ajuda dos cristãos de Filipos e escreve a carta não somente para tratar dos sérios problemas da igreja como também para agradecer aos filipenses tudo o que tinham feito eu seu favor.


    A carta mostra o grande amor que Paulo tinha pelos filipenses e fala da confiança, alegria, união e firmeza que devem ser marcas dos seguidores de Jesus Cristo. Paulo diz que, acima de tudo, todos devem imitar o exemplo do próprio Cristo, que seguiu o caminho da humildade e da obediência a Deus, caminho este que o levou à morte na cruz e à altíssima posição de Senhor de todos. 


    É com um carinho todo especial que Paulo se despede dos seus queridos amigos de Filipos.


    Leia o livro de Filipenses pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Filipenses CLIQUE AQUI

  • COLOSSENSES

    A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses. É provável que Epafras, companheiro de Paulo, tenha sido o primeiro a anunciar a Boa-Noticia do Evangelho em Colossos.


    Paulo na prisão, tinha recebido notícias das falsas doutrinas que estavam sendo ensinadas aos cristãos de Colossos e por isso escreve esta carta para combater esses falsos ensinamentos e trazer os colossenses de volta a verdadeira fé que Epafras havia anunciado. Somente Jesus Cristo pode salvar, somente por meio Dele é que os pecados são perdoados. Portanto, que os colossenses continuem fiéis, tendo a sua fé construída sobre um alicerce firme e seguro, e que não sigam  atrás de ensinamentos inventados por qualquer um. Paulo fala da nova vida que os seguidores de Cristo têm por estarem unidos com Ele e como essa vida se manifesta especialmente no amor de uns para com os outros (3 v. 12-14).


    Nas saudações finais (4 v. 7-17) Paulo pede que esta carta seja enviada à igreja de Laodicéia, uma cidade vizinha, e que os cristãos de Laodicéia enviem aos colossenses a carta que Paulo tinha escrito ou pretendia escrever a eles. A carta aos colossenses foi levada a eles por Tíquico, e com ele foi Onésimo, em favor de quem Paulo escreveu a Carta a Filemom.


    Leia o livro de Colossenses pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Colossenses CLIQUE AQUI

  • I TESSALONICENSES

    Tessalônica era a capital da província romana da Macedônia, região que hoje faz parte da Grécia. A igreja de Tessalônica tinha sido fundada pelo apóstolo Paulo durante a sua segunda viagem missionária. Os judeus daquela cidade se colocaram fortemente contra os cristãos, de modo que Paulo e Silas foram forçados a fugir para cidade de Beréia. Mais tarde, na cidade de Corinto, Paulo recebeu de Timóteo, seu colega de trabalho, notícias a respeito da situação dos cristãos em Tessalônica (I Tessalonicenses 3 v. 6).


    Paulo então escreve a Primeira Carta aos Tessalonicenses para lhes dizer como está contente com o progresso espiritual deles e para animá-los a continuarem firmes na fé em Cristo, a viverem de maneira a agradar a Deus. Ele recomenda que não se preocupem com questões sobre quando os mortos iam ressuscitar e quando Jesus Cristo iria voltar. Paulo pede que confiem no amor de Deus, o qual “não nos escolheu para nos castigar, mas para nos dar a salvação por meio do nosso Senhor Jesus Cristo” (5 v. 9). Com carinho e amor Paulo termina a carta com saudações para os seus queridos irmãos e irmãs de Tessalônica.


    Leia o livro de I Tessalonicenses pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de I Tessalonocenses CLIQUE AQUI

  • II TESSALONICENSES

    Mesmo depois de terem recebido a primeira carta de Paulo, os cristãos de Tessalônica continuaram discutindo sobre a vinda do Senhor Jesus Cristo. 


    Alguns até diziam que o dia do Senhor já havia chegado, enquanto outros estavam tão certos de que Jesus voltaria logo, que estavam largando os seus empregos e vivendo às custas dos outros.

    Então Paulo escreve a Segunda Carta aos Tessalonicenses a fim de corrigir esses falsos ensinamentos e atitudes. Ele diz que antes da vinda de Cristo haverá um tempo de maldade e de pecado. Paulo fala também de um poder misterioso, a quem ele chama de “o Perverso”, que chefiará uma revolta mundial contra Deus. Mas Deus vencerá, e os que são escolhidos por Ele para a salvação ficarão sempre seguros. Paulo pede que os leitores continuem firmes na fé e não andem atrás de ensinamentos falsos.


    É nesta carta que se encontra o famoso ditado: “Quem não quer trabalhar não coma” (3 v. 10)


    Leia o livro de II Tessalonicenses pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de II Tessalonicenses CLIQUE AQUI

  • I TIMÓTEO

    Timóteo era o colega e auxiliar mais querido do apóstolo Paulo. A mãe de Timóteo era uma judia que tinha aceitado a fé cristã, e o pai dele era grego. As duas cartas a Timóteo e a carta a Tito são chamadas de “Cartas Pastorais” por tratarem dos deveres do “pastor” do povo de Deus, isto é, os dirigentes da Igreja.


    A Primeira Carta a Timóteo previne o jovem pastor contra as doutrinas falsas que estavam sendo espalhadas entre os cristãos. Diziam os falsos mestres que era proibido comer certos alimentos e que casar era errado. Essas proibições se baseavam na idéia de que o mundo material é mau e que a salvação se alcança por meio de certas verdades que só alguns poucos privilegiados podem aprender.


    Esta carta também ensina aos dirigentes da Igreja a maneira de fazer o seu trabalho. E ao próprio Timóteo o apóstolo dá um conselho que serve para todos seguidores de Jesus Cristo: “Viva uma vida de honestidade, dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de humildade. Combata o bom combate da fé e ganhe a vida eterna” (6 v. 11-12).


    Leia o livro de I Timóteo pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de I Timóteo CLIQUE AQUI

  • II TIMÓTEO

    A Segunda Carta de Paulo a Timóteo trata principalmente das responsabilidades e dos deveres de Timóteo. O apóstolo sente que a sua vida está chegando ao fim; por isso, com carinho e dedicação, ele dá conselhos ao seu colega e amigo Timóteo para que seja forte na fé e continue sendo um fiel soldado de Jesus Cristo. Ainda mais: que seja zeloso no cumprimento dos seus deveres de dirigente da Igreja “e cumpra completamente o seu dever como servo de Deus”. O apóstolo fala da sua própria maneira de viver, da sua fé, do seu amor e da sua perseverança, que devem ser imitados pelo seu jovem colega (3 v. 10-11). Cheio de coragem e confiança, o apóstolo resume assim sua vida e a sua esperança de servo de Deus: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. E agora está me esperando o prêmio da vitória, que é dado a quem vive uma vida correta, o prêmio que o Senhor, o justo Juiz, me dará naquele Dia” (4 v. 7-8).


    Leia o livro de II Timóteo pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de II Timóteo CLIQUE AQUI

  • TITO

    Tito, um não-judeu que havia se tornado cristão, foi um dos colegas e auxiliares do apóstolo Paulo no seu trabalho missionário. Paulo o havia deixado na ilha de Creta a fim de que ele organizasse e dirigisse o trabalho das igrejas dali (Tito 1 v. 5). Na Carta a Tito o apóstolo trata dos deveres e da maneira de agir dos dirigentes das igrejas; fala também das responsabilidades do próprio Tito nas suas relações com os vários grupos de pessoas da igreja. O apóstolo recomenda que Tito use a sua autoridade para o bem dos membros das igrejas e que a sua maneira de agir sirva de exemplo para todos. Diz que a vida cristã se torna possível por causa da bondade e do amor de Deus, que nos salvou “não porque fizemos alguma coisa boa, mas por causa da Sua própria misericórdia” (3 v. 5).


    Leia o livro de Tito pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Tito CLIQUE AQUI

  • FILEMOM

    Filemom era um cristão importante, provavelmente membro da igreja de Colossos. Onésimo, que era escravo de Filemom, tinha fugido do seu dono. Não se sabe como ele chegou a conhecer o apóstolo Paulo, mas o certo é que ele se converteu ouvindo a mensagem do evangelho anunciado pelo apóstolo, que estava na prisão. Paulo decidiu que Onésimo deveria voltar para o seu dono e por isso escreve a Carta a Filemom a fim de lhe fazer um apelo para que receba Onésimo de volta, não somente como escravo, mas também como um querido irmão em Cristo. Parece que a  Carta aos Colossences e a Carta a Filemom foram escritas na mesma época e que as duas foram entregues pelo próprio Onésimo.


    Esta pequenina carta é um belo exemplo de cortesia e carinho. Paulo não discute os direitos que as leis daquele tempo dava a um dono de escravo. Para resolver esta questão de um escravo fugido, Paulo aplica a mais alta lei que existe, a lei do amor cristão.


    Leia o livro de Filemom pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Filemom CLIQUE AQUI

  • HEBREUS

    Os cristãos a quem esse livro foi escrito eram de origem judaica, e é por isso que o livro é chamado de Carta aos Hebreus. Eles estavam sendo perseguidos e poderiam abandonar a fé cristã e voltar a religião dos seus antepassados. O livro parece mais um discurso ou um sermão do que uma carta; o autor não diz quem é nem diz a quem está escrevendo. Só no fim do livro é que aparecem umas poucas referências a pessoas (13 v. 22-24). Ninguém sabe com certeza quem escreveu este belo sermão.


    O autor deste livro procura provar aos leitores que é por meio de Jesus Cristo que Deus envia a mensagem mais perfeita a respeito de Si mesmo: Jesus é a revelação completa e eterna de Deus. Ele é o Filho de Deus, superior aos profetas do Antigo Testamento, aos anjos e a Moisés e Josué. Ele é o eterno Grande Sacerdote que se oferece a Si mesmo como sacrifício perfeito a Deus a fim de tirar os pecados da humanidade. É por meio Dele que Deus faz o novo e perfeito acordo com o Seu povo. E é por meio de Jesus Cristo que se consegue a salvação eterna.


    No capítulo 11 o autor cita os nomes dos heróis da fé, as personagens do Antigo Testamento que continuaram firmes na sua fé em Deus mesmo tendo de enfrentar derrotas, perseguições e martírio. Recomenda, pois, que os leitores prestem atenção e não se desviem do caminho da fé, mas prossigam firmes até o fim. Depois de vários conselhos, o autor termina com uma oração e saudações pessoais.


    Leia o livro de Hebreus pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Hebreus CLIQUE AQUI

  • TIAGO

    A Carta de Tiago foi escrita a todos os cristãos do seu tempo e trata de assuntos práticos da vida cristã. O autor fala de pobreza e riqueza; tentação; preconceito; maneira de viver; o falar; o agir; o criticar; orgulho e humildade; paciência, oração e fé. Ele põe acima de tudo a necessidade de não somente crer como também agir. Não adianta nada alguém dizer que tem fé se não provar por meio de suas ações que a sua fé é viva e verdadeira. “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem ação está morta” (2 v. 26). A verdadeira fé cristã se manifesta em ações cristãs.


    O autor chama a si mesmo de “mestre” (3 v. 1), e este livro tem belas lições para todos os seguidores de Cristo. Com clareza e vigor Tiago nos ensina como devemos agir e viver, se é que queremos ser cristãos.


    Leia o livro de Tiago pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Tiago CLIQUE AQUI

  • I PEDRO

    A Primeira Carta de Pedro foi escrita para os cristãos que viviam em cinco províncias romanas que ficavam numa região que hoje faz parte da Turquia. O apóstolo está em “Babilônia” (5 v .13), que provavelmente é uma maneira de falar da cidade de Roma.


    Os leitores estão enfrentando sofrimentos e perseguições por causa da sua fé. Ao procurar animá-los a continuar firmes na sua dedicação a Jesus Cristo, o apóstolo mostra que os sofrimentos servem para provar que a fé que eles têm é verdadeira. Ele cita o exemplo de Cristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles; aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do Mestre. Recomenda que, acima de tudo, eles vivam uma vida que traga honra e glória para o nome de Deus. E o autor faz lembrar de novo aos leitores a razão de eles terem sido salvos: “vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus, que os chamou da escuridão para a Sua maravilhosa luz” (2 v. 9).


    Leia o livro de I Pedro pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de I Pedro CLIQUE AQUI

  • II PEDRO

    A Segunda Carta de Pedro foi escrita a todos os cristãos do seu tempo. Ela trata de falsas doutrinas que estavam sendo espalhadas entre eles. Os falsos mestres não somente ensinavam coisas erradas como também se entregavam a todo tipo de imoralidades e vícios e procuravam arrastar os outros consigo. O apóstolo avisa os leitores do perigo que eles correm e os anima a ficar firmes na fé e na vida de pureza e dedicação a Deus. Esses falsos mestres também zombam da esperança que os cristãos tinham de que Cristo iria voltar; por isso o apóstolo afirma que de fato o Senhor voltará. Contudo, por ser bondoso, Ele tem paciência “porque não quer que ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam” (3 v. 9,15). O apóstolo recomenda que todos “façam o possível para estarem em paz com Deus, sem mancha e sem culpa diante Dele,” e fiquem esperando aquele dia abençoado em que haverá “um novo céu e uma nova terra, onde mora a justiça” (3 v. 13,14).


    Leia o livro de II Pedro pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de II Pedro CLIQUE AQUI

  • I JOÃO

    O assunto principal da Primeira Carta de João é o amor: o amor de Deus para conosco e o amor que devemos ter uns pelos outros. “Deus é amor. Quem vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele” (4 v. 16). Deus também é luz, e nós devemos sempre viver na luz e assim estaremos unidos uns com os outros. O autor também previne os seus leitores contra a falsa doutrina de que Jesus Cristo não se tornou homem realmente, mas tinha somente a aparência de homem. Essa falsa doutrina, diz o autor, vem do espírito do inimigo, o espírito do erro.


    Nem nesta carta nem nas duas seguintes aparece o nome do autor. Por causa dos assuntos tratados e por causa da maneira de escrever do autor, as três cartas logo começaram a ser chamadas de “Carta de João”, querendo-se dizer com isso que foram escritas pelo autor do Evangelho de João.


    Leia o livro de I João pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de I João CLIQUE AQUI

  • II JOÃO

    Esta pequena carta foi escrita por um “presbítero”, isto é, um dirigente de uma igreja. A carta é dirigida aos membros de outra igreja, os quais o autor conhece bem. Ele pede aos leitores que amem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinas falsas que estão sendo espalhadas pelo mundo.


    Leia o livro de II João pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de II João CLIQUE AQUI

  • III JOÃO

    Esta carta, escrita pelo mesmo “presbítero da Igreja” que escreveu a Segunda Carta de João, é enviada a Gaio, dirigente de uma igreja. O autor elogia Gaio, fala contra a oposição de Diótrefes e fala bem de Demétrio.


    Leia o livro de III João pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de III João CLIQUE AQUI

  • JUDAS

    Esta carta foi escrita aos cristãos em geral para preveni-los contra os falsos mestres que estavam espalhando idéias erradas nas igrejas. Esta carta, que é parecida com a Segunda Carta de Pedro, procura animar os leitores “a combater a favor da fé que, uma vez por todas, Deus deu ao Seu povo” (v. 3). O autor recomenda que os leitores continuem firmes e não se deixem levar por esses enganadores, pois eles receberão o castigo que merecem.


    Leia o livro de Judas pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Judas CLIQUE AQUI

  • APOCALIPSE

    Apocalipse quer dizer “revelação”, e por isso este livro se chama também A Revelação de Deus a João. Foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao imperador romano, que chamava a si mesmo de “Senhor” e  “Deus”. O livro foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos por anunciar a Boa-Notícia do Evangelho. Ele escreve o seu livro para as sete igrejas da província romana da Ásia, que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Ele anima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguições e sofrimentos.


    Depois das cartas às sete igrejas, João descreve uma série de visões que teve. Elas mostram que as forçam do mal não vencerão, que a vitória pertence a Deus e a Jesus Cristo e que os que continuarem fiéis na sua fé receberão o prêmio da vida eterna no novo céu que Deus vai preparar. 


    João usa figuras estranhas, símbolos e números que os seus leitores entendiam, mas que não seriam entendidos pelas autoridades romanas. Os leitores de hoje têm dificuldade de compreender completamente as visões de João, mas a lição principal do livro é simples e clara: “Agora o poder de governar o mundo pertence a Deus, o nosso Senhor, e ao Messias que Ele escolheu. E o Messias reinará para sempre!” (11 v. 15)


    Leia o livro de Apocalipse pedindo sabedoria ao Espírito Santo de Deus para entender suas mensagens.


    Caso queira fazer o download de Apocalipse CLIQUE AQUI

Share by: